Conheça a melhor ferramenta de automação para WhatsApp e chatbots

5 dicas para implantar o atendimento via WhatsApp em sua empresa

O WhatsApp é uma ferramenta poderosa para aproximar uma marca dos seus clientes e aprimorar a experiência oferecida. Veja como!

Giovanna Torreão

A instantaneidade e a popularidade são aspectos importantes do WhatsApp e que podem gerar grandes benefícios para as empresas. Instalado em 98% dos smartphones brasileiros, o aplicativo é utilizado por 76% das pessoas para se comunicar com empresas e por 52% para comprar produtos ou serviços. Os dados são da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box.

Os números deixam claro o potencial do WhatsApp como uma poderosa ferramenta de atendimento ao cliente, levando facilidade e velocidade para os clientes. 

Por isso, o ChatGuru trouxe hoje algumas dicas práticas de como colocar em prática uma estratégia de atendimento ao cliente através do WhatsApp na sua empresa de forma eficiente e assertiva!

Conheça o melhor sistema de Automação Para WhatsApp, o ChatGuru!

5 dicas para começar a atender os clientes da sua empresa através do WhatsApp

1. Escolha um provedor confiável

Existem duas versões diferentes do WhatsApp para empresas. O WhatsApp Business é a escolha mais simples. Com ele, você precisa apenas baixar o APP, preencher o cadastro e começar a usar. Os seus recursos, entretanto, são mais limitados.

Se você deseja atender no WhatsApp um grande volume de clientes de forma eficiente, o WhatsApp Business API é a melhor escolha.

Esta é a versão mais completa do aplicativo, que possibilita a automatização da comunicação, integração com sistemas de CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de relacionamento com o cliente, em tradução livre para o português) e a personalização para as necessidades da sua empresa e dos seus clientes. 

A API do WhatsApp também permite que você tenha vários atendentes respondendo através de um único número, o que escala a capacidade de suporte da sua empresa.

No entanto, o WhatsApp Business API não vem pronto para o uso. Mas o processo de implementação pode ser simples, fácil e seguro por meio do ChatGuru. Somos um provedor capaz de ajudar a sua empresa durante o desenvolvimento e gerenciamento das soluções personalizadas para as necessidades da sua empresa e dos seus clientes.

2. Aposte no atendimento híbrido, com agentes humanos e virtuais

Uma das grandes facilidades trazidas pelo WhatsApp Business API é a possibilidade de integração de um chatbot. Com a tecnologia ChatGuru, sua organização poderá desenvolver e gerenciar um bot que automatize diversas etapas da comunicação empresarial, atendendo às necessidades específicas de sua empresa e de seus clientes.

Os chatbots disponibilizados pelo ChatGuru permitem que seus clientes tirem dúvidas sobre seus produtos e serviços, bem como sobre seu negócio em geral, quando quiserem. É a praticidade e comodidade de receber as informações que desejam e precisam no momento de melhor conveniência. Tudo isso 24 horas por dia, nos 7 dias da semana.

Além disso, para melhor atender seu público, a plataforma do ChatGuru permite o fornecimento de um atendimento híbrido, um modelo de serviço que combina atendimento humano e virtual.

Os chatbots podem ser considerados o estágio inicial do atendimento ao cliente devido à sua capacidade de classificar e gerenciar com eficiência um alto volume de chamados comuns.

No entanto, quando chegar a hora de enfrentar os problemas mais difíceis que exigem pensamento estratégico, sua equipe humana será acionada de maneira fluida e eficiente.

Dessa forma, os funcionários economizam bastante tempo, sendo possível a reorganização do horário das suas equipes humanas e alocação de recursos de forma mais bem proveitosa.

O resultado é que você verá uma melhoria no nível de produtividade dentro do seu negócio ao mesmo tempo em que os clientes se sentem ouvidos em suas necessidades. 

3. Trabalhe na voz e na personalidade do seu chatbot

Para proporcionar ao cliente e ao negócio o mais alto nível de satisfação, é necessário adaptar a linguagem que você usa tanto para a plataforma do WhatsApp quanto para o público com o qual está falando.

Consequentemente, a personalidade do seu chatbot precisa corresponder à personalidade das pessoas que o utilizam, mas também à imagem que você gostaria de transmitir.

Afinal, como a primeira experiência de um cliente em potencial com sua empresa pode ser através do contato com seu chatbot, é extremamente importante também levar em consideração os valores centrais do seu negócio, bem como a imagem que você deseja projetar.

Mas um ponto que precisamos lembrar é que o WhatsApp é uma plataforma mais casual. Então, no geral, é interessante criar uma linguagem para seu bot que seja acessível, útil e não excessivamente profissional. 

Também é fundamental estabelecer claramente seus objetivos e as funções que você deseja que seu chatbot realize. Isso tornará mais simples projetar um sistema coerente e de alto desempenho que tenha sido previamente vinculado à sua estratégia de comunicação.

Conheça o melhor sistema de Automação Para WhatsApp, o ChatGuru!

A ideia aqui é desenvolver uma personalidade para o seu chatbot que seja capaz de gerar uma conexão e afinidade enquanto a conversa está ocorrendo.

Pode-se, inclusive, enviar emojis e gifs para expressar a individualidade da sua marca e, ao mesmo tempo, manter uma conversa envolvente e natural. Isso, é claro, presumindo que seja consistente com a marca. 

Em resumo, ao criar a personalidade do chatbot, é importante encontrar um equilíbrio entre a imagem da organização, as personalidades dos clientes e a função do chatbot.

4. Analise seus dados

O segredo para o sucesso está muito na coleta e análise de dados. O chatbot do WhatsApp do ChatGuru gera, a cada interação do usuário, uma grande quantidade de dados, que são armazenados com segurança e em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Mas os nossos chatbots do WhatsApp fazem mais do que apenas gravar conversas, eles também permitem que você realize pesquisas e obtenha feedback dos clientes. Assim, você pode perguntar aos clientes como eles realmente se sentem em relação à interação com sua empresa.

A plataforma ChatGuru facilita a extração de relatórios com base em todos esses dados coletados sobre consumo, comportamento e avaliação.

Ter tudo em um só lugar, de forma fácil de compreender, pode ajudar sua empresa a obter insights valiosos sobre como aprimorar a experiência do usuário, levando a estratégias mais eficazes.

5. Divulgue a sua conta no WhatsApp

Você não terá um atendimento ao cliente pelo WhatsApp se seus clientes não estiverem cientes de que sua empresa conta com um canal de comunicação no aplicativo. Por isso, é fundamental divulgar o seu número na plataforma.

Use suas redes sociais, e-mails e sites para espalhar a sua conta no WhatsApp. Você pode, por exemplo, planejar a divulgação incluindo um QR Code que levará o usuário imediatamente ao seu perfil na rede. 

Uma outra excelente forma de convidar clientes e potenciais clientes para conversar com a sua marca no mensageiro é através dos anúncios Click to Chat.

Neles, é possível incorporar um botão Enviar mensagem em seus anúncios do Facebook e Instagram usando os anúncios Click to Chat WhatsApp. Basta clicar no botão do seu anúncio para que o cliente inicie uma conversa com sua empresa pelo WhatsApp.

Como resultado, os clientes terão mais facilidade na hora de interagir com a sua empresa e você poderá abordar diretamente o público que deseja atingir através da personalização dos anúncios.

ChatGuru

Por meio da aplicação da tecnologia, o ChatGuru auxilia as empresas a aprimorar a experiência de seu público, cultivando mais interações conversacionais com os clientes, aumentando as vendas e obtendo uma vantagem competitiva.

Com o ChatGuru, a sua empresa não apenas tem a oportunidade de tornar o serviço muito mais adaptável, mas também têm o potencial de aprimorar e levar a experiência do cliente para um outro patamar.

Quer saber mais? Entre em contato com o nosso time de especialistas e peça um orçamento ChatGuru!

Conheça o melhor sistema de Automação Para WhatsApp, o ChatGuru!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Número do seu celular com DDD

Venda mais e atenda melhor. Comece hoje.
Faça o que mais de 2.500 clientes já fizeram. Clique no botão abaixo e receba uma proposta sob medida de acordo com a necessidade da sua empresa.
Quero uma proposta do ChatGuru
Natura
Sococo
Volks Alemanha
J.Simões
Mundo Pet
Big
MaxMilhas
Ibmec
PUC Rio