Conheça a melhor ferramenta de automação para WhatsApp e chatbots

Recado Para WhatsApp – Como Utilizar Mensagens Automáticas

O recado no WhatsApp pode ser um aliado e tanto no atendimento ao seu cliente. Estes recados, geralmente automáticos, são imprescindíveis principalmente para empresas que não tem um atendimento 24 horas ou não estão disponíveis nos finais de semana. Aprenda neste artigo algumas táticas para otimizar a técnica de recados para WhatsApp.

Fernando Cavalcanti

Recados para WhatsApp e sua utilidade

A opção do recado para WhatsApp surgiu para revolucionar o atendimento de empresas, clínicas e todos que trabalham utilizando esse aplicativo de comunicação.

Essa função surgiu com o WhatsApp Bussines, como uma funcionalidade prática para as empresas que possuem um grande fluxo de mensagens dos clientes.

Antes dele, uma empresa que tivesse uma grande demanda de mensagens para responder, acabava sofrendo com isso e até perdendo muitos clientes.

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Isso porque a resposta rápida e informativa é a alma de uma boa comunicação e relação entre cliente e empresa.

Caso isso não aconteça, consequentemente o cliente vai sentir que a companhia não o leva a sério ou não possui eficiência e irá buscar os serviços de um concorrente.

Por isso o sistema de chatbot ChatGuru surgiu com a solução ideal para quem sofre com esse problema, se deseja saber mais sobre os serviços da plataforma, não deixe de acompanhar o texto até o final!

Abaixo um vídeo explicativo de uma funcionalidade muito legal do ChatGuru, a resposta automática diretamente em suas redes sociais:

Recado para WhatsApp, como usar e por quê é tão importante ter essa função no seu atendimento

A internet mudou todo o paradigma de atendimento aos clientes das empresas.

Isso porque com a praticidade do autoatendimento, houve uma redução nos gastos com essa área e um aumento na velocidade da comunicação.

Com o passar dos anos as coisas foram evoluindo ainda mais, e com os smartphones vieram os aplicativos.

Entre esses aplicativos, surgiu o WhatsApp Messenger, um app de comunicação que tornou a vida de muita gente mais simples.

As empresas, notando esse grande uso desse aplicativo no dia a dia, e a praticidade que era usá-lo para atendimento, não demoraram a aderir o WhatsApp no setor de comunicação.

Com isso surgiu o WhatsApp Bussines, um aplicativo próprio para empresas utilizarem para manter uma relação mais rápida de comunicativa com os seus clientes.

Recado Para WhatsApp - Como utilizar da forma correta
Recado Para WhatsApp - Como utilizar da forma correta

Entretanto, isso trouxe outro problema, a demanda de um grande número de mensagens diárias para o setor de atendimento da empresa responder.

Essa grande demanda superlotou a caixa de mensagem das empresas e tornou o atendimento ineficiente.

Visando isso, a ChatGuru surgiu com uma solução ideal para resolver esse grande problema que as empresas enfrentavam.

Isso porque essa plataforma trabalha com inteligência artificial, ou seja, ferramentas para tornar o atendimento mais fácil e prático.

Dentre as muitas funcionalidades oferecidas pela ChatGuru, está a resposta automática para WhatsApp.

Se deseja saber como ela funciona, confira a seguir o que é ela e como utilizá-la para otimizar o atendimento da sua empresa.

Como utilizar a mensagem automática no WhatsApp?

A premissa da resposta automática é a de que um cliente deseja falar com alguém da equipe, e no momento nenhum deles estão disponíveis.

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Ou porque estão em horário de almoço, ou porque o horário comercial terminou.

Dito isso, é comum que algumas pessoas costumem enviar mensagens nesses horários e se uma empresa não utiliza a resposta automática, corre o risco de perder um cliente.

Pensando nisso surgiu a resposta automática do WhatsApp, agora veremos como ela funciona.

Ao acessar a plataforma da ChatGuru, é preciso acessar a aba diálogos, que é lá onde o administrador irá configurar toda a estrutura da mensagem automática.

É importante lembrar que durante a configuração, será preciso definir horário em que a mensagem vai aparecer.

Um exemplo prático: Supondo que uma determinada empresa tenha um horário de funcionamento das 08h às 18h.

Então para que a resposta automática entre em ação, vai ser preciso configurá-la para aparecer em horário igual ou superior às 18h, assim como igual ou inferior às 08h.

Dentre dessa faixa de tempo no qual a empresa não estará trabalhando, a resposta automática ficará funcionando!

Dessa forma o cliente desavisado saberá que a empresa está fechada e saberá também em qual horário entrar em contato para ser atendido.

Agora quanto ao texto que vai aparecer na mensagem, o administrador precisa se atentar a alguns pontos.

O primeiro deles é o uso correto da gramática, sem erros de português ou grafia.

Seja bem claro sobre os horários de funcionamento da empresa, pois assim evitará confusões com o cliente.

O texto deve ser informativo, por exemplo, além do horário de funcionamento, lembre-se sempre de informar os dias da semana em que há atividades na empresa.

É importante que a empresa foque nessa parte da comunicação, pois a falta dela ou passar informações confusas ou incompletas, vai deixar o cliente insatisfeito e consequentemente ele irá desistir de utilizar os serviços da empresa.

Quem costuma usar recado para WhatsApp?

Como já foi dito, empresas ou organizações que contam com um grande fluxo de mensagens, precisam utilizar o sistema de recado automático.

Isso porque por mais que nas páginas ou blogs da empresa estejam expostos os horários de funcionamento, sempre tem clientes que ignoram isso e falam foram do horário comercial.

Segurar clientes é um passo fundamental das empresas, e para isso é preciso sempre deixar o recado automático contendo todas as informações que o consumidor precisa saber.

ChatGuru, utilize o Chatbot para WhatsApp para otimizar o seu atendimento

Com o surgimento das novas tecnologias e o surgimento do atendimento por WhatsApp das empresas, se fez necessário inovar.

E é isso que a ChatGuru fez, surgindo como uma plataforma especializada em inteligência artificial, ideal para otimizar o atendimento das empresas.

O sistema da plataforma ChatGuru é muito intuito e vai eliminar a preocupação com o não atendimento dos seus clientes.

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Entretanto, em alguns segmentos do mercado é simplesmente impossível resolver a inquietude dos clientes apenas com uma mensagem automática.

Isso porque grande parte deles buscam encontrar respostas fora do horário comercial, e a espera para receber alguma informação sobre a empresa, pode acabar fazendo com que ele busque outra.

O recado para WhatsApp é funcional e vai explicar ao cliente sobre o horário de funcionamento da empresa, entretanto o chatbot para WhatsApp vai um pouco mais além.

Isso porque a tecnologia dos chatbots está cada vez mais desenvolvida, e nos dias de hoje é possível que eles consigam responder de forma muito similar a um ser humano.

Por isso o ideal para se ter um atendimento totalmente otimizado, é conciliar o recado automático com o uso do Chatbot.

Você encontrará os dois na plataforma ChatGuru, totalmente diferenciada no mercado.

Com o Chatbot é possível programa-lo para responder perguntas básicas para os clientes que não tem a paciência para esperar até o outro dia por uma resposta.

O que acontece se eu não usar a mensagem automática?

Um dos grandes problemas enfrentados pela modernização dos meios de comunicação, é que todo mundo tem uma grande pressa para ser atendido.

Por exemplo, digamos que um lead visite o site da sua empresa, por normalmente todo mundo estar com pressa por causa do cotidiano corrido, ele não vai querer ler muito e fazer muitas pesquisas.

Dito isso, ele vai buscar a forma de comunicação mais rápida possível para sanar as suas dúvidas e seguir em frente, para realizar uma compra, normalmente.

Entretanto, ele vai no site e clica no link para redirecionamento para ir ao WhatsApp da empresa e lá ter uma comunicação mais rápida e prática com os operadores.

Recado Para WhatsApp – Como Utilizar Mensagens Automáticas
Recado Para WhatsApp – Como Utilizar Mensagens Automáticas

Digamos que a sua empresa em questão não faça uso do recado para WhatsApp, e o cliente vai enviar uma mensagem no momento em que a empresa estiver fora do horário de funcionamento.

Consequentemente ele não receberá nenhuma resposta, e ficará frustrado, fazendo com que ele vá buscar os serviços de um concorrente.

Outro ponto é que pela frustração, o lead provavelmente vai assumir uma postura negativa com a sua empresa, e podendo repassar essa imagem para familiares e colegas.

Por isso é uma péssima ideia não aderir às mensagens automáticas nos dias atuais, onde é exigido comunicação e respostas rápidas.

Os recados no WhatsApp são imprescindíveis a qualquer negócio

A tecnologia tem avançado a cada dia mais, trazendo facilidades para a nossa vida, tornando possível pedir praticamente qualquer coisa pelo celular.

Entretanto, há certos lados negativos nisso, como por exemplo uma empresa que utiliza um aplicativo como o WhatsApp no seu atendimento, acabar recendo um fluxo de mensagens exorbitante.

Essa situação pode superlotar a caixa de mensagens da empresa e fazendo com que os atendentes tenham complicações em responder tudo.

Se essa situação acontecer, facilmente a organização ficará com fama de ter um péssimo atendimento, o que pode ser altamente prejudicial para os negócios.

Há, no entanto, formas de resolver essa situação, como você vem viu no texto acima.

Se o cliente falar fora do horário comercial, o que é bastante comum, o ideal é aderir ao recado para WhatsApp automático, informando o horário de funcionamento da empresa e os dias também.

Para aprofundar a qualidade do atendimento, adote também o chatbot para WhatsApp e assim responda dúvidas simples que o consumidor tiver!

Quer saber mais sobre a plataforma da ChatGuru e dos serviços que oferecemos para melhorar o atendimento das empresas?

Não perca mais tempo e acompanhe as nossas outras postagens falando sobre o que há de mais avançado em inteligência artificial com bots!

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