Conheça a melhor ferramenta de automação para WhatsApp e chatbots

ChatGuru: Como usar a tecnologia na sua estratégia de comunicação com o cliente

À medida que mais clientes migraram para o online devido à pandemia, as empresas foram forçadas a mudar significativamente a experiência do cliente. O aplicativo de mensagem WhatsApp, o mais usado pelos brasileiros, ganhou um lugar de destaque na comunicação entre marca e público. Neste cenário, o ChatGuru ajuda as empresas a atender melhor aos […]

Giovanna Torreão

15/08/2022

chatguru

À medida que mais clientes migraram para o online devido à pandemia, as empresas foram forçadas a mudar significativamente a experiência do cliente. O aplicativo de mensagem WhatsApp, o mais usado pelos brasileiros, ganhou um lugar de destaque na comunicação entre marca e público. Neste cenário, o ChatGuru ajuda as empresas a atender melhor aos requisitos de seus exigentes clientes ao longo de toda a jornada de compra.

Para ajudar as organizações a melhorar a satisfação do cliente, construir conexões mais fortes com o cliente e acelerar o desenvolvimento, o ChatGuru conta com uma série de ferramentas que permite otimizar o trabalho dos agentes humanos e aumentar a capacidade de comunicação da sua empresa.

Entre os poderosos recursos da nossa plataforma, está o chatbot, software que responde rápida e automaticamente às dúvidas mais frequentes de seus clientes em grande escala.

Na publicação de hoje, nós vamos abordar de que forma a tecnologia do ChatGuru pode ajudar na sua estratégia de comunicação a fim de melhorar a experiência de seus clientes e aumentar a produtividade da sua equipe de suporte. Confira!

Como o ChatGuru ajuda na sua comunicação empresarial?

1. Chatbots oferece resoluções instantâneas

Para manter a alta satisfação do cliente e aumentar as taxas de conversão, é necessário oferecer praticidade e reduzir o tempo de resposta. Enquanto um agente humano só pode responder a uma pergunta por vez, o chatbot do ChatGuru pode responder a todas as perguntas dos clientes simultaneamente e em tempo real.

Tudo isso em um canal simples – o WhatsApp – e com o qual o seu público já tem familiaridade. A edição de 2020 da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box identificou que o WhatsApp está instalado em 99% dos smartphones em operação no Brasil.

Na prática, quando um consumidor vai até a página da sua empresa no aplicativo e faz uma pergunta, os chatbots do ChatGuru usam sua base de conhecimento e perguntas frequentes para responder de forma consistente e mantendo os mais altos padrões de atendimento em questão de segundos. Mesmo diante do aumento da demanda, a tecnologia ChatGuru ajuda uma empresa a manter sua capacidade de resposta.

Importante lembrar que nossos bots podem ser configurados para lidar com vários aspectos do processo de comunicação, dependendo das necessidades e requisitos específicos de sua empresa e de seus clientes. Desde pesquisas de satisfação até geração e nutrição de leads, os bots potencializam e escalam a sua estratégia de comunicação.

2. O atendimento ao cliente está disponível 24 horas por dia em sua empresa

A conexão contínua e irrestrita com o consumidor é possível com o uso dos chatbots do ChatGuru. Dessa forma, seu negócio está sempre disponível para fechar negócios, mesmo que seus atendentes humanos não estejam lá.

As taxas de conversão são diretamente influenciadas pela capacidade dos consumidores de se engajarem no momento e no local mais convenientes para eles. Sendo assim, o chatbot é uma poderosa ferramenta para intervir se sua equipe não estiver disponível para responder a perguntas e oferecer suporte, guiando o público pelo funil de vendas até a conversão.

No caso de receber consultas complexas que precisam de assistência humana, o chatbot do ChatGuru pode ser programado para encaminhar aquele cliente para um representante. Se ninguém estiver disponível no horário, o bot é capaz de lhe dizer quando um representante entrará em contato. Dessa forma, um membro da equipe pode responder imediatamente após o retorno, em vez de fazer o consumidor esperar sem informação.

3. Os chatbots estão sempre em evolução

Quando se trata de fornecer um excelente serviço aos seus clientes, a tecnologia está sempre em evolução. O ChatGuru permite o monitoramento fácil da performance do chatbot.

A partir de um relatório personalizado, sua empresa poderá avaliar em um só lugar os pontos de aprimoramento do serviço prestado. Certifique-se de que as respostas do seu chatbot estão funcionando bem, mantendo-se atento à quantidade de chats que ele consegue atender.

Para refinar a maneira como seu bot responde, utilize perguntas que seus consumidores já fizeram ou que você prevê que eles farão. E preste atenção ao número de vezes que uma determinada resposta responde corretamente à consulta de um cliente, identificando as respostas com baixo desempenho que você precisa alterar.

4. Você pode personalizar as campanhas para diferentes tipos de clientes

A plataforma ChatGuru permite personalizar campanhas, dependendo de onde o cliente se encontra no funil inteligente de vendas. A partir da interação dos consumidores com o bot e agentes humanos, dados são coletados e levados para o sistema, que automaticamente o categoriza em uma posição do funil.

Com as campanhas, é possível, com uma única ação, realizar automaticamente várias ações. Por exemplo, você pode enviar mensagens, adicionar tags, avançar no funil de vendas e assim por diante.

Fornecer comunicações especificamente adaptadas para atender ao contexto de seus clientes é uma maneira eficaz de ajudá-los e incentivá-los até a conversão.  É enviar a mensagem certa, na hora certa.

5. Sua equipe tem mais contexto sobre cada cliente

O ChatGuru possibilita uma percepção mais completa dos seus clientes através de poderosas ferramentas e da coleta de dados cruciais.

Na nossa plataforma, é possível definir campos personalizados que podem ser usados ​​para aprimorar a comunicação, ajudar as organizações a entenderem melhor o comportamento de seus clientes e maximizar o tempo dos seus funcionários.

Esta “ficha de cadastro” do chat permite que o usuário insira informações pessoais, como e-mail e número de documentos, sobre o contato, que não podem ser associadas a tags. Todos os agentes que tiverem acesso ao chat, também terão acesso a essas informações, facilitando e agilizando o atendimento. 

Vale destacar que os dados solicitados do cadastro podem ser personalizados, sendo pedido aquilo que é importante para a realidade da sua empresa. Tudo em conformidade com a LGPD.

As anotações internas são outro recurso importante para tornar o atendimento mais ágil. Essas mensagens internas ficam salvas dentro da conversa com o contato, visíveis apenas para os usuários da conta, a fim de destacar informações relevantes e evitar que o cliente precise se repetir.

Sua equipe pode ter uma visão completa da jornada de cada cliente com tudo registrado na plataforma do ChatGuru. É possível acompanhar o progresso da sua empresa e ver como a equipe pode ajudar cada cliente em sua própria jornada individual para conversão.

Seus agentes também devem utilizar esses dados e histórico de conversas para entender melhor os requisitos do público e garantir que a consulta original seja tratada corretamente, sempre que entrarem em contato com a empresa novamente.

Os dados da jornada do cliente podem ainda fornecer informações importantes sobre possíveis métodos para aumentar as suas taxas de conversão e qualificação de leads, por exemplo.

6. Uma experiência de usuário consistente é criada

O último benefício de usar a tecnologia do ChatGuru para atendimento e suporte ao cliente é que ela pode ajudá-lo a criar uma experiência de cliente consistente. Toda a informação coletada junto com a automação dos chatbots permite que sua empresa forneça um alto nível de serviço. Além disso, os chatbots são bastante precisos e os erros são reduzidos drasticamente, tornando essa consistência ainda mais forte.

ChatGuru

Por meio do uso de ferramentas e chatbots para WhatsApp, o ChatGuru auxilia as empresas a atender melhor seus clientes, estabelecendo relacionamentos mais significativos e aumentando sua receita com uma estratégia de comunicação mais precisa.

Você poderá interagir com seu público-alvo e forma a tornar sua empresa mais inovadora, bem-sucedida e personalizada, sem deixar de atender aos requisitos estabelecidos pela LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

A tecnologia oferecida pelo ChatGuru também pode ser integrada aos sistemas de gestão de relacionamento com o cliente (CRM), o que tornará ainda mais eficaz a operação de sua empresa.

Com o ChatGuru, sua organização tem a capacidade de projetar e gerenciar um chatbot do WhatsApp exclusivamente adaptado para atender às demandas e expectativas de sua empresa e de seus consumidores.

Entre em contato com nossa equipe de especialistas para saber mais informações sobre a plataforma ChatGuru e peça um orçamento!

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