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Tendências do TikTok que as empresas devem observar

O TikTok se tornou uma das plataformas de mídia social mais populares depois de apenas alguns anos no mercado, com mais de 2 bilhões de downloads e mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais. Apesar da grande popularidade da plataforma, algumas empresas estão tendo problemas para se adaptar e encontrar seu lugar no mercado […]

Giovanna Torreão

15/11/2022

tiktok

O TikTok se tornou uma das plataformas de mídia social mais populares depois de apenas alguns anos no mercado, com mais de 2 bilhões de downloads e mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais. Apesar da grande popularidade da plataforma, algumas empresas estão tendo problemas para se adaptar e encontrar seu lugar no mercado em rápida expansão de vídeo de formato curto. Apenas metade das grandes empresas estão usando o TikTok, de acordo com uma pesquisa de 2022 da InVideo.

Na publicação de hoje, nós discutiremos as tendências mais populares do TikTok em termos de marketing de marca, incluindo onde procurar tendências e como entrar em ação.

Aumento do interesse das empresas no TikTok

Sucesso entre adolescentes e jovens adultos, com idades entre 16 e 24 anos, o TikTok não foi levado a sério pelas empresas por muito tempo. A partir de 2020, com uma disparada de crescimento de usuários, algumas empresas passaram a olhar com mais atenção para a plataforma chinesa.

A HubSpot Blog Research mostrou que, em 2022, os profissionais de marketing previram um aumento nos gastos no TikTok maior do que em qualquer outra plataforma. Esses especialistas passaram a classificar o TikTok como a quarta rede de mídia social mais eficaz, depois do Instagram, Facebook e YouTube. Com isso, a rede social se torna superior a canais já bem estabelecidos, como o Twitter e o Pinterest.

A característica distintiva do TikTok é a força dos relacionamentos que ele promove entre as marcas e seus usuários. De acordo com o estudo “What’s Next” do TikTok de 2021, 78% dos usuários acham que as maiores empresas do TikTok são aquelas que trabalham em colaboração com os consumidores. Os dados mostraram ainda que 67% dos consumidores dizem ter sido motivados a fazer uma compra quando não tinham planejado.

Embora muitos usuários acessem o app em busca de vídeos cômicos, as marcas estão começando a entender que a autenticidade e o desenvolvimento da comunidade são dois dos fatores mais importantes para manter os consumidores engajados e comprometidos.

Outro ponto importante é que os usuários estão gastando mais tempo no TikTok e menos tempo em outras formas de mídia. A Kantar identificou que 46% dos usuários estão completamente imersos no conteúdo da plataforma.

Quando perguntados sobre o que eles fazem em vez de usar o TikTok, 41% dos usuários da Geração Z disseram que ouvem menos podcasts e 33% disseram que assistem menos televisão.

Os profissionais de marketing nas mídias sociais devem aproveitar essa oportunidade para atrair um público maior e incentivar uma maior participação.

Tendências e estratégias para usar no TikTok

1. As principais marcas costumam atualizar seus sites três vezes por semana

O TikTok, assim como o YouTube, possui um algoritmo que favorece os usuários que estão ativos na plataforma com frequência.

As marcas com mais sucesso no TikTok (definidas como mais de 10.000 visualizações médias por postagem) tendem a enviar novos vídeos a cada 3,1 dias, ainda de acordo com o relatório da InVideo.

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Embora seja improvável que publicar mais de cinco vezes por semana tenha muito impacto, sempre há alguém fora da curva. A pesquisa apontou que a Amazon Prime Video, localizada à direita do gráfico, não apenas carrega conteúdo mais de 40 vezes por semana, mas também atrai uma média de 1,32 milhão de visualizações por upload.

Ainda assim, a maioria das empresas provavelmente não terá tanto material quanto a plataforma de streaming, que publica, principalmente, clipes e teasers de suas séries atuais e futuras.

A Netflix, concorrente direta da Amazon Prime, posta com muito menos frequência, registrando apenas 8,5 publicações por semana. Assim, enquanto a Amazon Prime possui 2,2 bilhões de visualizações, a Netflix tem apenas 419 milhões. Essa discrepância se dá, em grande parte, à sua programação de publicação mais regular.

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A mensagem principal do relatório é que você deve atualizar seu TikTok pelo menos três vezes por semana e ser mais regular e consistente do que seus rivais. Usar modelos populares do TikTok é uma ótima maneira de alcançar este objetivo e permanecer à frente da concorrência.

2. A importância do som é maior do que a das hashtags

De acordo com a pesquisa “What’s Next” do TikTok, 88% dos usuários concordam que o áudio da plataforma desempenha um papel significativo na experiência geral do aplicativo. A pesquisa também descobriu que na página “Para você” de 2021, o som gerou 47% mais visualizações de vídeo do que hashtags.

Além disso, de acordo com o TikTok Brand Marketing Report da Invideo, o tipo de música mais popular no TikTok são as músicas inspiradoras.

As marcas devem ter isso em mente e enfatizar o uso do som ao publicar na plataforma. Hashtags são úteis para atingir um determinado público, mas escolher o tom correto é mais importante.

De qualquer forma, vale destacar que, segundo o relatório da InVideo, 87,3% dos vídeos pesquisados tinham pelo menos uma hashtag e a média era de 3,26 hashtags por descrição de vídeo.

Ao mesmo tempo, 80% dos principais vídeos tinham música, com músicas animadas sendo de longe a escolha de música mais popular do TikTok. Por isso, a dica é usar músicas em todos os seus vídeos e escolher bem!

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3. Tecnologia, comida e jogos são as mais populares no TikTok

Os usuários do TikTok estão particularmente interessados ​​em anúncios de empresas de tecnologia, alimentos e jogos. Ao menos foi isso que identificou a pesquisa da InVideo.

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Para analisar os tipos de marca de melhor desempenho no TikTok, a empresa calculou a quantidade média de tempo que as pessoas passaram assistindo aos vídeos de uma marca e, em seguida, calculou a quantidade média de tempo que as pessoas passaram assistindo aos vídeos de uma marca em todos os setores.

De acordo com os dados, as postagens de empresas de tecnologia e tecnologia da informação tiveram uma média de mais de 2,3 milhões de visualizações, seguidas pelas das indústrias de alimentos e bebidas, jogos e mídia.

No entanto, para ter sucesso no TikTok, você não precisa ser um gigante da tecnologia multi bilionário. O TikTok, como muitos outros sites de rede social, valoriza a originalidade.

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O relatório indica que o So Satisfying, o perfil mais seguido do TikTok, é especializado em fazer objetos e atividades comuns parecerem exóticos e emocionantes por meio do uso de edição criativa e foco em câmera lenta.

Com impressionantes 76 milhões de visualizações, o vídeo mais popular deles é sobre um calçar um sapato com espuma.

A inclusão do perfil da própria plataforma pode impressionar alguns, mas cinco dos dez filmes mais vistos foram enviados pelo TikTok. Assim, se você estiver procurando por uma fonte de orientação de como criar dentro da plataforma, o @TikTok precisa ser levado em consideração. Afinal, foram eles que criaram o próprio aplicativo.

A Organização Mundial da Saúde é mais uma inclusão intrigante. A conta pode ter sido impulsionada pela pandemia do novo coronavírus, mas pode servir de inspiração para um bom modelo de como uma organização sem fins lucrativos pode usar o TikTok para promover a conscientização social. Mais de 54 milhões de pessoas viram o vídeo da Organização Mundial da Saúde sobre os perigos da indústria do tabaco e os riscos de fumar em geral.

@who

Smokers are more likely to have a severe case of covid19. Let’s get TobaccoExposed

♬ original sound – World Health Organization (WHO)

Em resumo, o relatório indica que o ponto principal é que seu desempenho no TikTok pode ser afetado pelo negócio em que você trabalha, mas a originalidade é o critério final.

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