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InMail: 4 dicas para maximizar suas respostas no LinkedIn

O LinkedIn é uma importante rede social para profissionais e pode fazer parte da sua estratégia de comunicação. No entanto, se você está começando a investir na plataforma pode se deparar com dúvidas sobre a melhor forma de alcançar seu público alvo – ou mesmo se já iniciou suas apostas por lá, mas ainda não […]

Giovanna Torreão

04/10/2022

LINKEDIN INMAIL

O LinkedIn é uma importante rede social para profissionais e pode fazer parte da sua estratégia de comunicação. No entanto, se você está começando a investir na plataforma pode se deparar com dúvidas sobre a melhor forma de alcançar seu público alvo – ou mesmo se já iniciou suas apostas por lá, mas ainda não atingiu os objetivos.

Por isso, o próprio LinkedIn divulgou um estudo de autoria de Lavender que descreve algumas dicas chave para ajudar a aumentar a eficácia do desempenho no site de relacionamento profissional. Na publicação de hoje, você aprenderá as lições mais significativas deste guia, além de como colocá-las em prática para aprimorar sua estratégia.

O que é o InMail?

A função premium conhecida como InMail Messaging permite que você envie uma mensagem a um usuário do LinkedIn que ainda não esteja conectado a você, mas que seja um membro do LinkedIn. Quando você tem uma conta Basic gratuita, os únicos usuários para os quais você pode enviar mensagens diretas são aqueles que já estão conectados a você no LinkedIn.

Para acessar suas mensagens de InMail, você precisará se inscrever em uma conta Premium. Não é possível enviar mensagens a um usuário que tenha selecionado a opção de preferência nas preferências de sua conta para evitar que ele receba InMails.

Dicas para maximizar taxas de resposta no InMail

Muitos profissionais acabam usando a mesma abordagem do e-mail no LinkedIn, já que ambos os serviços se concentram principalmente na comunicação escrita. No entanto, você pode querer reavaliar essa postura. Embora haja muito a aprender com as práticas recomendadas de e-mail, é essencial ter em mente as diferenças fundamentais entre os dois canais.

Primeiramente, precisamos lembrar que a caixa de entrada serve como uma lista de tarefas de um cliente. Eles o estão usando para acompanhar fornecedores, problemas e projetos internos e externos. Semelhante à forma como as caixas de entrada de e-mail são priorizadas, as pessoas priorizam suas tarefas. Por outro lado, a caixa de entrada do LinkedIn não é uma lista de tarefas. 

Enquanto oferecer um pouco de conhecimento extra sobre seu trabalho em e-mails frios pode ser benéfico, no LinkedIn essa abordagem pode não ser bem aceita.

Para o vice-presidente de produto e engenharia da Ambition, Butler Raines, este tipo de estratégia pode acabar sendo um tiro pela culatra. “Se eu receber uma cold connect, que aceitarei, se eu receber uma resposta automática que de cara é o pitch (proposta)… eu bloqueio a empresa”, revela.

Para Butler, networking no LinkedIn ainda é altamente recomendado e, sendo assim, para ter sucesso, você deve interagir com os outros de maneira apropriada.

4 lições para enviar e-mails no LinkedIn

Para este levantamento, a Lavender analisou um total de 28,3 milhões de e-mails. Aproximadamente 15,7 milhões e-mails não abertos e 12,6 milhões de respostas. Como resultado, eles foram capazes de obter uma imagem clara da situação atual do alcance de vendas, excluindo aparentes outliers (valor aberrante ou valor atípico) e chats internos.

Os dados têm um viés para transações de software como serviço (SaaS), mas também incluem empresas que vendem produtos e serviços. De acordo com a Lavender, essas tendências encontradas, que compõem este guia, são universais e aplicáveis ​​a qualquer pessoa e a qualquer profissão. 

Agora, vamos ao que interessa!

1. Seja objetivo

Para o InMail, a brevidade é fundamental. A janela de bate-papo do LinkedIn é modesta à primeira vista, esteja você usando um dispositivo móvel ou a versão para desktop. Sendo assim, uma das principais sugestões de como melhorar a taxa de resposta de um vendedor é reduzir o número de palavras da sua mensagem. 

Segundo o levantamento, os e-mails frios que contém de 25 a 50 palavras obtêm 65% mais respostas do que o e-mail frio com média de 125 palavras.

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2. Simplifique

Vá com calma com o jargão! Acabe com a tentativa de parecer inteligente e concentre-se em ser compreendido. A maioria dos e-mails (70%) são escritos para um público com nível de leitura de pelo menos o 10º ano. A taxa de resposta pode ser aumentada em 50% apenas simplificando a linguagem para a de um aluno do quinto ano.

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3. Personalização é essencial

Quando um vendedor adiciona personalização a um modelo padrão de e-mail, ele obtém o dobro de respostas, de acordo uma descoberta do SalesLoft.

A declaração também é verdadeira para o InMail. Para que seja bem-sucedido, a personalização é essencial.

Enquanto uma mensagem claramente impessoal gera desinteresse, a personalização faz com que a pessoa que receberá sua mensagem sinta que você está falando diretamente com ele, se tornando mais inclinado a ler a totalidade do texto.

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A necessidade de adequar sua mensagem a cada indivíduo só cresce ao fazer contato via LinkedIn. Manter uma conversa que se concentra somente em você é correr o risco de alienar seu contato.

Por outro lado, os dados revelam que o desempenho diminui drasticamente com a personalização de mais de 80% de um e-mail. Afinal, algumas palavras e frases são usadas como modelos porque são realmente eficazes. Em resumo, modifique as frases necessárias para ajustá-las à circunstância.

4. O uso de linguagem passiva estimula uma resposta

As taxas de resposta são reduzidas quando usamos tom informativo. Ele deve ser utilizado apenas quando se deseja destacar sua própria experiência ou quando a ideia é “ensinar” seu cliente em potencial.

Uma vez que a comunicação por InMail tem como objetivo estabelecer uma conexão, iniciar uma conversa, você deve procurar um tom mais despretensioso, em vez de instrutivo.

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Fazer perguntas normalmente é uma estratégia muito comum para incentivar o lead a responder sua mensagem. No entanto, lembre-se que as perguntas não são a única opção. Expressões condicionais, como “se, então”, podem surtir o mesmo efeito, como por exemplo: “vamos entrar em contato se isso faz sentido.”

Em resumo:

  • Faça uma observação
  • Demonstre que você conhece o contexto daquela pessoa e da empresa onde ela trabalha
  • Faça uma pergunta – em especial uma pergunta relacionada com um problema que você é capaz de resolver

Bônus: continue incentivando o diálogo

Se conseguiu chegar até aqui, a primeira parte do seu trabalho foi concluída e você recebeu uma resposta. Agora, é hora de manter seu contato interessado no diálogo. Para isso, não esqueça de seguir fazendo novas perguntas e incentivar que mais mensagens sejam trocadas.

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