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Google Keyword Planner: o que é e como funciona?

O Google Keyword Planner ajuda a sua empresa a ser encontrada pelos consumidores. Veja como funciona!

Giovanna Torreão

O mundo do marketing de mecanismos de busca pode parecer bastante complexo, mas quem está iniciando esta jornada pode contar com ajuda de um ferramenta bastante poderosa: o Google Keyword Planner.

Gratuita, esta ferramenta permite a pesquisa de palavras-chave que ajudam na elaboração de campanhas. Na publicação de hoje, nós vamos abordar o funcionamento do Google Keyword Planner, desde uma visão geral da pesquisa de palavras-chave até o funcionamento prático, passando pelas razões pelas quais ela é essencial para os esforços de marketing digital orgânico e pago.

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O que é o Google Keyword Planner?

O Google Keyword Planner nada mais é que um planejador de palavras-chave do Google. Gratuita e fácil de usar, essa ferramenta é útil para empresas fazerem pesquisas sobre possíveis palavras-chave que podem ser usadas em campanhas publicitárias.

Na prática, o recurso determina a quantidade de pesquisas mensais projetadas que cada termo obtêm, estimando os custos relacionados à segmentação dessas frases.

Há uma variedade de ferramentas de pesquisa de palavras-chave que podem ser usadas, mas se você já estiver usando o Google Ads, o Google Keyword Planner é uma excelente ferramenta para criar novas campanhas.

Veja alguns exemplos de como Google Keyword Planner pode ser utilizado:

  • Encontrar novas frases para utilizar enquanto procura por qualquer coisa.
  • determinar o número médio de pesquisas que são realizadas em frases a cada mês
  • Ajudando a determinar os gastos
  • Criando formas inovadoras de campanhas publicitárias de busca

Qual é o objetivo de usar o Google Keyword Planner?

A ferramenta Google Keyword Planner foi desenvolvida para ajudar os profissionais de marketing a localizar palavras-chave significativas e a encontrar estatísticas para frases específicas, como volume de pesquisa, nível de concorrência e preço do anúncio.

A pesquisa por palavras-chave em potencial é um excelente primeiro passo a ser dado se você está começando no mundo do marketing de mecanismos de busca. O Google Keyword Planner é uma ferramenta poderosa para aqueles que já estão usando o Google Ads ou querem iniciar a jornada de anúncios de busca na sua estratégia de marketing.

Como começar a usar o Google Keyword Planner?

Para usar o Google Keyword Planner, primeiro você precisará de uma conta no Google Ads e configurar uma campanha publicitária na plataforma.

Feito isto, o Google Keyword Planner oferece duas maneiras de começar: 

  • É possível inserir palavras, frases ou URLs relacionadas ao seu negócio no recurso “Find Keywords” e conferir uma lista de palavras-chave sugeridas.
  • Já se você quiser examinar dados históricos e estimativas de desempenho futuro para suas palavras-chave segmentadas, use o recurso “Get Search Volume and Forecasts”.

Além disso, o recurso Find Keywords pode ser usado para ver o que seus concorrentes estão fazendo em termos de pesquisa de palavras-chave. Para isso, é só usar um URL em vez de uma palavra-chave ou frase, permitindo que você espie e roube palavras-chave que seus rivais usam em seu site com frequência.

Não há recomendações de palavras-chave na opção de Get Search Volume and Forecasts. Como alternativa, ele fornece uma estimativa de quantos cliques e impressões um anúncio com as palavras-chave selecionadas deverá receber no Google Ads. As despesas esperadas, a taxa de cliques e o custo por clique estão todos incluídos.

Como o Google Keyword Planner pode beneficiar sua empresa?

Quando pensando em marketing de mecanismos de busca, a pesquisa por palavras-chave é um dos pontos mais importantes na otimização do seu site e no melhor desempenho  (SEO) na página de resultados do mecanismo de busca (SERP). 

No SEO (sigla de Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca em tradução livre para o português), a pesquisa de palavras-chave e envolve a localização de termos ou expressões comuns associados à sua empresa ou nicho para determinar o que irá classificar melhor a sua marca para o seu público.

É comum que as empresas comecem seus esforços de otimização de mecanismos de pesquisa compilando uma lista de palavras-chave associadas ao seu setor. No entanto, depois de ter essa lista, é necessário a identificação de quais as palavras-chave mais eficazes para cada uma de suas campanhas e páginas do site.

O processo de pesquisar palavras-chave específicas com ajuda do Google Keyword Planner fará com que seu time entenda melhor a demanda por essas palavras-chave, além de compreender a dificuldade de competir por esses termos nos resultados de pesquisa orgânica e patrocinada. Uma vez que se tenha uma visão realista da concorrência, é muito mais fácil elaborar uma estratégia de esforços de otimização para obter uma classificação mais alta na página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP).

A pesquisa por palavras-chave vai servir de munição para sua equipe de marketing através de uma ampla variedade de formas pelas quais as pessoas estão procurando itens ou informações nos resultados da pesquisa. Além disso, pode ajudá-lo a ter novas ideias de conteúdo e mantê-lo atualizado sobre a terminologia mais recente usada nos negócios.Isso permitirá que você adeque melhor seu conteúdo ao seu público.

Descobrindo novas expressões

Quando você inicia seu projeto, usar o Google Keyword Planner é uma excelente ferramenta se você não tem ideia de como iniciar a pesquisar palavras-chave para seus sites.

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Por exemplo, se você escolher um termo de pesquisa mais amplo, como "calças femininas", o Google Keyword Planner fornecerá sugestões de palavras-chave e frases relacionadas.

Também é possível começar com um conjunto maior de palavras-chave e receber mais recomendações. No entanto, é melhor evitar ser extremamente específico ou excessivamente geral ao inserir seus termos. É preferível começar com uma frase mais específica, como "calças femininas pantalona", do que começar com um termo mais geral, como "calças femininas".

Descubra as pesquisas mensais

Com a ferramenta Google Keyword Planner, é possível ver quantas pessoas pesquisam por um determinado termo mensalmente. O número de pessoas que pesquisam uma palavra a cada mês, em geral, aumenta proporcionalmente com o grau de generalidade do termo.

É de extrema importância estar atento à frequência com que as pessoas pesquisam as palavras-chave associadas ao seu setor, pois não é ideal usar expressões que ninguém está procurando. Entretanto, também não é bom utilizar aquelas que tenham um volume de buscas extremamente alto, já que esses tipos de termos tendem a ser mais competitivos também.

Por isso, além de descobrir quais frases de pesquisa as pessoas usam com mais frequência ao procurar determinados itens ou informações, leve em conta as especificidades da sua estratégia de marketing.

Descubra os custos das palavras-chave

Na hora de elaborar uma estratégia de marketing, você também deve levar em consideração o custo médio das palavras-chave que deseja segmentar com sua campanha. Com o  Google Keyword Planner, fica mais simples o processo de decisão pois ele mostra preço para que seu anúncio seja exibido nas pesquisas.

Diante da concorrência, os custos geralmente aumentam em uma proporção diretamente proporcional ao número de pesquisas mensais realizadas. Por outro lado, se você tiver uma média mensal de tráfego de pesquisa menor, o valor também deve ser menor. No entanto, existem exceções a depender do setor.

Desenvolvendo novas estratégias de marketing

O Google Keyword Planner foi desenvolvido especificamente para uso com o Google Ads e, por isso, facilita bastante a criação de novas campanhas.

Assim, você pode criar uma campanha especificando um orçamento recomendado ou um orçamento diário personalizado. Depois que sua campanha for implementada, você poderá revisá-la facilmente do início ao fim em um local conveniente clicando na opção "Ferramentas e configurações”.

Muitas empresas integram seus esforços de publicidade paga com suas iniciativas de otimização para mecanismo de pesquisa (SEO) para obter o máximo de tráfego para suas palavras-chave mais importantes de ambos os tipos de estratégias de marketing. E o Google Keyword Planner também é uma ferramenta fantástica para fazer pesquisa de palavras-chave e planejar campanhas de SEO

ChatGuru

A tecnologia pode ser uma ótima aliada se você quiser expandir sua abordagem de atendimento e vendas usando o WhatsApp. A integração da conta da sua empresa com um chatbot permite melhorar a eficiência da sua equipe e evitar a perda de uma transação por atraso no atendimento.

Sua empresa pode fornecer respostas imediatas sete dias por semana, 24 horas por dia, graças a essa tecnologia. E tudo isso é feito mantendo os mais altos níveis de atendimento ao cliente e gastando muito pouco dinheiro.

Com um chatbot, você pode fornecer aos clientes uma maneira simples e rápida de entrar em contato com sua empresa pelo WhatsApp. Quando eles têm uma consulta, eles não precisam passar horas pesquisando ou esperar que um profissional de vendas responda. Como resultado, suas taxas de conversão tendem a aumentar e seus clientes estarão mais propensos a recomendar sua empresa a outras pessoas.

Usando a API do WhatsApp Business, o ChatGuru possibilita a integração de um chatbot na conta pessoal do WhatsApp de uma empresa para aumentar a eficiência. Seus clientes poderão contatá-lo com rapidez e confiança, e você poderá atender às suas necessidades com os mais altos padrões.

Para atrair mais consumidores e fornecer mais valor, os chatbots podem ser utilizados para automatizar as atividades de uma empresa usando a nossa plataforma de software interativa. É possível desenhar um fluxo de atendimento baseado no funil de vendas utilizando essas ferramentas. Isso significa que sua equipe economiza tempo e esforço.

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