Conheça a melhor ferramenta de automação para WhatsApp e chatbots

WhatsApp Business: como funciona e quais são as vantagens?

Um dos aplicativos mais populares do Brasil, o WhatsApp tem 120 milhões de usuários por aqui e está instalado em 98% dos aparelhos, conforme levantamentos da Cuponation e da Opinion Box. Este cenário deixa claro que é difícil fazer negócios sem estar presente na plataforma. Se você ainda não aproveita ao máximo tudo o que […]

Giovanna Torreão

29/11/2021

whatsapp business

Um dos aplicativos mais populares do Brasil, o WhatsApp tem 120 milhões de usuários por aqui e está instalado em 98% dos aparelhos, conforme levantamentos da Cuponation e da Opinion Box. Este cenário deixa claro que é difícil fazer negócios sem estar presente na plataforma. Se você ainda não aproveita ao máximo tudo o que ela têm para oferecer, trouxemos aqui hoje tudo sobre o WhatsApp Business, a versão para empresas do aplicativo. 

Confira!

O que é WhatsApp Business? Quais as vantagens de usar o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é um aplicativo gratuito que foi criado para atender às necessidades das empresas, e está disponível tanto para Android quanto para iOS. Com ele, é possível simplificar a interação entre empresas e clientes através de uma série de recursos. Entre as vantagens da versão para negócios sobre o WhatsApp tradicional está a possibilidade de inserir informações específicas sobre o negócio, bem como automatizar, classificar e responder rapidamente a mensagens. Além, claro, das ferramentas já conhecidas da versão original do app, de enviar e receber mensagens de texto, vídeos, imagens e arquivos.

Como a ferramenta funciona?

Como dito anteriormente, a versão para negócios do aplicativo de mensagens conta com uma série de recursos criados especialmente para ajudar as empresas no contato com os clientes. Abaixo, veja detalhes de algumas das ferramentas disponíveis no WhatsApp Business atualmente:

Perfil comercial:

Uma das principais ferramentas é o perfil comercial. A versão Business do WhatsApp torna possível deixar claro para quem está conversando com você que se trata de um perfil comercial. Isso passa profissionalismo e auxilia os clientes a encontrarem algumas informações básicas – mas importantes – sobre a empresa, como logotipo ou imagem da sua marca; endereço de atendimento da sua empresa; tipo de negócio; descrição detalhada da sua atividade-fim; horário de atendimento; endereço físico e eletrônico da empresa, entre outros.

Link curto

Por meio do link curto você facilita que novos clientes entrem em contato com você de forma rápida. Com este recurso, um link curto é gerado automaticamente e ele poderá ser compartilhado em perfis de redes sociais, e-mails, sites, ou onde sua estratégia preferir. Assim, os clientes e potenciais clientes podem, com um clique, iniciar uma conversa com sua empresa, sem a necessidade de salvar seu contato na agenda.

Estatísticas

A versão para negócios do WhatsApp também permite o acesso a métricas vitais. É possível ver estatísticas e análises a respeito do alcance e engajamento na comunicação entre empreendedor e cliente. Através dele, pode-se saber quantas de suas mensagens foram entregues e lidas de fato; como quantas de suas mensagens foram enviadas, entregues e lidas.

Assim, esta ferramenta pode ser útil, por exemplo, para verificar o sucesso de uma campanha de marketing, bem como ter o controle de tráfego de conversas, tornando possível a avaliação das estratégias de comunicação. 

Mensagem de saudação automática

Também é possível, por meio do WhatsApp Business, a criação de uma mensagem de saudação que os usuários receberão assim que iniciarem uma conversa com sua empresa ou após 14 dias de inatividade. Por meio de uma mensagem instantânea automatizada, sua empresa consegue dar as boas-vindas e apresentar a empresa a um novo cliente potencial, sem atrasos e nem tempo de espera.

Mensagem de Ausente

O WhatsApp Business é capaz ainda de configurar mensagens de ausência. Assim como a saudação automática, é possível mandar uma mensagem personalizada para os clientes que estão tentando se conectar com a sua empresa após o seu horário de trabalho. A ferramenta te dá a possibilidade de escrever uma mensagem personalizada ou enviar seu horário de atendimento. Isso tudo é configurado para que sejam ativados nos intervalos escolhidos.

Respostas rápidas

A ferramenta respostas rápidas foi desenvolvida pensando em ajudar a empresa a responder aquelas perguntas comuns. Por meio das respostas rápidas, você pode salvar e reutilizar as mensagens que envia mais para que possa responder a perguntas frequentes em instantes. 

Catálogos

A função “Catálogos” também está entre os recursos disponíveis no WhatsApp Business. Esta ferramenta permite que a sua empresa mostre seus produtos para que os clientes consigam navegar facilmente e checar aquilo que está disponível. Para cada item do catálogo, você pode adicionar informações, como preço, descrição e código do produto. Seu catálogo funciona como uma vitrine para promover seus produtos e serviços. 

Com este recurso, você não precisa mais enviar cada item, preço e descrição um por um para cada cliente. Agora, tudo fica convenientemente agrupado em sua página do WhatsApp, disponível para todos os clientes e possíveis clientes. 

Rotular contatos

Uma vez que manter a organização no meio de tantos contatos pode ser um pouco complicado para as empresas, o WhatsApp Business conta com a ferramenta de rotular contatos. Com ela, é possível fazer a separação dos seus contatos e categorização com marcadores para fácil acesso. Com isso, você pode manter seus contatos agrupados e organizados, facilitando a pesquisa e a elaboração de estratégias de marketing e comunicação.

Quais são as versões existentes do WhatsApp?

O app de mensagens conta com três versões: a Convencional, a Business e Business API.

  • WhatsApp: a versão convencional do aplicativo é aquela utilizada pela maior parte dos usuários
  • WhatsApp Business: esta é a versão do aplicativo volta para os negócios e que conta com uma série de recursos especiais
  • WhatsApp Business API: a versão Business API do WhatsApp possibilita a automatização da comunicação das empresas e, por exemplo, a integração de um chatbot à conta comercial do WhatsApp

Quais os tipos de contas comerciais que existem no WhatsApp?

Conta regular

A conta regular é um nível padrão, adquirido por qualquer conta criada pelo WhatsApp Business. Com ela, é possível criar um perfil com informações da sua empresa e acessar todos os recursos da versão para empresas. No entanto, o WhatsApp Business ainda não fez a confirmação ou a verificação da sua conta. Ou seja, o aplicativo não garante que aquela conta pertence à marca. A conta comercial regular conta com um ícone cinza com um ponto de interrogação em seu perfil que pode ser visto no aplicativo de quem está conversando com a empresa.

WhatsApp Business conta regular
WhatsApp Business conta regular

Conta confirmada

Na conta confirmada, o WhatsApp já fez a confirmação de que o número de telefone desta conta corresponde realmente ao número de telefone da empresa. Este tipo de conta recebe um ícone cinza com um tique que pode ser visto na visualização do perfil da conta. Ela têm acesso aos mesmos benefícios da conta regular.

Conta oficial

A conta oficial ou verificada é aquela que possui um ícone verde com um tique em seu perfil. Esta conta passou por uma verificação do WhatsApp Business, que comprova que a empresa é realmente a proprietária da conta comercial no aplicativo. Neste tipo de conta, o nome verificado aparece no lugar do número de telefone para todas as pessoas, até mesmo aquelas que não têm o contato da empresa salvo na agenda. A conta também pode utilizar todos os recursos oferecidos pela versão Business do WhatsApp, assim como as contas regular e confirmada.

WhatsApp Business conta oficial conta verificada
WhatsApp Business conta oficial conta verificada

Como ter uma conta comercial oficial ou verificada no WhatsApp?

As contas verificadas são escolhidas pelo próprio WhatsApp através de vários fatores como, por exemplo, se a marca da empresa é conhecida. No entanto, nem todos os critérios são revelados pelo aplicativo de mensagens. Neste ponto, é importante destacar que a verificação em redes sociais como Facebook e Instagram não ajudam no processo de ganhar o selo verde no WhatsApp. 

Como ter uma conta comercial confirmada no WhatsApp?

Se não se pode fazer muito para ter uma conta verificada, é possível pelo menos alcançar uma conta confirmada. Para isso, é preciso responder alguns critérios. São eles:

  • Você só pode confirmar um número de telefone que pertence a você. Para isso, você poderá usar um número de celular ou uma linha fixa (veja como cadastrar uma linha fixa);
  • O número a ser confirmado deve estar apto a receber ligações telefônicas ou mensagens SMS;
  • Você deve desabilitar todos os aplicativos, configurações ou gerenciadores de tarefas que bloqueiam ligações telefônicas;
  • Para confirmar um número de celular, você precisará de uma conexão à internet via Wi-Fi ou dados móveis. Se você estiver fora da área de cobertura (em roaming) ou se o sinal da conexão estiver fraco, o processo de confirmação poderá falhar;
  • Se você deseja confirmar um número de telefone fixo, toque em Me ligue para solicitar uma ligação telefônica para receber seu código de confirmação.

Regras para a Além disso, é preciso cumprir algumas regras na criação do nome perfil comercial, que deve representar o nome da sua empresa ou organização. Assim, para que sua conta possa tornar-se uma conta comercial oficial, certifique-se de que seu nome comercial não apresenta nenhuma destas condições:

  • Todas as letras maiúsculas, exceto em siglas. Apenas a primeira letra de cada palavra pode ser maiúscula, e conjunções devem ser escritas em letras minúsculas. Por exemplo: 

Correto: Padaria Central ou Pastéis e Empadas da Vânia

Incorreto: PADARIA CENTRAL ou Pastéis E Empadas da Vânia

  • Espaçamento extra entre as palavras. Nomes comerciais devem usar apenas um espaço entre as palavras.
  • Pontuação desnecessária
  • Emojis
  • Símbolos (por exemplo: ®)
  • Caracteres não alfanuméricos consecutivos (caracteres que não são números nem letras)
  • Os seguintes caracteres especiais: ~!@#$%^&*()_+:;”‘{}[]\|<>,/?

Além disso, nomes comerciais não podem ser:

  • O nome completo de uma pessoa
  • Um termo genérico (por exemplo: Moda)
  • Uma localização geográfica (por exemplo: São Paulo)
  • Inferiores a três caracteres
  • Incluir qualquer variação da palavra WhatsApp

É importante lembrar ainda que, se a sua conta estiver classificada como “Conta comercial oficial”, fazer a alteração do nome da empresa pode resultar na perda do status como “Conta comercial oficial”. Outro ponto importante é que contas comerciais se aplicam sempre a empresas, nunca a pessoas, mesmo que públicas, diferente, por exemplo, dos critérios de verificação do Instagram, Facebook e Twitter.

Como realizar uma boa estratégia com o app?

Se você está buscando otimizar o trabalho da sua empresa, através do WhatsApp Business API, a ChatGuru permite a integração de um chatbot na conta comercial do aplicativo de mensagens. Assim, você será capaz de responder seus clientes de forma rápida e assertiva, dentro dos melhores padrões de atendimento. 

Os chatbots são plataformas de software interativas bastante valiosas para a automatização de processos de uma empresa e que podem ser utilizadas em estratégias para atrair mais clientes e gerar mais valor. Com eles, é possível criar etapas personalizadas para o seu fluxo de atendimento, baseado no funil de vendas, por exemplo. Assim, você economiza tempo e energia da sua equipe. 

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