Conheça a melhor ferramenta de automação para WhatsApp e chatbots

WHATSAPP: Por que usar aplicativos de mensagem na comunicação da sua empresa?

Aumentar o engajamento, estabelecer vínculos melhores e ter relacionamentos mais duradouros. Os desafios da relação entre empresa e consumidores são grandes, mas saber onde seus consumidores estão pode simplificar a conexão com eles. Com mais de 2 bilhões de usuários globais em fevereiro de 2020, o WhatsApp é usado todos os dias pelos usuários para […]

Giovanna Torreão

01/06/2022

whatsapp

Aumentar o engajamento, estabelecer vínculos melhores e ter relacionamentos mais duradouros. Os desafios da relação entre empresa e consumidores são grandes, mas saber onde seus consumidores estão pode simplificar a conexão com eles. Com mais de 2 bilhões de usuários globais em fevereiro de 2020, o WhatsApp é usado todos os dias pelos usuários para manter contato com familiares e amigos. Aproveitando um aplicativo que já faz parte do dia a dia deles, sua empresa será capaz de atender seus clientes onde eles estiverem.

Como canal de vendas e comunicação empresarial, a plataforma de mensagens WhatsApp oferece alcance mundial, eficiência e possibilidade de economia de custos para vários casos de uso. Em vez de esperar que um agente possa atender o telefone ou responder um e-mail, as mensagens corporativas possibilitam que os clientes simplesmente comecem uma conversa com suas empresas favoritas e recebam um retorno rápido.

Ignorar plataformas de comunicação como o WhatsApp pode significar perda de dinheiro e de clientes. Afinal, os clientes estão mais exigentes. Eles não querem esperar para falar com uma empresa e não admitem negócios que dificultam a procura por ajuda e informações de que precisam quando precisam. 

Mais precisamente, 75% dos entrevistados na pesquisa Business Messaging Research Study (2020), do Facebook, atual Meta, afirmaram que desejam se envolver com empresas por meio de mensagens da mesma maneira que se comunicam com amigos e familiares.

Aqui, nós vamos falar sobre os benefícios de implementar uma estratégia de comunicação conversacional para sua empresa.

Quais são as vantagens de implementar uma comunicação por mensagem no WhatsApp?

O número de pessoas que enviam e recebem mensagens de texto em todo o mundo deve chegar a 5,9 bilhões até 2025, segundo um estudo recente divulgado pela SlickText.

Já conforme uma pesquisa publicada pela Harvard Business Review, de 2018, 68% das organizações entrevistadas acreditam que aplicativos aprimorados de mensagens móveis vão desempenhar um papel crítico no marketing online dentro de cinco anos. 

Os dados mostram que a troca de mensagens em aplicativos como o WhatsApp e o movimento do mercado em direção a um tipo de atendimento ao cliente proativo e síncrono é uma tendência que não vai a lugar nenhum em um futuro próximo. Sendo assim, as empresas precisam adotar estratégias de negócios conversacionais para capitalizar este comportamento.

O potencial das mensagens como canal para as empresas é grande e uma boa estratégia de comunicação por mensagem no WhatsApp deve abranger várias áreas da comunicação empresarial, desde as equipes de vendas até o marketing, passando pelo atendimento ao cliente.

Tendo em mente que as mensagens de texto e bate-papos não são simplesmente ferramentas de comunicação, mas costumam ser o principal meio pelo qual os usuários compartilham informações, uma empresa pode agilizar os resultados de vendas e construir parcerias de longo prazo.

Agora, você confere quatro maneiras de como as mensagens de WhatsApp podem impactar os resultados de vendas:

1. Aumentando a velocidade do seu processo de vendas

A cada ano, as empresas americanas gastam US$ 153 bilhões em publicidade digital, conforme dados da Statista divulgados em 2022. Esses anúncios têm o objetivo de educar potenciais clientes sobre os produtos ou serviços da empresa, aumentar o tráfego para o e-commerce e divulgar ofertas atuais.

As mensagens possibilitam maiores resultados a esses anúncios, impulsionando os funis de marketing e vendas em todos os níveis.. Através de uma conversa no WhatsApp, é possível ter uma discussão personalizada com o cliente, guiando-o de uma impressão de anúncio para um check-out de forma mais rápida.

2. Notificar os clientes sobre novos itens ou ofertas especiais personalizadas

As mensagens de texto de negócios bidirecional através do WhatsApp são uma ótima forma de manter o contato com os clientes após uma transação. Por meio delas, é possível enviar novas informações sobre produtos ou ofertas relevantes para aquele comprador em específico.

Sendo assim, é importante criar relacionamentos com os consumidores por meio de mensagens desde o início da jornada de compra a fim de manter esses laços por meio de mensagens em um longo prazo.

whatsapp business iphone 2 ChatGuru

3. Promova conexões de longo prazo e aumente a satisfação

Mais do que vender, você deseja vender repetidas vezes para o mesmo cliente. Nós sabemos que clientes fiéis são valiosos e uma maneira eficaz de manter seus consumidores sempre por perto é através do marketing de alta qualidade por meio de mensagens.

As empresas podem usar as mensagens no WhatsApp como uma estratégia para se aproximar de seus clientes e, ao mesmo tempo, aumentar suas iniciativas de engajamento.

Por meio de discussões no WhatsApp, as empresas conseguem manter contato com a base de clientes e estreitar o vínculo entre marca e consumidor, mirando desenvolver novos negócios ao longo do tempo.

4. Colete dados importantes e monitore suas conversas

Com o sistema comercial de mensagens correto, é possível até mesmo monitorar a qualidade do alcance das suas mensagens e o comportamento dos clientes. Através da plataforma da ChatGuru, as interações de seus clientes e potenciais clientes pelo WhatsApp resultarão em uma grande quantidade de dados valiosos.

Na ChatGuru, todas as informações de consumo, comportamento e avaliações são coletadas e inseridas em um sistema que permite a extração de relatórios. Essa base de conhecimento pode e deve ser investigada.

Como consequência, sua empresa será capaz de identificar os comportamentos mais comuns e o que gera mais conversões de seus clientes. Assim como o reconhecimento de grandes momentos de evasão.

O resultado é a possibilidade de aprimoramento da experiência do usuário e a criação de estratégias para estimular determinados comportamentos dos clientes, além de munição para o planejamento dos próximos passos da sua estratégia de marketing e vendas.

Como a ChatGuru pode ajudar a sua empresa no atendimento ao cliente e vendas pelo WhatsApp?

Os clientes não querem mais esperar pela assistência de um representante de atendimento ao cliente. Eles desejam uma resposta rápida e relevante da sua empresa em poucos minutos ao invés de dias.

Dar conta de uma comunicação em tempo real, no entanto, não requer a compra de um suporte caro. O sistema de mensagens corporativo da ChatGuru é econômico e permite que sua empresa coloque em prática uma comunicação bidirecional personalizada em escala.

Um levantamento do Gartner mostra que, até 2022, novas ferramentas como chatbots e mensagens serão responsáveis por 70% de todos os contatos do consumidor. Ou seja, você pode estar perdendo uma grande oportunidade de alcançar os consumidores e expandir seus negócios se não estiver usando mensagens na comunicação da sua empresa. 

Nós da ChatGuru contamos com uma plataforma para o desenvolvimento e gestão de um chatbot personalizado para as necessidades do seu negócio e dos seus clientes. Com o nosso software de comunicação para WhatsApp, sua empresa será capaz de fornecer suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, utilizando conversas automatizadas e síncronas que acionam roteamento de atendentes humanos caso necessário.

Muitas das consultas comuns e recorrentes podem ser abordadas de forma síncrona pela tecnologia da ChatGuru, permitindo que sua empresa economize tempo e dinheiro, delegando apenas as perguntas mais complexas e estratégias a um atendente humano.

Os chatbots da ChatGuru podem abranger uma grande variedade de casos de uso. Eles podem ser configurados para atuar desde o atendimento ao cliente até estratégias de marketing e vendas, passando pelo pós-venda, mas sempre com características relacionadas à instantaneidade e disponibilidade.

A intenção é oferecer aos seus clientes um espaço eficiente e confiável, a fim de melhorar a experiência, aumentar o engajamento do cliente e impulsionar os negócios.

Diferente dos call centers tradicionais – caros e demorados -, as mensagens automatizadas de bate-papos podem ser uma abordagem econômica para expandir a capacidade da sua equipe de atendimento e oferecer uma experiência inovadora e envolvente para o cliente. Tudo isso em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Ficou interessado em saber ainda mais sobre como os chatbots da ChatGuru podem transformar a comunicação da sua empresa?

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