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Instagram: Aprenda a elaborar uma estratégia de marketing na rede social

De que forma as publicações da sua empresa no Instagram ajudam nos seus objetivos de negócios? Se você não sabe responder essa pergunta com precisão ou se ainda está buscando uma maneira melhor de comercializar seus negócios na rede social, chegou ao lugar certo. Na publicação de hoje, você descobrirá como melhorar seu marketing no […]

Giovanna Torreão

13/07/2022

instagram

De que forma as publicações da sua empresa no Instagram ajudam nos seus objetivos de negócios? Se você não sabe responder essa pergunta com precisão ou se ainda está buscando uma maneira melhor de comercializar seus negócios na rede social, chegou ao lugar certo.

Na publicação de hoje, você descobrirá como melhorar seu marketing no Instagram com 10 dicas simples, abordando tudo que é necessário para alcançar bons resultados com esta rede social. Confira!

Como criar uma estratégia de sucesso no Instagram

1. Defina seu público-alvo

Para desenvolver uma estratégia de Instagram inteligente, comece entendendo seu público-alvo. Afinal, é mais fácil desenvolver um conteúdo assertivo quando se está ciente das preferências daqueles que compõem seu público.

Então, pode-se começar fazendo uma pesquisa sobre o público do Instagram a fim de se ter uma ideia de quem utiliza a rede social e de que forma.

Então, analise e encontre as principais categorias de clientes que se sobrepõem à sua base de clientes existente.

Uma outra boa dica é fazer pesquisas sobre seus concorrentes e examinar as diferenças entre seus públicos. Além disso, examine os tipos de material que seus consumidores compartilham e com os quais mais interagem.

Todas essas informações podem ajudar a sua empresa a elaborar uma estratégia criativa e assertiva.

2. Estabeleça suas metas e objetivos

Tendo em mente a metodologia SMART – a fim de garantir que seus objetivos sejam específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporal -, é hora de estabelecer as suas metas e objetivos para o Instagram.

O primeiro passo é clarificar os objetivos que você tem para sua empresa e, então, encaixar de que forma o Instagram pode ajudá-lo a atingir esses objetivos.

Já dentro das suas estratégias para o Instagram Business, alinhe seus objetivos com as quatro fases da jornada do cliente.

Conscientização: Aqui, você deve incluir metas que envolvam os indicadores de taxa de crescimento de seguidores, número de impressões de postagens e o número de contas alcançadas

Engajamento: Neste ponto, podemos incluir metas para a taxa de engajamento, calculada com base no número de curtidas e comentários, e para a taxa de amplificação, que tem como base os compartilhamentos

Conversão: Além da própria taxa de conversão, métricas como taxa de cliques e taxa de rejeição estão incluídas nesse aspecto ponto da jornada do cliente. Podemos ainda incluir o custo por clique e o custo por mil impressões quando usamos os anúncios patrocinados

Clientes: Nesta fase, podemos monitorar todas as métricas baseadas nas atividades que os clientes realizam, como a taxa de retenção e a taxa de clientes recorrentes, por exemplo

Com todas as suas metas estabelecidas, é importante fazer o monitoramento das métricas de forma contínua. Assim, você saberá onde seus esforços de marketing devem se concentrar e quando.

3. Aprimore o perfil do Instagram Business

Os usuários do Instagram vão até a sua página para saber mais informações sobre sua empresa e esta é uma ótima oportunidade de conquistá-los com um perfil bem elaborado. Por isso, converta sua conta pessoal em uma conta Business para ter acesso a uma série de recursos especiais. Como a criação de uma loja e acesso a informações cruciais de comportamento dos seus seguidores.

instagram business ChatGuru
Fonte: Instagram

Escreva uma biografia incrível

Você conseguiu que as pessoas chegassem até aqui. Agora, é hora de aproveitar o espaço para chamar a atenção deles e demonstrar os benefícios de seguir seu perfil.

Na hora de elaborar a sua biografia do Instagram, pense que ela deve refletir a voz da sua marca e fornecer uma descrição de sua empresa em poucos caracteres. Confira algumas dicas:

  • Então, seja objetivo, mantenha o texto sucinto e simples.
  • Provavelmente, você vai querer inserir algumas informações diversas. Para deixar visualmente mais organizado, use quebras de linha
  • Os emoticons são permitidos! Quando usado de forma correta, ele pode dar  personalidade para o seu perfil e chamar atenção para informações importantes
  • Aposte no CTA (Call to Action) para incentivar as pessoas a tomarem uma ação, como entrar no seu site, marcar um horário ou checar seu catálogo no Instagram

Ainda no seu perfil, inclua algum link importante para o seu negócio e que faça sentido estratégico. Pode ser o site da sua empresa, sua postagem de blog mais recente, uma campanha em andamento ou uma página de destino especial para os usuários vindos do Instagram. 

Otimize sua foto de perfil

Ao usar o Instagram Business para fins profissionais, é importante manter uma foto de perfil consistente em todas as suas contas de rede social. Isso pode ajudar os seus clientes e potenciais clientes no reconhecimento de marca.

Adicione detalhes de contato

Muitos potenciais clientes vão buscar em sua conta no Instagram uma forma de entrar em contato com a sua empresa. Por isso, facilite a busca deles e inclua seu número de telefone, endereço de e-mail ou endereço físico no seu perfil.

No momento em que adiciona informações de contato ao seu perfil Business do Instagram, o aplicativo gera automaticamente botões relevantes para o seu perfil, como o Chamada, Texto, E-mail ou Como chegar.

Inclua destaques e capas de Stories

Os Stories que você publica podem ficar fixados nos destaques do seu perfil como forma de aprimorar o seu canal de comunicação com os clientes. 

É possível deixar disponível de forma simples perguntas frequentes, vídeos com orientações para uso dos seus produtos ou serviços e até mesmo materiais gerados por clientes satisfeitos.

No entanto, lembre das capas dos destaques, pois elas oferecerão um certo nível de polimento ao seu perfil.

4. Crie um calendário de conteúdo

Agora que você já sabe com quem você irá se comunicar e quais os objetivos da sua empresa com o Instagram Business, é hora de formular uma estratégia para publicação.

O planejamento é a chave para a criação de conteúdos consistentes e não deixará você ser pego despreparado.

Por isso, desenvolva um cronograma de trabalho e de postagem do conteúdo pensado especificamente para o Instagram. Isso vai garantir a otimização do trabalho e o tempo para o desenvolvimento de um material inovador.

Você pode começar esse calendário planejando os eventos importantes para o setor, avaliando os dados de vendas de anos anteriores para determinar a época do ano em que seus clientes começam a se preparar para estes determinados.

Assim, você conseguirá planejar com antecedência e começar cedo a sua divulgação.

Neste ponto, é fundamental destacar o algoritmo. Use-o à seu favor. 

Uma boa dica para aumentar o alcance orgânico é publicar conteúdo durante os momentos em que os usuários estão mais engajados.

O seu perfil no Instagram Business pode ajudar você a monitorar os horários e dias da semana que são mais atraentes para seu público-alvo. Para isso, é só:

1. Ir até seu perfil e escolher a guia Insights

2. Ao lado de Seu público, clique em Ver tudo

3. No final da página, selecione a opção Most Active Times

4. É possível alternar entre as horas e os dias para determinar se um determinado período se destaca

5. Desenvolva a identidade da sua empresa

instagram business content ChatGuru
Fonte: Instagram

O Instagram é uma plataforma visual. Sendo assim, você precisa estabelecer uma identidade visual que seja facilmente identificável pelos seus clientes e potenciais clientes.

A ideia é que eles reconheçam de cara uma publicação da sua marca enquanto rolam pelo Feed do Instagram.

Então, depois de escolher seus temas com base no seu nicho de mercado, desenvolva um estilo visual que permaneça consistente em todas as suas publicações. Neste ponto, podemos incluir uma paleta de cores e uma aparência geral que será prontamente reconhecível para seus seguidores.

6. Compartilhe fotos com boa qualidade

Outro ponto fundamental é a qualidade das fotos. Como dito anteriormente, pela natureza da plataforma, é preciso fotos com uma boa qualidade para compartilhar e chamar a atenção dos seus seguidores.

Por isso, evite fotos com pouca resolução, que não esteja bem enquadradas ou que não diga nada.

7. Crie legendas envolventes

Apesar do Instagram ser principalmente um site visual, você não deve esquecer das legendas.

Os textos que acompanham as fotos ou vídeos têm o poder de contextualizar a imagem, promover o senso de comunidade e confiança, criando uma voz para sua marca.

O importante, no entanto, é que essa voz deve ser consistente em todos os posts. 

8. Aposte em diferentes formatos

O Instagram começou apenas com a postagem de fotos, mas atualmente ele conta com uma grande variedade de formatos, de transmissões ao vivo a Reels, passando pelo carrossel e pelos vídeos longos. Entre eles, podemos destacar dois:

Stories

Todos os dias, mais de 500 milhões de pessoas dão uma olhada no Instagram Stories. Este número é mais que o dobro dos usuários diários do Twitter, que tem uma média de 192 milhões de visitantes por dia.

Além disso, de acordo com as descobertas de uma pesquisa realizada pela Meta em 2018, 58% dos entrevistados se interessaram por uma empresa ou produto depois de vê-lo em um Storie.

Os números não nos deixam ignorar os Stories. Com grande potencial, esta ferramenta é ótima por seu perfil informal e fugaz, e os seus recursos também ajudam na interatividade do seu conteúdo. 

instagram business stories ChatGuru
Fonte: Instagram

Você pode fazer uso dos stickers de enquete ou da famosa caixinha de perguntas para envolver seus seguidores e convidá-los para um feedback de forma fácil e rotineira.

Também é possível postar links nos seus Stories do Instagram para encaminhar seus clientes para o seu site ou WhatsApp, por exemplo.

Outro ponto é que, segundo o Instagram, quando as pessoas interagem com o adesivo de enquete nos anúncios do Instagram Stories, elas gastam 3x mais tempo em um anúncio em comparação com aqueles sem o adesivo de enquete.

Dicas para usar enquetes nos Stories

  1. Convide sua audiência para participar. Para isso, se perguntas que engajem, mas seja conciso e atraente
  2. Use imagens interessantes. Para representar as opções da sua enquete, você deve buscar imagens que deem pistas visuais
  3. Responda com uma mensagem de acompanhamento ou call to action na pergunta da enquete

Instagram Lives

As Lives do Instagram, por exemplo, são uma ótima forma para uma marca se conectar com seus seguidores.

Dicas para Lives do Instagram

  • Dialogue e interaja com o seu público. Você pode fazer isso através de perguntas e respostas, Live Rooms e Media Sharing.
  • Adicione contexto na sua live com um bom título e reintroduza o tópico da live. Afinal, os usuários vão entrar na live em momentos diferentes
  • Promova a sua live com antecedência. Use os Stories para divulgar a sua live para que os usuários não percam a oportunidade por não saberem
  • Salve a sua live para que mais pessoas consigam assistir de forma on demand

Fique atento às atualizações e invista na diversificação dos conteúdos. 

9. Utilize as hashtags

Já que o Instagram não permite pesquisar legendas, o uso de hashtags ajuda a tornar o material que você publica no Instagram mais detectável por potenciais clientes.

É um excelente método para impactar com seu conteúdo usuários que atualmente não o seguem na plataforma.

10. Aproveite os influenciadores do Instagram

instagram business marketing de influencia ChatGuru
Fonte: Instagram

O marketing de influência é uma ótima estratégia para atingir seguidores ativos e dedicados no Instagram.

O ponto mais interessante do marketing de influência é que ele faz uso de nomes que realmente conquistaram autoridade para aquele público de potenciais clientes que uma marca deseja atingir.

Dado o grau de confiança estabelecido entre o influenciador e seu público, o endosso do influenciador funciona como um selo de aprovação da qualidade do produto comercializado. Encontrar o influenciador adequado para o seu negócio pode fornecer acesso a um grande número de clientes em potencial que, de outra forma, seriam difíceis de abordar.

ChatGuru

O ChatGuru auxilia sua empresa a atingir seu público-alvo e fornecer todas as informações que eles desejam de forma rápida e otimizada.

Para automatizar e aprimorar a experiência de seus clientes, nossos chatbots são vinculados à conta comercial do WhatsApp da sua empresa. Assim, seu negócio será capaz de construir uma interação conversacional mais forte, aumentando as taxas de satisfação e fidelidade do cliente.Você está curioso sobre os chatbots da ChatGuru e como eles podem ajudá-lo a gerenciar seu relacionamento com o cliente? Veja como é simples e rápido estabelecer um serviço de automatização em sua organização visitando nossa página de recursos.

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