Índice
Introdução
Muitas novidades ajudaram a alterar drasticamente as experiências e a tecnologia nas empresas de todos os lugares nos últimos anos. E foi exatamente isso que resultou na criação de mais espaço para os pequenos e médios negócios. Aqui no Brasil, o número de microempreendedores individuais (MEIs) saltou de 9,7 milhões, em fevereiro de 2020, para 15,1 milhões em maio de 2023, um avanço de 55,6%, segundo a Receita Federal.
Outro número importante é que, hoje, as micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) respondem por 72% dos novos empregos líquidos e 33% do crescimento do PIB. Quando apresentado com dados tão expressivos, dá para entender que realmente há uma infinidade de opções para explorar a tecnologia nas empresas.
As buscas por bancos digitais e fintechs também registraram um aumento significativo nos últimos anos, principalmente, em relação a soluções para empresas jurídicas, tendência que já havia sido registrada durante a pandemia com pessoas comprando cartões e abrindo contas-correntes.
O Google fez uma parceria com a Expertise para realizar um estudo de empresas brasileiras de vários tamanhos em setores (incluindo transporte, alimentos, construção e vestuário) e locais para entender melhor o cenário e os desafios enfrentados em termos de disponibilidade e competência.
Por isso, neste artigo, trouxemos várias conclusões que exploram a expansão da tecnologia nas empresas. Continue lendo para ver as descobertas!
Cenário das Pequenas Empresas
Embora existam algumas semelhanças entre as micro e pequenas empresas e o trabalho informal, no que se refere ao registro e às contribuições, os dois grupos são bastante diferentes.
Abrir uma empresa está associado ao aumento da independência para a grande maioria na pesquisa. Muitos dos entrevistados disseram que abriram negócios por conta própria após trabalharem anteriormente para outra pessoa no mesmo campo.
Há uma variedade de outras motivações para abrir um negócio. De acordo com a pesquisa do Google, 21% estão considerando isso como um meio de renda complementar; 18% veem isso como um meio de escapar do desemprego e 14% foram encorajados a mergulhar de cabeça por parceiros de negócios.
Já 73% dos entrevistados são novos empresários, o que significa que eles têm muita responsabilidade financeira. Ao mesmo tempo, 71% dos funcionários dizem que toda a sua renda mensal vem da empresa, enquanto 21% afirmam que vem deste e de outros empreendimentos, e 8% revelam que também trabalham em outro lugar.
Dificuldades no Caminho
Existem também vários pontos potencialmente desagradáveis ao longo do percurso. Segundo estudos do Google, os empreendedores tendem a se sentir mais à vontade ao resolver problemas diretamente relacionados às operações do trabalho, mas as tensões aumentam quando as dificuldades se deslocam para outras áreas.
Proprietários de micro, pequenas e médias empresas costumam perder o sono com questões relacionadas a finanças, impostos, marketing, jurídico e gestão de recursos humanos, pois são as áreas que eles possuem menos domínio.
Essa é uma razão que explica o porquê dos contadores terem um papel significativo no sucesso das empresas locais. A pesquisa constatou que esses especialistas eram os mais confiáveis para orientação ao fazer escolhas relacionadas a dinheiro, seguidos pelo Sebrae, Google e gerentes de bancos.
Digitalização, Tecnologia nas Empresas e Expansão Econômica
O crescimento das soluções online, alimentada em parte pela pandemia, forneceu aos empreendedores novas ferramentas para implementar a tecnologia nas empresas, agilizar suas operações e aumentar suas chances de sucesso. “Diante de um contexto econômico desafiador, as empresas precisam ter a capacidade de se adaptar e, neste momento, o digital se torna protagonista em muitos modelos de negócio”, afirma Maurício Martiniano, Head of Business Solutions, Data & Insights do Google.
No entanto, estudos mostram que nem todos estão na mesma página quando se trata de maturidade digital. Cerca de um terço (30%) dos entrevistados se colocaram na categoria “digitalmente maduro”, enquanto 24% ainda não se veem nessa posição e 46% não souberam responder à questão.
Além disso, Martiniano enfatiza a necessidade da tecnologia nas empresas como um fator crucial de administração para atingir a maturidade digital. Para ele, “a tecnologia tem impacto direto em eficácia, automatização dos processos, rapidez na tomada de decisão, melhora a interação com os clientes e produz redução de custos.”
Equipe de Gestores
Acontece que ter aspirações de maturidade da indústria digital está intimamente relacionado a contar com uma equipe de gerenciamento ousada. Neste contexto, é comum que empresas com níveis mais baixos de maturidade não tenham uma divisão clara de finanças, misturando a receita da pessoa física e jurídica.
Cerca de um terço dos entrevistados (47% daqueles que são tecnologicamente imaturos, ou seja, possuem pouca tecnologia nas empresas) admitem que, ocasionalmente, misturam o dinheiro da empresa com o dinheiro do proprietário.
O que os Empresários Procuram?
A pesquisa também destacou a importância das plataformas digitais para a aproximação da tecnologia nas empresas. O YouTube, por exemplo, é utilizado principalmente como um local de lazer e educação, enquanto o Google é usado tanto para pesquisa quanto para publicidade. Em contraste, algumas plataformas de rede social facilitam a comunicação entre clientes e empresas.
Em particular, a pesquisa do Google une informação e aprendizado, o que desempenha um papel crucial no desenvolvimento dos negócios. Para consultas antes de iniciar um negócio, ao longo do processo ou sobre expansão, os empresários podem recorrer à plataforma.
Discutindo Finanças
O crédito tem sido mais popularizado nos últimos anos, com um aumento de 22% na demanda por empréstimos a prazo entre 2020 e 2022. Este é um recurso essencial para pequenas empresas, tanto no início, quando ajuda a alavancar o negócio, quanto para custear a tecnologia nas empresas e algumas operações rotineiras.
De acordo com os resultados da pesquisa do Google, ao longo dos dois anos anteriores, 4 em cada 10 empresas admitiram ter tomado crédito. Isso foi particularmente verdadeiro para as empresas maiores e com mais tempo de funcionamento. Existem fatores de curto e longo prazo que influenciam essa decisão. Entre eles, é possível citar a necessidade de possuir capital de giro e de investir no aprimoramento da empresa.
Dificuldades no Financiamento
Por sua vez, uma barreira potencial para a obtenção de crédito é o estigma associado. Os entrevistados pela pesquisa do Google disseram que ficaram constrangidos em reconhecer que precisavam de apoio financeiro, como se isso indicasse que algo estava errado com a empresa.
Ainda no quesito finanças, o relatório descobriu que Pix e cartões estão entre os métodos de pagamento mais populares, utilizados por quase 97% dos empresários. Ao decidir implementar essa tecnologia nas empresas, como as maquininhas de cartão, os empresários também levam em consideração as taxas da operadora, se estão conectadas com seu banco e custos de aluguel.
O Terreno do Potencial
Com base nos resultados da pesquisa, é possível identificar que os serviços financeiros se enquadram na “zona de desconforto” das pequenas empresas. Isso significa que questões como a interação entre financiamento pessoal e empresarial representam uma ameaça ao sucesso de longo prazo desses estabelecimentos.
Ainda existe uma imaturidade no mercado que impede que a tecnologia nas empresas seja aproveitada em todo o seu potencial, mesmo sendo essencial para o desenvolvimento dos empreendimentos.
A influência da tecnologia nas empresas cresce como resultado, graças a produtos e serviços aprimorados para consumidores e empresas. Nesse sentido, encontrar as ferramentas tecnológicas ideais para o seu negócio deve ser uma prioridade.
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