O comportamento dos clientes vem mudando rapidamente nas últimas décadas à medida que a tecnologia avança. Ao mesmo tempo, a capacidade de produção e comunicação das empresas também aumenta. O atendimento ao cliente passou por uma verdadeira transformação com a popularização do online e novos tipos de relacionamento se configuraram. Agora, soluções tecnológicas como os chatbots permitem uma interação ininterrupta com os clientes.
Esses softwares, que se relacionam com os usuários da mesma forma como um atendente humano faria, são um instrumento simples e confiável capaz de automatizar várias etapas da comunicação de uma empresa. E os benefícios podem ser vistos tanto para os negócios quanto para os clientes.
Os chatbots do ChatGuru podem melhorar a comunicação e proporcionar uma experiência do cliente inovadora e envolvente. Ao mesmo tempo, coletam dados valiosos para as organizações, que ajudarão a entender melhor seu público e que podem embasar estratégias de marketing e vendas.
Como funcionam os chatbots para WhatsApp da ChatGuru?
Os chatbots da ChatGuru para WhatsApp são uma ferramenta útil para reforçar os esforços de comunicação, marketing e vendas de uma empresa de várias maneiras.
A nossa tecnologia é capaz de atuar na geração, qualificação e nutrição de leads, suporte e resolução de dúvidas e até mesmo guiar os consumidores pelo funil de vendas.
O objetivo é fornecer um canal eficiente e confiável para seus clientes, a fim de melhorar sua experiência, promover o engajamento do cliente e gerar receita.
Enquanto a tecnologia lida com as questões mais triviais e corriqueiras, seu time de atendimento ficará livre para lidar com comunicações mais estratégicas. Isto otimiza processos, tornando sua equipe mais produtiva.
Como resultado, é possível realocar verba e força de trabalho, sem deixar de priorizar os clientes. Você economiza tempo e dinheiro, e os clientes ganham em agilidade e assertividade.
Quais as vantagens dos chatbots da ChatGuru?
Agora, nós vamos detalhar algumas das vantagens de automatizar o atendimento no WhatsApp com a ChatGuru. Confira:
1. Você deve ir onde seus consumidores estão
O WhatsApp está presente em 98% dos celulares brasileiros e 86% das pessoas o utilizam de forma regular, segundo pesquisa realizada pela Opinion Box. Além disso, 76% afirmaram usar o WhatsApp para se conectar com empresas e 52% disseram que o usam para comprar bens e serviços.
De fato, 75% dos entrevistados ouvidos no Business Messaging Research Study do Facebook (2020) disseram que desejam entrar em contato com empresas por meio de mensagens da mesma maneira que se comunicam com amigos e familiares.
Os dados deixam claro desprezar o WhatsApp como canal de comunicação para negócios pode resultar em perda de receita e clientes.
Neste sentido, a automação fornecida pelos chatbots para WhatsApp da ChatGuru oferece uma chance de se conectar com os consumidores no canal de preferência deles, com o qual eles já têm familiaridade e sem que precisem baixar um novo aplicativo.
Em outras palavras, automatizar a comunicação no WhatsApp é uma forma de envolver os clientes em cada interação com o bot por meio do aplicativo de mensagens instantâneas, assim como eles fazem com os amigos e familiares.
A nossa ferramenta tem a capacidade de aumentar as boas impressões e, consequentemente, estimular o desenvolvimento de uma conexão mais duradoura com a organização.
2. Segmente seus clientes
Nosso chatbot de suporte ao cliente pode compreender a intenção dos consumidores que iniciam uma conversa e fazem uso dos seus recursos para responder e abordar as preocupações do cliente, graças a uma interface de programação de aplicativos (API).
Os chatbots do ChatGuru são configurados para suprir as necessidades de cada empresa e seus clientes. Assim, eles levam em conta o seu funil de vendas a fim de garantir que a conversa atinja altos níveis de assertividade e melhores os números de fidelização.
Ao longo da comunicação, os bots serão capazes de determinar em que estágio seu cliente se encontra e, consequentemente, o tipo de comunicação que ele precisa para prosseguir até a efetivação das vendas, bem como o potencial de lead a fim de que seu time de vendas consiga dar mais atenção para aqueles que têm mais chances de conversão.
3. Reduza o tempo de reação e aumente a produtividade
Os clientes não querem esperar para falar com uma empresa e não aceitam aquelas que dificultam o suporte e o acesso a informações. Neste sentido, os chatbots são como um novo canal contínuo de conexão com o cliente, sem restrições de horário ou tempo de espera.
Um relatório do Velocify mostra que responder um lead no primeiro minuto de contato pode aumentar a probabilidade de conversão em cerca de 400%. Já a Harvard Business Review considerou a primeira hora de resposta como a “hora de ouro”.
Apesar dos vários estudos que mostram as vantagens de diminuir o tempo de resposta, a realidade é que muitas empresas insistem em não dar a devida importância para o tempo de resposta.
Mais precisamente, 24% das empresas levam mais de 24 horas para reagir a um contato de um lead, enquanto 23% não respondem, ainda segundo a HBR.
Então, para se destacar da concorrência, agradar os clientes e fechar mais negócios, certifique-se de que será capaz de dar um retorno rápido para os consumidores.
Os chatbots permitem que você ofereça assistência de forma instantânea 24 horas por dia, sete dias por semana e para vários clientes ao mesmo tempo.
4. Economize tempo, dinheiro e recursos humanos
É possível alcançar excelentes resultados automatizando as fases de comunicação e qualificação de leads, uma vez que os chatbots são capazes de escalar a sua comunicação, otimizar processos e tornar as interações mais assertiva.
À medida que sua equipe fica liberada daquela grande quantidade de perguntas de rotina que podem ser respondidas com uma base de dados através dos chatbots, torna-se viável reestruturar o horário de trabalho e até mesmo realocar recursos.
Entretanto, neste ponto, precisamos destacar que a melhor forma de oferecer um bom atendimento ao cliente perfeito é através de um atendimento híbrido, atendentes virtuais e humanos trabalhando de forma complementar.
Leia também – O que é autoatendimento? E por que é tão importante?
A tecnologia representa uma etapa inicial da interação com o cliente, com a equipe humana sendo responsável pelas atividades de valor agregado, por meio de uma transmissão fluida e contínua.
5. Reúna informações e tome decisões com base nelas
Todo o contato dos clientes com seu chatbot resulta em uma grande quantidade de informação.
A nossa plataforma possibilita ainda a realização de pesquisas de satisfação e solicitações de feedback, monitorando a opinião dos clientes em relação à experiência oferecida pela sua empresa.
Na ChatGuru, esses dados de consumo, comportamento, classificações e feedback são coletados – em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) – e enviados para um sistema que permite a geração de relatórios.
Sua empresa poderá extrair uma infinidade de insights sobre como melhorar a experiência do usuário e buscar estimular determinados hábitos de consumo, resultando em estratégias embasadas e, consequentemente, mais bem-sucedidas.
ChatGuru
A ChatGuru usa a automação e os chatbots para WhatsApp como ferramenta para ajudar as empresas a melhorarem a experiência do cliente, desenvolvendo interações de conversação mais envolventes e inovadoras.
Na publicação de hoje nós trouxemos algumas maneiras pelas quais nossa tecnologia de atendimento ao cliente pode ajudar o seu negócio a se destacar da concorrência, melhorando sua assistência de conversação e aumentando a produtividade de sua equipe.
Para obter mais informações sobre a tecnologia ChatGuru, entre em contato com o nosso time e comece já!
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