Conheça a melhor ferramenta de automação para WhatsApp e chatbots

Automatização com chatbots da ChatGuru: por que fazer?

Giovanna Torreão

Em mercado competitivo, clientes fiéis ajudam na lucratividade e sustentabilidade de um negócio. Isso acontece porque, além de permanecer com a empresa, eles também são mais propensos a recomendá-la a outras pessoas e a comprar serviços adicionais, aumentando ainda mais seu valor vitalício. Por isso, é fundamental investir no atendimento ao cliente. É aí que entram os chatbots da ChatGuru.

Para se diferenciar da concorrência, é necessário focar nos clientes e proporcionar interações proativas e personalizadas. E os chatbots da ChatGuru são uma peça-chave para este aprimoramento do atendimento e controle dos custos. 

O que é um chatbot?

Um chatbot, como o próprio nome diz, é um “robô de bate-papo”. Eles são softwares criados para simular conversas humanas, imitando a maneira como uma pessoa se envolve e se comporta em um diálogo.

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Essa tecnologia é bastante utilizada por empresas para automatizar a comunicação com os clientes. Assim, os softwares são programados para compreender as consultas ou solicitações dos clientes e gerar a resposta mais precisa. 

Como os chatbots funcionam?

Os clientes e potenciais clientes se comunicam com um chatbot da mesma forma que fariam com um atendente real. Assim, o software interpreta as falas do usuário, consulta um banco de dados e oferece uma resposta para suprir o problema ou questionamento apontado pelo consumidor.

Os chatbots da ChatGuru são capazes de atuar em diferentes fases da comunicação e marketing de uma marca, podendo, por exemplo, nutrir contatos, gerenciar etapas do funil de vendas, captar e qualificar leads, interagir com os clientes de forma rápida, para esclarecer dúvidas, enviar informações, entre outras tantas possibilidades. 

Como a automação do chatbot da ChatGuru beneficia as empresas?

De acordo com a Harvard Business Review (HBR), “como todos os esforços de automação bem-sucedidos, os chatbots de atendimento ao cliente podem reduzir custos, mas as melhorias que eles fazem na experiência do cliente são muito mais impactantes. Os bots estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana e geralmente respondem às perguntas dos clientes mais rapidamente do que os agentes humanos.”

Aqui, você entenderá os principais benefícios de automatizar processos da comunicação da sua empresa com os chatbots da ChatGuru. Confira!

1. Esteja onde seus clientes estão

Entre os brasileiros, o WhatsApp é a plataforma mais popular e mais usada durante o dia. Sendo assim, ela se configura como o mensageiro ideal para as empresas estarem. Ao integrar um chatbot da ChatGuru na sua conta comercial no WhatsApp, você estará tornando a comunicação mais ágil para o seu cliente. Afinal, estar onde eles estão é uma forma de oferecer praticidade e familiaridade para o seu público.

2. Suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana

Com essa tecnologia, você estará sempre disponível  quando e onde seus clientes desejarem se comunicar, o que aumenta ainda mais os níveis de satisfação e a fidelidade. Ao contrário da sua equipe humana, os chatbots estão sempre ativos, mesmo fora do horário de atendimento comercial. 

3. Respostas rápidas

Não é nenhuma novidade que os clientes estão cada vez mais conectados e com grandes expectativas de engajamento. Eles demandam respostas rápidas e a qualquer momento. 

Ainda de acordo com o relatório Atendimento digital ao cliente na era da IA, “entre as pessoas que entram em contato com uma marca, produto ou empresa por meio de mídias sociais para suporte ao cliente, 32% esperam uma resposta em 30 minutos. Quase metade espera uma resposta em uma hora.” Já o Facebook recomenda tempos de resposta de 15 minutos das marcas em seu aplicativo Messenger.

Neste sentido, os chatbots são uma forma acessível de oferecer atendimento e suporte a qualquer hora do dia ou da noite para os clientes. Com eles não existe horário de atendimento e a sua empresa consegue interagir no horário de conveniência dos seus clientes.

4. Ótima relação custo-benefício

Ao automatizar etapas do seu atendimento ao cliente, você estará tornando a comunicação mais ágil, enquanto otimiza o contato do cliente e o trabalho da sua equipe. 

De acordo com o relatório Atendimento digital ao cliente na era da IA, do IBM, os chatbots podem lidar com 80% das tarefas de rotina e perguntas dos clientes.

Ou seja, os chatbots podem aumentar a sua assertividade, ao mesmo tempo que conseguem liberar seu time humano. Assim, suas equipes podem se concentrar em interações mais complexas e de maior valor agregado, possibilitando a reorganização do tempo de trabalho e realocação de recursos.

5. Captar e qualificar leads

O trabalho de captação e qualificação de leads fica mais fácil com os chatbots. Esses softwares podem ser programados para coletar dados e o opt-in dos potenciais clientes, ou seja, a autorização dada por um indivíduo para receber conteúdo da sua empresa no futuro.

Assim, além de tornar essa captação mais simples, os chatbots também envolvem seu cliente em potencial com uma comunicação personalizada e assertiva a fim de aumentar o reconhecimento da marca, promover seus produtos/serviços e guiar essas pessoas pelo funil de vendas.

6. Coletar dados

Como mencionado anteriormente, as interações dos seus clientes e potenciais clientes com o chatbot vai resultar em uma grande quantidade de dados valiosos. Na ChatGuru, essas informações sobre consumo, comportamento e avaliações são coletadas e levadas para um sistema que possibilita a extração de relatórios.

Vale destacar que, além dos dados coletados a partir das interações, os nossos chatbots permitem o envio de pesquisas de satisfação e solicitações de feedbacks a fim de saber diretamente dos clientes a opinião deles sobre a experiência que tiveram com a sua empresa em diferentes pontos de contato. 

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Todas essas informações podem e devem ser analisadas. Assim, você conseguirá compreender os caminhos de navegação mais frequentes e o que faz com que seus consumidores convertam mais. Bem como o reconhecimento dos momentos de maior evasão.

Com todos esses dados em mãos, é possível aprimorar a experiência do usuário e trabalhar para incentivar certos comportamentos do cliente, além de guiar os próximos passos da sua estratégia de marketing e vendas.

7. Satisfação dos clientes

Os chatbots podem integrar uma ferramenta para um atendimento de comunicação híbrido. Ao utilizar os chatbots em conjunto com o atendimento humano, você fornecerá serviços notáveis para seus clientes.

Sua equipe humana entrará em ação apenas quando os chatbots não conseguirem responder de forma satisfatória aos clientes. Com a ChatGuru é possível fazer com que essa transição entre o chatbot e os agentes humanos aconteça de forma suave e sem ruídos para que os clientes não enfrentem qualquer inconveniente.

Com isso, seus clientes se sentirão ouvidos em suas necessidades, aumentando os níveis de satisfação e fidelidade.

ChatGuru

A ChatGuru ajuda a sua empresa nessa tarefa de criação de um chatbot e integração com o WhatsApp. Nós contamos com uma plataforma que possibilita a implementação de uma comunicação inovadora, eficiente e personalizada para o seu público e sua marca, levando em conta os princípios da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Os chatbots da ChatGuru podem ser integrados com a conta comercial da sua empresa no WhatsApp para fornecer suporte automatizado a qualquer hora do dia ou da noite, a centenas de bate-papos ao mesmo tempo. Tudo isso na comodidade de um aplicativo com o qual seus clientes já estão habituados e no horário de preferência e conveniência deles, oferecendo uma experiência do cliente otimizada e incentivando a satisfação e a lealdade com a marca.

Com a ChatGuru, sua empresa irá construir relacionamentos proativos e sólidos com o cliente, ao mesmo tempo que se beneficia com as vantagens da automação. Saiba mais sobre a ChatGuru e ofereça uma experiência de excelência!

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