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Veja como escalar o atendimento ao cliente sem comprometer a qualidade com o ChatGuru

As empresas devem estar sempre em evolução. Rapidamente, uma estratégia que antes parecia bem equilibrada pode começar a parecer insuficiente. A tecnologia é a chave para não ser pego de surpresa e escalar a sua capacidade de atendimento ao cliente, sem comprometer a qualidade. Com o ChatGuru, é possível multiplicar sua função de suporte mantendo […]

Giovanna Torreão

10/07/2022

atendimento ao cliente

As empresas devem estar sempre em evolução. Rapidamente, uma estratégia que antes parecia bem equilibrada pode começar a parecer insuficiente. A tecnologia é a chave para não ser pego de surpresa e escalar a sua capacidade de atendimento ao cliente, sem comprometer a qualidade.

Com o ChatGuru, é possível multiplicar sua função de suporte mantendo um alto nível de assistência, de forma fluida e sem a necessidade de grandes esforços.

Na publicação de hoje, vamos entender como isto é possível!

Por que escalar o atendimento ao cliente?

Antes de chegarmos na solução de dimensionamento, é importante que tenhamos uma sólida compreensão das muitas circunstâncias que podem resultar na necessidade de dimensionar o serviço dentro da sua empresa.

A seguir estão alguns dos sinais de que é preciso aumentar o bom atendimento ao cliente:

Novos clientes: Mesmo que nada mais mude, a expansão natural de uma empresa pode resultar em um aumento no número total de clientes e, consequentemente, de chamados no atendimento ao cliente.

Horários de atendimento extras: É possível que a manutenção da qualidade do atendimento ao cliente signifique que seu suporte esteja disponível por mais horas do dia.

Esse pode ser o caso se, por exemplo, seus clientes estiverem localizados em diferentes partes do mundo ou também como uma forma de proporcionar a comodidade para que seu público se comunique com sua marca a qualquer hora, mesmo horário comercial normal.

Incentivar mais conversas: introduzir suporte VIP, fornecer assistência a todos os clientes de forma proativa ou adicionar gerenciamento de contas são exemplos de movimentos da empresa que podem resultar em aumento da demanda no atendimento ao cliente.

Especificando a qualidade do atendimento ao cliente

Quando você expande seus negócios, é possível que sua ideia do que constitui “serviço excelente” precise mudar. As métricas e objetivos de sucesso para uma empresa de poucos clientes não funcionam tão bem quando eles começam a se multiplicar. Da mesma forma, os indicadores de qualidade são outros.

No livro “What Got You Here Won’t Get You There”, Marshall Goldsmith mostra que as táticas e rotinas específicas que contribuem para o nosso sucesso inicial são frequentemente as mesmas que nos impedem de obter ganhos adicionais.

Em outras palavras, para aumentar com sucesso uma equipe de suporte ao cliente, é possível que sua empresa precise de novos hábitos e estratégias mais assertivas, que sejam eficazes em um tamanho maior.

O desafio está em encontrar novas técnicas que possam substituí-las com sucesso, mantendo as qualidades fundamentais de uma experiência de cliente de alta qualidade.

Se você ainda não tem certeza sobre o que constitui uma experiência positiva e onde deve mirar, saiba que mais de 80% dos clientes brasileiros acreditam que a capacidade de concluir suas transações rapidamente, a disponibilidade de opções convenientes de pagamento e a prestação de serviço amigável são componentes essenciais.

Outro ponto de atenção é que quase metade dos brasileiros afirma que, após apenas um contato desagradável com o produto ou serviço de uma marca, eles não comprarão mais dessa empresa. Os resultados são da pesquisa realizada pela PWC Brasil, intitulada “Experiência é tudo”, e fornecem evidências conclusivas que relacionam a qualidade do atendimento ao cliente com a satisfação e a fidelidade.

A boa notícia é que empregar pessoas extras é apenas uma das ferramentas disponíveis para escalar o atendimento ao cliente. Com ajuda da tecnologia, é possível aumentar a capacidade da sua empresa, sem a necessidade de grandes investimentos. 

Neste sentido, o ChatGuru é a ferramenta ideal para ajudar a sua empresa nesta jornada. A nossa plataforma conta com os melhores recursos para fazer com que a sua empresa seja capaz de desenvolver um alto padrão de qualidade que seja consistente e escalável.

Três estratégias para escalar o atendimento ao cliente com o ChatGuru

Seja o que for que impulsione a necessidade de aumentar o atendimento ao cliente, você precisará de um método para propriamente escalar a capacidade da sua empresa. Após definir o que constitui uma excelente experiência no setor de atendimento ao cliente, como vimos anteriormente, é hora de ir para a prática:

1. Ofereça comodidade para os seus clientes para atingir um maior público

É essencial para a expansão e sucesso contínuo de sua empresa proporcionar comodidade e praticidade à sua clientela. Um dos passos mais importantes nesse processo é escolher o canal de comunicação que trará os melhores resultados.

Setenta e cinco por cento dos participantes pesquisados ​​como parte do Business Messaging Research Study do Facebook (2020) relataram interesse em poder se comunicar com empresas da mesma maneira que fazem com seus amigos e familiares por meio de mensagens de texto.

Portanto, é bastante evidente que o WhatsApp é a ferramenta de mensagens perfeita para usar ao fazer negócios. O aplicativo pode ser encontrado em quase todos os celulares do Brasil (98%) e 86% das pessoas por aqui fazem uso frequente dele. Além disso, possui funções que foram desenvolvidas pensando no marketing.

Através do WhatsApp Business API, você poderá atender o cliente em um contexto conversacional que seus clientes já conhecem e com facilidade se integrar a tecnologia desenvolvida pelo ChatGuru com a conta comercial do WhatsApp que sua empresa mantém.

O objetivo do ChatGuru é simplificar e personalizar as interações entre as marcas e seus clientes para que você alcance ainda mais pessoas.

2. Expanda sua base de conhecimento e suas opções de autoatendimento

Se você fornecer ao seu público uma experiência de usuário despretensiosa e objetiva, poderá aumentar a possibilidade de formar uma conexão de longo prazo com a sua marca. 

O autoatendimento, no contexto desta discussão, refere-se a dar aos clientes a capacidade de procurar respostas para suas perguntas de forma independente. O suporte que os consumidores podem obter por conta própria, sem a necessidade de pedir assistência de um agente humano, é o tipo de suporte mais escalável de todos.

Ao instalar a ferramenta do ChatGuru em sua conta comercial no WhatsApp, você será capaz de engajar-se com os clientes de forma automatizada, permitindo a eles o acesso a um suporte apropriado exatamente quando eles precisarem, o que economiza muito tempo para todos os envolvidos.

Os chatbot do ChatGuru são um software projetado para engajar os clientes de forma similar a um agente humano através de texto. Clientes e prospects vão se sentir como se estivessem conversando com um representante genuíno da sua empresa enquanto interagem com o chatbot do ChatGuru.

A nossa solução tecnológica compreende as solicitações dos clientes e dá respostas o mais precisas possível. Na prática, o programa de computador interpreta a mensagem do usuário, depois pesquisa em seu próprio banco de dados e, em seguida, dá uma resposta ao problema ou à consulta que o usuário fez.

A tecnologia do ChatGuru está sendo usada por várias empresas para automatizar diversas partes da comunicação com os clientes.

Os chatbots do ChatGuru podem ajudar em muitos aspectos dos esforços de comunicação e marketing de uma empresa. Gerenciar as diversas etapas do funil de vendas, bem como responder a consultas, divulgar conteúdo, qualificar leads e lidar com muitas outras tarefas.

3. Otimize o trabalho da equipe que lida com o atendimento ao cliente

Não importa quão talentosas sejam as pessoas que compõem a sua equipe, se o número de clientes começar a crescer, será necessário cada vez mais otimizar o tempo deles para que sejam capazes de acompanhar o ritmo e fornecer um atendimento ao cliente consistentemente excelente.

Com o ChatGuru, é possível dar os recursos necessários para tornar o trabalho dos seus funcionários mais eficiente e produtivo.

Entre as possibilidades da plataforma está o agendamento de mensagens. Através dele, o atendente pode programar o envio de uma mensagem para o cliente em uma determinada hora e data, sem precisar estar online naquele exato momento.

Uma vez agendado, nosso programa entregará automaticamente a mensagem ao chat na hora marcada. O sistema é projetado para lidar com o processo.

O funil inteligente e automatizado do ChatGuru é outro recurso exclusivo. Esse funil permite que os usuários acompanhem o andamento de uma conversa dentro do WhatsApp desde o momento em que ela começa até o fechamento.

Os chats inseridos no funil de vendas do ChatGuru podem ser usados para rastrear onde os clientes estão no processo de vendas, fornecendo informações sobre a porcentagem de leads que estão prontos para receber uma cotação, o número de clientes que desistiram e o número de leads que acabaram tornem-se clientes pagantes.

Sua equipe pode ainda salvar as soluções para as perguntas mais frequentes através da ferramenta respostas rápidas. Ao mesmo tempo em que eles poderão responder a essas dúvidas com muito mais agilidade, usando apenas um atalho, é possível tornar essas respostas mais compreensíveis, sucintas e padronizadas, aumentando significativamente seu efeito. 

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