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MATURIDADE DIGITAL: Conheça os 6 princípios que ajudarão sua empresa a atingir a maturidade digital

As empresas já compreendem a importância da presença digital. Estar online e acessível nas redes sociais já têm seus benefícios conhecidos. O desafio para as equipes agora é aproveitar essa presença, amadurecê-la e utilizá-la em todo o seu potencial. Para atingir a maturidade digital, os negócios precisam traçar um caminho estratégico. Apesar de sabermos que […]

Giovanna Torreão

18/05/2022

maturidade digital

As empresas já compreendem a importância da presença digital. Estar online e acessível nas redes sociais já têm seus benefícios conhecidos. O desafio para as equipes agora é aproveitar essa presença, amadurecê-la e utilizá-la em todo o seu potencial. Para atingir a maturidade digital, os negócios precisam traçar um caminho estratégico.

Apesar de sabermos que a presença digital já era discutida há muitos anos, precisamos admitir que a realidade da pandemia acelerou esse debate, bem como as mudanças a serem feitas.

Com os padrões de consumo transformados drasticamente, os clientes passaram a exigir mais experiências únicas, personalizadas e que atendam às suas necessidades.

Neste sentido, precisamos entender também que a demanda dos clientes é apenas um dos fatores que impulsionam as empresas a buscarem a maturidade digital. O fator financeiro também tem uma grande importância nesta equação.

De acordo com a pesquisa Fast Track to Digital Marketing Maturity, realizada pelo Boston Consulting Group (BCG) em parceria com o Google (2021), as empresas que estão mais adiantadas no processo têm 18% a mais de receita, economizam 29% em custos e podem quadruplicar sua participação de mercado.

No entanto, atingir a maturidade digital é desafiador e requer uma boa estratégia, Sendo assim, na publicação de hoje, nós vamos trazer seis dicas importantes que as empresas devem atender na hora de pensar no caminho que devem percorrer para chegar na maturidade digital.

As dicas são da especialista em Marketing Fernanda Doria. Com uma carreira de 22 anos na área, sendo 12 no Google, Fernanda atualmente é chefe de vendas da Google Customer Solutions.

O trabalho dela é ajudar as grandes organizações e startups de uma ampla variedade de setores a se tornarem mais experientes digitalmente e alcançarem seus objetivos de marketing. 

Quais são os principais elementos a considerar ao transformar sua estratégia de marketing digital para atingir a maturidade digital?

1. Pessoas

Os funcionários de uma empresa têm papel fundamental na transformação digital. Um dos principais segredos para chegar na tão sonhada maturidade digital está nas pessoas que trabalham no seu negócio todos os dias.

São os líderes que acreditam na importância da mudança e que fazem uso da tecnologia de forma estratégica que conseguirão trabalhar para treinar a força de trabalho e, assim, para construir uma cultura corporativa mais ágil e adaptável.

E apenas funcionários qualificados e experientes serão capazes de converter dados e informações em insights importantes para que sua empresa avance rumo à maturidade digital.

Em outras palavras, é fundamental que a empresa compreenda a importância do aprendizado contínuo de seus funcionários e do papel de uma gestão que os incentive a se engajar na transição digital. A consequência é um time consciente da necessidade das melhorias e capaz de trabalhar em conjunto para torná-las realidade.

2. Cultura

No caminho até a maturidade digital você vai se deparar com uma série de erros. É natural e isso faz parte do aprendizado. 

Por isso, para atingir a maturidade digital, é preciso criar uma cultura de procedimentos baseada no “Testar e Aprender”. Essa cultura de aprendizagem deve dar espaço para que funcionários possam ser livres para explorar e crescer.

Com o mundo dinâmico que vemos no digital, é fato que nem sempre o que funcionou no último ano vai funcionar nos próximos. Sendo assim, é importante dar a liberdade para experimentar coisas novas. A inovação é um componente fundamental para que se consiga trilhar o caminho da maturidade digital.

A agilidade também é um ponto importante que você deve incentivar dentro da cultura da sua empresa. E, neste ponto, não estamos falando sobre um método em específico.

A ideia aqui é que, para acompanhar a velocidade dos negócios e a crescente demanda dos consumidores, é necessário fazer escolhas com frequência, das mais sofisticadas às mais básicas.

Neste sentido, integre suas equipes, faça com que interajam entre si, crie uma cultura de experimentação e agilidade. Para que testes sejam realizados e seus resultados sejam compartilhados entre os setores. O compartilhamento de informações e conhecimento só beneficia a empresa e o trabalho dos funcionários, caminhando para a maturidade digital.

3. Dados

Podemos dizer que os dados são uma das maiores riquezas para uma empresa. A forma como você lida com eles, como os coleta, trata e usa vão influenciar em uma série de aspectos dentro do seu negócio e fala muito sobre a maturidade digital.

Em outras palavras, você necessita apenas dos dados adequados para desenvolver insights que ajudarão a organização a prestar o melhor serviço aos seus consumidores.

Ainda segundo a pesquisa realizada pela BCG em parceria com a Google, 9% das empresas usam insights e tecnologia para criar experiências úteis e relevantes em vários momentos da jornada de compra. 

Um ponto que devemos chamar a atenção quando falamos de dados é a transparência. Para garantir que o relacionamento com o seu público seja baseado na confiança e fidelidade, é vital ser transparente sobre como a organização usa as informações coletadas deles.

Os consumidores dão à empresa acesso aos seus dados para que recebam valor em troca. Se eles não veem nenhum valor em fornecer suas informações, facilmente deixarão de fazê-lo. Em seu lugar, vão buscar se engajar com empresas que o fazem.

O estudo Consumers Want Privacy. Marketers Can Deliver, também da BCG com a Google, de janeiro de 2022, conseguiu identificar que, se os consumidores recebiam algo em troca por seus dados – a exemplo de descontos, amostras, cupons e satisfação de garantia -, eles eram mais propensos a aceitar.

Conforme a pesquisa, 1 em cada 3 clientes está disposto a compartilhar seu email sem nenhum incentivo. Com um desconto ou uma amostra grátis, a disposição aumenta três vezes, levando 90% dos clientes a compartilhar voluntariamente seu endereço de e-mail.

Oferecer apenas vantagens, no entanto, não é suficiente. Assim como em várias partes do mundo, a nova legislação brasileira buscou aumentar a conscientização sobre a importância da segurança e privacidade dos dados. Com isso, as empresas passaram a ser obrigadas a pensar e lidar com essa questão.

Diante deste cenário, é preciso contar com um planejamento detalhado para ser capaz de construir relacionamentos personalizados com os clientes, garantindo a adequação de todos os processos e ações de marketing à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Todos na empresa precisam estar comprometidos com o cumprimento das leis.

4. Avaliação

São muitas as maneiras pelas quais seus clientes podem se conectar com sua empresa. Desde as redes sociais e anúncios, passando pela mídia offline e até interações pessoais. Frente a essa realidade, às vezes pode ser difícil avaliar cada uma delas. É aí que entra a mensuração.

Primeiramente, é importante entender que os canais devem agir de forma complementar. Sendo assim, é necessário avaliar e equilibrar a importância de cada um deles na jornada de compra do cliente.

A maturidade digital chega no momento em que você consegue identificar quais fatores influenciam na conversão do cliente e usar tecnologias digitais para ajudar na atribuição de valor para iniciativas de marketing.

Se você não é capaz de saber de fato o impacto das suas ações, corre o risco de depender de seus sentimentos e não de fatos. E isso pode acabar gerando grandes prejuízos.

5. Parcerias

Como falamos anteriormente, o processo de aprendizado de novas habilidades é muito importante para o crescimento da empresa e para a maturidade digital. Também discutimos como é importante o compartilhamento de informações e o papel dos funcionários.

Tendo tudo isso em mente, concluímos que tudo está interligado. As decisões de um setor afetam outros setores.

Por isso, a verdadeira transformação digital e, consequente, maturidade digital está em equipes que trabalham em conjunto com o objetivo de aumentar a eficiência corporativa e, ao mesmo tempo, aumentar o valor do consumidor.

A colaboração é estratégica. No caminho para a maturidade digital, pode ser extremamente benéfico se conectar com outros players do setor, parceiros de tecnologia e fornecedores.

Unindo forças para a colaboração e saindo do isolamento, você conseguirá ter novas perspectivas e possibilidades, importantes para gerar valor em um ambiente global como é o digital.

6. O cliente em destaque

Repita como um mantra: o cliente deve estar no centro. A cultura de centralização no cliente é uma ideia já bastante falada, mas que nem sempre é realmente colocada em prática.

Muitas empresas seguem adotando uma abordagem autocentrada com as suas próprias demandas. Dessa forma, fazer esse ajuste e colocar o cliente no centro é algo desafiador e que requer uma grande mudança na estratégia, mas que fará muito no seu caminho até a maturidade digital.

Colocar o cliente em primeiro lugar nada mais é que dizer que todas as escolhas da empresa, ou pelo menos as mais significativas, são feitas com o objetivo de solucionar problemas e agregar valor à vida dos clientes.

Então, pense para quem você está fazendo seu negócio e reavalie a estratégia.

LEIA TAMBÉM – Confira como construir uma cultura de centralização no cliente na sua empresa

ChatGuru

O caminho para a maturidade digital é feito de pequenos passos. Como vimos aqui, pontos estratégicos da empresa precisam focar nisso para que realmente seja possível avançar e o valor seja criado.

Se você deseja atingir a maturidade digital, a ChatGuru pode ajudar a sua empresa. Nós contamos com uma plataforma de comunicação capaz de escalar o seu atendimento e sua estratégia de marketing e vendas.

Graças a nossa tecnologia, sua organização pode responder de forma instantânea e simultânea, 24 horas por dia, sete dias por semana, a todos os clientes. Tudo isso dentro dos melhores padrões de atendimento e em conformidade com a LGPD.

Ao incorporar um chatbot em seu canal de comunicação do WhatsApp, você pode proporcionar aos seus consumidores uma experiência de conversação fácil e rápida. Eles podem pesquisar informações sobre produtos e fazer perguntas sem ter que esperar horas para que um representante de vendas responda.

Como consequência, você poderá aumentar as conversões, incentivar a fidelidade e a satisfação do cliente.

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