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YouTube Shorts são bons para os negócios? O que é e como fazer um

Já criou um YouTube Shorts para a sua empresa? Os vídeos curtos da plataforma recém chegaram e são uma ótima maneira de divulgar sua mensagem e construir reconhecimento de marca, envolvendo seu público-alvo e persuadir os leads apropriados a agir. Na publicação de hoje, nós vamos falar sobre o YouTube Shorts e como esses vídeos […]

Giovanna Torreão

01/11/2022

youtube shorts

Já criou um YouTube Shorts para a sua empresa? Os vídeos curtos da plataforma recém chegaram e são uma ótima maneira de divulgar sua mensagem e construir reconhecimento de marca, envolvendo seu público-alvo e persuadir os leads apropriados a agir.

Na publicação de hoje, nós vamos falar sobre o YouTube Shorts e como esses vídeos de 15 a 60 segundos podem fazer diferença no sucesso da sua estratégia de comunicação. Confira!

O que são YouTube Shorts?

Os YouTube Shorts nada mais são que vídeos verticais de formato curto, que podem ser feitos ou vistos no site de compartilhamento de vídeos. Os curtas podem ser aprimorados adicionando elementos extras, como faixas de música, legendas e cortes de vídeo.

Ao contrário do Instagram Stories e Snapchats, os shorts não desaparecem e devem ter 60 segundos ou menos e poderão ser visualizados indefinidamente. Vale destacar que quase 70% de todos os YouTube Shorts têm mais de 15 segundos de duração.

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A introdução do YouTube Shorts coincide com uma mudança dramática no foco de muitas plataformas de mídia social em direção ao conteúdo de vídeo e, mais especialmente, ao conteúdo de formato curto.

O recurso Shorts foi bem na Índia, mesmo em sua fase beta inicial. Quando a versão beta do Shorts foi finalmente disponibilizada ao público nos Estados Unidos em março de 2021, obteve mais de 6,5 bilhões de visualizações diárias em poucos meses. No Brasil, a novidade foi lançada em julho.

YouTube Shorts são bons para os negócios? 

Você deve prestar atenção aos YouTube Shorts, principalmente se já conta com uma estratégia de vídeo no YouTube, mesmo que o desenvolvimento dela ainda não esteja funcionando com a força total e sua viabilidade como ferramenta de marketing ainda não tenha sido vista.

Na publicação de hoje, nós vamos apresentar o YouTube Shorts e explicar os benefícios que essa ferramenta oferece aos profissionais de marketing que estão mudando para formas mais curtas de vídeo.

Como criar vídeos com o YouTube Shorts

O aplicativo do YouTube torna a criação de um vídeo curto em um trabalho bem simples. O símbolo “+” está localizado no centro inferior da tela. Quando você abre o menu que aparece, escolha “Criar um Short”.

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Ao selecionar o botão Criar, uma interface de câmera aparecerá, dando a você a capacidade de:

  • Adicionar texto a pontos específicos em um vídeo;
  • Adicionar automaticamente legendas a seu vídeo;
  • Gravar vídeos de até 60 segundos com a câmera de Shorts;
  • Usar vídeos da galeria do seu telefone para adicionar às suas gravações feitas com a câmera Shorts;
  • Adicionar filtros para corrigir a cor de seus Shorts, com mais efeitos chegando em breve.
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Como acessar o Youtube Shorts

Os curtas no YouTube podem ser acessados por meio de uma aba própria. Através do aplicativo, os shorts podem ser acessados no menu inferior ao lado do ícone de +.

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No desktop, a aba do Shorts fica localizada à esquerda da tela, próximo do menu início.

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O Youtube também apresenta um menu sugerido de Shorts na página inicial dos usuários.

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Para “Curtir”, “Não gostei” ou comentar em um Shorts, basta tocar nos ícones correspondentes na parte inferior direita da tela durante a visualização. Você também pode optar por se inscrever no canal se gostar do que vê.

Quando um usuário termina de assistir a um determinado Curto, ele pode deslizar para cima para ver conteúdo semelhante de outros produtores, em um funcionamento similar ao do Reels ou TikTok.

Por que usar o Youtube Shorts?

Se você é um profissional de marketing, pode estar se sentindo sobrecarregado com a mudança generalizada para vídeos curtos em todas as plataformas de mídia social. Isso pode deixar você se perguntando se os Shorts do Youtube valem a pena.

Considerando que o YouTube Shorts é tão novo, é prematuro avaliar seus resultados. No entanto, existem alguns aspectos significativos que o diferenciam do resto:

1.  Shorts não desaparecem

Ao contrário do Instagram Stories e Snapchats, que desaparecem após 24 horas, o YouTube Shorts permanece disponível e pode ser usado para aumentar a visibilidade do seu canal a longo prazo. Ou seja, alguém pode localizar e assistir a um vídeo curto que você enviou meses atrás explicando como fazer algo.

2. Shorts fornecem um funil para seu conteúdo de formato longo

Assistir vídeos é um passatempo bastante popular. Algumas pessoas, por exemplo, podem passar horas navegando no TikTok e depois acompanhar a live de um podcast de duas horas no YouTube.

Ao contrário do TikTok e do Snapchat, que focam mais em material de formato curto, o YouTube está tentando se tornar o site principal para os dois tipos de vídeos.

Através do Youtube Shorts, os produtores podem alcançar um novo público que pode se tornar espectadores regulares de seu material mais longo.

3. Shorts podem ter um alcance maior 

Diante do sucesso meteórico do Tik Tok, o YouTube, segundo maior site do mundo, apresentou seu recurso Shorts para os mais de 2 bilhões de usuários mensais da plataforma. Tendo esse número em mente, é importante incluir o Youtube Shorts na sua estratégia de comunicação e marketing. As empresas poderão atingir um público mais amplo com a ajuda de Shorts.

4. Qualquer empresa de qualquer setor pode se beneficiar do uso do Shorts

Enquanto o TikTok tem uma base de usuários muito pequena, mas dedicada, de jovens, o que pode tornar difícil para certas empresas, incluindo operações business-to-business, obter tração na plataforma, cenário diferente do visto no Youtube.

Mesmo que os jovens adultos constituam uma parte significativa da base de usuários do YouTube, a extensa biblioteca de vídeos do site atrai espectadores de todas as idades e origens.

Embora uma empresa business-to-business (B2B) tenha dificuldades para alcançar os consumidores da Geração Z no TikTok, ela pode encontrar sucesso alcançando profissionais que procuram material relacionado ao setor nos Shorts.

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