Conheça a melhor ferramenta de automação para WhatsApp e chatbots

Como Fazer Campanha de WhatsApp com o ChatGuru

Grandes e pequenas empresas hoje já fazem campanhas para WhatsApp, seja se ofertas e novidades, até campanhas com as finalidades mais diversas. Aprenda neste artigo alguns conceitos e técnicas aplicáveis às campanhas de WhatsApp e que você poderá utilizar no dia a dia.

Fernando Cavalcanti

Fazendo campanhas de WhatsApp com o chatbot ChatGuru

Fazer campanhas de WhatsApp é uma jogada de marketing essencial pra alavancar os números de visibilidade da sua empresa.

No mercado, independente de qual seja o seu ramo de atuação, as estratégias de marketing são as chaves para conseguir uma expansão rápida e sustentável do seu negócio.

Por isso, além de garantir que você tenha um setor de marketing muito eficiente, é preciso se certificar de que os funcionários desse setor contem um sistema de divulgação de campanha tão eficiente quanto eles.

Conheça o melhor sistema de Automação Para WhatsApp, o ChatGuru!

A grande vantagem do surgimento de tecnologias digitais, foi o surgimento de plataformas próprias para otimizar o crescimento de uma empresa.

Tomando como exemplo a Chatguru, que traz inúmeras ferramentas para você aplicar no setor de marketing e atendimento do seu negócio.

Se deseja saber como utilizar o WhatsApp para fazer campanhas de forma eficaz, não deixe de conferir o texto até o final!

Aliás, assista este breve vídeo sobre a funcionalidade de chatbot e diálogos utilizando o ChatGuru:

Por que utilizar o WhatsApp para fazer campanhas?

A migração das grandes, médias ou pequenas empresas para os ambientes virtuais não é novidade para ninguém.

Isso se deu porque elas notaram que o consumidor estava partindo para o mercado virtual, especialmente os mais jovens.

Essa mudança se deu pela praticidade e a facilidade de fazer compras online, evitando deslocamento, trânsito, possibilidade de não encontrar o produto na loja.

Por isso começaram a surgir as estratégias de marketing digital, que são as ações tomadas pelas empresas para alcançar os seus públicos na internet.

Campanha de WhatsApp
Como fazer campanha de WhatsApp com o ChatGuru

As redes sociais logo ganharam posição de destaque no marketing digital, por alcançar facilmente o consumidor, mas a relação se aprofundou ainda mais.

Nos dias atuais as empresas alcançam os seus públicos através dos aplicativos de comunicação, tais como o WhatsApp.

Isso porque esse aplicativo virou essencial no cotidiano do brasileiro, sendo o Brasil um dos países líderes em uso desse aplicativo.

As empresas notaram que por esse uso intensivo, e por os consumidores buscarem sanar dúvidas com as organizações através do WhatsApp, o aplicativo é ideal para ter uma comunicação mais direta.

Por que utilizar a Chatguru para fazer campanhas de WhatsApp?

A Chatguru surgiu no mercado como uma plataforma inovadora, para ajudar as empresas nesse processo de automação de vendas e atendimento ao cliente.

A partir do momento em que uma empresa aposta nessa plataforma e integra o seu WhatsApp Business às soluções da Chatguru, a companhia deu o passo inicial para um crescimento exponencial.

Isso porque com a plataforma será possível organizar e aperfeiçoar o serviço de atendimento ao cliente, eliminando respostas demoradas, ou informações vagas.

Essa otimização se dá pela possibilidade de utilizar múltiplos operadores em uma mesma conta do WhatsApp, dividindo funções e clientes para que não haja confusão.

Outra funcionalidade que vai aprimorar a eficácia do atendimento da sua companhia, são os chatbots WhatsApp que estão disponíveis na plataforma.

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A Chatguru aposta no poder da inteligência artificial, para assim oferecer bots que respondem da maneira mais eficaz possível e mais semelhante a uma pessoa.

Com esses bots o cliente que está buscando informações sobre serviços e produtos da empresa, poderá sanar suas dúvidas até ser atendido por um operador responsável.

Entretanto, não é apenas na questão de atendimento que a Chatguru se destaca no mercado para as empresas.

A plataforma também vai otimizar as campanhas de WhatsApp do setor de Marketing Digital.

Os cuidados necessários na criação de campanhas de WhatsApp

Embora o aplicativo ofereça essa praticidade na divulgação dos serviços e produtos de uma empresa, há algumas recomendações e cuidados necessários para evitar sair com a imagem abalada.

Isso porque embora o WhatsApp ofereça liberdade e comunicação rápida e fácil entre as duas partes, certas ações de uma empresa podem acabar fazendo uma estratégia de marketing não funcional.

Por isso, a própria plataforma oferece mensagens de atenção para quem vai fazer uma campanha.

Confira alguns cuidados necessários para se tomar, e assim evitar entrar no campo do marketing negativo!

  • Crie várias listas de transmissão em seu aparelho, adicione os contatos a estas listas e envie as mensagens para as listas;
  • Nunca envie uma mensagem para todos os contatos;
  • Prefira enviar mensagens para contatos que estão na sua agenda e/ou que você está na agenda deles;
  • Prefira enviar conteúdos que dêem início a uma conversa (interação) com o contato.
  • Envie apenas conteúdos relevantes e que criem engajamento positivo, evite mensagens puramente comerciais ou promocionais.
  • Utilize os filtros do Chatguru para encontrar apenas os usuários mais adequados.
  • Não envie muitas mensagens seguidas para um mesmo contato.
  • Evite enviar mensagens para chats que estão a muito tempo sem interagir.

Além dessas dicas e recomendações, há as questões essenciais que são proibidas e do contrário, podem prejudicar a imagem da sua empresa.

Por exemplo, o envio de mensagens de spam (mensagens indesejadas e não relevantes), é uma das ações que é estritamente proibida nos termos de uso do WhatsApp.

Isso porque o aplicativo busca sempre, assim como outras redes sociais, promover ao usuário uma boa experiência.

O intuito da ferramenta é facilitar a comunicação de mensagens relevantes para os seus contatos.

Quem não se atentar a esse ponto e fizer uso de mensagens de spam, vai receber uma punição do WhatsApp em forma de banimento!

O Chatguru irá distribuir as mensagens para cada contato com intervalos de 2-5 minutos para tentar descaracterizar o envio em massa, porém o conteúdo da sua mensagem e como os contatos interagem com ela é o fator principal que pode contribuir para banimento.

Acompanhe um vídeo sobre o a ferramenta de agendamento de mensagens no ChatGuru:

Transcrição do vídeo acima:

"Olá pessoal, vou fazer uma demonstração aqui no ChatGuru de como é que a gente faz o agendamento de uma mensagem para ela ser enviada no futuro.

Primeiramente aqui na tela inicial do ChatGuru eu preciso clicar aqui chat, seleciono um chat que eu desejo colocar essa mensagem agendada, e aqui eu vou escrever a minha mensagem.

Então basta que eu escreva a minha mensagem que ela pode ser agendada para a qualquer momento no futuro.

Logo depois de escrever a mensagem só clicar aqui no reloginho, escolho o dia, posso botar para daqui a uma semana, por exemplo, ou daqui a duas semanas, ou amanhã mesmo e escolho um outro horário aqui.

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Olha vou colocar para ser enviada às quinze e quinze e clico aqui. Pronto a mensagem ela já tá aqui olha, como uma mensagem agendada.

Percebam que eu posso inclusive colocar uma outra mensagem com um outro agendamento para, por exemplo, no próximo dia e no horário diferente, e quando clicar aqui ele vai inserir dentro da fila.

Então aqui vai mostrar em ordem as mensagens que estão dentro do fluxo, posso minimizar que também pra que isso não ocupe a minha visualização de tela."

Passo a passo para a criação da campanha utilizando a Chatguru

Agora que você sabe o porquê fazer campanhas de WhatsApp utilizando a Chatguru, vamos aos finalmentes, como fazer tais campanhas.

O primeiro passo é acessar a página da plataforma, onde você verá as opções listadas em uma coluna do lado esquerdo.

Vá na opção “Campanhas”, é lá onde tudo será feito!

Primeiramente é necessário preencher as informações da campanha, para assim começar a caracterização do processo.

Pense bem no nome que irá dar a sua campanha, pois um nome atrativo faz toda a diferença quando falamos de marketing digital.

Por exemplo, o nome precisa, em pouquíssimas palavras, apresentar de forma eficaz o produto.

Então a sua escolha vai ser uma das bases que vai definir se a campanha terá sucesso ou não.

Em seguida vá para a parte de descrição da campanha. Outra base importante e que, preferencialmente, não seja um texto longo e enrolado.

A chave do marketing digital é conseguir tocar o lead de forma concisa e que tenha os pontos principais que são essenciais ao consumidor.

Por isso dedique um bom tempo à criação da descrição, tenha a certeza de que vá ser capaz de descrever os seus serviços ou produtos sem enrolação.

É necessário, em poucas palavras, mostrar ao lead o porquê ele deve comprar aquele produto ou utilizar aquele serviço, e como isso vai agregar valor à vida dele.

Por fim, para completar a parte das informações, basta escolher a data de início de envio!

Chatbot ChatGuru WhatsApp
Módulo ChatBot ChatGuru - Chatbot WhatsApp

Escolha do diálogo

O diálogo é uma parte muito importante das campanhas de WhatsApp, por isso é preciso construir diálogos de valor.

Um diálogo é uma sequência de eventos que podem ser executados pelo ChatBot. É possível o envio de arquivos, anexos, encaminhar notificações, inclusão em CRM e muito mais.

É comum que antes mesmo da criação da campanha, você já ter alguns diálogos pré-produzidos para apenas utilizar durante a construção da campanha.

Ao escolher o diálogo que será executado para os contatos, e como visto acima, você pode anexar fotos ou arquivos, se achar mais eficiente, confirme a opção.

O diálogo funciona da seguinte maneira, a partir do momento em que começa a opção do envio, os leads que forem recebendo e sentindo interesse, vão responder.

Com a resposta, os diálogos são ativados, os atrasos são importantes, como já visto anteriormente.

Garanta que o diálogo contenha informações relevantes e de valor, para ir conquistando o lead e, consequentemente, conseguir conversões.

Nas opções dos diálogos há o botão liga/desliga, com essa chave de liga/desliga do diálogo, você pode desliga-lo ao invés de apagar e assim manterá o registro em sua listagem de diálogos.

Já a Chave de Manual/Automático para execução do diálogo, ao deixa-la em automático a mensagem será enviada automaticamente para o chat. Caso opte em usar o "Manual" será preciso que o operador "Aprove" o envio da mensagem.

Quanto ao atraso, o campo de texto numérico onde você informa o atraso que o diálogo deve esperar antes de executar. É nesse campo onde você pode criar configurar suas automações.

 Logo abaixo do campo há também o botão de mais configurações de atraso:  Ao clicar nesse botão você terá as seguintes opções:

  • Atrasar - Mesma funcionalidade acima, porém com opção de Dias/Horas/Min/Seg
  • Evitar Horário - Você pode especificar que se o horário for superior a X horas, a mensagem será enviada apenas no dia seguinte no horário X.
  • Pular Finais de Semana - Habilitando essas opções, as mensagens enviadas nos sábados e domingos serão automaticamente enviadas no primeiro horário comercial da segunda-feira.

Se preferir ver esta função em pleno funcionamento, assista ao vídeo abaixo:

Filtragem dos Contatos

A parte de filtragem dos contatos vem logo após a criação ou seleção dos diálogos.

Embora a sua empresa possa contar com uma grande lista de contatos, você não pode simplesmente enviar para todos eles.

É preciso passar a peneira e definir qual grupo irá receber a campanha.

Quem usa a Chatguru, sabe que uma das grandes vantagens da plataforma é o uso das tags para assim, dividir em categorias os clientes.

Novamente as tags vão mostrar a sua importância, pois é a partir delas que você vai escolher qual grupo irá receber a campanha.

Assim como, há a opção de escolher qual grupo será excluído do envio da campanha!

Na parte dos contatos também há a parte de cadastro e interação, que ficará a critério do criador da campanha.

Você pode filtrar as pessoas pela data de cadastro delas, por exemplo, a campanha será enviada para pessoas que se cadastram desde o dia 1 de outubro, até hoje.

Com isso você pode alcançar um público mais recente, que tem ou teve pouco contato com os serviços da sua empresa.

Campanha em andamento

Após o início de sua campanha a Chatguru mostrará o progresso do envio para cada contato.

A Chatguru irá distribuir as mensagens para cada contato com intervalos de 2-5 minutos para tentar descaracterizar o envio em massa.

A grande vantagem desse gerenciamento de campanha e poder observar como anda o desenvolvimento dela, é ir tomando notas para as próximas campanhas.

A parte de gerenciamento é um dos aspectos do marketing digital que mais tem peso.

Isso porque cada estratégia é bolada pensando em qual vai ser o efeito dela, então a empresa vai apostar em uma estratégia que planejou.

Ao lançar ela na campanha, e ir gerenciando, sabendo como está sendo a resposta dos clientes, se está tendo eficácia ou não, é importante para decidir se vale a pena continuar apostando naquela estratégia.

Se for o caso de não ter muito sucesso, é hora de voltar ao planejamento de como alcançar de forma eficaz os seus leads, para assim conseguir conversões.

Aliás, falando em leads, não deixe de assistir nosso vídeo sobre os alertas de leads ociosos, que podem ajudar muito sua equipe a entrar em contato no momento exato com o prospect.

Transcrição do vídeo:

"Olá pessoal, eu sou o Fernando e vou ensinar vocês agora a criar um relatório de inatividade por operador aqui no ZapGuru.

Com essa funcionalidade a gente pode fazer um relatório automático que vai enviar diretamente para o WhatsApp do operador, do administrador um resumo de todos os leads que estão sem um determinado tempo, sem interagir.

Então vamos lá.

Aqui na página principal ZapGuru  a gente clica em relatórios e vou criar um novo relatório.

Aqui eu vou escolher um novo relatório que eu quero então vou colocar aqui leads do Francisco com mais de dez dias sem interagir, por exemplo.

Então o que é que eu vou fazer aqui, eu preciso primeiramente, vamos lá, eu quero ver isso aqui, eu tô criando um relatório que seja de todos leads que seja delegado a, vou escolher o Francisco, e aqui cadastrado nos últimos tantos dias, a partir de do dia tal até o dia tal, no caso que eu quero é um relatório que me diga quanto tempo sem interagir.

Então está aqui olha, mais de tantos dias sem interagir, quantos dias eu vou colocar, dez dias aqui, então isso poderia também ser de dez dias sem enviar, sem receber, daria na mesma dez dias sem nenhum tipo de interação.

E aqui eu posso escolher como eu quero visualizar relatório, quem vai ter acesso a ele, posso dizer que seja Fernando, Francisco ou  Marcos, deixar isso aqui em branco para todo mundo e enviar automaticamente por, posso tanto receber isso por email quanto por WhatsApp. 

No caso do WhatsApp eu vou marcar, seleciono os dias, então vou marcar todos os dias e o horário, bom eu vou  dizer que seja dentro da área comercial então oito, nove, dez, então uma vez por hora eu vou receber diretamente no WhatsApp um alerta, marca aqui, Fernando que aí vai enviar para mim, para o Francisco e pro Marcos Freire.

Então dessa forma essas três pessoas vão receber uma mensagem automaticamente uma vez por hora e todos os dias da semana através do WhatsApp, então gerar relatório tem cinco chats, têm cinco pessoas que se enquadram nesse parâmetro. 

Salvei o relatório pronto, mostrar aqui que eu já tinha gerado no relatório como é que vai chegar essa mensagem.

Essa é a cara da mensagem que vai chegar, então olha relatório do lead do Francisco com mais de dez dias e interagir total de cinco e ao clicar aqui você automaticamente vai ser direcionado para cá, para o relatório, essa é a tela então dessa forma você consegue estar sempre antenado quantos leads aqui estão sem interação, se os leads estão esfriando tudo que através do relatório do ZapGuru."

Conclusão

O WhatsApp se tornou uma ferramenta fundamental na nossa vida, e um aplicativo que nós utilizamos basicamente o dia inteiro.

Além da óbvia finalidade de comunicação básica com amigos, parentes, entre outros, agora ele tem se tornado uma ferramenta comercial muito poderosa.

Isso porque justamente por possuir uma comunicação fácil e direta, é possível que as empresas o utilizem para estreitar a relação com os seus clientes ou leads.

Fazer campanhas de WhatsApp é uma aposta que vai trazer bons resultados para a organização, isso, é claro, se a campanha for estrutura de forma eficiente.

É preferível que o setor de marketing digital da empresa aprenda a utilizar as ferramentas disponíveis na Chatguru, para assim conseguir uma performance mais positiva.

Com as ferramentas disponíveis na plataforma, é possível construir campanhas muito eficientes e que irão alcançar o público de forma eficaz, sem contar que a criação das campanhas é extremamente simples.

Isso porque a Chatguru buscou criar uma plataforma muito prática para não haver dificuldades em utilizá-la!

Quer saber mais sobre a plataforma da Chatguru e dos serviços que oferecemos para melhorar o atendimento das empresas?

Não perca mais tempo e acompanhe as nossas outras postagens falando sobre o que há de mais avançado em inteligência artificial com bots!

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