Conheça a melhor ferramenta de automação para WhatsApp e chatbots

VENDAS ONLINE: Aprenda a gerenciar grandes volumes de chamados no WhatsApp

Giovanna Torreão

Se você já usou o WhatsApp Business para fazer vendas online, certamente deve saber que a dificuldade em responder de forma ágil aos chats aumenta à medida que sua empresa cresce. Já se você ainda não usa o WhatsApp para se comunicar com seus clientes, pode parecer custoso ter mais um canal para dar conta. Para ambos os cenários, existe uma forma simples de usar o WhatsApp Business e como gerenciar grandes volumes de chamados.

Aqui, você conhecerá de que forma a ChatGuru é capaz de ajudar o seu negócio a lidar com grandes quantidades de chats, automatizando várias etapas da comunicação e medindo o desempenho.

Primeiramente, no entanto, vamos abordar a importância dessa plataforma para a comunicação das empresas e de que forma ela beneficia seu time de vendas e os seus resultados.

Conheça o melhor sistema de Automação Para WhatsApp, o ChatGuru!

Por que o WhatsApp for Business deve estar no topo da sua lista de canais de comunicação?

O WhatsApp nada mais é que um aplicativo de mensagens instantâneas online, semelhante a mensagens de texto.

Criada em 2009, a plataforma alcançou, em 2022, a marca de 2 bilhões de usuários em todo o mundo, dobrando de tamanho desde 2017, quando atingiu o primeiro bilhão de usuários. Um dos mensageiros mais usados no mundo, o aplicativo foi comprado em 2014 por US$ 22 bilhões e atualmente pertence a Meta, antigo Facebook.

No Brasil, o aplicativo é um dos mais populares. Segundo pesquisa realizada em dezembro pelo Mobile Time e Opinion Box, com 2.036 pessoas que possuem smartphones, o WhatsApp é o aplicativo mais usado pelos brasileiros.

Liderando com folga, o app está presente em 54% dos smartphones no Brasil, seguido pelo Instagram (15%) e Facebook (7%). 

Quando se trata dos aplicativos que os brasileiros passam mais tempo durante o dia, a liderança se repete

 O WhatsApp tem uma participação de mercado de 33%, enquanto o Instagram tem uma participação de mercado de 27%. Depois disso, o Facebook tem uma participação de 10% e o YouTube tem uma participação de 7%. 

A maior parte desses aplicativos é exibida na tela principal dos smartphones, o que não é surpreendente.

O WhatsApp foi detectado em 54% dos celulares em dezembro, demonstrando estabilidade em relação ao ano anterior. O Instagram (42%) e o Facebook (37%) apresentaram redução em relação ao ano anterior, quando foram de 45% e 43%, respectivamente.

De que forma o WhatsApp é benéfico para sua empresa e equipe de vendas?

Os números do WhatsApp demonstram o poder da plataforma, e oferecer uma conexão de comércio eletrônico através dele sua empresa se colocará ao alcance do seu público-alvo de forma simples.

O WhatsApp oferece várias vantagens e recursos que o tornam ideal para o seu negócio, seja ele 100% online ou não:

  • Com o WhatsApp, é possível criar um perfil comercial verificado para que seus clientes consigam identificar de forma rápida que estão conversando com sua loja. Além disso, eles terão acesso a todas as informações importantes que podem precisar em um primeiro momento, como endereço, horário de atendimento, número para contato, site, entre outras;
  • O recurso “Click to Chat” é uma forma de convidar seus clientes e potenciais clientes a iniciarem uma conversa com a sua empresa de forma ágil, sem a necessidade de salvar o número da sua empresa na agenda;
  • O WhatsApp possibilita o envio e recebimento de mensagens de texto, áudio, imagens, vídeos e chamadas de qualquer lugar do mundo. Também podem ser documentos, PDFs, planilhas, apresentações e outros arquivos de até 100 MB, suportando o envío de contratos, catálogos, encartes, entre tantas possibilidade;
  • É possível também, criar respostas rápidas no WhatsApp para perguntas frequentes de maneira rápida e simples. Com isso, você economiza o tempo digitando as mesmas respostas e pode dedicar mais atenção às consultas mais complexas.

Se colocar em um canal de comunicação tão popular quanto o WhatsApp vai resultar em mais mensagens para sua empresa e, consequentemente, mais possibilidades de vendas. Por outro lado, sua equipe de vendas e atendimento terá capacidade para lidar com este grande volume de chamados?

Com o recurso certo, seu time de vendas e atendimento poderá operar este canal de comunicação com eficiência e agilidade

Gerenciando grandes volumes de conversas com a ChatGuru

A ChatGuru pode ajudar sua empresa a criar um chatbot e integrá-lo ao WhatsApp. Oferecemos uma plataforma que permite o desenvolvimento de comunicações criativas, eficientes e personalizadas para seu público e negócios, respeitando as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Os chatbots do ChatGuru podem ser combinados com a conta comercial do WhatsApp da sua empresa para fornecer atendimento automatizado a centenas de pessoas de uma só vez a qualquer hora do dia ou da noite.

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Tudo isso é feito no conforto familiar de um aplicativo, em seus horários preferidos e convenientes, proporcionando uma experiência personalizada ao cliente e recompensando a fidelidade à marca.

Sua empresa lucrará com as conexões proativas e confidenciais de clientes do ChatGuru enquanto também desfruta dos benefícios da automação. 

Conheça agora as vantagens da ChatGuru para gerenciar grandes volumes de bate-papo do WhatsApp:

1. Atendimento aos clientes sete dias por semana, 24 horas por dia

Com a ChatGuru, você estará sempre presente quando e quando seus consumidores quiserem interagir com você, aumentando ainda mais a satisfação e fidelização do cliente.

Os chatbots, ao contrário de seus equivalentes humanos, estão sempre disponíveis, mesmo fora do horário comercial.

2. Vários atendentes podem usar o mesmo número de WhatsApp

Enquanto o chatbot dá conta de grande parte da demanda de chamados, você pode contar com um time humano de atendentes que cuidará das questões mais complexas e estratégicas, configurando um atendimento híbrido.

Quando você utiliza a plataforma de gerenciamento da ChatGuru é possível manter apenas um número WhatsApp na sua empresa e ter uma grande equipe fazendo o atendimento.

Dessa forma, não importa onde estejam seus agentes de vendas ou atendimento ao cliente, todos estarão na mesma página. Esse recurso é especialmente útil agora que as equipes estão trabalhando remotamente com mais frequência do que nunca.

3. Respostas imediatas

Os clientes estão cada vez mais conectados e têm grandes expectativas de envolvimento, o que não é surpresa. Eles antecipam respostas imediatas a qualquer momento. 

A ChatGuru permite que sua empresa seja capaz de responder de forma instantânea e simultânea a todos os chamados. 

Os chatbots são uma abordagem conveniente para dar assistência e suporte ao cliente a qualquer hora do dia ou da noite nesse sentido.

4. Ótima relação custo-benefício

Ao automatizar as etapas do seu processo de atendimento ao cliente, você pode tornar a comunicação mais eficiente, além de otimizar o contato com o cliente e o trabalho em equipe.

Em outras palavras, os chatbots podem aumentar a confiança da marca e, ao mesmo tempo, liberar seu tempo. Como resultado, suas equipes poderão se concentrar em interações mais complicadas com maior valor agregado, permitindo melhor gerenciamento de tempo e alocação de recursos.

5. Coleta e qualificação de leads

Os chatbots facilitam muito o processo de captura e qualificação de leads. Esses programas podem ser criados para coletar dados e consentimento de novos clientes ou autorização de um indivíduo para receber informações futuras de sua empresa.

Como consequência, os chatbots envolvem potenciais consumidores com conversas personalizadas e contundentes com o objetivo de potencializar o reconhecimento da marca, comercializar produtos/serviços e conduzi-los pelo funil de vendas, além de facilitar a coleta de dados.

6. Colete dados

As interações de seus clientes e potenciais clientes com o chatbot resultarão em uma grande quantidade de dados valiosos. Esses dados de consumo, comportamento e avaliações são coletados e inseridos em um sistema que permite a extração de relatórios no ChatGuru.

Vale destacar que, além dos dados coletados por meio das interações, nossos chatbots possibilitam o envio de pesquisas de satisfação e solicitações de feedback, com o objetivo de conhecer diretamente com os clientes suas experiências com sua empresa em diversos pontos de contato.

Todos esses detalhes podem e devem ser investigados. Como consequência, você poderá identificar os caminhos de navegação mais comuns e o que gera mais conversões de seus clientes. Assim como o reconhecimento de grandes momentos de evasão.

Com todos esses dados em mãos, você pode melhorar a experiência do usuário e trabalhar para estimular determinados comportamentos dos clientes, além de planejar os próximos passos da sua estratégia de marketing e vendas.

7. Satisfação do cliente

Os chatbots podem ser utilizados para fornecer assistência de comunicação híbrida. Ao misturar chatbots com ajuda humana, você pode fornecer serviços exclusivos aos seus consumidores.

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Sua equipe humana só intervirá se os chatbots não oferecerem respostas adequadas aos clientes. Com o ChatGuru, você pode garantir que a transição entre o chatbot e os operadores humanos seja perfeita e sem dificuldades para seus consumidores.

Como consequência, seus consumidores se sentirão ouvidos em relação às suas preocupações, resultando em maior satisfação e fidelidade.

ChatGuru

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