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WhatsApp Business API: vantagens e como implementar

Giovanna Torreão

Somando mais de dois bilhões de usuários no mundo, o WhatsApp também é o aplicativo mais usado pelos brasileiros para troca de mensagens entre amigos e familiares. Neste cenário, as empresas também estão buscando se integrar com a plataforma para se conectar com seus clientes em seu canal favorito, através de versão como WhatsApp Business e WhatsApp Business API.

Com tantos brasileiros passando longos períodos no WhatsApp, ele se torna uma forma mais fácil e vantajosa de comunicação entre sua empresa e clientes. Assim, você aumenta as suas chances de ser lido, abre uma conexão direta com seus clientes e facilita o acesso ao suporte, possibilitando respostas mais ágeis antes que os consumidores desistam da compra. Tudo isso faz com que seus níveis de satisfação e fidelidade melhorem.

Nesta publicação, nós vamos explicar o que é a API do WhatsApp, as possibilidades e vantagens de uso, bem como de que maneira sua empresa pode começar a usar o WhatsApp para empresas.

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Confira!

Quais são as versões existentes do WhatsApp?

O WhatsApp oferece três versões: a convencional, a Business e a Business API.

  • WhatsApp: a versão convencional do aplicativo de mensagens é a utilizada pela maior parte dos usuários
  • WhatsApp Business: voltada para os negócios, a versão Business do APP conta com uma série de recursos especiais para facilitar o trabalho das empresas
  • WhatsApp Business API: a versão Business API do WhatsApp possibilita ainda mais recursos para as empresas, como mais atendentes, automatização da comunicação das empresas e a integração de um chatbot à conta comercial do WhatsApp
WhatsApp Business conta oficial conta verificada
WhatsApp Business conta oficial conta verificada

O que é WhatsApp Business?

Gratuita e disponível tanto para Android quanto para iOS, a versão Business do WhatsApp foi criada para atender às necessidades das pequenas empresas. Por meio dela, é possível simplificar a interação entre empresas e clientes através de uma série de recursos.

Entre as vantagens da versão para negócios sobre o WhatsApp tradicional está a possibilidade de inserir informações específicas sobre o negócio, bem como automatizar, classificar e responder rapidamente a mensagens. Além, claro, das ferramentas já conhecidas da versão original do app, de enviar e receber mensagens de texto, vídeos, imagens e arquivos.

A principal desvantagem do WhatsApp Business é que ele foi desenvolvido para trabalhar com conversas individuais. Assim, a comunicação feita com os clientes deve ser feita através do um celular onde o aplicativo ou por meio do WhatsApp Web. Sendo assim, a versão não é escalável.

O que é o WhatsApp Business API?

Embora o nome seja semelhante, as versões WhatsApp Business e WhatsApp Business API são bem diferentes em relação aos seus recursos e casos de uso.

As empresas médias e grandes que desejam oferecer aos seus clientes a praticidade e a familiaridade do WhatsApp devem recorrer ao WhatsApp Business API. Essa versão foi criada em agosto de 2018 e sua interface de programação de aplicativos (API) permite que as empresas recebam e respondam mensagens ilimitadas do WhatsApp de seus clientes, tornando escalável o atendimento.

Como usar o WhatsApp API para obter os melhores resultados?

Diferente do WhatsApp Business App, o WhatsApp Business API não é uma solução pronta para uso. O que é uma grande vantagem, pois ela pode ser desenvolvida a partir das necessidades da empresa e de seus clientes. Neste sentido, escolher a plataforma certa para se integrar ao seu sistema de comunicação com a API do WhatsApp é crucial. Afinal, os recursos disponíveis para o suporte do WhatsApp dependem disso.

A ChatGuru ajuda as empresas a desenvolverem e gerirem sua comunicação através do WhatsApp Business API para aprimorar o atendimento aos clientes. Se você está buscando otimizar o trabalho da sua empresa, através do WhatsApp Business API, a ChatGuru permite a integração de um chatbot na conta comercial do aplicativo de mensagens. Assim, você será capaz de responder seus clientes de forma rápida e assertiva, dentro dos melhores padrões de atendimento. Ficou interessado? Peça um orçamento da ChatGuru!

whatsapp business
whatsapp business

Quais as razões para integrar o WhatsApp Business com a ChatGuru?

Os chatbots são plataformas de software interativas bastante valiosas para a automatização de processos de uma empresa e que podem ser utilizadas em estratégias para atrair mais clientes e gerar mais valor. Com eles, é possível criar etapas personalizadas para o seu fluxo de atendimento, baseado no funil de vendas, por exemplo. Assim, você economiza tempo e energia da sua equipe. 

Se você está buscando otimizar o trabalho da sua empresa, através do WhatsApp Business API, a ChatGuru permite a integração de um chatbot na conta comercial do aplicativo de mensagens. Assim, você será capaz de responder seus clientes de forma rápida e assertiva, dentro dos melhores padrões de atendimento. 

Facilidade para desenvolver seu chatbot

A ChatGuru permite que você desenvolva, através do WhatsApp Business API, uma comunicação pensada especialmente para a sua empresa e seu público de forma simples. Ao automatizar a comunicação da sua empresa no WhatsApp com a ChatGuru, você terá ajuda do nosso time para desenvolver e gerir um chatbot personalizado para as necessidades da sua empresa e do seu público, visando o aprimoramento da experiência do cliente, aumento da satisfação e, consequentemente, fidelização do público.

Nosso time leva em conta as intenções dos seus clientes quando em contato com a sua empresa, seja fazer uma compra ou reserva, solucionar problemas, tirar dúvidas ou até mesmo saber mais sobre ações da sua marca. 

A tecnologia da ChatGuru possibilita também configuração de gatilhos para envio de alertas personalizados no WhatsApp Business API. Por exemplo, é possível desenhar um alerta para cada negócio fechado, intenção de compra, leads ociosos ou até mesmo se um lead mencionar algo, o que for necessário para atender da melhor maneira suas estratégias de comunicação e venda.

Nossa plataforma permite ainda que sejam feitas anotações internas, que vão auxiliar sua equipe humana durante o atendimento, além de destacar informações para consultas posteriores.

Possibilidade de oferecer um atendimento híbrido

A nossa plataforma dá para a sua empresa a possibilidade de oferecer um atendimento híbrido para os seus clientes por meio do WhatsApp Business API. A sua ferramenta de automação pode ser combinada com os agentes humanos para uma experiência ainda mais completa. 

O suporte híbrido vai elevar seus serviços a níveis notáveis para seus leads enquanto também dá o meio para que seu time de agentes humanos fique concentrado nos aspectos críticos e complexos do atendimento.

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Neste sentido, os chatbots podem ser utilizados como uma primeira etapa da comunicação, engajando os clientes, resolvendo um grande volume de consultas simples e coletando dados importantes. Por outro lado, o time humano de atendimento vai trabalhar focado em ajudar aqueles clientes que requerem informações mais precisas e complexas.

Com o nosso chatbot, a transferência do atendente virtual para o atendente humano é realizada de maneira fluida e sem ruídos, sem que os clientes enfrentem qualquer inconveniente ou precisem repetir informações. Assim, sua empresa conseguirá fazer com que o seu público tenha suas questões resolvidas de forma ágil e que o trabalho dos seus funcionários se torne mais eficiente e otimizado.

Criação de relatórios de conversas

Com o WhatsApp Business API, a interação dos chatbots da ChatGuru com os usuários resulta na coleta de informações e dados de consumo, comportamento e avaliações. Além disso, a nossa ferramenta também pode fazer o envio de pesquisas de satisfação e solicitações de feedbacks. 

Na ChatGuru, todo o material recolhido é encaminhado para um sistema que possibilita a extração de relatórios. Esses relatórios são periódicos e totalmente customizáveis. Até mesmo a forma de recebimento dele. Além de definir a partir de quais os critérios, também é possível definir se você prefere receber os dados pelo e-mail ou mesmo através do WhatsApp, gerando praticidade para o acompanhamento das informações.

Essas informações colhidas pelo seu chatbot a partir das interações com os clientes, quando analisadas, podem levar até importantes insights. Por exemplo, pode-se identificar as chamadas mais frequentes, quais leads estão em um estágio mais avançado na jornada de compra, a ação que faz com que o lead converta mais, os seus itens mais vendidos. É possível ainda descobrir quais os pontos em que existe maior evasão de clientes para, dessa forma, aprimorar a experiência do usuário e reverter este comportamento.

Ou seja, com a ChatGuru fica mais fácil mapear os próximos passos da sua estratégia de marketing, vendas e comunicação.

ChatGuru

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