Conheça a melhor ferramenta de automação para WhatsApp e chatbots

Conheça as vantagens dos chatbots de WhatsApp para automação do atendimento online e aumento das vendas

Giovanna Torreão

A implantação de soluções tecnológicas foi acelerada nos últimos anos e várias empresas já estão se beneficiando das vantagens dos chatbots. Esse software de conversação é utilizado para melhorar a experiência do cliente, aprimoramento do atendimento e, consequentemente, aumento da receita.

Se você deseja conhecer mais sobre os chatbots, descobrir as vantagens de integrá-lo à conta comercial da sua empresa no WhatsApp e conhecer o que a automação do atendimento pode fazer para aumentar as vendas, confira abaixo:

Por que os chatbots são importantes para o crescimento da receita?

Os chatbots melhoram seu centro de atendimento ao cliente - os chatbots lidam com os problemas dos clientes mais rapidamente, ao mesmo tempo em que aliviam seus funcionários de suporte humano de mais trabalho. Os chatbots também aumentam seu acordo de nível de serviço (SLA) reagindo automaticamente e resolvendo os problemas do cliente.

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Como os chatbots podem ajudá-lo a vender mais?

ENGAJAMENTO 24/7 - Os chatbots possibilitam que sua empresa se conecte com seus clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana. Mesmo quando sua equipe de atendimento não está disponível, você é capaz de entrar em contato com clientes de todo o mundo, oferecer itens e guiá-los pela jornada de compras.

FACILIDADE - Os chatbots operam de forma a não deixar os clientes esperando, respondendo de forma simultânea e instantânea a todos os clientes. Você consegue estar disponível em uma plataforma simples como o WhatsApp, tornando sua marca mais acessível aos clientes.

AUTOMAÇÃO - Os chatbots são capazes de automatizar diversas etapas da comunicação, respondendo perguntas frequentes, realizando pesquisas de satisfação do cliente e fornecendo dados que podem ser utilizados para melhorar o processo de vendas.

O que exatamente são chatbots?

Os chatbots são softwares que atuam como assistentes de conversação que se comunicam com os clientes sem a necessidade de ação humana. Os chatbots se comunicam de forma bastante similar a um humano, melhorando continuamente a experiência do cliente.

Os chatbots podem ajudar as empresas a aprimorar todo o processo de atendimento ao cliente, respondendo automaticamente às perguntas típicas dos consumidores.

Como usar chatbots para automação do atendimento online e aumento das vendas?

1. Automatize seu ciclo de vendas usando chatbots

Como dito anteriormente, os chatbots são softwares de comunicação capazes de engajar os clientes da sua empresa de forma automática, coletando informações importantes e determinando se são clientes em potencial.

Os bots são capazes, inclusive, de guiar os consumidores até a conclusão do processo de venda por conta própria.

O seu agente virtual pode, por exemplo, se comunicar através da sua conta no WhatsApp com os clientes que estão interessados em seus produtos e orientá-los no processo de compra automaticamente.

Os bots são capazes ainda de solicitar informações de contato, como número de telefone, endereço de e-mail, nome, ocupação e mais, para um contato futuro ou uma compra mais tarde.

2. Converta engajamentos em vendas usando chatbots

Mantendo o tom e a imagem da marca, os chatbots podem se comunicar com vários clientes ao mesmo tempo de forma simples e envolvente.

Ao integrar bots na conta comercial da sua empresa no WhatsApp, você estará dando ao público um canal no qual eles podem se sentir à vontade para fazer perguntas, aumentando a interação do consumidor, criando conexões e, consequentemente, convertendo mais contatos em vendas.

3. Use chatbots para manter relacionamentos com clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana

Diferentemente dos agentes humanos, os chatbots não têm horário de trabalho definido nem precisam descansar à noite. Os bots podem oferecer auxílio aos clientes independente do fuso horário, 24 horas por dia, nos 7 dias da semana, tirando dúvidas e orientando os clientes para a próxima compra.

Com os chatbots, é possível manter contato e desenvolver um relacionamento com os clientes e gerar receita a qualquer momento, no horário de maior conveniência de cada consumidor.

4. Use as perguntas frequentes usando chatbots para aumentar as vendas

Os agentes humanos gastam horas de seu trabalho respondendo às mesmas perguntas diariamente. Com os chatbots, é possível automatizar essa etapa da comunicação, suprindo a necessidade dos clientes, mas economizando o tempo gasto com as mesmas perguntas repetidamente.

Uma vez que os chatbots são capazes de responder a perguntas frequentes sobre produtos de forma instantânea, o processo de compra é facilitado para os clientes. Ao mesmo tempo, seu time poderá concentrar as energias e esforços em aumentar as vendas e expandir sua empresa de um ponto de vista mais estratégico e de valor agregado.

5. Venda seus produtos e serviços com chatbots de vendas

As vendas podem ser facilitadas ao desenvolver um chatbot que tenha como objetivo guiar os clientes pela jornada de compra até a efetivação da venda. Dessa forma, é possível projetar um bot que vá deixar os consumidores mais à vontade e que proporcionará uma experiência de compra positiva.

É possível transformar seu chatbot em um assistente virtual de compras que oferece produtos ou serviços relevantes para cada consumidor, em específico, durante a conversa. Ele pode usar dados anteriores e pistas sobre o perfil do cliente para persuadir os clientes a adicionarem mais itens aos carrinhos.

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Use a conversação para impulsionar suas vendas com chatbots da ChatGuru

A ChatGuru é uma empresa que aposta na comunicação como uma forma de aumentar o envolvimento do cliente e as receitas das empresas. 

A solução de chatbot da ChatGuru conta com vários recursos úteis. Conheça:

1. Vá onde seus clientes estão.

O WhatsApp é a plataforma mais popular e amplamente utilizada entre os brasileiros. Durante o dia, o mensageiro é o aplicativo mais aberto, o que se passa mais tempo e o que aparece em mais telas iniciais nos smartphones, conforme pesquisa.

Como resultado, o WhatsApp se coloca como a plataforma ideal para empresas. Você pode tornar a comunicação mais ágil para seus clientes adicionando um chatbot ChatGuru em sua conta comercial do WhatsApp. 

Possível graças a uma API (Application Programming Interface" que significa em tradução livre para o português "Interface de Programação de Aplicativos"), a ChatGuru oferece um chatbot de autoatendimento para o WhatsApp, por meio do qual os consumidores podem obter respostas imediatas às suas perguntas em uma plataforma segura e simples.

2. Aumente o número de leads qualificados gerados e converta-os em vendas

A facilidade da comunicação através das mensagens instantâneas ajuda também no trabalho de coleta e qualificação de leads.

Com os chatbots da ChatGuru, sua empresa conseguirá, de forma automática e sem nenhum esforço, coletar leads e qualificá-los de forma assertiva. No lugar certo, o nosso bot faz as perguntas corretas e encaminha os melhores leads para os profissionais de vendas para acompanhamento.

A nossa plataforma também permite a conexão com um sistema CRM, maximizando as possibilidades da comunicação e o envio de campanhas personalizadas.

3. Aumente a produtividade de seus vendedores

Ao integrar o chatbot da ChatGuru no WhatsApp da sua empresa, você estará aumentando a produtividade dos seus vendedores. Os agentes humanos não precisam mais perder tempo com tarefas simples e repetitivas, que serão supridas pelo bot. 

Com isso, o time de vendas poderá se concentrar em atividades e interações mais críticas, resultando em uma maior produtividade por cliente.

4. Reúna informações

As interações de seus clientes e potenciais clientes com o chatbot da ChatGuru vão render uma série de informações úteis. Esses dados de consumo, comportamento e avaliações são coletadas e enviadas para a nossa plataforma, onde é possível extrair relatórios relevantes. Tudo isso levando em conta os princípios da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Além dos dados coletados por meio das interações, nossos chatbots podem ser configurados para enviar pesquisas de satisfação e solicitações de feedback. Com isso, você se torna capaz de reunir informações diretas dos clientes sobre as experiências com sua organização em diversos pontos de contato.

LEIA TAMBÉM - Pesquisa de satisfação do cliente por WhatsApp: por que é o canal perfeito?

Todos esses dados podem e devem ser examinados. Dessa forma, você poderá descobrir quais são os caminhos de navegação mais populares e o que faz com que seus clientes convertam mais. Bem como o reconhecimento dos momentos de maior evasão.

Com todas essas informações em mãos, sua empresa poderá aprimorar a experiência do usuário e buscar meios de estimular determinados comportamentos do consumidor, além de planejar as próximas etapas de sua estratégia de marketing e vendas.

ChatGuru e o WhatsApp Business

A ChatGuru auxilia sua empresa a desenvolver um chatbot e conectá-lo à sua conta no WhatsApp. Nós desenvolvemos uma plataforma que permite a criação de uma comunicação inovadora, eficiente e personalizada para o seu público e negócio.

Os chatbots do ChatGuru podem ser usados com a conta comercial do WhatsApp da sua empresa para dar ajuda automática para centenas de chats ao mesmo tempo, a qualquer hora do dia ou da noite.

Tudo isso no conforto de um aplicativo que seus clientes já conhecem, no horário de sua preferência e conveniência, proporcionando uma experiência aprimorada ao cliente e aumentando a fidelidade à marca.

Com o ChatGuru, sua empresa pode estabelecer relacionamentos fortes e proativos com os clientes enquanto colhe os benefícios da automação. Conheça mais sobre o ChatGuru e preste um serviço fantástico!

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