Conheça a melhor ferramenta de automação para WhatsApp e chatbots

O que faz um cliente ser fiel a uma marca? Descubra o segredo para encantar seu público com o ChatGuru

Manter os clientes satisfeitos é crucial para o sucesso contínuo da empresa. As taxas de retenção e fidelização do seu negócio aumentarão se você proporcionar ao seu público – de forma consistente e constante – experiências únicas e agradáveis. Este desafio pode ser simplificado com ajuda da ferramenta correta. A plataforma ChatGuru auxilia a sua […]

Giovanna Torreão

09/10/2022

CHATGURU

Manter os clientes satisfeitos é crucial para o sucesso contínuo da empresa. As taxas de retenção e fidelização do seu negócio aumentarão se você proporcionar ao seu público – de forma consistente e constante – experiências únicas e agradáveis. Este desafio pode ser simplificado com ajuda da ferramenta correta. A plataforma ChatGuru auxilia a sua marca na criação de relações sólidas, proporcionando aos seus clientes o tipo de serviço excepcional que merecem.

Dicas para fidelizar seus clientes com o ChatGuru

1. Alternativa de autoatendimento facilmente acessível

O autoatendimento, com sua praticidade e agilidade, pode ajudá-lo a criar pontos satisfatórios na jornada do cliente. O consumidor é capaz de tomar a iniciativa e buscar soluções por conta própria com a ajuda do autoatendimento, uma espécie de atendimento proativo.

Os clientes atuais muitas vezes preferem resolver seus próprios problemas sem o envolvimento de um profissional ou procedimento de atendimento ao cliente, tornando essas opções de autoatendimento ideais.

Com o ChatGuru, as pessoas podem acessar uma ampla variedade de recursos de autoatendimento, incluindo perguntas frequentes, guias de instruções e bases de conhecimento, tudo sem entrar em contato com um agente de suporte, usando apenas os chatbots.

Na prática, os consumidores entram em contato com a sua empresa através de mensagens e podem ter as respostas para as suas perguntas em questão de segundos. Não importa quantos chamados estejam abertos. É o fim da espera!

Ao agilizar as respostas e escalar o atendimento, os chatbots podem liberar a equipe de suporte para se concentrar em tarefas mais complexas, aumentando a vantagem competitiva da empresa.

A IBM afirma que, respondendo a até 80% das perguntas mais frequentes, os chatbots podem ajudar a economizar até 30% nos custos de suporte ao cliente.

2. Garanta acesso rápido e fácil ao suporte

Seja em relação a uma compra recente, perguntas gerais sobre a empresa ou problemas que estão tendo, os consumidores inevitavelmente terão dúvidas.

Nesse momento, tudo o que importa é obter uma resposta simples e rápida. Como resultado, se você deseja impressionar seus clientes nesses momentos, precisa fornecer um serviço rápido e eficiente com o ChatGuru.

A nossa plataforma permite a integração de uma série de ferramentas na sua conta comercial no WhatsApp, o aplicativo presente em 99% dos smartphones brasileiros. Com isso, sua empresa estará sempre ao alcance dos seus clientes para interagir e envolver no momento em que eles precisarem, em uma plataforma prática e familiar.

A tecnologia do ChatGuru conta com uma série de recursos que possibilitam um atendimento mais rápido através da automação – como dito anteriormente – e até mesmo dos agentes humanos.

Os poderosos recursos ChatGuru tornam o trabalho do seu time humano mais produtivo e otimizado. Do rodízio automático até as respostas rápidas e filtros de pesquisas, são muitos os instrumentos que proporcionam a assertividade e agilidade do trabalho.

O suporte híbrido possível graças à plataforma ChatGuru vai tornar o atendimento da sua empresa mais eficiente.

3. Use da personalização para interagir com os clientes

Uma forma fantástica de proporcionar uma experiência mais personalizada ao consumidor é abordá-lo pelo nome sempre que possível. Esse método cria um ótimo atendimento ao cliente, humanizando as interações e lançando as bases para um relacionamento duradouro e baseado no reconhecimento.

De acordo com a pesquisa The State of Personalization 2021, da Twilio Segment, 70% dos consumidores preferem marcas que saibam mais sobre eles e 60% dos consumidores dizem que gostariam de voltar a comprar de marcas que ofereçam um atendimento personalizado.

Já um estudo da Experian Marketing Services descobriu que e-mails personalizados aumentam o engajamento em geral, com um aumento de 29% nas taxas de abertura, um aumento de 41% nas taxas de cliques e um aumento de 6.000% nas taxas de conversão. Quase 96% dos profissionais de marketing também acham que a personalização melhora suas interações com os clientes.

Com o ChatGuru, é possível tornar a sua comunicação única indo além de apenas usar o nome do cliente. É possível criar campanhas personalizadas de acordo com o ponto da jornada onde cada cliente se encontra. É a mensagem certa na hora certa para o cliente certo.

Através da nossa plataforma, é possível entregar constantemente mensagens e respostas individualizadas que vão ajudá-lo a proporcionar aos clientes experiências inesquecíveis. O objetivo é manter o ritmo por meio da automatização para que você possa criar conexões duradouras com sua clientela.

4. Reconheça e recompense sua clientela

A lucratividade está diretamente ligada à capacidade da empresa de reter sua clientela. A Harvard Business Review relata que a despesa de trazer um novo cliente é cinco vezes maior do que o custo de manter um antigo. Ganhos de receita de 25-95% podem ser esperados com uma melhoria de apenas 5% na retenção de clientes.

Ao mesmo tempo, o livro Marketing Metrics afirma que fechar um negócio com um cliente existente aumenta suas chances na venda em 60% a 70%. Enquanto isso, a taxa de sucesso de fazer uma venda para um novo consumidor é de cerca de 5 a 20%.

Tendo tudo isso em mente, é sensato reconhecer e agradecer ao seu público dedicado como um meio de mantê-los por perto e fazê-los se sentirem importantes. Os clientes valorizam muito o atendimento individualizado, que pode ser alcançado em parte por meio de programas de fidelidade.

É possível criar estratégias com o ChatGuru para manter seus clientes envolvidos. Do pós-venda até alternativas de crossell e upsell, a plataforma é capaz de ajudar seu negócio a fazer novas vendas aos clientes já conquistados.

Os bots podem ser programados para perguntar o que os consumidores estão achando do produto adquirido, ajudá-los a tirar o máximo proveito do produto e, ao mesmo tempo, oferecer upgrades e itens relacionados.

O objetivo da abordagem é mostrar aos consumidores fiéis que você os aprecia, dando-lhes algo que eles realmente gostariam, que também seja muito relevante para eles e seus gostos.

5. Incorpore os comentários dos clientes à sua marca

Um dos bens mais valiosos de uma empresa é a crítica honesta e construtiva de seus clientes. Afinal, os comentários são um indicador direto de como os clientes de conteúdo estão com sua empresa.

As informações obtidas nas pesquisas de satisfação do cliente podem ser usadas para refinar e aprimorar as ofertas em geral. Levar o feedback do consumidor a sério demonstra que você valoriza a opinião deles.

Com o ChatGuru, os chatbots são capazes de convidar os consumidores a responder uma pesquisa e avaliar tanto o produto, quanto a experiência proporcionada e o serviço de atendimento.

Vale destacar que o WhatsApp é a plataforma ideal para pesquisas de satisfação. O relatório 2021 da Gestão da Experiência do Cliente no Brasil, produzido pela Track, descobriu que o e-mail, apesar de ainda ser o canal mais usado para a realização de pesquisas de satisfação do cliente (em cerca de 80% das empresas), teve a menor taxa de resposta de todos os métodos estudados (34%).

Por outro lado, conforme dados da Track, a taxa de reação do WhatsApp é de 50%, superior até a do Widget em sites e aplicativos (40%).

6. Ofereça suporte 24 horas por dia

De acordo com pesquisa realizada pela empresa americana Forrester, que tem como foco o desenvolvimento de métodos para aprimorar a experiência de compra do consumidor, o respeito ao tempo do cliente é um dos diferenciais mais importantes que uma empresa pode oferecer para oferecer um serviço superior, como relatado por 73% dos entrevistados.

Além disso, 53% dos compradores tendem a abandonar uma compra quando não conseguem obter soluções imediatas para suas dúvidas, conforme mostrado na mesma pesquisa.

Ou seja, um método crucial para deixar uma boa impressão é atender os consumidores sempre que eles precisarem, independentemente da hora do dia. Oferecer suporte 24 horas por dia é essencial!

Enquanto manter agentes humanos 24 horas por dia é financeiramente inviável para a maioria das empresas – até mesmo pela demanda -, a tecnologia ChatGuru é capaz de engajar com todos os clientes e guiá-los pelo funil de vendas mesmo fora do horário comercial.

ChatGuru

Ao usar o chatbot para WhatsApp do ChatGuru, a sua empresa será capaz de ter discussões significativas com os clientes, todas adaptadas às suas necessidades e interesses específicos e que deixam uma impressão duradoura.

O aumento das conversões e a fidelidade do cliente são apenas dois dos muitos resultados que nossa tecnologia pode ajudar a sua empresa a alcançar, além do aprimoramento do fluxo de trabalho entre vendas e atendimento ao cliente.

A plataforma ChatGuru é uma solução personalizada, que pode ser adaptada para atender às demandas específicas de cada negócio, abrangendo desde atendimento ao cliente até estratégias de vendas.

O objetivo da nossa tecnologia é aprimorar a experiência do seu cliente, aumentar o engajamento e, finalmente, crescer a receita.

Entre em contato agora para saber mais sobre como começar a usar a tecnologia ChatGuru!

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