Conheça a melhor ferramenta de automação para WhatsApp e chatbots

Como Implementar Atendimento Automático no WhatsApp? Veja!

Introdução Por que você precisa de um atendimento automático no WhatsApp? Essa é uma funcionalidade que permite negócios darem um passo além e aproveitar todo o potencial desta ferramenta, tornando-a ainda mais instantânea e personalizada.  Os bots do WhatsApp estão tornando a automação de serviços cada vez mais comum em muitas indústrias. E a demanda por […]

Fernando Cavalcanti

30/01/2024

atendimento automatico whatsapp

Introdução

Por que você precisa de um atendimento automático no WhatsApp? Essa é uma funcionalidade que permite negócios darem um passo além e aproveitar todo o potencial desta ferramenta, tornando-a ainda mais instantânea e personalizada. 

Os bots do WhatsApp estão tornando a automação de serviços cada vez mais comum em muitas indústrias.

E a demanda por atendimento ativo está levando muitas empresas a fazerem uso da inteligência artificial para atender de forma imediata, principalmente no WhatsApp, que se tornou o canal de mensagens preferido por muitos usuários.

O fato de utilizar o WhatsApp Business já dá a você o privilégio de estar próximo de seus clientes no canal de sua preferência. E com um chatbot de WhatsApp, sua capacidade de agir não se limita mais ao seu horário comercial. Isso significa que:

  • Você pode ajudar seus clientes e orientá-los com informações personalizadas, sempre, a qualquer hora e em qualquer lugar.
  • Você reduzirá a carga de trabalho de seus agentes de vendas e atendimento ao cliente, colocando seu negócio no piloto automático.

E você pode fazer muito mais, mas antes de ver as vantagens de usar um atendimento automático no WhatsApp e construir seu bot, vamos começar do início, entendendo o que são os bots, suas principais vantagens e muito mais!

Atendimento Automático no WhatsApp

atendimento automático WhatsApp o que é

Hoje, a presença de uma marca no WhatsApp deixou de ser uma opção. Afinal, essa é uma necessidade tanto para empresas como para clientes. No entanto, nem todas as empresas estão preparadas para fornecer atendimento ao cliente ou serviço de vendas por meio do aplicativo de mensagens.

Mas você já pensou em quanto tempo os clientes devem esperar para receber uma resposta de sua empresa? De acordo com a Universidade de Harvard, a taxa de contato e qualificação cai drasticamente nos primeiros 5 ou 10 minutos.

É por este motivo que atender imediatamente os clientes é, mais do que nunca, a aposta que muitas empresas devem fazer. Portanto, é aqui que vamos nos concentrar.

Uma das opções mais valiosas que uma empresa deve implementar atualmente é o atendimento automático no WhatsApp. Por isso, no decorrer do conteúdo iremos explicar como fazê-lo e qual o melhor caminho para a sua empresa.

O Que São as Respostas Automáticas?

O WhatsApp têm a opção de criar respostas automatizadas a partir da versão Business. Nele, uma pessoa é responsável por responder manualmente. Esta opção é, sem dúvida, a chave para transmitir uma primeira impressão ao cliente.

Como funciona? É simples. Você deve baixar o WhatsApp Business nos celulares Android e iOS e criar uma conta do WhatsApp comercial, em seguida, agendar respostas automáticas no WhatsApp.

Para colocá-lo em contexto, mostramos dois tipos de respostas automáticas no WhatsApp Business que são amplamente usadas ​​por algumas empresas:

  • “Obrigado por usar nosso serviço WhatsApp, vamos te ajudar em alguns instantes”.
  • “Obrigado por entrar em contato com (nome da empresa). Diga-nos como podemos ajudá-lo”.

Atendimento Fora do Expediente

Essa mensagem ajuda muitas empresas a amortecer a primeira interação com o cliente. Mas o que acontece quando o cliente escreve fora do horário comercial?

A resposta automática é enviada ao consumidor, mas não há mais uma pessoa atrás do celular para responder. Essa é justamente uma das desvantagens que uma conta empresarial no WhatsApp enfrenta ao ativar as respostas automáticas.

A comunicação do WhatsApp é marcada pela agilidade e rapidez com conversas fluidas. E é claro que as empresas devem se ajustar à plataforma, acima de tudo, aquelas que têm uma grande demanda por atendimento, reclamações, solicitações, pedidos ou vendas.

Utilizando um Chatbot

A solução mais viável para empresas que desejam oferecer um atendimento automático no WhatsApp é integrar um chatbot por meio de um CRM. Nesse sentido, os chatbots conversacionais integrados permitem reduzir o tempo de resposta de 2 horas ou mais para 1 minuto.

Isso sem dúvida marca um impacto não só na satisfação do cliente, mas também no nível de vendas. O chatbot também é capaz de manter uma conversa com os consumidores e fechar a venda de produtos na janela de chat.

Os chatbots conversacionais têm maior potencial quando são treinados de forma inteligente para se comunicar com uma linguagem natural. Dessa forma, muitos deles conseguem responder às mensagens como uma pessoa faria e com frases que representam sua organização ou empresa.

Potencializando Atendimentos

Para potencializar as respostas no canal de atendimento automático no WhatsApp, é fundamental a integração de um CRM ou de uma plataforma de conversação como a ChatGuru.

Essa é uma solução de automação poderosa que atende principalmente a grandes corporações e pequenas empresas que possuem recursos técnicos e temporários para aprender a usar a plataforma em um nível avançado.

Nosso sistema tem muitos recursos que vão desde integração de atendimento automático no WhatsApp a criação de etapas para organizar seus fluxos de atendimento, uso de API para ser utilizado em outros sistemas, classificação de usuários, garantindo que as vendas que você lançar serão bem-sucedidas.

É importante destacar que o ChatGuru é uma ferramenta para grandes e pequenas empresas, sendo assim uma boa opção para aqueles que estão empreendendo ou que estejam em um pequeno negócio.

Modelos de Mensagem

atendimento automático WhatsApp mensagem

A comunicação com seus clientes através do atendimento automático no WhatsApp começa por um elemento muito importante, que é a forma como a sua marca interage com os usuários. Por isso, é vital criar modelos de mensagens que definem o estilo e as respostas para todas as mensagens no app.

Uma mensagem mal formulada pode fazer com que sua empresa perca uma venda ou até um cliente. Portanto, é muito importante estabelecer mensagens bem preparadas sobre como cumprimentar um cliente no WhatsApp e, em geral, como receber a solicitação de seus clientes.

Atraindo Clientes em Potencial

Os clientes que procuram sua empresa pelo WhatsApp o fazem motivados por um único motivo: a confiança em sua marca.

Por isso, cada vez mais empresas estão atraindo ideias para esse canal digital e investindo na automatização não só do atendimento, mas também de um fluxo de conversação que lhes permita vender no WhatsApp.

Facilita Vendas

Quando se trata de atendimento ao cliente e vendas fora do horário comercial, um bot do WhatsApp é primordial. Mas dentro do horário de trabalho, os bots também são seus aliados para transformar a eficiência de sua equipe comercial.

Pense nisso, sua equipe responde às mesmas perguntas repetidamente, resolve os mesmos problemas milhares de vezes e reproduz incansavelmente o mesmo discurso de vendas. Todas essas são tarefas que você pode deixar para o bot, o que também permite que você personalize as respostas. 

Com todo esse tempo extra que você economiza com um atendimento automático no WhatsApp, sua equipe pode se dedicar a tarefas de maior impacto para o negócio, como prospecção de clientes, ou para lidar com mais cuidado com casos complexos que não podem ser automatizados. 

Melhora a Experiência do Cliente

Acabamos de ver como o atendimento automático no WhatsApp pode melhorar o desempenho de uma equipe de vendas, porém, o mais interessante dos chatbots é que eles também melhoram a experiência de compra e de usuário do cliente. 

Isso porque mesmo que o contato ocorra durante o horário comercial, não significa que um agente responderá imediatamente, afinal, você pode estar no meio de uma conversa com outro cliente.

Os bots do WhatsApp estão sempre lá, 24 horas por dia, 7 dias por semana, como um exército incansável de agentes de vendas e atendimento ao cliente. 

Além disso, as respostas dos bots podem ser muito mais estratégicas no atendimento automático no WhatsApp do que aquelas que ocorrem em uma conversa comum, porque são conversas cuidadosamente planejadas e guiadas. 

E claro, são respostas perfeitas que não incluem pausas ou erros ortográficos que sua equipe de marketing pode definir e aperfeiçoar de antemão para que seus clientes tenham a melhor impressão possível de sua marca. 

Personaliza a Experiência do Atendimento

A capacidade de melhorar sua taxa de conversão de visitas em leads e de leads em vendas depende muito do conhecimento que você tem de seus clientes, suas limitações e objeções no processo de compra. 

Nesse sentido, o atendimento automático no WhatsApp é um ótimo coletor de dados que você pode usar para definir sua buyer persona e melhorar suas estratégias de marketing e vendas. 

Além disso, todas essas informações o ajudarão não só a entender melhor seus clientes, mas também a personalizar a experiência do usuário e de compra. 

Chatbots x Mensagens Automáticas

atendimento automático WhatsApp modelo

As contas do WhatsApp Business inclui a opção de ter um atendimento automático no WhatsApp, mas são automações muito mais limitadas do que aquelas que você pode configurar com um chatbot. 

O atendimento automático no WhatsApp permite, por exemplo, criar mensagens de boas-vindas ou enviar mensagens de ausência quando seus clientes entram em contato com você fora do horário comercial. 

As mensagens serão enviadas quando certas regras forem atendidas, no entanto, a automação termina por aí. Você não pode criar fluxos que simulem conversas completas com sua equipe de vendas ou que respondam a necessidades mais complexas de seus clientes.

Exemplo de Bots e Autoresponders do WhatsApp

Imagine que você tem uma pequena pousada e usa o WhatsApp Business como ferramenta de atendimento para gerenciar reservas e dúvidas de seus potenciais clientes.

O horário de atendimento ao cliente é das 9h às 18h, então, quando alguém te envia uma mensagem no WhatsApp para fazer uma reserva às 23h, você configura uma resposta automática que diz algo como:

“Obrigado por entrar em contato conosco! No momento, não estamos disponíveis, mas ficaremos felizes em ajudá-lo com sua reserva amanhã a partir das 9h”.

Se o seu cliente quiser fazer uma pergunta urgente ou responder à sua mensagem, não haverá outra resposta além dessa. Por outro lado, com um bot do WhatsApp você pode configurar caminhos diferentes dependendo do que o usuário pergunta ou responde. 

Por exemplo, se o cliente potencial perguntar “quais atividades podem ser feitas na pousada ou nas redondezas”, o chatbot reconhecerá que a pergunta é sobre “atividades”. E a partir daí, existirão várias possibilidades mais ou menos complexas de atendimento automático no WhatsApp, entre elas:

  • Você pode responder com uma mensagem explicando todas as atividades disponíveis.
  • Você pode enviar um link para uma página na web onde isso é discutido.
  • Você pode fazer mais perguntas ao cliente para entender melhor suas necessidades (se está viajando com crianças ou a dois, quanto tempo pretende ficar, etc.) e com base nisso, personalizar sua recomendação de atividades.

O Futuro do Atendimento Automático no WhatsApp

atendimento automático WhatsApp cliente

A personalização e adaptação às preferências do cliente serão dois fatores-chave no horizonte próximo para as marcas. Isso inclui, por um lado, a possibilidade de estarem presentes nos canais de comunicação em que seu público prefere estar, o que nos remete para o atendimento automático no WhatsApp. 

E por outro, a capacidade de responder de imediato a qualquer tipo de pedido ou de antecipar os problemas e dúvidas dos seus potenciais clientes, disponibilizando informação relevante, o que nos remete para os chatbots. 

Em outras palavras, o atendimento automático no WhatsApp por meio de bots é uma ferramenta perfeita para enfrentar alguns dos desafios mais iminentes de vendas e atendimento aos clientes das empresas. 

Conte com o ChatGuru!

chatguru - atendimento automático no whatsapp

Viu como é vantajoso usar um chatbot para fazer o atendimento automático no WhatsApp visando melhorar a comunicação com seus consumidores? Seus clientes ficarão muito satisfeitos e você fechará mais negócios.

E mais do que a satisfação dos clientes, sua equipe ficará mais tranquila sem precisar responder uma infinidade de mensagens diariamente, evitando confusões e desinformações.

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