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Automação de marketing com o ChatGuru: o que é e benefícios

Da criação de leads até a compra guiada, os chatbots do ChatGuru oferecem às empresas uma quantidade infinita de opções para expandir sua presença no mercado

Giovanna Torreão

O marketing automatizado está mudando a capacidade de engajamento das empresas. Com ajuda dos chatbots, agora é muito mais fácil para as marcas interagir com um grande número de clientes e possíveis novos clientes. A eficiência obtida com o uso dessa solução tecnológica abre as portas para que os negócios potencialmente conquistem ainda mais consumidores.

Da criação de leads até a compra guiada, os chatbots do ChatGuru beneficiam praticamente todos os setores da economia, incluindo varejo, viagens, imóveis, educação e saúde, para citar alguns. Por isso, nos últimos anos, um número crescente de empresas começou a usar chatbots em suas operações diárias. Eles oferecem às empresas uma quantidade infinita de opções para expandir sua presença no mercado.

O uso de chatbots em seu plano de marketing traz diversos benefícios e, aqui, nós vamos listar alguns dos mais importantes!

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O que é automação de marketing?

Usando o software do ChatGuru, tarefas do marketing digital, como enviar campanhas e atualizar as ofertas podem ser automatizadas. Por isso, a solução de automação de marketing do ChatGuru viabiliza que campanhas novas e bem planejadas produzam ótimos resultados.

Na prática, o trabalho de um chatbot de marketing do ChatGuru é automatizar o diálogo de marketing para incentivar uma ação comercial valiosa. Ele atinge esse objetivo fazendo perguntas e respondendo em tempo real às preferências específicas de cada cliente, o que por sua vez os motiva a caminhar pelo funil de vendas até a conversão.

Um grande número de consumidores pode se comunicar e ser convertido por um chatbot de marketing no WhatsApp, o aplicativo mais usado entre os brasileiros. As principais funções de um chatbot de marketing são fornecer assistência aos clientes, personalizar suas interações, fornecer recomendações e impactar os resultados dos negócios.

Os profissionais de marketing podem usar a automação de marketing do ChatGuru para desenvolver jornadas personalizadas que proporcionam ao consumidor uma experiência única e consistente.

Estas jornadas desenvolvidas na plataforma ChatGuru podem fornecer conteúdo oportuno e relevante para o público adequado, a fim de estabelecer e manter um nível de confiança com esses consumidores, o que acabará levando ao aumento das vendas.

Quais são os benefícios de usar um software de automação de marketing?

A automação de marketing com o ChatGuru pode ser benéfica para sua empresa de várias maneiras, independentemente do tamanho de sua operação. Inclusive, vale destacar que as pequenas e médias empresas têm uma chance maior de permanecer competitivas e relevantes se adotarem a automação de marketing.

Não é apenas o fato de que a automação de marketing liberará seu pessoal de fazer tarefas monótonas. A experiência do consumidor, bem como a quantidade de tempo e dinheiro gasto em marketing por sua equipe são aspectos que a solução do ChatGuru visa otimizar.

Agora, confira uma lista de alguns dos benefícios do uso de um software de automação de marketing:

1. Economia de tempo e aumento da produtividade

Através da tecnologia ChatGuru, é possível planejar campanhas com antecedência, o que economiza tempo que poderá ser usado para outras responsabilidades.

Além disso, a tecnologia da automação permite que seu pessoal de marketing se concentre em outras tarefas de valor agregado, como criar novas táticas e colocar esses planos em ação, o que, por sua vez, melhora a produtividade.

2. Escale a capacidade de comunicação

Dados de uma pesquisa realizada pela Gallup revelam que um cliente totalmente engajado é responsável por, em média, 23% do Share of Wallet (SOW), lucratividade, receita e crescimento de relacionamento em comparação com o cliente médio.

Em contraste, um cliente ativamente desengajado representa um desconto de 13% nessas mesmas medidas. Em suma, quando os clientes acreditam que estão obtendo mais de um negócio, eles dão mais a ele.

De acordo com a análise da Bain & Company, os clientes que se envolvem com empresas por meio das redes sociais gastam de 20% a 40% mais dinheiro com essas empresas do que com outros clientes. Eles também demonstram ter um compromisso emocional mais profundo com as empresas, concedendo-lhes uma pontuação média de 33 pontos maior do Net Promoter (NPS), uma medida comum de fidelidade do cliente.

Os números mostram que, como parte de uma estratégia mais ampla de engajamento do cliente, as redes sociais não só podem, como devem ser usadas como uma ferramenta de marketing, vendas, serviços, insights e retenção eficaz e econômica. Através dos chatbots do ChatGuru, o seu potencial pode ser escalado dentro do aplicativo mais popular entre os brasileiros.

Os chatbots do ChatGuru oferecem uma excelente oportunidade para as empresas envolverem os clientes em grande escala. O nosso software envolve seus clientes de maneira proativa para gerar conversões benéficas para sua empresa.

A comunicação online com os clientes é facilitada por bots de marketing, que podem ser encontrados através de atalhos em sites, aplicativos móveis e plataformas de mídia social. Eles atraem os consumidores para uma conversa no WhatsApp fornecendo atenção rápida a eles, orientando-os por meio da experiência de compra, respondendo a consultas e recomendando produtos que resultam em vendas.

3. Tom de voz consistente

Quando as suas iniciativas de marketing são automatizadas elas trabalham de forma coesa, garantido que o tom de voz da sua marca seja consistente em todas as interações com os clientes.

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4. Compile os dados que foram coletados sobre seu público

Os chatbots de marketing do ChatGuru fornecem a capacidade de coletar informações sobre seus clientes e potenciais clientes. Quando um cliente interage diretamente com sua empresa, ele gera uma série de dados cruciais e de comportamento.

Na prática, tanto os consumidores fornecem informações específicas durante interações individuais com o representante virtual de sua empresa, como você pode usar o bot para saber dados demográficos, contato e ter uma melhor noção de quais são realmente os desejos de seus clientes, bem como ter uma real noção do comportamento do seu público.

Em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o chatbot de marketing do ChatGuru oferece a capacidade de coletar todas essas informações, o que permite personalizar a experiência do usuário, automatizar o remarketing direcionado, fazer pesquisas de mercado para novos produtos e serviços e obter insights.

Na tentativa de ampliar a atratividade do seu negócio, o feedback dos clientes sobre suas áreas de interesses e experiência proporcionada também podem ser enviadas através dos chatbots do ChatGuru.

Embora o e-mail ainda seja muito usado para distribuição de pesquisas de satisfação, ele vem perdendo lugar. O relatório Gestão da Experiência do Cliente no Brasil, produzido pela Track, em 2021, descobriu que as pesquisas de satisfação enviadas por e-mail tiveram a menor taxa de resposta de todas as tecnologias estudadas (34%). Segundo Track, o WhatsApp tem a melhor taxa de resposta (50%), superando o Widget em sites e aplicativos que tinham apenas 40%.

5. Personalize seu chatbot para atender às necessidades dos seus clientes

Por meio do uso de um sistema orientado por dados, o sistema de automação de marketing do ChatGuru também oferece a capacidade de direcionar suas mensagens com um maior grau de especificidade. A personalização dá a capacidade de oferecer uma experiência única para cada cliente individual, aumentando a fidelidade do cliente e a receita da empresa.

Os dados declarados são muito importantes quando se trata de personalizar um serviço para cada cliente único. Com o auxílio do marketing de chatbot, toda a experiência do consumidor pode ser mais individualizada.

ChatGuru, o software de automação que faz tudo por você

O software de automação de marketing ChatGuru permite automatizar facilmente campanhas de marketing no WhatsApp, o aplicativo mais usado pelos brasileiros. Com a nossa plataforma, a partir de uma plataforma com uma interface amigável, é possível ter uma visão completa da interação da sua marca com os clientes no canal, o que permite a segmentação dos consumidores e criação de campanhas de marketing específicas.

Entre em contato com o nosso time para saber como o uso da automação de marketing pode ser benéfico para sua empresa!

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