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6 erros que você não pode cometer no atendimento pelo WhatsApp

Instalado em 99% dos smartphones brasileiros, o WhatsApp é uma poderosa plataforma que permite uma aproximação quase que pessoal entre marcas e clientes. Além da popularidade, a versatilidade do aplicativo e seus inúmeros recursos úteis fazem com que essa plataforma seja tão poderosa para criar essas conexões. A base de clientes de uma empresa pode […]

Giovanna Torreão

26/08/2022

whatsapp

Instalado em 99% dos smartphones brasileiros, o WhatsApp é uma poderosa plataforma que permite uma aproximação quase que pessoal entre marcas e clientes. Além da popularidade, a versatilidade do aplicativo e seus inúmeros recursos úteis fazem com que essa plataforma seja tão poderosa para criar essas conexões.

A base de clientes de uma empresa pode se desenvolver, as experiências dos clientes podem ser analisadas, os catálogos de produtos podem ser anunciados e o atendimento ao cliente pode ser expandido com a ajuda do WhatsApp. No entanto, a grande maioria das empresas não consegue usar totalmente a plataforma ou comete erros críticos durante o seu uso. Pensando nisso, nós destacamos os 6 erros mais cometidos no uso do WhatsApp pelas empresas.

Confira!

Quais os erros que você não pode cometer no atendimento pelo WhatsApp?

1. Usar uma conta pessoal

Pensar nas considerações logísticas de fazer uma venda no WhatsApp é essencial antes mesmo de começar a desenvolver a estratégia de atendimento.

Por isso, para começar a utilizar este aplicativo na sua empresa, primeiro você deve obter um número de WhatsApp e uma conta apenas para negócios. Pode parecer senso comum, mas é crucial manter seu trabalho e vida pessoal em contas distintas de WhatsApp.

Separar as contas é benéfico do ponto de vista organizacional, de definição de horário de atendimento, passa mais profissionalismo e possibilita delegar a função de atendimento do WhatsApp para outras pessoas.

Além disso, a conta no WhatsApp Business, versão para empresas do aplicativo, conta com uma série de recursos exclusivos que facilitam o trabalho da comunicação empresarial.

Para conhecer todos os recursos do WhatsApp Business, acesse AQUI.

2. Perfis desorganizados ou desatualizados

A criação de perfis é um ponto que muitas pequenas e médias empresas erram. O sucesso do seu WhatsApp Business depende bastante da sua capacidade de desenvolver e manter uma apresentação comercial assertiva.

Afinal, o perfil é a cara da empresa. É importante lembrar ao longo do desenvolvimento que os clientes não terão confiança em um negócio que forneça um perfil impreciso ou desatualizado.

Uma maneira de conquistar a confiança e a fidelidade de um cliente é simplificar o acesso a informações importantes, como o site, endereço físico, informações extras de contato, horário de atendimento, entre outros dados.

3. Conteúdo irrelevante

Além de ser um ótimo lugar para lidar com consultas de suporte, o WhatsApp Business é uma poderosa ferramenta para fortalecer o relacionamento com os clientes que você já conquistou. Afinal, se uma empresa deseja se manter na mente de seus clientes, deve publicar regularmente.

No entanto, por falta de uma estratégia elaborada, muitas empresas cometem o erro de publicar conteúdos irrelevantes. Se o objetivo de uma empresa é aumentar sua taxa de fidelidade, ela falhará se seus funcionários continuarem a publicar atualizações de status sem sentido e enviar mensagens genéricas para o público em geral.

Para evitar essa gafe, sua empresa deve perceber que o principal objetivo do conteúdo do WhatsApp é atrair a atenção das pessoas, manter seu interesse e demonstrar que você está familiarizado com elas.

Portanto, é importante primeiro se esforçar para conhecer sua clientela e o que elas buscam na sua marca.

Assim, crie listas de transmissão categorizando por grupos similares. Envie apenas conteúdos que se conectem com o histórico daqueles clientes. A ideia é que cada consumidor veja valor no material recebido.

4. Envio de SPAM

Ainda relacionado com o tópico anterior, precisamos falar sobre o SPAM. Manter um cronograma de publicação regular é essencial, mas você deve tomar precauções para evitar uma quantidade exagerada de mensagens.

Como muitos brasileiros usam o WhatsApp diversas vezes ao dia, enviar SPAM para eles com notificações constantes não os deixará felizes e pode levá-los a bloquear seu número.

Portanto, utilize o canal de forma assertiva e, se ainda não tiver certeza de qual é a melhor medida de mensagens, faça uma pesquisa com seus consumidores. Ninguém melhor que eles para responder suas dúvidas.

5. Inserir clientes em listas sem autorização

Quando você precisa alcançar um grande público com uma única mensagem, as listas de transmissão são o caminho a seguir. Entretanto, adicionar clientes ou potenciais consumidores a essas listas sem o seu consentimento é um erro. Você dificilmente vai conquistar as pessoas com essa estratégia.

Alguns dos contatos em sua lista podem, inclusive, bloqueá-lo ou denunciá-lo. Quando de forma recorrente, isso pode levar até mesmo ao banimento da sua conta do WhatsApp Business.

Por isso, é melhor obter permissão antes de fazer algo que possa deixar outras pessoas insatisfeitas.

6. Não aproveitar a tecnologia ChatGuru

Para expandir e otimizar seu trabalho de atendimento e vendas no WhatsApp Business, é preciso conhecer o ChatGuru. A tecnologia da nossa plataforma permite que a sua empresa ganhe eficiência e aumente a taxa de engajamento.

Uma plataforma ChatGuru oferece todos os benefícios dos chatbots, além de um conjunto de recursos sofisticados que melhorarão a eficiência de seus agentes humanos.

Nossas ferramentas permitem que múltiplos agentes possam atender no mesmo número de WhatsApp. Ao mesmo tempo, você pode ter muitos números de telefone em uma única plataforma. Como resultado, você pode organizar os departamentos da sua empresa da maneira que achar melhor.

Além disso, com o ChatGuru, é possível criar um plano para seu fluxo de serviço com a ajuda do funil inteligente automático. Usando essa ferramenta, você consegue acompanhar como os clientes interagem com sua empresa, começando com a primeira interação e até o pós-venda.

Com base nessas informações, é possível criar campanhas personalizadas. Afinal, a melhor maneira de criar uma conexão verdadeira e incentivar a conversão é transmitir uma mensagem adaptada especificamente para cada cliente em potencial.

A resposta rápida é outro recurso que se destaca ao trabalhar com a plataforma do ChatGuru. Através desta função, sua equipe pode configurar atalhos para as respostas mais usadas às perguntas frequentes.

Com o auxílio de chatbots, você pode oferecer mais poder e robustez à sua estratégia na plataforma de mensagens WhatsApp, aumentando assim suas chances de realizar mais vendas. Nossos bots do WhatsApp estão acessíveis a qualquer hora do dia e da noite e prometem fornecer ao usuário a resposta mais precisa do nosso banco de dados o mais rápido possível.

Uma das grandes vantagens do software do ChatGuru é que ele é versátil o suficiente para atender às necessidades de qualquer empresa e clientes. Os bots podem ser configurados para automatizar grandes diversos procedimentos de comunicação interna de uma organização. 

Desde se comunicar rapidamente com os clientes a fim de responder perguntas, até oferecer informações e investigar uma ampla variedade de outras possibilidades, além de capturar e qualificar leads, nutrir contatos, gerenciar fases do funil de vendas e muito mais.

Em resumo, o grau de otimização para empresas que lidam com um alto volume de chamadas de consumidores pode ser melhorado por meio de nossa implementação. A tecnologia do ChatGuru agiliza o desenvolvimento e a manutenção de um chatbot personalizado, o que, por sua vez, melhora a retenção e a felicidade do cliente enquanto reduz a sobrecarga da equipe de suporte.

ChatGuru

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