Conheça a melhor ferramenta de automação para WhatsApp e chatbots

Conheça as vantagens de contar com o funil automático e inteligente do ChatGuru

O módulo funil é um modelo estratégico separado por estágios, que estrutura de forma visual toda a jornada de um cliente

Bruna Oliveira

Ao conhecer a jornada dos clientes com a marca, uma empresa tem a possibilidade de entender melhor cada consumidor e desenvolver estratégias de marketing mais assertivas, que podem acarretar em mais vendas para o negócio. Uma forma de ter acesso a essas informações de um chat é com o funil automático e inteligente do ChatGuru.

O módulo funil é um modelo estratégico separado por estágios, que estrutura de forma visual toda a jornada de um cliente. 

O nosso software permite que ele seja utilizado para acompanhar o andamento de diversos procedimentos de uma empresa, como: vendas, suporte, consultas, atendimento, envio de produtos e muito mais.

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Quando um consumidor é inserido no funil do ChatGuru, a marca consegue, por exemplo, registrar em qual etapa de vendas o cliente se encontra e, com isso, obter uma métrica dos consumidores que estão para receber orçamento, os que desistiram e os que fecharam a venda.

A nossa plataforma ainda permite que uma empresa, além de definir o nome do seu funil, escolha quantas etapas ele terá e como serão chamadas. Um funil simples para vendas, por exemplo, pode conter etapas, como: atendimento, orçamento enviado, negócio fechado e perdido.

Abaixo, entenda melhor sobre o sobre o modelo estratégico e como ele pode ajudar o seu negócio a vender mais..

Funil de vendas o que é?

O funil de vendas é uma estratégia de marketing essencial para qualquer tipo de negócio. O modelo mostra toda a jornada do cliente, que vai do primeiro contato com a marca até a concretização da venda.

Isso significa que com o funil do ChatGuru o time de vendas de uma empresa consegue montar estratégias para atrair, converter, vender e fidelizar clientes, já que poderá identificar os níveis de maturidade dos consumidores em relação à decisão de compra.

A ferramenta é chamada de funil de vendas porque, geralmente, muitas pessoas são captadas no início do processo de vendas, mas poucas efetuam a compra do produto ou serviço.

Quais são as etapas do funil e para que servem? 

Topo do funil

O topo do funil de vendas está ligado a descobertas, pois é nessa fase que o chat não tem certeza do que está buscando e qual é o seu problema, no entanto, entende que há algo para ser resolvido.

Como nesta etapa normalmente a empresa lida com visitantes, ela deve oferecer materiais ricos que os eduquem na tentativa de convertê-los em leads e fazê-los andarem pelo funil. Exemplos desses conteúdos são artigos, dicas, e-books e outros.

Meio do funil

Nesta etapa, a empresa já deixa de lidar com um visitante e passa a ter um relacionamento com um lead. Isso porque o visitante já reconheceu o seu problema através dos materiais compartilhados pelo negócio e passa a considerar uma solução para o contratempo.

É nesse momento que a marca deve apresentar dicas e técnicas que possam ajudá-lo. No entanto, é preciso ficar atento para não passar a mensagem de que você deseja apenas vender seus serviços. 

É preciso que você deixe claro que seu objetivo é auxiliá-lo, pois assim você consegue estabelecer uma relação de confiança, que irá ajudar quando o lead estiver qualificado para passar para a próxima etapa.

Fundo do funil

Na última etapa do funil, o lead já está pronto para tomar uma decisão de compra. Esse, então, é o melhor momento para abordá-lo para uma venda e mostrar como os seus serviços podem ajudá-lo a solucionar seu problema.

Após esse processo de construção de autoridade sobre o assunto e confiança, é possível que a marca feche negócio e conquiste um cliente.

Conheça o ChatGuru

O ChatGuru é um software de sistema de gerenciamento de WhatsApp, que dispõe de diversas ferramentas capazes de ajudar uma empresa a oferecer um atendimento ao cliente com excelência e desenvolver estratégias de marketing.

Nossas soluções contam com várias facilidades, como permitir que várias pessoas acessem um só número de WhatsApp, que atendentes trabalhem em sistema de rodízio e possam enviar emojis, mensagens de voz, agendar mensagens e outras.

Quando o assunto é marketing, além do funil, também é possível ter acesso a relatórios personalizados, que ajudam a entender melhor os clientes e permitem que estratégias sejam criadas com base nos dados fornecidos pela ferramenta.

Quer conhecer mais vantagens? Fale com nosso time de atendimento agora mesmo e saiba como o ChatGuru pode ajudar o seu negócio a crescer.

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