Existem diversas abordagens para começar a vender pela internet. Algumas empresas iniciam suas carreiras no mundo do comércio eletrônico com a criação de um site próprio, outras optam pelos marketplaces e há ainda aquelas que recorrem aos aplicativos de vendas. As possibilidades são muitas.
Na publicação de hoje nós vamos falar sobre os aplicativos de vendas. Esta alternativa tem como uma das suas principais vantagens o fato de que não é necessário que você tenha uma loja online para começar a vender.
Comportamento do consumidor X aplicativos de vendas
A pesquisa Panorama – Uso de apps no Brasil, realizada pela Opinion Box e Mobile Time, perguntou aos clientes o contexto em que eles usam os aplicativos na hora de se comunicar com empresas. Podemos destacar a solicitação de informações, suporte e compras de produtos entre os usos mais comuns. Confira a tabela:
Fonte: Panorama Mobile Time/Opinion Box – Uso de apps no Brasil
Uma pesquisa realizada pela All iN | O Social Miner on Social Commerce também chegou a várias conclusões interessantes sobre consumo e aplicativos:
Antes de fazer uma compra, 76% dos clientes fazem pesquisas de produtos em plataformas de redes sociais. Surpreendentes 56% dos consumidores visitam essas páginas apenas para ler o feedback deixado por outras pessoas sobre o produto. Dito de outra forma, todo o processo de venda, desde a procura de um produto até a efetivação da compra, agora é feito online.
Quais os melhores aplicativos de vendas?
1. WhatsApp
Consolidado como o aplicativo mais popular entre os brasileiros – está presente em 99% dos celulares -, o WhatsApp é um tipo de serviço de mensagens instantâneas com um amplo potencial de uso e se destaca como um dos principais aplicativos de vendas.
De acordo com a pesquisa Managing customer conversations at scale with the WhatsApp Business API, da Sanuker, 68% dos entrevistados consideraram o WhatsApp o método mais fácil de entrar em contato com uma empresa. Ao mesmo tempo, 64% dos usuários disseram que era improvável ou muito improvável fazer o download do aplicativo de uma marca.
Como resultado, fica claro que o WhatsApp é uma das ferramentas mais fáceis de usar e úteis disponíveis, tanto para quem está começando quanto para quem já tem experiência na área.
A plataforma conta com duas versões desenvolvidas especialmente para as empresas. A primeira, o WhatsApp Business, conta com uma série de ferramentas, que vão desde mensagens de saudação até a divulgação de catálogos de produtos e o uso de carrinho de compras.
Já o WhatsApp Business API permite a personalização das soluções e a criação de diversos recursos com ajuda de provedores confiáveis, a exemplo do ChatGuru. A nossa plataforma permite a integração de um chatbot na sua comunicação pelo aplicativo, além de uma série de ferramentas que otimizam o trabalho dos seus atendentes.
2. Instagram
Com grande apelo estético, o Instagram tem um grande público no Brasil e, por isso, surge entre os aplicativos de vendas mais importantes. A base de usuários do aplicativo por aqui só não é maior que a dos Estados Unidos, segundo resultados da pesquisa realizada pela Opinion Box no ano de 2021.
O levantamento mostrou ainda que 84% dos brasileiros acessam regularmente sua conta, 82% seguem ao menos uma marca ou empresa e 55% dizem que já compraram um produto que um influenciador digital mencionou ou usou. O aplicativo também é usado por 16% para a promoção de marcas, produtos e serviços próprios.
Assim como o WhatsApp, o Instagram também está sempre lançando novas ferramentas que ajudam no trabalho das equipes de marketing e vendas.
Considere o recurso de compras no Instagram, por exemplo. Os clientes têm a capacidade de exibir e vender seus itens dentro do aplicativo no contexto de uma loja digital, onde outros usuários podem fazer compras.
É uma oportunidade fantástica para as empresas anunciarem seus produtos por meio de publicações no feed e Story, dando aos seguidores a oportunidade de clicar e comprar os produtos divulgados. Os clientes não precisam sair do aplicativo para concluir uma compra usando esse método.
Um outro fator interessante do Instagram está nas métricas. Dentro da plataforma, é possível acompanhar e analisar taxas de alcance, impressões, interações e até mesmo visitas. Também é possível criar publicações patrocinadas definindo o público que se deseja atingir, por exemplo.
No perfil da sua empresa no Instagram, pode-se inclusive colocar o link direcionando os clientes e potenciais clientes para uma conversa no WhatsApp, onde ele poderá saber mais sobre a sua marca e finalizar a compra.
3. Facebook
O Facebook foi o principal impulso para a ascensão das redes sociais como conhecemos hoje. Ao longo dos últimos anos, a plataforma ampliou o escopo de seus produtos para incluir ferramentas de marketing e vendas. Usando o Facebook Marketplace, as empresas agora têm a capacidade de anunciar e vender produtos e serviços dentro do aplicativo.
Se você não tiver um link direto de pagamento, é possível direcionar o cliente para uma conversa no WhatsApp, onde ele pode finalizar a compra.
4. Hotmart
A Hotmart é diferente de outros marketplaces e aplicativos de vendas, pois se concentra em fornecer informações em vez de produtos físicos reais. Os principais atores dessa plataforma são as pessoas que desenvolvem material e as pessoas que promovem esse conteúdo.
Enquanto é responsabilidade de um produtor criar e disponibilizar seu próprio conteúdo, um afiliado é responsável apenas pela divulgação e venda desses conteúdos fornecidos por terceiros.
5. Mercado Livre
Com 52 milhões de visitantes mensais, o Mercado Livre é um dos e-commerces mais populares da América Latina. O aplicativo oferece uma solução para quem deseja montar uma loja online em questão de minutos, com domínio próprio, layout personalizado e sistema de pagamento.
6. Marketplaces
Antes de fazer uma escolha de compra, os consumidores investigam uma série de produtos comparando seus preços, características e vantagens. Uma solução para ampliar o alcance da sua marca e aumentar a probabilidade de compra é aproveitar o mercado. No meio digital, você vai encontrar uma seleção diversificada de marketplaces que pode ajudar o seu negócio.
Apesar das taxas que são deduzidas de cada transação, os marketplaces são consideradas ótimas opções porque geralmente investem em marketing, o que, por sua vez, traz um número substancial de novos clientes.
É possível que essa seja uma alternativa interessante para aumentar a familiaridade das pessoas com sua marca. Encontre a melhor plataforma que atenda às suas necessidades e faça uma análise de custos antes de iniciar as vendas.
Como gerenciar as vendas nos aplicativos?
Agora que você conheceu os melhores aplicativos para se estar e divulgar seus produtos ou serviços, você pode estar se perguntando como é possível gerenciar tantas transações e conversas.
O ChatGuru está à sua disposição para manter uma presença ativa online sem dor de cabeça. Através da integração da nossa plataforma com a sua conta comercial no WhatsApp, é possível encaminhar clientes de todos os outros aplicativos para engajar-se com a sua empresa, aumentando o conhecimento sobre sua marca e promovendo nos negócios.
A tecnologia do ChatGuru conta com uma série de ferramentas que vão beneficiar os clientes e seus funcionários. Dos chatbots até as respostas rápidas, a nossa plataforma conta com uma série de soluções que se adequam às necessidades da sua empresa e dos seus clientes.
Ao integrar o ChatGuru com sua conta de WhatsApp, você se torna capaz de tirar dúvidas, dar informações, oferecer suporte e guiar pelo funil de vendas 24 horas por dia. Os nosso chatbots podem ser configurados para diversos casos de uso, como geração e nutrição de leads, envio de campanhas personalizadas, atendimento pós-venda, entre tantas outras possibilidades.
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