Conheça a melhor ferramenta de automação para WhatsApp e chatbots

Como funciona o Americanas Marketplace? Veja como vender em 4 sites de uma só vez

Muitas marcas estão abandonando seus investimentos em plataformas convencionais de e-commerce em favor de marketplaces

Giovanna Torreão

Embora o número de pessoas que compram online esteja crescendo rapidamente há alguns anos, a pandemia acelerou a tendência e o comércio eletrônico se expandiu a taxas nunca antes vistas. Devido a essa rápida mudança, os consumidores agora esperam mais facilidade, personalização e variedade em suas experiências de compra online.

Forçados a se adaptar às mudanças nas preferências de seus clientes, um modelo de mercado para atender à crescente necessidade de compras online fáceis, versáteis e acessíveis está se consolidando. Muitas marcas estão abandonando seus investimentos em plataformas convencionais de e-commerce em favor de marketplaces.

Muitos comerciantes online já existentes estão fazendo a transição para os marketplaces como uma estratégia de crescimento. Na prática, essa alternativa tem uma barreira de entrada relativamente baixa e é altamente escalável para novas empresas. 

Conheça o melhor sistema de Automação Para WhatsApp, o ChatGuru!

Na publicação de hoje, vamos falar sobre a diferença entre marketplaces e lojas online e vamos explicar como vender no Americanas Marketplace, uma das plataformas mais populares no Brasil, e que permite a venda em quatro sites com um único cadastro. 

Confira!

Marketplace x loja online

Um marketplace é um ponto de encontro para compradores e fornecedores realizarem transações comerciais online. Na prática, o proprietário do marketplace é responsável por intermediar a relação entre consumidores e vendedores. Isso é feito através de uma plataforma onde vários fornecedores podem anunciar e vender seus itens em troca de uma parte dos lucros.

Por outro lado, o termo “loja online" refere-se a uma empresa singular que vende seus próprios itens na internet. A empresa proprietária do site e dos produtos também é responsável por todo o marketing, bem como pelas operações diárias do negócio. Os proprietários de sites de comércio eletrônico de fato possuem as coisas que vendem, mas os proprietários de marketplaces não necessariamente. 

Como funciona o Americanas Marketplace?

Ao utilizar a plataforma Americanas Marketplace, o vendedor poderá anunciar e comercializar seus produtos em quatro plataformas de e-commerce: Americanas, Americanas Empresas, Submarino e Shoptime. A plataforma atua como mediadora entre o vendedor e os clientes.

Quais são as vantagens de vender na Americanas Marketplace?

A grande vantagem da Americanas Marketplace é sua extensa base de clientes e o grande número de visitas diárias, o que permite aumentar a visibilidade do seu negócio, dá credibilidade e oferece oportunidades adicionais para fazer vendas.

Entre os mais populares da internet, os sites que integram a Americanas Marketplace contam com um volume total de tráfego anual superior a um bilhão de visitantes e 49 milhões de compras.

Aqueles que optam por vender através da plataforma também obtêm benefícios nas áreas de crédito, remessa, logística, marketing, tecnologia da informação e educação. Todos esses serviços colaboram para aumentar as vendas e ampliar o escopo de seus respectivos empreendimentos.

A inscrição em um dos sites da Americanas Marketplace constitui inscrição para todos eles?

Exatamente, você só precisa se cadastrar uma vez para ter acesso para vender em todas as plataformas, que incluem Shoptime, Submarino, Americanas e Americanas Empresas.

Quem pode vender itens pelo Americana Marketplace?

No Americanas Marketplace, você encontra lojistas de todas as categorias e tamanhos, representando uma enorme gama de diferentes tipos de empresas. Distribuidores, empresas, integrantes do setor de varejo como um todo, incluindo marcas online e offline, e os MEIs. Todos são elegíveis para se inscrever na plataforma e exibir anúncios nela.

É permitido vender produtos digitais no Americanas Marketplace?

Ainda não é permitido vender produtos digitais no Americanas Marketplace. São aceitos apenas produtos físicos.

Posso vender no Americanas Marketplace mesmo sem ter minha própria loja virtual?

Sim! Os comerciantes podem aproveitar a estrutura da própria plataforma e vender no Americanas Marketplace sem nunca ter que configurar sua própria loja online.

Como começar a vender no Americanas Marketplace?

Para disponibilizar seus produtos aos clientes e começar a vender no Americanas Marketplace é muito simples, basta preencher um breve formulário de cadastro. Quando um consumidor fizer um pedido, você será notificado para concluir a transação, enviar uma fatura e, em seguida, entregar o pacote ao fornecedor de envio.

Quais os requisitos para vender no Americanas Marketplace?

Os únicos requisitos são:

  • Ter um registro de CNPJ, CNAE ou Sintegra (com exceção do MEI, que é isento de registro estadual)
  • Contar com uma conta corrente vinculada ao CNPJ cadastrado para recebimento dos pagamentos de suas vendas
  • Ter um Capital Social igual ou superior a R$ 1 mil
  • Fazer a emissão de nota fiscal eletrônica ou em separado para todos os produtos vendidos. MEI é a única exceção a esta regra
  • Vale destacar que parceiros sem Certidão Negativa de Débitos (CND) vão ter as vendas limitadas

O Americanas Marketplace é um programa de afiliados?

O Americanas Marketplace não é um programa de afiliados. Ao contrário de um programa de afiliados, que só permite que você promova e venda os itens de outra empresa, os sites do Americanas Marketplace permitem que você anuncie e venda seus próprios produtos.

O que é a Universidade Americanas Marketplace?

A Universidade Americanas Marketplace consiste em vários programas diferentes que visam ajudar os parceiros fornecedores a crescerem e se desenvolverem. Por lá, é disponibilizada uma ampla seleção de conteúdos em diversos formatos para promover as vendas e melhorar a eficiência da loja. É possível acessar treinamentos ao vivo e gravados, programas no YouTube, e-books e publicações no blog e redes sociais.

É preciso emitir nota fiscal? De que forma posso fazer isso?

A emissão de nota fiscal é imprescindível para vender no Americanas Marketplace. Além de entregar as informações fiscais, esse documento serve como registro da transferência de um produto de uma empresa para outro CNPJ ou pessoa física. Assim, cada transação precisa ser acompanhada de uma nota fiscal. É necessário encaminhar uma versão digital da nota fiscal para o consumidor.

Conheça o melhor sistema de Automação Para WhatsApp, o ChatGuru!

Caso você seja um Microempreendedor Individual (MEI), será preciso emitir a nota fiscal avulsa (NFA) ou a nota fiscal eletrônica (NF-e). Se sua empresa está na categoria de Microempresa (ME) ou superior, é obrigatória a emissão da nota fiscal eletrônica (NF-e).

Um ponto importante a se destacar aqui é que, de acordo com a Resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional nº 94/2011, o Microempreendedor Individual (MEI) não é obrigado a emitir notas fiscais para o cliente final, a não ser que ele exija.

Entretanto, a nota fiscal é um requisito obrigatório de cadastro na Americanas Marketplace. Sendo assim, só serão aceitos na plataforma os MEIs que emitirem notas fiscais.

Meu pedido de registro foi rejeitado. Porque?

Sua solicitação para se tornar um membro do Marketplace da Americana pode ser rejeitada se determinados requisitos não forem atendidos. Nesses casos, você pode enviar um e-mail para [email protected], explicando detalhadamente o ocorrido e informando o número do seu CNPJ.

É preciso pagar algo para me cadastrar e anunciar meus produtos no Americanas Marketplace?

O cadastro e a divulgação dos produtos no Americanas Marketplace é gratuito. Ou seja, não há investimento inicial para fazer parte da plataforma. 

No entanto, é cobrada uma comissão por vendas que varia entre 12% e 19%, conforme o seu departamento.

Quando serei pago pelas vendas feitas e de que forma?

O pagamento dos valores referentes às vendas é realizado quinzenalmente, nos dias 1 e 15 de cada mês ou no próximo dia útil, se esses dias forem feriados ou finais de semana. O depósito é feito na conta corrente que você forneceu durante o processo de registro. A data de pagamento é contada a partir do dia em que o pedido foi entregue ao transportador, mas é feita apenas depois que a entrega é confirmada para o cliente.

Os consumidores podem parcelar as compras no Americanas Marketplace? Nesses casos, como é feito o pagamento para os vendedores?

Apesar dos clientes terem a possibilidade de parcelar os valores dos produtos comprados, os vendedores recebem a quantia total das compras parceladas, com desconto da comissão calculada com base no valor do produto e do frete.

Como cadastrar produtos no Americanas Marketplace?

Como funciona a entrega de produtos pelo Americanas Marketplace?

Os vendedores parceiros do Americanas Marketplace contam com o Americanas Entrega, uma solução de logística que visa deixar mais fácil o envio dos produtos comprados nos sites.

No entanto, é importante destacar que, para serem enviados através desse modelo, os itens devem se enquadrar em alguns requisitos. Confira:

  • Custar até R$10.000
  • Peso inferior a 30 kg
  • Ter dimensões de até 90 cm na largura (L), altura (A) ou comprimento
  • A soma de L + A + C não pode ultrapassar 200 cm

Os itens que estiverem fora desses requisitos devem ser enviados por conta própria. 

ChatGuru

O ChatGuru é uma ferramenta poderosa para empresas que priorizam as necessidades de seus clientes ao longo do processo de vendas e desejam proporcionar uma experiência única e memorável a cada um deles.

A plataforma de comunicação do ChatGuru permite que você aumente seus esforços de atendimento ao cliente e marketing/vendas com facilidade. Nossa tecnologia possibilita que sua empresa forneça serviços 24 horas por dia, sete dias por semana, ao seu público. Tudo isso em conformidade com a LGPD e os melhores padrões do setor para um excelente atendimento ao cliente.

Ao integrar um chatbot ao canal do WhatsApp, você pode oferecer aos seus clientes uma forma rápida e fácil de conversar com sua empresa. Os clientes não precisam esperar que um vendedor responda às suas perguntas ou conclua sua pesquisa de produtos.

Sua equipe de vendas humana pode, portanto, concentrar-se nos aspectos mais promissores e complexos. Como consequência, sua taxa de conversão aumentará e seus clientes ficarão mais felizes e mais dedicados à sua marca.

Saiba mais sobre o ChatGuru e peça um orçamento gratuitamente clicando AQUI!

Conheça o melhor sistema de Automação Para WhatsApp, o ChatGuru!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Número do seu celular com DDD

Venda mais e atenda melhor. Comece hoje.
Faça o que mais de 2.500 clientes já fizeram. Clique no botão abaixo e receba uma proposta sob medida de acordo com a necessidade da sua empresa.
Quero uma proposta do ChatGuru
Natura
Sococo
Volks Alemanha
J.Simões
Mundo Pet
Big
MaxMilhas
Ibmec
PUC Rio