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WhatsApp como canal de vendas: quando usar e dicas de abordagem

Com 2 bilhões de usuários no mundo, sendo 148 milhões apenas no Brasil, o WhatsApp se consolidou como uma plataforma de comunicação pessoal, mas também profissional. À medida que o mercado e os hábitos de compra dos clientes se modificaram, o aplicativo se tornou um canal estratégico para as vendas. Na publicação de hoje, vamos […]

Giovanna Torreão

17/06/2022

whatsapp

Com 2 bilhões de usuários no mundo, sendo 148 milhões apenas no Brasil, o WhatsApp se consolidou como uma plataforma de comunicação pessoal, mas também profissional. À medida que o mercado e os hábitos de compra dos clientes se modificaram, o aplicativo se tornou um canal estratégico para as vendas.

Na publicação de hoje, vamos trazer dicas de como sua empresa pode usar o WhatsApp para aumentar as vendas.

Por que você deve vender pelo WhatsApp?

Se o número de usuários não foi o suficiente para lhe convencer, saiba que o WhatsApp é o aplicativo que os brasileiros mais abrem (54%) e também o que eles passam mais tempo (33%) durante o dia. Os dados são do relatório “Panorama”, realizado pelo site Mobile Time em parceria com a empresa de soluções em pesquisas Opinion Box, e foram divulgados no início do ano.

Uma vez que os usuários verificam o aplicativo com bastante frequência, a probabilidade dele conferir a sua mensagem é grande.

Além disso, há um grande facilitador pensado pela própria plataforma: o WhatsApp Business e o WhatsApp Business API.

A primeira versão criada especialmente para negócios foi lançada em 2018. Gratuito, o WhatsApp Business foi desenvolvido para atender às necessidades das empresas e pode ser baixado para uso em dispositivos móveis Android ou iOS.

Com a série de ferramentas exclusivas disponíveis nele, é possível agilizar a comunicação entre as empresas e seus clientes. Entre os benefícios do WhatsApp Business está a inserção de informações detalhadas sobre a marca, automatização de mensagens de saudação e ausência, categorização de contatos e a ferramenta de respostas rápidas.

Embora tenham nomes semelhantes, as versões do WhatsApp Business e WhatsApp Business API são bastante diferentes umas das outras em termos de recursos.

A versão API do WhatsApp Business não é uma solução pronta para uso – ao contrário do WhatsApp Business. Ela permite o desenvolvimento a partir das necessidades da empresa e de seus clientes, como a adição de múltiplos atendentes, a automação da comunicação corporativa e a incorporação de um chatbot na conta comercial do WhatsApp.

Sendo assim, selecionar a plataforma apropriada para conectar a API do WhatsApp à sua infraestrutura de comunicação é de extrema importância. A ChatGuru auxilia as empresas no desenvolvimento e gerenciamento de sua comunicação usando a API do WhatsApp Business, oferecendo a melhor experiência para o seu usuário.

Como começar a vender pelo WhatsApp?

Para garantir o sucesso das vendas pelo WhatsApp, primeiro é necessário inserir o canal dentro do fluxo e trabalho da sua empresa. Por isso, separamos aqui quatro dos principais casos de uso do WhatsApp. Confira:

1. Comunicação inicial e qualificação preliminar

O WhatsApp pode servir como um canal de comunicação inicial. Neste ponto, os clientes iniciam conversas com a sua empresa pelo WhatsApp para saber sobre algum produto ou serviço. 

Ou, em alguns casos, pode servir como canal para que seus representantes perguntem, por exemplo, quando seria o melhor horário para agendar uma reunião e qual seria a melhor data e horário para isso.

3. Recursos aprimorados de monitoramento e comunicação

Sua equipe também pode fazer uso do WhatsApp para enviar lembretes de reuniões, mandar campanhas de marketing de conteúdo, ofertas personalizadas ou até mesmo apresentações de negócios entre si.

3. Processos de fechamento e pós-venda

A estratégia de pós-venda também pode ser beneficiada pelo WhatsApp. É possível entrar em contato com os clientes a fim de garantir que o cliente faça o melhor uso possível do item adquirido ou mesmo oferecer suporte em casos de problema de forma rápida e simples.

4. Pesquisa de satisfação

O WhatsApp também é o canal ideal para o envio de pesquisas de satisfação do cliente. Embora pareça que o e-mail ainda seja o meio mais popular de distribuição de pesquisas, há um movimento crescente para deixar de usá-lo.

De acordo com os resultados da análise compilada pela Track, a taxa de resposta para uma pesquisa de satisfação do cliente entregue por e-mail é de apenas 34%, o que é menor do que a taxa de resposta para outras tecnologias.

Já o WhatsApp consegue obter uma taxa de reação de 50%, colocando-o à frente do Widget em sites e aplicativos, que teve uma taxa de 40%.

No entanto, quase 80% das empresas ainda confiam no e-mail como seu principal método para divulgar pesquisas de satisfação do cliente.

Como utilizar o WhatsApp para prospecção proativa?

Mesmo quando o consumidor inicia o contato com sua empresa, os atendentes ainda precisam proceder com cautela em sua abordagem. Tenha sempre em mente a imagem que deseja passar da sua marca e mantenha a consistência a fim de garantir que seus clientes tenham sempre uma experiência positiva.

Tente ser pessoal

O interessante é tornar a mensagem o mais pessoal possível.

Então, tente ver o nome da pessoa e, no texto, pense sempre em fazer uma apresentação da sua empresa, se possível relembre como você foi apresentado a esse cliente e se coloque à disposição para ajudá-lo.

Aposte no Marketing de Conteúdo

À medida que a interação acontece, você pode apostar no marketing de conteúdo com o objetivo de guiar os clientes pelo funil de vendas.

Sua empresa poderá criar conexões com os clientes e ganhar sua confiança, concentrando-se nos requisitos dos clientes, respondendo às suas consultas e atendendo aos seus desejos por meio do uso do marketing de conteúdo no WhatsApp.

Aproveite que o APP permite o envio de diferentes formatos e uso da criatividade para envolver e convencer seus leads. Vídeos, infográficos e apresentações, por exemplo, podem ser utilizadas para atrair esses clientes em potencial.

Evite textos muito longos

Enviar mensagens muito longas – especialmente de forma recorrente – pode desencorajar o consumidor de ler todo o material.

Assim, ele pode acabar não tendo a total compreensão do que você pretendia comunicar a ele e desistindo da compra. Então, busque estruturar as fases do atendimento de forma objetiva e proativa.

Não tente forçar uma conversa

Se você falou mais de uma vez com o cliente em diferentes dias e ele não respondeu, é um forte indício de que ela não quer falar com você.

Por isso, pare de insistir e siga para o próximo contato. A persistência além do limite pode levar a consequências desagradáveis, como o bloqueio.

Use emojis – adequadamente

O WhatsApp é um aplicativo de mensagens descontraído e, sendo assim, você pode usar os emojis na comunicação com os clientes. Afinal, esta é uma ótima forma de demonstrar emoções. No entanto, é preciso cautela.

Primeiramente, lembre que você está buscando desenvolver uma conexão durante a conversa e, por isso, é preciso conhecer bem o seu público e o tipo de linguagem que ele usa para se adequar.

Certifique-se de enviar emoticons que façam sentido com a discussão, ao mesmo tempo que é cordial e amigável.

ChatGuru

À medida que a demanda da sua empresa aumenta, pode se tornar uma tarefa desafiadora gerenciar todos os leads que fazem contato com você via WhatsApp e, ao mesmo tempo, cultivar relacionamentos significativos com seus clientes.

Em situações como essas, a tecnologia é a saída. Na Chatguru, você encontra uma maneira de gerar eficiência e otimizar o atendimento ao cliente se integrar sua conta comercial do WhatsApp com ferramentas de automação

Os nossos chatbots podem ajudá-lo a lidar com aquela grande quantidade de chats repetitivos e simples. 

A nossa solução é capaz de interagir com vários clientes ao mesmo tempo, fornecendo respostas instantâneas 24 horas por dia e acelerando o processo de resolução de chamados. 

O software de automação de comunicação da ChatGuru é uma ferramenta eficiente para desenvolver uma abordagem estratégica para a interação com os clientes no WhatsApp.

Com a nossa tecnologia, você poderá desenvolver e gerenciar um chatbot de acordo com as necessidades do seu público, oferecendo assim um serviço personalizado e humanizado.

Além disso, a tecnologia oferecida pelo ChatGuru pode ser combinada com uma plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM), permitindo que seu negócio alcance níveis ainda mais altos de otimização e produtividade como resultado.

Entre em contato com a equipe da ChatGuru!

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