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Conheça as 10 redes sociais mais usadas no Brasil em 2022

Se você deseja atingir um dos mais de 171,5 milhões de brasileiros usuários de redes sociais com estratégias de marketing e vendas, confira o ranking das redes sociais mais usadas no Brasil em 2022.

Giovanna Torreão

As redes sociais têm um papel fundamental na relação entre empresas e clientes. A interação e o engajamento possibilita uma relação mais pessoal e a criação de uma conexão mais profunda, quase que ininterrupta.

Se você deseja atingir um dos mais de 171,5 milhões de brasileiros usuários de redes sociais com estratégias de marketing e vendas, confira o ranking das redes sociais mais usadas no Brasil em 2022.

Os dados usados para a lista das redes sociais são de um relatório realizado em parceria pela Hootsuite e We Are Social, além de um levantamento da Resultados Digitais.

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10. Snapchat

O Snapchat tem uma base de 7,6 milhões de usuários no Brasil, de acordo com o relatório, ficando em 10° lugar do ranking das redes sociais mais usadas. O número, no entanto, representa uma redução de mais de 15% em relação ao número de usuários de 2021. 

O aplicativo, que introduziu a ideia de Stories, chamando a atenção do Facebook, possibilita a publicação de vídeos, fotos e texto. 

Com um público composto mais por jovens, a ferramenta pode ser utilizada por empresas para eventos, por exemplo, com filtros de geolocalização

9. Twitter

A estimativa é de que o Twitter conte com 19 milhões de brasileiros ativos, ficando na nona posição no ranking de redes sociais mais usadas no Brasil.

Muito usada como segunda tela, os usuários do Twitter comentam muito sobre jornais televisivos, novelas, futebol e outros tópicos de interesse.

8. Pinterest

Segundo o relatório Digital Brazil 2022, que aborda as redes sociais, o Pinterest soma 30 milhões de usuários no Brasil. Vale destacar que, em todo o mundo, a sua base de usuários é composta, em sua maioria, por mulheres.

Nesta rede, o ponto forte é o compartilhamento de fotos de referências e inspirações. Nele, é possível criar pastas para armazenar suas ideias e inserir conexões com outras URLs. 

Para as empresas, o Pinterest pode servir como um canal para chamar a atenção de potenciais clientes. Sendo assim, busque compartilhar imagens que sejam esteticamente agradáveis e com bastante qualidade.

Além disso, a plataforma permite o patrocínio de pins, que aparecerão com destaque para o seu público.

7. LinkedIn

Entre as redes sociais pensadas unicamente para relações profissionais, o LinkedIn aparece em primeiro lugar. Por lá, no lugar de amigos, temos as conexões, no lugar de páginas, temos negócios, e as comunidades são voltadas para engajamento em torno de algum tópico profissional.

Com 56 milhões de membros ativos no Brasil, LinkedIn é bastante usada para o compartilhamento de experiências profissionais e recrutamento de trabalhadores qualificados. No mundo, são 830 milhões de usuários.

6. Messenger do Facebook

O Messenger é mais um aplicativo de mensagens instantâneas da Meta. Inicialmente parte do Facebook, a rede social se tornou independente em 2016. 

O número de contas que podem ser impactadas por anúncios na plataforma é de 65,5 milhões, segundo o tópico de redes sociais do Digital Brazil 2022.

Por lá, é possível fazer troca de mensagens instantâneas com amigos do Facebook e páginas, mas a plataforma conta também com a sua própria versão dos Stories do Instagram, onde pode-se compartilhar vídeos curtos que ficam disponíveis apenas 24 horas.

5. TikTok

O TikTok viu sua ascensão entre os jovens durante a pandemia. No entanto, a rede social criou um público cativo e se consolidou na lista entre as redes sociais mais usadas no Brasil em 2022.

Apesar da rede social da ByteDance não divulgar oficialmente nenhum dado, o We Are Social e Hootsuite dizem ter tido acesso aos documentos de divulgação que o TikTok fornece aos profissionais de marketing.

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Conforme os dados, são mais de 970 milhões de usuários no mundo, e 73,5 milhões no Brasil.

A plataforma consiste em vídeos curtos e, no geral, mais leves. As empresas podem investir no TikTok como uma forma de humanizar a sua marca e se aproximar do seu público, entrando nas trends compartilhadas no canal.

4. Facebook

Após dois anos em primeiro, o Facebook surge em quarto lugar no ranking de 2022. No entanto, é importante ter em mente que, além do Facebook, a empresa Meta também controla três outras redes sociais que figuram entre as 10 melhores - o WhatsApp, Instagram e Messenger.

O Facebook possui mais de 2,91 bilhões de contas ativas na plataforma. Desses, 116 milhões são brasileiros.

É importante destacar que a Meta modificou a base de cálculo, recentemente, passando a considerar apenas contas que podem ser impactadas por anúncios. 

Outro ponto a se observar é que o número de usuários nos EUA ainda está aumentando, demonstrando o poder da plataforma. 

O Facebook agrega uma grande variedade de funcionalidades. Nele, é possível compartilhar vídeos longos, curtos, fotos, ao vivo, fazer compartilhamentos e criar publicidade, entre tantas outras possibilidades.

Assim, o Facebook segue sendo uma plataforma importante para estratégias de marketing e vendas. 

3. Instagram

Este aplicativo tem um lugar especial entre as redes sociais. O Instagram conta com 122 milhões de membros, alcançando a terceira posição entre as mais populares no Brasil em 2022. Os dados são da pesquisa compilada pela We Are Social e Hootsuite.

A rede social está sempre lançando novidades. Atualmente, é possível enviar imagens em diversas proporções, vídeos, Stories, Reels e entre outras possibilidades. 

Os Stories, inclusive, grande parte das principais inovações da rede social. Atualmente, existem muitas ferramentas disponíveis para esses vídeos efêmeros, como o uso de GIFs, perguntas, enquetes e vídeos que são reproduzidos um após o outro. 

Por lá, também é possível fazer Lives, que nada mais são que transmissões ao vivo. A sua empresa pode fazer a apresentação com apenas uma pessoa ou chamar convidados, até mesmo uma pessoa da audiência, para participar.

Esta é uma forma de se aproximar dos seguidores e de ganhar destaque no feed dos seus seguidores, já que as Lives aparecem logo no início da lista de postagens dos Stories.

Ao fim da sua transmissão, pode-se salvar a live e deixá-la disponível no feed no formato Vídeo do Instagram, antigo IGTV. Lançado em 2018, o recurso permite a criação e divulgação de vídeos longos, com até 60 minutos de duração.

Já o Reels, lançado em 2019, é uma cópia do concorrente TikTok. Com esse recurso, os usuários podem criar vídeos adicionando músicas e áudios capturados de outro curta-metragem. Também é possível aproveitar recursos de edição e legenda.

É importante ressaltar que essa função específica é a que o Instagram está mais interessado em desenvolver, pois a empresa acredita que os vídeos são para onde a plataforma se dirige.

Para as empresas, um ponto importante do Instagram é a lojinha. Por lá, é possível criar uma espécie de loja virtual para os seus produtos e os clientes podem fazer compras e realizar transações dentro do próprio aplicativo. 

Em 2022, o Instagram se configura entre as principais redes sociais para as empresas. É fundamental para empresas de todos os setores ter uma conta no Instagram. Apresentando produtos, exibindo bastidores e fazendo vendas, pode-se apresentar a imagem da marca ao mesmo tempo que humaniza o negócio e se aproxima do público.

2. Youtube

O YouTube atingiu a marca de 138 milhões de pessoas assistindo e publicando vídeos no Brasil, por mês, conforme o estudo.

O cálculo, atualizado recentemente pela plataforma, passou a contar apenas os usuários com idades entre 18 e 65 anos e que podem ser impactados por anúncios.  Com isso, o Youtube se encontra em segundo lugar na lista das redes sociais mais usadas entre os brasileiros em 2022.

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No entanto, se você considerar todas as crianças e idosos, o total geral vai ultrapassar bastante esse número.

Quando falamos em nível global, o Youtube soma mais de 2,56 bilhões de membros ativos e registra mais de um bilhão de horas de vídeo vistas todos os dias. Os números consolidam a rede social como a mais popular para compartilhamento de vídeos.

Para as empresas, o Youtube é um importante canal para a distribuição de conteúdo. Ainda mais quando analisamos o cenário que mostra o potencial de crescimento da plataforma e a importância dos vídeos no marketing atual.

1. WhatsApp

A maioria dos brasileiros que possuem smartphones também tem o aplicativo móvel do WhatsApp instalado em seus dispositivos, sendo a rede social mais popular.

Além disso, a rede social de mensagens instantâneas se tornou a mais utilizada do País como um todo, em 2022, de acordo com os resultados de um estudo realizado pela We Are Social e Hootsuite.

O levantamento Digital 2022: Brazil revelou que o WhatsApp é utilizado por 96,4% brasileiros que estão nas redes sociais e têm idades entre 16 e 64 anos. Esse número equivale a cerca de 165 milhões de usuários.

Leia também - Como passar de uma conta pessoal para uma conta comercial do WhatsApp

Devido a sua popularidade entre tantos públicos, o aplicativo, que possibilita a troca de mensagens e a publicação do Status - vídeos curtos que desaparecem em 24 horas, se apresenta como fundamental para a comunicação entre marcas e clientes nos mais diversos nichos.

É possível desenvolver uma série de estratégias de atendimento, suporte e até mesmo vendas no aplicativo de mensagens. Além disso, um outro ponto forte da plataforma é que ela conta com duas outras versões: WhatsApp Business e WhatsApp Business API.

Repletas de funcionalidades e possibilidades, estas plataformas visam facilitar o trabalho das marcas na hora de entrar em contato com os consumidores.

Entre os recursos úteis e inovadores do WhatsApp, estão os chatbots, as respostas rápidas, o catálogo e mensagens de ausência. 

Leia também - CLICK TO CHAT WHATSAPP: como criar anúncios de clique para WhatsApp

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