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Benchmarking: o que é e como fazer

Não há como ignorar completamente seus concorrentes. Na disputa pelos clientes, é sempre bom observar o desempenho das empresas do mercado e comparar com o desempenho da sua marca. Afinal, os clientes também estão fazendo essa comparação. O benchmarking é justamente uma técnica estratégica para avaliar quão bem os procedimentos e produtos de uma empresa […]

Giovanna Torreão

06/08/2022

benchmarking

Não há como ignorar completamente seus concorrentes. Na disputa pelos clientes, é sempre bom observar o desempenho das empresas do mercado e comparar com o desempenho da sua marca. Afinal, os clientes também estão fazendo essa comparação.

O benchmarking é justamente uma técnica estratégica para avaliar quão bem os procedimentos e produtos de uma empresa se comparam aos de concorrentes dentro e fora do setor. A ideia é buscar pelas melhores práticas do setor, que levam a um melhor desempenho.

Na publicação de hoje, nós vamos falar mais sobre o benchmarking, os seus benefícios e as cinco fases para colocá-lo em prática. É hora de aprimorar seus processos e passar na frente da concorrência!

O que é Benchmarking?

Se você quiser saber até que ponto os produtos, serviços ou procedimentos de sua empresa se comparam aos melhores do setor, você deve usar o benchmarking. Esta é uma estratégia usada para encontrar oportunidades de melhoria dentro da empresa.

Você pode fazer grandes aprimoramentos pesquisando outros negócios com bom desempenho, analisando o que torna esse sucesso possível e comparando esses procedimentos com a forma como sua empresa funciona agora.

Por exemplo, você pode avaliar e identificar a necessidade de alterar o escopo de seus serviços ou implementar um novo sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) para se comunicar com os clientes de uma maneira mais adequada às suas necessidades.

O benchmarking entende que existe um potencial contínuo e significativo de melhoria contínua. Este processo gradual e significativo requer apenas pequenas mudanças para alcançar grandes resultados. 

Quais os benefícios do benchmarking?

Dando uma olhada nas outras empresas

Usando o benchmarking você estará empenhado em analisar seu desempenho atual em comparação com o de seus concorrentes e identificar as áreas em que está faltando. Dessa forma, seu negócio será capaz de obter vantagens estratégicas sobre seus concorrentes, trilhando o caminho para o crescimento.

Monitore e reflita sobre os resultados

O benchmarking diz muito respeito sobre o processo de avaliar os dados que estão agora disponíveis e criar projeções sobre o que ocorrerá no futuro com base em seus objetivos. Também é importante manter um processo contínuo de monitoramento a fim de determinar se seus esforços foram bem-sucedidos ou não.

Um método que está em constante mudança

Quando você opera um negócio, o benchmarking é um método que você pode usar para investigar como você pode aprimorar qualquer processo e alcançar maiores níveis de sucesso, elaborando as etapas necessárias para tal realização. Este é um processo essencial para garantir que o desempenho de uma empresa seja continuamente monitorado.

Desenvolvendo uma estratégia e descobrindo seus objetivos

O passo fundamental para uma marca mais competitiva é estabelecer metas. Por isso, dentro da estratégia de benchmarking, é importante definir os objetivos de desempenho e KPIs para a organização. No entanto, crie metas críveis, pois quando as equipes acreditam que as metas que estabeleceram para si mesmas são impossíveis de alcançar, sua motivação diminui.

Desenvolva um forte senso de propriedade

As empresas precisam fazer perguntas desafiadoras para si mesmas para coletar todas as informações que desejam de seus processos e indicadores-chave de desempenho (KPIs). Parte dessa tarefa consiste em conversar com todos os funcionários da organização e entender os processos que eles participam.

Procurando saber mais sobre o papel de todos nos processos e resultados, você estará ajudando a construir um senso de propriedade. Afinal, quando uma pessoa sente que realizou algo e está satisfeita com seu trabalho, seu desempenho e qualidade do trabalho aumentam.

Quais são as 5 fases do processo de benchmarking?

O benchmarking é um processo estruturado e é composto por cinco fases, conforme Robert C. Camp, em Benchmarking – O caminho da Qualidade Total:

  1. Planejamento
  2. Análise
  3. Integração
  4. Ação
  5. Maturidade

1. Planejamento

O primeiro passo para iniciar o processo de benchmarking é determinar as atividades que devem ser avaliadas. Neste momento, devem ser levadas em consideração operações essenciais que podem proporcionar à empresa uma vantagem sobre seus concorrentes.

A ideia é estabelecer medidas de benchmarking que visam tirar o máximo proveito e as atividades selecionadas devem ter resultados quantificáveis ​​para que possam ser comparadas de forma simples.

Vale destacar que todo o fluxo do processo deve ser considerado antes de iniciar o benchmarking. Para minimizar possíveis erros, é interessante investir tempo na criação de um diagrama que deixe claro seus objetivos estratégicos, seus principais procedimentos de negócios e as expectativas dos consumidores, bem como os aspectos essenciais de sucesso de suas operações.

Em seguida, é hora de fazer a escolha de uma única empresa ou um grupo de negócios que operam com eficiência máxima para servir como padrão. Uma boa estratégia é optar por empresas que operam em um ambiente semelhante ou adotam uma abordagem estratégica semelhante.

A metodologia da coleta de dados também deve ser determinada, bem como a coleta em si. As informações podem ser subdivididas em duas categorias principais. Os dados primários são aqueles coletados diretamente das empresas referenciadas. Enquanto isso, os dados secundários referem-se a informações coletadas através da mídia.

Algumas das formas mais comuns de coletar informações incluem pesquisa exploratória, pesquisa de mercado, pesquisa quantitativa, conversas informais, entrevistas e questionários.

2. Processamento e análise de dados

Quando uma quantidade significativa de dados foi coletada, seguimos para a etapa de análise. Para garantir o sucesso do benchmarking, os dados devem ser analisados de forma metódica. Como resultado, são identificadas as principais lacunas ou falhas de desempenho nos processos, mas também é necessário projetar futuros níveis de desempenho.

Após a coleta dos dados, um relatório pode ser criado e outras conversas sobre como melhorar o desempenho nessa área podem começar.

3. Integração

A eficácia do processo de benchmarking depende de garantir que a administração e os funcionários estejam completamente comprometidos com o processo e que os recursos apropriados estejam disponíveis para atender e apoiar as mudanças necessárias. Sendo assim, neste ponto, faz necessária a comunicação das descobertas do benchmarking e a busca por aceitação. 

Ainda nesta etapa, um plano de ação formal deve ser criado para apoiar a mudança, tendo a cultura da organização em mente. Além do estabelecimento das metas funcionais.

4. Ação

Na quarta etapa, entramos na fase de implementação das ações específicas e monitoramento dos progressos. Não existe um plano completo se ele não incluir o monitoramento dos resultados para ver o quão bem-sucedido ele foi.

É vital manter um registro das métricas e objetivos que foram criados para monitorar o desempenho das mudanças que foram implementadas. O monitoramento com base nos resultados pode ser realizado no longo ou no curto prazo, sendo crucial recalibrar a rota sempre que necessário.

5. Maturidade

Por fim, chegamos na última etapa, a da Maturidade. Este momento acontece quando a posição de liderança é atingida pela empresa e as práticas estão plenamente integradas aos processos.

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