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UGC: Entenda Melhor o Que é o Conteúdo Gerado por Usuário!

Introdução Atualmente, é comum que empresas que contam com um plano de Marketing Digital discutam o conteúdo gerado pelo usuário, comumente conhecido como UGC. Se você ainda não está por dentro do tema, não sabe o que realmente significa “material gerado pelo usuário” e por qual motivo ele subiu rapidamente ao topo das agendas do […]

Giovanna Torreão

04/03/2023

ugc

Introdução

Atualmente, é comum que empresas que contam com um plano de Marketing Digital discutam o conteúdo gerado pelo usuário, comumente conhecido como UGC.

Se você ainda não está por dentro do tema, não sabe o que realmente significa “material gerado pelo usuário” e por qual motivo ele subiu rapidamente ao topo das agendas do Marketing de Conteúdo, confira tudo sobre o assunto neste artigo!

O que é UGC (Conteúdo Gerado por Usuário)?

UGC é a abreviação de User Generated Content, ou, em português, conteúdo gerado pelo usuário (UGC). Esse é um termo bastante utilizado para se referir a todo tipo de material criado pelos usuários sobre um produto ou serviço.

Graças à internet, o comprador do mercado moderno também funciona como editor e divulgador de seu próprio conteúdo. Usuários criam, selecionam e compartilham materiais em várias plataformas online, incluindo redes sociais, aplicativos de troca de mensagens, fóruns e e-mail.

E não importa o tamanho de seu público, esses usuários estão constantemente influenciando mentes. Seja seu grupo de amigos, familiares e seguidores.

Potencial do UGC

A partir disso, empresas passaram a aproveitar o potencial apresentado por esse enorme poder. Isso se deve a dois grandes comportamentos do consumidor online: o desejo de compartilhar experiências positivas e o desejo de dar a notícia primeiro em sua rede social. Todo mundo aspira ser visto como moderno e atual.

As empresas começaram a notar um aumento no interesse em criar conteúdo sobre esses tópicos se os consumidores começarem a associar essas experiências às suas marcas. Ou seja, é uma abordagem natural integrar a promoção de produtos em suas rotinas diárias.

Quando uma empresa usa uma plataforma de rede social para promover uma campanha de hashtag, ela coloca suas esperanças no conteúdo gerado pelo usuário (UGC) para aumentar o engajamento e as vendas.

De que Maneiras o Conteúdo Gerado por Usuário (UGC) Ajuda as Empresas?

Há uma razão pela qual muitas empresas estão apostando no conteúdo criado pelo usuário (UGC) no momento. Os exemplos demonstram uma ampla gama de vantagens que impulsionam as táticas, a exposição e a participação do Marketing de Conteúdo. A seguir, você confere quais são os mais importantes.

Confiança do Consumidor

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A Nielsen Consumer Trust Index descobriu que 92% dos consumidores confiam mais em conteúdo orgânico gerado pelo usuário do que em anúncios pagos.

Isso porque os consumidores estão bem cientes de que a publicidade é adaptada aos seus interesses e preferências específicas.

Já as avaliações e feedbacks de outros usuários funcionam como opiniões honestas. Você pode estabelecer sua credibilidade e valor no mercado com a ajuda de uma estratégia de conteúdo gerado pelo usuário (UGC) que forneça esse tipo de conteúdo regularmente.

Maior Exposição nas Redes Sociais

Os relacionamentos nas redes sociais são exponenciais quando você considera sua natureza. É por isso que as empresas devem constantemente tentar converter seus seguidores em promotores com o trabalho dedicado ao engajamento do público.

Tornar-se viral como parte de um meme ou hashtag famosa é uma das melhores maneiras de divulgar o seu negócio através do conteúdo gerado pelo usuário (UGC).

Desejo de Marca

É normal querer estar por dentro das tendências. E, para promover um sentimento de comunidade, o conteúdo gerado pelo usuário (UGC) é vital. Todos, desde o consumidor médio até os formadores de opinião, se beneficiam de uma conexão pessoal com a marca.

Baixo Risco Financeiro com Grandes Retornos

O custo de investir em conteúdo gerado por usuário (UGC) é baixo, pois o que realmente importa é a capacidade de transmitir sua mensagem ao público-alvo.

A maioria das plataformas que você precisará para incentivar as contribuições dos fãs provavelmente já são utilizadas na comunicação da sua empresa, como as redes sociais e o blog.

Material sem Custo e Bom para o SEO

Em contraste com as formas tradicionais de publicidade, o conteúdo gerado pelo usuário (UGC) requer pouco ou nenhum investimento por parte da equipe de marketing de uma empresa. Afinal, seu público fará praticamente todo o trabalho para você, então tudo o que você precisa é estruturar e conduzir a campanha.

A longo prazo, a postagem regular é tudo o que é necessário para impulsionar a sua estratégia de otimização do mecanismo de pesquisa (SEO). Portanto, o conteúdo gerado pelo usuário é barato e eficiente.

Juntando informações

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O conteúdo gerado por usuário (UGC) é uma mina de ouro para os profissionais de marketing que procuram lançar campanhas realmente originais e eficazes.

Isso porque, os usuários fornecem detalhes sobre seu processo e experiência com a criação de conteúdo. Eles são mais propensos a responder às suas perguntas e estão ativamente envolvidos na conversa.

Por isso, aproveite o material gerado pelo usuário para saber mais sobre seu público-alvo, suas necessidades e os fatores que os levaram a escolher sua marca. Todas as facetas de um plano de marketing de UGC bem-sucedido podem ser ajustadas e adaptadas com a ajuda de ferramentas de tecnologia.

Conteúdo Novo

Anúncios, iniciativas promocionais e até postagens em blogs podem surgir a partir de materiais criados por usuários para determinadas empresas. Há uma riqueza de ideias esperando para serem extraídas dos comentários das redes usando a hashtag designada pela campanha.

Nesse sentido, a maior parte do conteúdo gerado pelo usuário (UGC) é de alta qualidade, seja devido à impressão positiva do autor sobre o item ou à opinião original do autor sobre ele.

Engajamento

Ter uma base de fãs forte e dedicada, que consome ativamente as produções, é o sonho de todo criador. E algumas pessoas obtêm muitas visualizações, mas não muita interação

Essa abordagem, que inverte a dinâmica tradicional produtor-consumidor, colocando o foco no consumidor, pode ser bastante eficaz para atrair a atenção desejada.

Existe um Lugar Apropriado para Publicar o Conteúdo UGC?

O aumento da acessibilidade aos meios de criação e disseminação de material gerado pelo usuário contribui significativamente para a expansão contínua dessa tendência. 

Conheça agora onde você pode colocar esse material gerado pelo usuário para trabalhar para sua empresa!

Redes Sociais

Promover seus esforços de marketing de conteúdo (UGC) nas redes sociais é uma ótima maneira de aumentar o engajamento. É o centro a partir do qual você pode expandir sua influência, fazer conexões significativas com seu público-alvo e acompanhar os resultados de seus esforços.

Empresas devem usar essas plataformas como um meio de interagir com consumidores encantados e apaixonados que podem mencionar a empresa em seu próprio material, explícita ou implicitamente. É por isso que hashtags, competições e incentivos funcionam bem para esse propósito.

A chave é encontrar o incentivo perfeito para motivar sua base de consumidores. No entanto, o que funciona melhor depende de alguns fatores, como:

  • Público-alvo. 
  • Produto.
  • Personalidade da marca.

Por exemplo, se sua empresa está vendendo um produto baseado em imagem, o Instagram é onde você precisa estar. Compartilhar as maneiras pelas quais seu serviço é utilizado por outras pessoas é um excelente complemento. 

Essa é uma maneira de demonstrar não só o produto, mas também as possíveis aplicações para ele.

Você também deve dar crédito e deixar seus seguidores saber quem são os promotores. Os clientes serão transformados em defensores por meio dessa interação.

Material de Vídeo

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O avanço da tecnologia tornou a produção de vídeo um meio viável para a disseminação de conteúdo criado pelo usuário (UGC). Neste cenário, o YouTube é a plataforma ideal para ganhar seguidores e divulgar conteúdo.

No entanto, é necessário destacar que plataformas que agregam vídeos mais curtos, como Instagram Stories e TikTok, também possuem notoriedade. O conteúdo em vídeo de UGC também pode se beneficiar muito de métodos como hashtags e competições exclusivas.

Avaliações

Você provavelmente já sabe que as avaliações (ou resenhas) se enquadram na categoria de conteúdo gerado pelo usuário (UGC), mas você percebeu que há outra maneira de vê-las? Essa talvez seja a tática mais importante que muitas estratégias não consideram, já que o valor é agregado devido à avaliação honesta do produto ou serviço fornecido.

Sendo assim, você poderá trabalhar em duas frentes ao usá-lo: contar com técnicas automáticas e persuasivas para obter feedback dos consumidores sobre o produto e colaborar com criadores que podem fornecer material atraente para sites e canais de rede social.

Ao fazer uma avaliação, é importante manter-se fiel às palavras da pessoa. Por isso, é necessário saber lidar com críticas também. Para compensar uma experiência ruim, por exemplo, você pode mencionar que a empresa está sempre se esforçando para fazer melhor.

O ChatGuru Pode Ser seu Aliado!

O sucesso do negócio depende fortemente da implementação de uma estratégia de comunicação ativa e integrada. Portanto, para dar uma ajuda rápida nas redes sociais, vale a pena direcionar os clientes para o aplicativo mais popular do Brasil, o WhatsApp.

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O ChatGuru é uma ferramenta de ponta para aprimorar as interações com os consumidores. Usando nossa plataforma, sua empresa pode construir e manter uma interface de conversação que atenda tanto às suas necessidades quanto às de seus clientes potenciais.

Quando integrado ao WhatsApp, o ChatGuru pode automatizar uma ampla gama de funções de marketing, vendas e atendimento ao cliente de maneira escalável e adaptável. Na prática, o software ChatGuru serve como uma primeira etapa de suporte ao cliente, classificando as mensagens recebidas, abordando as perguntas mais frequentes e conectando os clientes aos departamentos certos para obter mais assistência. 

Como resultado, você elimina a necessidade de desacelerar o processo de venda enquanto os compradores esperam para serem atendidos. Sua empresa poderá ter uma conversa bidirecional constante com sua clientela o tempo todo.

Ao mesmo tempo, sua equipe terá mais tempo para se concentrar em atividades de maior valor, como:

  • Responder a perguntas mais complexas. 
  • Criar novas soluções
  • Executar objetivos estratégicos.

Tudo isso graças à capacidade dos bots do ChatGuru de gerenciar uma ampla gama de interações de rotina. Os trabalhadores ficam mais satisfeitos e mais produtivos como consequência.

Além disso, ao integrar sua conta comercial do WhatsApp à nossa plataforma, você terá acesso a uma ampla gama de recursos, incluindo o funil inteligente automático, as campanhas personalizadas e muito mais.

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