Conheça a melhor ferramenta de automação para WhatsApp e chatbots

Como Enviar Orçamento Pelo Whatsapp

Equipes de vendas tem um grande trabalho que pode ser facilmente automatizado se pensado da forma correta. À seguir listamos uma ótima dica para de como enviar orçamento pelo Whatsapp automaticamente.

Fernando Cavalcanti

Para qualquer vendedor, os orçamentos ou propostas de vendas são um recurso indispensável, com ele, você pode simplificar e oferecer serviços profissionais e de alta qualidade.

No entanto, muito poucos vendedores usam essa ferramenta, portanto, uma receita de vendas considerável é perdida.

Para evitar que isso aconteça, preparamos neste artigo informações sobre o conteúdo desse orçamento e modelos que você pode usar durante as conversas com os clientes.

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Preparado?

Por Que Vender Pelo WhatsApp?

De acordo com uma pesquisa, o WhatsApp é o aplicativo de smartphone mais utilizado pelos brasileiros, com 68% de preferência; com ele você pode bater um papo, se divertir e também fazer negócios.

Você também pode conversar com clientes e fornecedores, fazer chamadas de áudio ou vídeo e, enviar orçamentos via WhatsApp.

Considerando que o número de smartphones em uso no país supera o de residentes, não é uma tarefa fácil - Tantas pessoas usam o aplicativo e operam de várias formas, por que abriríamos mão dessa oportunidade?

Se você já tem seu próprio negócio, pode atrair novos clientes que gostam de negociar na plataforma; se pretende abrir uma, pode até validar as suas ideias, fazer o seu primeiro contato, uma pesquisa de mercado e otimizar as suas estratégias.

O fato é que não há porque não apostar nas vendas pelo WhatsApp e, sem um plano, você não poderá fazer isso de maneira amadora.

Portanto, agora nós vamos ver algumas dicas importantes para fechar um orçamento pelo WhatsApp. Vamos lá?

Ofereça Um Bom Atendimento

O WhatsApp é a melhor plataforma para aumentar as taxas de conversão; de acordo com uma pesquisa realizada pela Nielsen, mais de 67% dos entrevistados preferem se comunicar por chat com as empresas.

Além disso, 53 por cento dos entrevistados preferem fazer compras em lojas que respondem ao bate-papo.

Esses dados comprovam que o bate-papo ajuda a aumentar as vendas e fornecer um melhor atendimento ao cliente, além disso, os recursos do WhatsApp, como chat, chamadas de voz e videochamadas, são úteis para oferecer melhor assistência aos seus clientes.

Você também pode fornecer serviços melhores e mais rápidos aos seus clientes usando o WhatsApp Web em seu computador.

Equipe de vendas de sucesso podem Envio de orçamento automatizado para Whatsapp
Equipe de vendas de sucesso podem utilizar envio de orçamento automatizado para Whatsapp

Aproveite as Ferramentas do WhatsApp

O WhatsApp possui uma infinidade de recursos que podem ser usados ​​para maximizar suas vendas, por exemplo, você pode postar anúncios sobre sua empresa em seu status.

Você pode postar uma atualização de status sobre as promoções em andamento ou dizer aos seus clientes para tirar uma captura de tela de um código QR que você postar nele para obter um desconto ao comprar em sua loja.

Outro recurso útil do WhatsApp é o compartilhamento de localização, se seus clientes perguntarem onde sua empresa está localizada, você pode compartilhar a localização de sua empresa através do WhatsApp.

Então, seus clientes só precisam abrir a mensagem e o Google Maps os direcionará para sua localização.

Seja Amigável

Como os clientes odeiam mensagens longas, escreva-as de maneira amigável e mantenha-as o mais curtas possível e, sempre que possível, envie as frases separadamente.

Outra dica: às vezes use emojis para tornar as mensagens mais criativas e não se despeça de seus clientes, se deseja receber um retorno.

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Mensagens Rápidas Geram Clientes Felizes

Comunicação assíncrona: esta é a maior vantagem do atendimento ao cliente do aplicativo de mensagens.

Para o cliente, é ótimo porque todo o histórico de consultas fica em um só lugar, para que ele possa voltar a ler sempre que tiver tempo - Ao contrário de um telefonema, por exemplo.

Isso também oferece à empresa a chance de garantir que a consulta seja direcionada ao funcionário mais adequado.

E como o cliente pode enviar uma mensagem e continuar o dia enquanto espera por uma resposta, a consulta pode ser devidamente atribuída sem que o cliente seja redirecionado para uma variedade de chamadas diferentes ou fique impacientemente em espera.

Mostre Como pode Ajudar Seu Cliente

Hoje em dia, várias pessoas preferem receber uma mensagem pelo WhatsApp quando disponível, porém, se o destinatário estiver interessado na mensagem enviada, suas chances de resposta aumentarão rapidamente.

O segredo para atrair a atenção dos clientes é ser objetivo e usar as informações da empresa com sabedoria - Uma boa dica é que depois de se apresentar, indique claramente a solução fornecida pela sua empresa.

Faça Mensagens Interessantes

A principal vantagem do WhatsApp é o seu caráter pessoal e autêntico, mas, para chamar a atenção dos clientes, você precisa ser super criativo ao redigir a mensagem.

Felizmente, o WhatsApp tem os recursos de que você precisa: existem várias opções de formatação que você pode utilizar, por exemplo, você pode colocar em negrito ou itálico para enfatizar suas palavras.

Você também pode enviar vídeos, GIFs e fotos junto com sua mensagem, para torná-la mais atraente para os clientes, mas evite spam completamente.

GIFs e figurinhas podem ser uma grande vantagem no atendimento ao cliente e podem ajudar os funcionários a responder a perguntas complexas visualmente ou com mais detalhes.

Outro ponto convincente é que o uso de multimídia aproxima as empresas de seus clientes, comunicando-se com eles de forma mais natural e acessível.

Envie sua mensagem em parágrafos para que seja mais agradável aos olhos, seja breve e interessante.

Adapte-se ao Ritmo do Cliente

Faz uma grande diferença se você está conversando com um nativo digital ou com uma pessoa de 70 anos.

Cara a cara, você sabe que tom deve usar só de olhar para a pessoa com quem está falando, no chat ao vivo, é diferente.

É por isso que é melhor iniciar o bate-papo com uma nota neutra e ajustar seu estilo ao do cliente.

Quando a pessoa do outro lado é uma tagarela descontraída, usando frases curtas e muitos emojis, siga seu exemplo, se ela está levando as coisas um pouco mais formalmente, adote um estilo mais reservado.

Vantagens de Enviar Orçamento pelo WhatsApp

Aqui, selecionei as principais vantagens de enviar orçamentos por WhatsApp, confira:

  • Você poderá atingir um número maior de clientes potenciais, em menos tempo;
  • Você pode aplicar descontos ou promoções diretamente, para cada cliente, de forma personalizada;
  • Você economiza papel e não precisa de uma impressora;
  • Você alcançará pessoas que moram fora da sua região, expandindo seu mercado;
  • Eles irão transmitir um senso de confiança e transparência;
  • Com o tempo, você poderá criar um banco de dados de contatos para interagir com os clientes novamente;
  • Você poderá promover eventos e produtos, aumentando sua receita.

Você viu que enviar orçamento pelo WhatsApp é uma forma rápida de comunicar e enviar documentos, como faturas e propostas, além de tudo, para usar o WhatsApp você terá que ter apenas um smartphone, ou computador, e instalar o aplicativo diretamente da sua loja de aplicações.

Como Enviar Orçamentos Pelo WhatsApp?

Conquistar novos clientes pelo WhatsApp também exige muita pesquisa, afinal, você terá que entender as necessidades de seus clientes e tudo o que sua empresa pode oferecer, portanto, aqui estão algumas dicas para facilitar esse processo.

Então, como enviar orçamento pelo Whatsapp da sua empresa?

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Faça Perguntas Abertas

Fazer perguntas e ouvir as respostas é uma das melhores maneiras de (em)aprender.

Perguntas abertas podem fornecer informações valiosas sobre a eficácia de suas vendas, isso ocorre porque eles dão ao cliente a oportunidade de discutir sua experiência com a sua organização em suas próprias palavras. 

Uma pergunta aberta é ampla e provoca uma resposta única; uma pergunta fechada é restrita e normalmente provoca uma resposta "sim" ou "não", o que limita a qualidade das informações fornecidas.

Isso não é necessariamente uma coisa ruim, depende apenas da profundidade da resposta que você está procurando.

Se você está procurando respostas que forneçam uma visão aprofundada do serviço que será prestado ao cliente, perguntas abertas geralmente são mais úteis.

Cliente Sumiu, O Que Fazer?

Isso é muito comum hoje em dia, o motivo pelo qual eles desaparecem é que quando você fala apenas sobre o valor original, as pessoas acabarão se perguntando de forma muito racional se devem comprar seu produto ou não.

Porque a única coisa que ela percebeu naquele momento foi quanto custaria, nada mais!

Para entender como reverter essa situação, é preciso entender: as pessoas compram pelas emoções e se defendem pela racionalidade.

Necessidade, dor, desejo, ambição são apenas alguns sentimentos que podem fazer com que o seu cliente compre o seu produto, só depois de começar a justificar a compra por motivos racionais.

Ou seja, quando você responde pela primeira vez aos compradores que o preço é tal, há uma grande chance de que seus consumidores o considerem caro.

Você tem que lidar com as emoções do consumidor e entender como isso pode lhe ajudar.

Criar valor para a venda de produtos e prestar atenção nos benefícios é uma etapa importante para o sucesso de vendas, trazendo os clientes para o seu ambiente e dizendo-lhes como melhorar e agregar valor à sua vida.

As redes sociais contribuem em grande medida para a sua imagem corporativa, portanto, se você publicar um conteúdo realmente bom para discutir as vantagens e benefícios da venda de produtos, as pessoas terão mais percepção de valor em relação à sua marca e produtos.

Por este motivo, é fundamental utilizar o Instagram, o Facebook e o WhatsApp para lapidar a identidade do seu negócio.

Utilize Gatilhos Mentais

Os gatilhos mentais são estratégias de vendas quando se trata de enviar orçamentos pelo WhatsApp que levam em consideração o uso das emoções para influenciar as pessoas.

Quando você os usa em sua divulgação, é como se você pudesse fazer com que seu público fizesse certas ações automaticamente, sem pensar muito no que eles estão fazendo.

A decisão de compra é um dos momentos ideais para aplicar gatilhos como escassez, reciprocidade, razão, curiosidade, urgência, etc.

Basicamente, o que você precisa fazer é pensar em maneiras de enviar mensagens que estimulem o subconsciente das pessoas a optar pelo produto que você está oferecendo.

Mas não confunda isso com manipulação!

Quando falamos em gatilhos mentais, queremos dizer que você deve estudar seu público e entregar o que ele deseja, mostrando que seu produto é a solução para algum problema, portanto, você deve sempre enviar conteúdo interessante.

Para este método, são usados ​​3 gatilhos mentais específicos:

  • Antecipação: envie mensagens informando que você vai lançar um novo produto para criar expectativas para as pessoas, é assim que eles se preparam, porque sabem que algo novo está chegando;
  • Filiação: informa que apenas um grupo pré-selecionado terá acesso a este produto, ou seja, mostra que apenas as pessoas que estão na lista de transmissão do WhatsApp poderão comprar seu produto; 
  • Escassez: no dia do lançamento, limite o tempo disponível para compra e, de preferência, dê às pessoas pouco tempo para se decidirem o mais rápido possível.

Faça Uma Abordagem Inicial

O primeiro contato com os leads é o momento mais importante das vendas, portanto, ter um uma abordagem inicial pode ajudá-lo a causar uma boa impressão e conquistar clientes.

Nossa dica é fazer uma apresentação: fale o seu nome, um pouco sobre a sua marca, quem você é e os produtos que vende. Um exemplo de abordagem de vendas é:

"Olá, [nome do cliente], boa tarde! Meu nome é João, corretor de seguro saúde, tudo bem? Vi que o senhor está interessado em alugar nosso plano e gostaria de dar mais detalhes. O que acha?"

Guie o Cliente

Quando um cliente está revisando uma proposta ou fornecendo um documento, é importante enviar uma mensagem para acompanhar o cliente durante essas etapas.

Este método de contato é uma forma rápida de não ser esquecido pelos seus clientes.

Além disso, uma recomendação é sempre fazer perguntas que não sejam muito incisivas e os possam afastar, um exemplo comum, é:

"Olá, [nome do cliente], como você está? Ficou com alguma dúvida sobre o orçamento? Como posso ajudar? Se precisar esclarecer alguma coisa, pode me ligar ou enviar uma mensagem, está bem?"

Como enviar orçamento no WhatsApp automaticamente
Saber como enviar orçamento no WhatsApp automaticamente pode trazer ótimos benefícios para equipes de vendas

Orçamento por PDF

Uma grande questão para os profissionais que estão começando a vender pelo WhatsApp é: enviar o orçamento por meio de PDF ou mensagem padrão?

Para responder esta pergunta, deve-se fazer uma análise sobre aquilo que se está vendendo e, principalmente, quão complexo o serviço/produto é.

Por exemplo, quando um cliente solicita um serviço de fotografia que requer mais detalhes sobre a definição de horas, aluguel de lugares, etc., uma boa sugestão seria o PDF, por lhe permitir trabalhar melhor com diversas páginas além de adicionar imagens para agregá-lo.

Já as mensagens-padrão são indicadas para serviços não tão complexos e que tenham poucas opções para que o cliente possa escolher, alguns exemplos comuns, são: entregas por delivery, orçamento para diária de um pequeno hotel, e tantos outros.

Orçamento pelo Whatsapp é essencial nos dias de hoje

Enviar um orçamento pelo WhatsApp é uma forma eficaz de impulsionar suas vendas.

O WhatsApp como um dos chats e plataformas de mídia social mais populares do mundo também pode ser utilizado por empresas para comercializar seus produtos e serviços.

E você descobriu neste artigo, um guia completo de vendas do WhatsApp e, agora tem boas informações para desenvolver uma estratégia e conquistar clientes.

Faça deste material o seu ponto de partida e, claro, continue a estudar e se especializar na arte de vender.

O WhatsApp é sua própria ferramenta de negócios, você só precisa saber como usá-lo – Porém, não é mais um problema.

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