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Tendências de rede social mais importantes para 2023

Devido à natureza dinâmica do mundo das redes sociais, trabalhar neste campo pode ser um desafio. Os profissionais de marketing que estão sempre à procura de novos métodos para se conectar com seu público-alvo podem aproveitar esse cenário em constante evolução. A chave para um plano de marketing bem-sucedido este ano que vem chegando é […]

Giovanna Torreão

05/12/2022

Rede social

Devido à natureza dinâmica do mundo das redes sociais, trabalhar neste campo pode ser um desafio. Os profissionais de marketing que estão sempre à procura de novos métodos para se conectar com seu público-alvo podem aproveitar esse cenário em constante evolução. A chave para um plano de marketing bem-sucedido este ano que vem chegando é acompanhar as tendências de rede social que estão em ascensão.

Vamos começar falando sobre o que todo mundo sabe que vai acontecer. O número de pessoas que usam plataformas de rede social está crescendo. Com aproximadamente 4,74 bilhões de usuários ativos mensais, um aumento de 4,2% em relação ao total declarado no ano anterior. Para colocar isso em perspectiva, isso equivale a 59,3% da população global participando ativamente de algum tipo de rede social. Como visto pelo aumento das taxas de uso, os consumidores estão dedicando mais tempo às plataformas de rede social escolhidas.

Para ajudar na tarefa de incorporar tendências emergentes de rede social em seu plano geral, nós separamos as 7 tendências de rede social mais importantes para 2023. Confira!

1. O TikTok segue importante

Uma série de atualizações futuras para 2022 indicam que o objetivo do TikTok é se tornar a plataforma de mídia social dominante em geral, não apenas para anunciantes. Seu objetivo final é se estabelecer como uma das redes sociais mais utilizadas.

O TikTok está na vanguarda do avanço tecnológico há algum tempo, seu formato de vídeo inovador influenciou até mesmo outras plataformas, como os Reels do Instagram e o YouTube Shorts. Só neste ano, o aplicativo da gigante chinesa lançou pelo menos sete recursos que foram diretamente influenciados por outras plataformas de mídia social.

  • TikTok Now – similar ao BeReal
  • Photo Mode – similar ao carrossel do Instagram
  • TikTok Stories – similar ao IG Stories
  • Search Ads – para competir com o Google Search, ainda em teste
  • TikTok Music – para competir com o Spotify, ainda em teste
  • Vídeos de 10 minutos – para competir com o YouTube

Em resumo, se você ainda não está usando o TikTok para promover sua empresa, comece agora mesmo.

2. A novidade do BeReal

O objetivo do aplicativo de compartilhamento de imagens BeReal é incentivar os usuários a compartilhar uma foto não filtrada e não editada com um pequeno grupo de amigos todos os dias. O TikTok e o Instagram também introduziram recursos semelhantes de câmera dupla.

A rede estreou no final de 2019, mas em 2022 disparou. Ele tem cerca de 29,5 milhões de downloads da App Store em outubro de 2022. As pesquisas por “What is BeReal” e “BeReal app” no Google Trends revelam um aumento mundial em meados de 2022. A maioria dos usuários são mulheres jovens com menos de 25 anos.

Os usuários podem ter apenas 500 amigos, portanto, promover sua empresa como você faria normalmente é ineficaz. Apesar disso, algumas empresas notaram uma oportunidade no BeReal e estão investindo na plataforma.

3. A produção de Reels segue obrigatória

O Instagram segue sendo uma das redes sociais mais usadas no mundo e, entre julho e outubro de 2022, o Reels teve um crescimento de 220 milhões de usuários.

O Instagram ainda está enfatizando o vídeo, e o sistema de recomendação dá muito peso aos Reels. Para alcançar um público mais amplo no Instagram, as empresas podem considerar o upload de Instagram Reels.

O interesse nos Reels também disparou de acordo com o Google Trends, em julho de 2022.

A postagem cruzada, depois de criar um vídeo curto, é simples devido à proliferação de vídeos curtos nas plataformas, como TikTok e YouTube Shorts. Só é importante que as marcas d’água sejam removidas.

4. LinkedIn para além das oportunidades de emprego

Você acha que seu feed de notícias do LinkedIn está se formando de mais publicações pessoais recentemente? Alguns conteúdos que normalmente apareceriam no feed do Facebook ou Instagram. A plataforma tornou-se notavelmente mais íntima e as publicações mais variadas.

Em 2021, descobriu-se que, assim como no Twitter, as postagens sem links se saíram melhor no LinkedIn. Essa tendência pode indicar que o algoritmo da plataforma mudou para priorizar conteúdos que mantêm os usuários engajados por mais tempo. Mesmo em 2022, a maioria das postagens virais continua a consistir em narrativas e imagens pessoais de formato longo, semelhantes a textos de blog, em vez de links para materiais em outros sites.

Seja qual for a causa, essa tendência muito menos “profissional” mostra poucos sinais de diminuir em breve. Para “contribuir com conteúdo, iniciar discussões e desenvolver a comunidade”, o LinkedIn alocou US $25 milhões para um Fundo para Criadores, recompensando 100 criadores com US $15.000 cada.

O LinkedIn também estreou uma rede de podcasting e uma plataforma de eventos de áudio que lembra o Clubhouse.

Se você está apenas começando a se envolver com a plataforma, agora é a hora de mergulhar. Ajude seus executivos a mostrar sua humanidade, compartilhando ideias e oferecendo orientação a seus seguidores por meio de uma perspectiva mais pessoal. No entanto, seja honesto e realista.

5. Conteúdo gerado pelo usuário (UGC)

O conteúdo gerado pelo usuário (UGC) é comumente caracterizado como material fornecido por indivíduos comuns nas redes sociais, em vez de conteúdo desenvolvido por empresas. Por exemplo, a Nike pode republicar uma foto de um cliente satisfeito usando seus tênis, em vez de uma foto do produto tirada por um fotógrafo profissional.

As marcas que desejam aumentar seus perfis e se aproximar do coração de seus consumidores podem usar o conteúdo gerado pelo usuário. Além de ser uma evidência social genuína, isso também ajuda o produtor de UGC a se sentir valorizado, o que, por sua vez, aumenta a lealdade ao negócio.

Os criadores de conteúdo gerado pelo usuário (UGC) cedem seu trabalho às empresas para que ele seja distribuído nos canais das marcas, ao contrário dos influenciadores convencionais que promovem as marcas por meio de seus próprios canais.

Entretanto, vale destacar que os dois fazem parte de uma tendência mais ampla, à medida que as empresas estão cada vez mais se voltando para a economia criativa para lidar com suas necessidades de trabalho nas redes sociais.

6. Hashtags serão eliminadas em favor da otimização de mecanismo de busca social

Os próprios estudos do Google mostram que as pessoas na faixa etária de 18 a 24 anos estão cada vez mais se voltando para plataformas de rede social como seus principais mecanismos de pesquisa. O New York Times chegou a dizer, em setembro de 2022, que “para a geração Z, o TikTok é o novo mecanismo de pesquisa”.

Pessoas de todas as idades em todo o mundo estão pesquisando ativamente produtos por meio das redes sociais.

O uso de legendas otimizadas através das palavras-chave no lugar das hashtags melhorou o alcance das publicações em 30% e, ao mesmo tempo, dobrou o engajamento, de acordo com uma pesquisa do Hootsuite.

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Além disso, o estudo de tendências de 2023 da Hootsuite indicou que, entre os usuários da Internet de 16 a 24 anos, a rede social é usada com mais frequência do que a pesquisa ao pesquisar produtos para compra.

O que exatamente isso significa para aqueles que ganham a vida nas mídias sociais? É preciso incluir a pesquisa de palavras-chave em sua abordagem de rede social. Em vez de inserir hashtags em suas postagens depois de escritas, você pode obter ideias da pesquisa de palavras-chave e criar conteúdo que as pessoas estão procurando ativamente.

7. Automação no WhatsApp

A pesquisa Business Messaging Research Study (2020), da Meta, revelou que 75% das pessoas desejam se envolver com empresas por meio de mensagens da mesma maneira que se comunicam com amigos e familiares.

Sem precisar contratar mais pessoas, gastar mais dinheiro ou dedicar mais horas, a tecnologia e as técnicas modernas de atendimento ao cliente podem permitir que seus agentes ofereçam assistência eficiente e personalizada a uma ampla gama de clientes através do aplicativo de mensagens mais popular do Brasil – o app está instalado em 99% dos smartphones.

O ChatGuru é a solução para automatizar as fases de atendimento, vendas e engajamento usando a API do WhatsApp Business, garantindo a presença online contínua da sua marca. Assim, com a ajuda dos nossos recursos, a sua empresa pode crescer, tornar-se mais acessível aos consumidores e aumentar a eficiência.

Outro benefício tecnológico do ChatGuru é a opção de gerenciar infinitos números de WhatsApp e diversos atendentes dentro de uma única plataforma. Como resultado, sua empresa terá um local centralizado para organizar equipes de atendimento de tamanhos e escopos variados.

Existem vários recursos integrados ao nosso sistema que ajudarão sua equipe de vendas a ter um melhor desempenho. Uma variedade de ferramentas, como funis automatizados inteligentes, respostas instantâneas e marketing direcionado, estão disponíveis para ajudá-lo a aprimorar suas habilidades de comunicação corporativa.

Prove a eles que eles são dignos de nada menos do que o melhor serviço possível.

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