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O uso de softwares de automatização é uma grande tendência na geração de leads. Contar com ajuda da tecnologia na hora de captar a atenção de potenciais clientes é uma forma de ser assertivo e otimizar o trabalho das equipes humanas - algo cada vez mais importante no dia a dia das empresas. Vale destacar que, segundo relatório da Apsis, 80% dos profissionais de marketing que usam software de automação aumentaram sua geração de leads (até 451% mais) e 77% deles viram uma taxa de conversão maior de leads do que aqueles que não usam automação.
Na publicação de hoje, vamos falar mais sobre essa tecnologia e de que forma seu negócio pode ser beneficiado com a utilização da automatização na geração de leads. Confira!
A geração de leads é um assunto tão importante quanto delicado para as empresas. A criação do conteúdo certo precisa casar com a entrega deste conteúdo no momento certo, caso contrário, você pode acabar atraindo leads frios ou inadequados para a sua solução.
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Entre os principais desafios encontrados pelas empresas na geração de leads está a falta de leads de alta qualidade e o tempo perdido com leads não qualificados atraídos por campanhas e ofertas mal direcionadas.
Um estudo da Accenture aponta que 91% dos consumidores são mais propensos a comprar com marcas que reconhecem, lembram e apresentam ofertas e recomendações relevantes - em um nível pessoal. Mas nós sabemos que nem sempre é fácil para as marcas atenderem a essas expectativas. Assim, podemos dizer que outro desafio é a personalização da experiência para novos usuários.
Para lidar com esses desafios, você pode contar com a automatização da comunicação e geração de leads.
Nikita Ilin, CTO da Messaggio, explica que, comparado a outros mensageiros e redes sociais, 80% das mensagens do WhatsApp são vistas em cinco minutos. As empresas que experimentaram a API do WhatsApp Business dizem que suas mensagens tiveram uma taxa de abertura de 99% e os usuários responderam mais de 40% de suas mensagens.
Importante destacar que o WhatsApp é o aplicativo que os brasileiros mais abrem ao longo do dia (54%), o que eles passam mais tempo ao longo do dia (33%) e o que está presente na tela principal da maioria dos smartphones (54%). Além disso, estima-se que o WhatsApp já superou o número de 2 bilhões de usuários em 180 países. Isso significa que seu público-alvo muito provavelmente, está dentro desta plataforma.
A nível de comparação, a taxa média de abertura de e-mail, segundo o “2022 Email Marketing Benchmarks Report”, da Campaign Monitor, é de 21,5% em todos os setores em 2021. As indústrias com as maiores taxas de abertura, como Educação, Agricultura e Serviços Financeiros, têm uma média entre 25-28%.
Já a taxa de clique, ou click-through rate (CTR), foi de 2,3% em todos os setores. Os setores com as maiores taxas de cliques, como Educação, Imobiliário e Agricultura, registraram uma média de 3 a 5%.
Os dados mostram como o foco das empresas precisa ser repensado. Enquanto os e-mails estão superlotados e capturar a atenção do público neste canal se tornou mais difícil, os consumidores se mostram interessados em engajar-se com as empresas nas plataformas de mensagem.
De acordo com uma pesquisa recente da Nielsen Facebook Messaging, 67% dos consumidores afirmaram que esperam usar mais o plataformas de mensagem para se comunicar com empresas nos próximos dois anos. Além disso, 53% são mais propensos a comprar com uma empresa com a qual eles podem enviar mensagem diretamente.
A boa notícia é que a automatização da geração de leads e comunicação com chatbots é acessível. Com a ChatGuru, esse software conversacional permite que você configure e automatize facilmente as comunicações dentro da sua plataforma, além de se integrar com seu sistema de CRM, gerando ainda mais praticidade e eficiência aos processos
Funcionando 24 horas por dia, todos os dias da semana, os chatbots de geração de leads permitem que você responda, instantaneamente e simultaneamente, a todos os potenciais clientes que necessitem de ajuda. O bot é capaz de lidar prontamente e sem a necessidade de qualquer esforço do seu time humano com as perguntas repetitivas. Assim, é possível otimizar o tempo dos seus funcionários, realocar receita e buscar novas maneiras de crescer.
Na prática, o chatbot é um software de comunicação que segue uma espécie de script. Ele recebe a mensagem do usuário, busca entender a intenção dessa pessoa, procura a melhor resposta em seu banco de dados e leva a resposta de volta para o usuário. O software pode ser configurado, a depender da sua necessidade, para atrair leads, iniciar uma conversa com usuários, apresentar informações sobre seus serviços e fazer perguntas para qualificá-los e mesmo educá-los.
Por exemplo, os leads iniciam uma conversa com seu chatbot no WhatsApp através de um link ou QRCode. Em seguida, o chatbot oferece informações básicas sobre sua empresa, como serviços oferecidos, e então faz algumas perguntas para identificar se os leads são quentes. É possível ainda configurar o chatbot para agendar uma reunião, coletar detalhes de contato e encaminhar o material para o CRM, ou a melhor estratégia definida para conduzir esses leads pelo funil de vendas.
Como vimos anteriormente, os chatbots conseguem compreender as intenções dos leads e investigam em qual etapa do funil eles se encontram. O passo seguinte para a automatização do seu funil de geração de leads é combinar o conteúdo enviado com o estágio do funil.
É muito mais fácil se comunicar e conectar com as pessoas que você conhece. Então, nada de “achismos”. Para garantir o sucesso da estratégia, é preciso conhecer bem o seu público-alvo.
É aí que entram as personas. Essas representações semi-ficcionais do cliente ideal da sua empresa vão munir seu negócio de dados e informações para ajudar na compreensão das necessidades e expectativas de cada tipo de cliente.
A criação das personas pode acontecer levando em conta entrevistas com usuários, além da segmentação por dados demográficos e psicográficos, necessários para o aprimoramento do seu produto ou marca.
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Com todas essas informações em mãos, você vai estabelecer características para o seu chatbot, como a linguagem que deverá ser usada por ele. Esta é a chave para estabelecer uma conexão e afinidade durante a comunicação.
É neste momento também que você vai mapear as perguntas mais frequentes e as dúvidas que os clientes podem vir a ter. Também é necessário identificar a melhor métrica de definição das etapas do funil. É possível se basear no comportamento dos leads ou em tempo. Este segundo faz o envio das mensagens levando em conta intervalos determinados de tempo.
Agora, é hora de desenvolver um fluxo de conversação para o seu chatbot. A ideia é montar um fluxograma de respostas para as perguntas que os clientes farão, pensando em todo o diálogo que ele terá com seu bot, do início ao fim.
No entanto, lembre sempre que o atendimento do chatbot precisa ser ágil, fácil e eficiente. Então, certifique-se de reduzir as interações ao menor número possível, mas sem deixar respostas muito frias. Lembre de deixar, ao fim do suporte, uma opção para confirmar que a questão foi resolvida.
Se você deseja atingir um serviço de excelência, pode avaliar a adoção de uma comunicação híbrida. Com atendentes humanos e virtual atuando de forma complementar. Dessa forma, o chatbot identifica quando uma questão não foi resolvida e oferece para que o atendimento seja transferido para a equipe de atendimento humana. Assim, o seu suporte humano vai auxiliar os clientes com informações mais precisas, complexas e de valor agregado.
A transição entre o chatbot e os agentes humanos acontece de forma fluida e sem ruídos, a fim de evitar qualquer possível inconveniente para os clientes. Como resultado, você tem uma estratégia que faz com que os consumidores se sintam ouvidos em suas necessidades, enquanto otimiza o trabalho dos funcionários.
Das faculdades aos restaurantes, passando pelas companhias aéreas. Os mais diversos setores podem se beneficiar da tecnologia e automatização dos chatbots para aumentar a sua capacidade de geração de leads e qualificação.
Com a ChatGuru, você consegue construir e gerir um chatbot de geração de leads personalizado para as necessidades da sua empresa e perfil do seu público-alvo. A tecnologia pode ser uma grande aliada para manter uma presença ativa e eficiente online.
Ao oferecer um atendimento ágil, assertivo e estratégico, através da automatização, você estará construindo relacionamentos baseados na confiança e lealdade, aumentando os níveis de satisfação e reduzindo a sua taxa de rotatividade de clientes. Tudo isso enquanto economizar tempo para focar naquilo que realmente importa.
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