Conheça a melhor ferramenta de automação para WhatsApp e chatbots

WHATSAPP BUSINESS: WhatsApp testa atalho para facilitar pedidos no APP

Desta vez, o WhatsApp está desenvolvendo um atalho para direcionar os consumidores diretamente da janela do chat para a tela de pedidos da empresa. Veja como!

Giovanna Torreão

O WhatsApp é uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil, podendo ser encontrado instalado em quase todos os dispositivos móveis do País (98%). Devido a sua popularidade, o aplicativo evoluiu para se tornar um meio essencial para as empresas fazerem negócios com seus clientes. Segundo pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, 76% afirmam que se conectam com empresas usando o aplicativo WhatsApp.

Além da sua popularidade, um outro fator torna o APP uma  ferramenta altamente eficiente para uso nos negócios. O investimento da plataforma em melhorias pensadas para tornar a experiência muito mais fácil para as empresas e seus clientes.

Desta vez, o WhatsApp está desenvolvendo um atalho para direcionar os consumidores diretamente da janela do chat para a tela de pedidos da empresa. O novo recurso da plataforma promete facilitar a vida das empresas de entrega e delivery.

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Por enquanto, apenas os usuários do Android que estão inscritos no Programa Beta do Google Play para WhatsApp podem testar o novo recurso.

De acordo com o site especializado em fornecer atualizações para o WhatsApp, WABetaInfo, o novo atalho que vai facilitar pedidos de delivery pode ser encontrado na versão beta 2.22.9.12 do aplicativo.

Essa atualização da versão beta do WhatsApp indica que a novidade deve estar disponível para todos os usuários em uma futura atualização.

Em um post publicado no último dia (6) , WABetaInfo destacou que o plano é que a funcionalidade seja incorporada na gama de recursos do chat, simplificando a comunicação dos usuários do WhatsApp Business.

O que é o WhatsApp Business? Como o WhatsApp Business funciona?

O WhatsApp Business é uma versão gratuita do WhatsApp que foi desenvolvida para atender às necessidades das empresas e pode ser baixada para uso em dispositivos móveis com Android ou iOS.

A plataforma agiliza a comunicação que ocorre entre as empresas e seus clientes, fornecendo uma série de ferramentas diferentes.

A capacidade de inserir informações especializadas sobre a empresa, bem como a capacidade de automatizar mensagens de saudação e ausência, categorizar e responder rapidamente às mensagens, estão entre os benefícios que a edição empresarial do WhatsApp tem sobre a versão padrão do WhatsApp.

Tudo isso além dos recursos com os quais os usuários já estão familiarizados desde a primeira edição do aplicativo, como o envio e recebimento de mensagens de texto, vídeos, fotos e arquivos.

LEIA TAMBÉM - Como passar de uma conta pessoal para uma conta comercial do WhatsApp

Como posso fazer pedidos direto do WhatsApp?

Na versão beta do WhatsApp, o atalho para fazer pedidos fica disponível no menu dentro da própria janela do bate-papo - representada por um clipe nos celulares Android e pelo símbolo + nos dispositivos iOS.

São poucos os passos para fazer um pedido direto do WhatsApp de um produto, mercadoria ou serviço. Confira:

  1. Primeiro, é preciso entrar na conversa com a conta comercial da loja onde a compra será feita
  2. Junto da barra de texto, clique no ícone de anexo ou clipe
  3. Em seguida, clicar no atalho "pedir", que fica em verde e é representado pelo ícone de uma comanda
  4. Em seguida, você será direcionado para a página "criar pedido" do negócio
  5. Lá, você poderá navegar pelas opções, selecionar os itens desejados, escolher a forma de pagamento e, por fim, enviar a solicitação de compra

É importante destacar que, por ainda estar em processo de desenvolvimento, a ferramenta ainda não está visível para todos, nem mesmo para todos os usuários de teste do beta, e não há uma data prevista para o lançamento do atalho.

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Fonte: WABetaInfo

Função catálogo

Enquanto o novo atalho do WhatsApp não chega, é possível seguir fazendo os pedidos na plataforma com ajuda do catálogo. Esta funcionalidade permite que sua empresa exponha seus itens de forma fácil na sua conta comercial.

Na hora de montar o catálogo da sua empresa, você pode adicionar várias informações importantes a cada item, incluindo o preço, uma descrição e o código do produto.

Seu catálogo serve como uma área de exibição para clientes em potencial dos produtos e serviços disponíveis. Os clientes apreciarão a facilidade com que podem ler o catálogo, que pode ter listagens de até 500 itens diferentes.

Tudo fica organizado em um só lugar no seu perfil do WhatsApp, onde pode ser visto e consultado por todos os seus clientes e potenciais consumidores.

Além disso, os consumidores têm a possibilidade de escolher um produto ou serviço, tirar dúvidas sobre ele e até compartilhá-lo com amigos, o que aumenta o número de potenciais clientes que estão expostos aos seus produtos e serviços.

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Vale destacar que a funcionalidade está disponível apenas para os usuários da versão Business do mensageiro.

Leia também - CLICK TO CHAT WHATSAPP: o que é e como criar anúncios de clique para WhatsApp

Como fazer um catálogo?

Criar um catálogo no aplicativo WhatsApp Business requer apenas alguns passos simples. 

Primeiramente, para incluir um item ou serviço em seu catálogo, escolha "Mais opções" no menu suspenso e vá para "Configurações" e "Ferramentas de negócios".

Em seguida, selecione "Catálogo" no menu. Para gerar um catálogo, escolha "Adicionar item" no menu suspenso, pressione o sinal de mais e, finalmente, selecione "Adicionar fotos".

Depois disso, vá em "Galeria" para começar a carregar fotos do seu dispositivo móvel. Depois, toque em "Câmera" para capturar uma foto usando seu dispositivo.

Você tem a capacidade de fazer upload de até dez fotos para cada produto. Inclua o nome do produto ou serviço e preencha as áreas rotuladas como "preços", "descrição", "link" e "código do produto ou serviço".

Para finalizar, escolha "Salvar" no menu.

Pagamentos no WhatsApp

O catálogo é compatível com um outro recurso do WhatsApp. O "Pagamentos no WhatsApp" ou "WhatsApp Pay" permite o envio e recebimento de dinheiro dentro do app.

Vale destacar que a ferramenta funciona mesmo para quem não tem um aplicativo bancário convencional baixado no dispositivo móvel.

Os interessados ​​em usar o WhatsApp Pay para fazer transferências, pagamentos ou enviar e receber dinheiro precisam, primeiro, fazer o registro de um cartão de débito de uma empresa parceira no Facebook Pay.

É importante observar que não haverá cobrança de taxas para transferências feitas por WhatsApp ou Facebook. No entanto, podem surgir taxas de uso entre bancos diferentes.

Integração do WhatsApp com chatbots

A tecnologia é a solução para empresas que estão se expandindo e pensando em novos métodos para melhorar suas operações. 

Usando a Interface de Programação de Aplicativos (API) que o WhatsApp fornece para empresas, é possível vincular um chatbot à sua conta comercial do WhatsApp.

Este software de mensagens possibilita a automação de tarefas e aumento da capacidade de uma empresa dar respostas rápidas e de alta qualidade aos seus consumidores. É a escalabilidade do seu atendimento, sem grandes investimentos.

Os chatbots são capazes de replicar a fala humana por meio de processamento de dados, o que permite que eles tenham conversas com clientes, guiando-os pelo funil de vendas, fornecendo respostas e soluções para problemas.

Como resultado da automação das etapas de suporte ao cliente, vendas e engajamento, os chatbots possibilitam que as empresas tenham presença online 24 horas por dia, sete dias por semana, para fechar negócios e envolver clientes.

Assim, você poderá direcionar a atenção de sua equipe para os trabalhos que precisam de estratégia e preparação, aumentando a produção dos seus times e otimizando processos.

ChatGuru

O ChatGuru disponibiliza uma plataforma para a construção de chatbots sob medida para o seu negócio, mantendo o atendimento humanizado, que vai te auxiliar na automatização de mensagens no WhatsApp Business.

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Ao se conectar a uma plataforma de Customer Relationship Management (CRM), a tecnologia oferecida pelo ChatGuru oferece um nível adicional de eficiência aos procedimentos realizados por sua empresa.

Além disso, todos os dados coletados no ChatGuru por meio das interações de seus clientes são armazenados em um sistema que permite a extração periódica de relatórios que podem ser totalmente adaptados às necessidades do negócio.

Essas informações, quando examinadas, podem levar a insights que levarão ao aprimoramento da experiência do usuário, o que facilitará o planejamento das fases subsequentes de sua estratégia de marketing e vendas.

Entre em contato com nossa equipe para obter mais informações sobre o ChatGuru!

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