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WhatsApp ganha recurso para busca de empresas no Brasil

O WhatsApp está sempre anunciando novidades e, mais uma vez, está mostrando seu compromisso em se colocar como uma plataforma importante para a comunicação empresarial. Após o carrinho de compras e o catálogo de produtos, a plataforma lança um novo recurso que promete ajudar as marcas: a busca por negócios.  Will Cathcart, Head do WhatsApp, […]

Giovanna Torreão

26/11/2022

whatsapp

O WhatsApp está sempre anunciando novidades e, mais uma vez, está mostrando seu compromisso em se colocar como uma plataforma importante para a comunicação empresarial. Após o carrinho de compras e o catálogo de produtos, a plataforma lança um novo recurso que promete ajudar as marcas: a busca por negócios. 

Will Cathcart, Head do WhatsApp, da Meta, usou o Twitter para anunciar que o WhatsApp acaba de ganhar um novo e interessante recurso de busca de negócios integrado à sua conversa. Dessa forma, os usuários poderão procurar empresas e fazer compras sem precisar sair do aplicativo. No momento, a ferramenta está liberada apenas para o Brasil, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Colômbia, Indonésia, México e Reino Unido.

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De acordo com o mensageiro, o usuário será capaz de identificar empresas navegando por categorias relevantes (como finanças ou transporte, por exemplo) ou simplesmente digitando o nome da empresa na barra de pesquisa. Pequenos negócios no Brasil, como cafés, farmácias e outros, também terão acesso a esse recurso.

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Portanto, os clientes e potenciais clientes poderão entrar em contato com marcas de todos os tamanhos a fim de realizar uma compra, tirar dúvidas ou até solicitar assistência. Isso evita o incômodo de ter de sair do aplicativo para pesquisar essas informações online. O histórico de pesquisa de um usuário é mantido anônimo e não está correlacionado com sua conta, também conforme declarado pelo WhatsApp.

É importante destacar que esta função de busca já havia passado por um teste em São Paulo no ano passado e contou com um número limitado de participantes. No momento, a novidade está disponível apenas para Android, apesar de ter sido adaptada para uso nos aparelhos iOS em outros países onde o mensageiro liberou a novidade.

Mark Zuckerberg, CEO da Meta, abordou o tema do crescente uso do WhatsApp pelas empresas brasileiras como meio de atendimento ao cliente no WhatsApp Business Summit, também realizado em São Paulo.

“Embora milhões de empresas no Brasil usem o [WhatsApp] para bate-papo, não facilitamos a descoberta de empresas ou a compra de produtos delas, então as pessoas acabam tendo que usar soluções alternativas. O objetivo final aqui é fazer com que você possa encontrar, enviar mensagens e comprar de uma empresa, tudo na mesma conversa do WhatsApp”, explicou o CEO da Meta.

Além do novo recurso de pesquisa, o WhatsApp anunciou que lançará sua nova experiência de pagamentos integrados no Brasil, em parceria com empresas do setor financeiro. Com isso, o usuário não será obrigado a sair da plataforma para fazer pagamentos com um cartão de crédito ou débito.

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É fundamental destacar que os testes desse mecanismo de pagamento já começaram na Índia em parceria com a varejista JioMart há algum tempo. A empresa, no entanto, não especificou um cronograma para quando esse recurso seria implementado em outros países e áreas.

Popularidade do WhatsApp

Instalado em 99,2% de todos os celulares, o WhatsApp é disparado o aplicativo mais popular entre os brasileiros, segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box: Mensageria no Brasil, da Mobile Time em parceria com a Opinion Box. O percentual de usuários do WhatsApp que usam o aplicativo com mais frequência também aumentou, subindo três pontos percentuais apenas nos últimos seis meses, sendo aberto diariamente por 88% dos entrevistados.

Outro ponto importante para as empresas é que o uso de aplicativos de mensagens para promover relacionamentos positivos com seus públicos-alvo também está crescendo em importância. O WhatsApp é citado por 81% dos clientes como sendo o preferido para entrar em contato com as empresas.

Enquanto apenas 5% dos usuários do WhatsApp consideram inadequado entrar em contato com uma marca ou corporação pelo aplicativo, 80% dos entrevistados disseram que usam a plataforma para fazer perguntas/pedir informações. Entre aqueles que interagem com empresas pelo app, a plataforma é utilizada pela grande maioria dos usuários para obter ajuda técnica, aprender sobre as compras e adquirir bens e serviços. Mais precisamente 72% obtêm ajuda técnica e serviços e 56% realizam compras.

Explore todo o potencial do WhatsApp

Os dados e descobertas destacam a importância do WhatsApp como ferramenta de comunicação comercial. Com o objetivo de aprimorar a experiência de atendimento ao cliente e otimizar a produção comercial, o ChatGuru facilita conexões mais satisfatórias e envolventes entre empresas e seus consumidores por meio do WhatsApp, como vimos, a plataforma mais popular do Brasil.

A ChatGuru ajuda a sua empresa a desenvolver e gerir um chatbot voltado para as necessidades e objetivos da sua empresa e dos seus clientes. Várias etapas da comunicação, incluindo atendimento ao cliente, marketing e vendas, podem ser automatizadas no WhatsApp.

Em vez de esperar na fila por atendimento, o que pode fazer com que os consumidores desistam de uma compra, o software de conversação do ChatGuru atua como o primeiro ponto de contato, respondendo rapidamente às perguntas dos clientes e conduzindo-os ao longo do processo de vendas. Usando nossa tecnologia, você pode se comunicar com seus clientes 24 horas por dia, sete dias por semana, em questão de instantes.

Os recursos robustos do ChatGuru, como chatbots, respostas rápidas, rodízio de atendimento ao cliente, funil inteligente automático e campanhas personalizadas, podem ser usados ​​para escalar seu serviço de suporte sem comprometer a qualidade ao conectar sua conta comercial do WhatsApp à nossa plataforma, com o mais alto padrão de excelência. Saiba mais sobre as funcionalidades do ChatGuru!

Uma vez que os bots dão conta de uma série de atividades e uma grande parte dos chamados mais rotineiros, a tecnologia da automação também permite que suas equipes se concentrem em outras tarefas mais complexas, sensíveis e de valor agregado, como responder dúvidas mais específicas, criar novas estratégias e colocar esses planos em ação. Tudo isso, por sua vez, melhora a produtividade e aumenta a satisfação dos seus colaboradores.

Também fornecemos relatórios mensais em um formato de sua escolha. Você pode ter atualizações de rastreamento enviadas para seu e-mail ou WhatsApp, definindo os parâmetros ideais para suas necessidades. Dessa forma, com o auxílio do ChatGuru, sua empresa pode aprimorar suas estratégias de marketing e vendas a partir da análise dos dados.

Ao integrar o ChatGuru com o atual gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) da sua empresa, você pode economizar ainda mais tempo e esforço.

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