Conheça a melhor ferramenta de automação para WhatsApp e chatbots

8 dicas para aumentar o ROI do marketing no seu negócio

É crucial para as empresas acompanhar o retorno sobre o investimento. No caso das campanhas de marketing, o ROI, geralmente, é medido por seu efeito na receita. No entanto, a causalidade nem sempre é óbvia. O objetivo de monitorar esta métrica é aumentar a eficácia da comunicação para, por sua vez, maximizar o lucro. Então, […]

Giovanna Torreão

07/01/2023

marketing

É crucial para as empresas acompanhar o retorno sobre o investimento. No caso das campanhas de marketing, o ROI, geralmente, é medido por seu efeito na receita. No entanto, a causalidade nem sempre é óbvia. O objetivo de monitorar esta métrica é aumentar a eficácia da comunicação para, por sua vez, maximizar o lucro.

Então, você tem alguma ideia de como aumentar o retorno sobre o investimento do marketing? A seguir estão oito sugestões que irão ajudá-lo a atingir seu objetivo. Veja!

Melhore seu retorno sobre o investimento com marketing seguindo estas etapas:

Veja como aumentar o ROI do marketing no seu negócio

1. Tenha uma empresa orientada por dados

A análise de rentabilidade é facilmente calculada. Para encontrar o retorno do investimento (ROI): 

ROI = [(receita – custo)/custo]×100

Despesas e receitas são tudo o que é necessário aqui. No entanto, há vários aspectos adicionais que desempenham um papel indireto nos cálculos do ROI.

Por exemplo, o conceito de “custo” está ligado a fatores como a especificidade com que as campanhas de marketing são direcionadas, a variedade de redes utilizadas para sua distribuição, a regularidade com que os anúncios aparecem e até mesmo a criatividade com que são concebidos. É essencial munir-se de uma ampla gama de dados para fazer julgamentos otimizados que maximizem o lucro.

Para melhorar a eficácia do marketing, sua organização precisa ser orientada por dados. Qualquer esforço para aumentar o retorno sobre o investimento (ROI) que não conta com esse suporte analítico nada mais é do que um palpite. Também é importante observar que a eficiência ainda significa ter a capacidade de fornecer os mesmos resultados positivos de forma confiável.

2. Realize testes

Com o raciocínio baseado em dados em vigor, é hora de avaliar os esforços. Para fazer isso, o teste A/B deve se tornar um componente padrão do processo de marketing.

O primeiro passo é formular uma hipótese. Mudanças no CTA do anúncio, por exemplo, podem ter consequências imprevistas.

Isso permite o teste A/B simultâneo de duas versões diferentes do call-to-action (CTA), a original e aquela com potencial de retornos maiores. Determine qual opção é a mais produtiva observando o resultado final.

3. Invista mais em publicidade

Ao contrário da intuição, colocar mais dinheiro em marketing pode aumentar os lucros.

Nilsen é quem prova isso. Ela constata que 62% das iniciativas de mídia na América Latina não recebem financiamento suficiente para obter sucesso em uma pesquisa a partir de 2022. Na maioria dos casos, reavaliar o valor pode aumentar o retorno do investimento em 42%.

4. É importante pensar no futuro

Cerca de 58% do retorno do investimento publicitário, de acordo com uma pesquisa da Ebiquity and Gain Theory, é perdido se apenas o curto prazo for considerado.

Para dar apenas um exemplo, depois de três meses, o retorno médio do investimento (ROI) para publicidade televisiva foi de £ 1,73 para cada £ 1 gasto. Ao longo de três anos, porém, essa mesma libra de investimento passa a valer £ 4,20.

Isso ocorre porque nem todas as ações resultam em aumento direto de receita. Nem todo cliente está preparado para fazer uma compra imediatamente. O Instituto Ehrenberg-Bass estima que apenas 5 a 10% dos clientes estão comprando ativamente em uma determinada categoria em um determinado momento.

A publicidade excepcional deixa uma marca indelével na mente. Então, quando chegar a hora certa de fazer uma compra, sua mensagem estará fresca em suas mentes. A métrica de retorno sobre o investimento de curto prazo não pode explicar situações como esta.

5. Refine a segmentação da campanha

As classificações de anúncios digitais da Nielsen estimam que os anúncios digitais mal direcionados consomem cerca de 40% de todos os orçamentos de anúncios.

Quanto maior o retorno sobre o investimento (ROI), mais precisamente você pode dividir seu grupo-alvo. Uma pesquisa realizada pela própria Nielsen confirma esse ponto: o retorno médio do investimento (ROI) para anúncios com segmentação menos precisa foi de 25 centavos. Um retorno sobre o investimento (ROI) de US$ 2,60 foi normalmente observado nas empresas de segmentação mais produtivas.

6. Amplie seu foco para maximizar o retorno do investimento

Já estabelecemos que o ROI é composto por vários períodos de tempo e que o retorno imediato é apenas um deles. Além dos indicadores financeiros tradicionais, o sucesso da empresa pode ser medido por KPIs relacionados à marca, incluindo reconhecimento, interesse e lealdade.

A maioria dos especialistas em marketing aconselha alocar 60% do orçamento para o desenvolvimento amplo e de longo prazo da marca e 40% para iniciativas comerciais direcionadas e de curto prazo. Dessa forma, seria possível aumentar o reconhecimento da marca e a lucratividade.

7. Seja original

A comunicação eficaz combina ciência e arte. De acordo com um estudo de três anos conduzido pela Nielsen para a Meta, a publicidade com altos níveis de inovação teve um desempenho 35% melhor do que aquelas sem.

8. Combine plataformas online e offline

Para alcançar o cliente multicanal de hoje, os esforços de marketing de sua marca devem espelhar essas mudanças.

Muitas análises mostraram o valor de usar vários canais de contato ao tentar maximizar o retorno do investimento. Entre eles, Analytic Partners destaca como aumentar o mix de mídia para cinco canais aumenta o ROI em 35%.

Outro caso em questão é a mistura de táticas de rádio e internet. O rádio, em conjunto com uma campanha online, pode aumentar o reconhecimento da marca em algo entre 27% e 94%, de acordo com um estudo da Nielsen/Cumulus Media.

ChatGuru

Com a ajuda do ChatGuru, seus clientes podem se comunicar com sua empresa sempre que quiserem e de qualquer local que desejarem. Nossa solução para WhatsApp, que é o aplicativo mais popular do Brasil, pode ajudá-lo a melhorar tanto a experiência do usuário com seu produto quanto a produtividade de sua equipe.

Sua empresa poderá atender melhor seus clientes tornando-se mais acessível a eles e interagindo com eles com mais frequência se tiver um chatbot de uso intuitivo e pensado especialmente para eles e para a sua empresa.

Com a ajuda do chatbot ChatGuru, sua empresa poderá fornecer atendimento 24 horas por dia aos seus clientes. Além disso, as informações incluídas em seu banco de dados podem fornecer rápida e facilmente a resposta ideal para cada usuário individual.

Simplificando, o ChatGuru pode ajudar sua equipe de suporte a trabalhar com mais eficiência, melhorando a qualidade do atendimento ao cliente e aumentando a probabilidade de novos negócios serem fechados.

Entre em contato com o ChatGuru para saber mais sobre as oportunidades e benefícios oferecidos pelo nosso serviço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Venda mais e atenda melhor. Comece hoje.

Faça o que mais de 3.000 clientes já fizeram. Clique no botão abaixo e receba uma proposta sob medida de acordo com a necessidade da sua empresa.

Quero uma proposta do ChatGuru