Conheça a melhor ferramenta de automação para WhatsApp e chatbots

Conheça os principais aplicativos para comunicação com os clientes

O uso de aplicativos de mensagens disparou em popularidade ao longo dos últimos anos. A maioria dos consumidores agora opta por se envolver com as empresas por meio desses canais devido ao seu alcance cada vez mais onipresente. Em um cenário no qual os consumidores têm demonstrado uma preferência pela comunicação através de aplicativos de […]

Giovanna Torreão

28/06/2022

aplicativo

O uso de aplicativos de mensagens disparou em popularidade ao longo dos últimos anos. A maioria dos consumidores agora opta por se envolver com as empresas por meio desses canais devido ao seu alcance cada vez mais onipresente. Em um cenário no qual os consumidores têm demonstrado uma preferência pela comunicação através de aplicativos de mensagens, como as empresas esperam permanecer relevantes se não acompanharem as mudanças de comportamento dos clientes?

Por esse motivo, não deve ser surpresa que um número crescente de empresas esteja aproveitando a onda dos aplicativos de mensagens para se aproximar dos seus consumidores. Plataformas como WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram e entre outros, vieram para simplificar e agilizar a comunicação entre marcas e clientes.

Como alguns desses apps oferecem vários recursos úteis criados especificamente para a comunicação entre empresas e clientes, eles podem ser utilizados em uma ampla variedade de áreas de trabalhos, desde o suporte ao cliente e marketing até as compras online.

Podemos afirmar que esses aplicativos estão transformando e até impulsionando a comunicação das empresas com os clientes a novos patamares.

Nesta publicação de hoje, nós falaremos sobre alguns dos melhores aplicativos de troca de mensagens para empresas engajarem seus clientes, trazendo seus recursos e de que forma eles podem facilitar a comunicação. Confira!

Quais os melhores aplicativos de mensagens para comunicação entre empresas e consumidores?

Com instantaneidade e variedade de funções, os aplicativos de mensagens só fazem crescer em popularidade.

Dificilmente, você encontrará um smartphone que não tenha instalado ao menos um aplicativo que permita troca de mensagens individuais.

Como cada mercado tem suas preferências particulares, bem como cada público-alvo, há uma boa razão para entender um pouco sobre cada APP.

Agora, confira alguns dos melhores aplicativos para trocar mensagens com seus clientes, que mudarão completamente a maneira como a comunicação da sua empresa é feita:

1. WhatsApp

Comprado em 2014 pela Meta – antiga Facebook, o WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular em todo o mundo e soma 2 bilhões de usuários ativos.

Vale destacar que, no Brasil, o WhatsApp é o aplicativo mais usado (54%), o que se passa mais tempo (33%) e o que mais aparece nas telas iniciais dos celulares (54%), de acordo com o estudo “Panorama”, realizado pelo site Mobile Time em parceria com a empresa de soluções em pesquisas Opinion Box.

Quando comparado a outros aplicativos de mensagens, o WhatsApp é visto como mais seguro, pois suporta comunicações criptografadas de ponta a ponta. Além disso, a plataforma é simples de usar e conta com uma série de recursos que agregam valor para empresas e clientes.

As pessoas que desejam usar o WhatsApp precisam ter apenas um número de telefone pessoal, não sendo obrigatório criar uma conta em nenhum serviço de rede social.

WhatsApp Business conta regular
WhatsApp Business conta regular

Além das conversas em tempo real com os clientes, o WhatsApp permite a geração de leads por meio da realização de campanhas Click to Chat através do Facebook e Instagram Ads.

Para a comunicação empresarial, o APP se destaca dos outros por contar com as versões WhatsApp Business e WhatsApp Business API. Ambas foram criadas pensando em facilitar o trabalho das empresas e aprimorar a experiência dos consumidores.

Entre os recursos disponíveis no WhatsApp Business, estão a criação de um perfil comercial, as respostas rápidas, mensagens de ausência e boas-vindas e marcação de contatos.

Por outro lado, a API do WhatsApp Business foi projetada para suprir as necessidades das empresas médias e grandes que desejam se conectar com vários usuários ao mesmo tempo ou transmitir suas mensagens para um grande número de pessoas.

Esta versão permite a customização das soluções conforme a necessidade individual de cada empresa e do seu público. Integração com chatbots, múltiplos atendentes virtuais, funil automático e inteligente e integração com CRMs estão entre as possibilidades do WhatsApp Business API.

https://youtu.be/gTgfeZk8MzY

2. Facebook Messenger

O Facebook Messenger também é bastante lembrado quando se fala em aplicativos para troca de mensagens com os consumidores.O seu grande trunfo é que ele está conectado com o Facebook, a maior rede social do mundo.

Este aplicativo também pode ser usado em uma grande variedade de funções, incluindo suporte ao cliente, marketing e vendas, além de campanhas de geração de leads.

Leia também – WhatsApp ou Facebook Messenger – Qual o melhor sistema de atendimento ao cliente?

3. Telegram

O Telegram é um aplicativo de mensagens que ganhou popularidade devido à sua estrita adesão ao direito à privacidade dos usuários.

Com meio bilhão de usuários ativos, este aplicativo permite o compartilhamento e troca de mensagens, fotografias, vídeos, adesivos e arquivos entre clientes e empresas.

Além disso tudo, também é possível fazer videochamadas com até mil pessoas ao mesmo tempo e fazer compartilhamento de tela.

4. E-mail

Hoje em dia, o e-mail é, sem sombra de dúvida, uma das ferramentas mais tradicionais para manter e cultivar o relacionamento com o cliente. Com os aplicativos de e-mail, torna-se uma forma de contato ainda mais acessível.

Através de servidores de e-mail confiáveis, como Outlook ou Gmail, é possível desenvolver uma série de estratégias de marketing. Um ponto negativo, no entanto, é a sua falta de agilidade na troca de mensagens.

5. Google Meet

Criado pelo Google, o Google Meet é uma plataforma de comunicação por vídeo que se tornou bastante popular a partir de 2020 com a pandemia do novo coronavírus. Para se ter uma ideia, a quantidade de tempo que os usuários brasileiros passam no Google Meet aumentou 20 vezes no ano passado.

Assim, o aplicativo se tornou uma boa alternativa para diversas organizações tecnológicas para a realização de reuniões online. Seja com os seus funcionários quanto com seus clientes pela internet.

6. Discord

Desenvolvida inicialmente para streaming e jogos, o Discord é uma ótima plataforma para contato com clientes.

Bastante popular entre o público mais jovem, o programa já conta com 300 milhões de usuários registrados.

Nele, é possível construir servidores (ou canais) distintos para segregar conversas de determinados clientes, equipes ou projetos. O app permite a troca de mensagens por voz, texto, vídeo, compartilhamento de arquivos e compartilhamento de telas, entre outras possibilidades.

Pode-se ainda usar o Discord para fazer multi-stream e observar as telas de muitos clientes ao mesmo tempo.

Como o ChatGuru pode ser útil para a comunicação da sua empresa?

Para garantir que as mensagens de texto cheguem aos seus clientes sem problemas, é preciso contar com uma ampla gama de recursos na plataforma mais popular do Brasil.

Quando se trata de melhorar o contato com clientes, o software de chat ao vivo fornecido pelo ChatGuru pode ser a ferramenta mais útil e relevante para o seu negócio.

A nossa tecnologia promove um contato bidirecional rápido e fácil, agregando valor às interações rotineiras com os seus consumidores em qualquer escala dentro da sua conta comercial no WhatsApp.

Com a nossa plataforma, a sua empresa terá tudo o que é necessário para uma estratégia de comunicação bem-sucedida. Desde um chatbot que vai lidar com um grande volume de chamados até múltiplos atendentes em um único número de telefone, passando pelo funil automático inteligente.

O ChatGuru permite que sua empresa seja capaz de dar respostas oportunas às perguntas e comentários dos consumidores, fornecendo um atendimento automatizado 24 horas por dia, nos 7 dias da semana, no canal de comunicação favorito dos clientes.

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