Conheça a melhor ferramenta de automação para WhatsApp e chatbots

Conheça os principais benefícios do WhatsApp Business

A hegemonia do WhatsApp como o aplicativo mais usado pelos brasileiros segue firme. Dados da Panorama Mobile Time/Opinion Box – Uso de apps no Brasil mostram que o app está instalado em 99% dos smartphones brasileiros e mantém o primeiro lugar desde 2015, quando o levantamento anual teve início. Neste contexto, a conexão entre empresas […]

Giovanna Torreão

19/08/2022

whatsapp

A hegemonia do WhatsApp como o aplicativo mais usado pelos brasileiros segue firme. Dados da Panorama Mobile Time/Opinion Box – Uso de apps no Brasil mostram que o app está instalado em 99% dos smartphones brasileiros e mantém o primeiro lugar desde 2015, quando o levantamento anual teve início.

Neste contexto, a conexão entre empresas e seus clientes através do WhatsApp está se tornando cada vez mais crucial. A maioria dos usuários se comunica com as marcas por meio do WhatsApp (78%), especialmente para buscar esclarecimentos ou mais informações.

Caso você ainda não esteja aproveitando o WhatsApp Business, a versão empresarial do popular serviço de mensagens, compilamos tudo o que você precisa saber sobre ele aqui.

Veja agora!

Quantas versões diferentes do WhatsApp existem atualmente?

O software de mensagens vem em três versões distintas: padrão, Business e Business API.

TRADICIONAL: A maioria dos usuários do WhatsApp fica com a versão original do aplicativo.

BUSINESS: Ao contrário da versão de consumidor do WhatsApp, a edição empresarial é adaptada às necessidades das empresas e inclui uma série de ferramentas avançadas.

BUSINESS API: Ao atualizar a versão WhatsApp Business API, você pode desenvolver, com ajuda de um provedor como o ChatGuru, soluções personalizadas para a plataforma, como por exemplo automatizar as comunicações, adicionando um chatbot à sua conta do WhatsApp para empresas, e permitir múltiplos usuários, entre outras possibilidades.

Para saber mais sobre as possibilidades do ChatGuru, acesse AQUI.

O que é o WhatsApp Business?

O aplicativo WhatsApp Business é um serviço gratuito desenvolvido especificamente para uso comercial nos dispositivos Android e iOS. Ele fornece um conjunto de ferramentas projetadas para agilizar a comunicação entre as empresas e seus clientes.

A capacidade de inserir informações específicas do negócio, bem como automatizar, categorizar e responder prontamente às mensagens, são apenas alguns dos benefícios da edição empresarial do WhatsApp. Isso é um acréscimo aos recursos padrão de envio e recebimento de mensagens de texto, vídeos, fotos e arquivos, disponíveis também na versão tradicional do aplicativo.

Quais os tipos de perfis comerciais do WhatsApp?

Conta regular

Todas as contas tradicionais do WhatsApp podem migrar para o nível de conta comercial a qualquer momento. No momento em que você cria um perfil para sua organização já tem acesso aos recursos disponíveis da edição WhatsApp Business

No entanto, sua conta com o WhatsApp Business não foi validada ou autenticada no momento. Em outras palavras, o software não garante se a conta realmente pertence ou não à empresa. Por isso, um ponto de interrogação cinza aparece no perfil da conta comercial comum no aplicativo da pessoa que se comunica com a empresa.

Conta confirmada

No caso da conta confirmada, o WhatsApp Business indica que já verificou que o número de telefone associado à conta é de fato um número de telefone comercial. É possível saber se uma conta está nesta categoria pelo símbolo de marca de verificação em cinza que fica no perfil. Eles podem fazer tudo o que uma conta regular faz.

Conta oficial

Contas com um símbolo de marca de seleção verde são consideradas oficiais ou verificadas. Nestes casos, foi verificado pelo WhatsApp como uma conta comercial, demonstrando que o proprietário da conta é legítimo.

Com isso, mesmo os usuários que não têm o contato comercial salvo em seu celular ainda verão o nome verificado, ao invés do número de telefone. A conta tem acesso aos mesmos recursos dos usuários padrão e confirmados do WhatsApp Business.

Quais os principais benefícios de usar o WhatsApp Business?

Conforme dito anteriormente, a edição empresarial do aplicativo de mensagens inclui uma série de ferramentas desenvolvidas para facilitar a comunicação entre empresas e seus clientes. A seguir estão as descrições de alguns dos recursos atualmente disponíveis no WhatsApp Business:

Perfil empresarial

O perfil empresarial da empresa é um instrumento fundamental para os negócios. Este recurso do WhatsApp Business facilita a identificação de você como empresa para os seus contatos.

Este perfil passa uma mensagem profissional e torna mais acessível para os clientes alguns dados essenciais, como o logotipo ou imagem da marca, o endereço de atendimento de sua empresa, a natureza de seu negócio, uma descrição detalhada de sua atividade principal, o horário de funcionamento, e seus endereços físicos e eletrônicos.

Estatísticas

Na edição corporativa do WhatsApp, você também pode ter acesso aos principais indicadores. Acesse as análises e dados detalhados sobre o alcance e a interação de suas comunicações empresário-cliente. A funcionalidade permite que você veja quantas de suas mensagens foram recebidas e lidas, além de outras métricas úteis.

Assim, o sucesso de uma campanha de marketing, o tráfego de conversação e os métodos de comunicação podem ser avaliados e acompanhados de perto.

Mensagem automática de ausência

As mensagens de ausência são um outro recurso configurável do WhatsApp Business. Você pode deixar uma mensagem personalizada para os consumidores que entrarem em contato com a sua empresa fora do horário comercial.

Usando esta ferramenta, é possível enviar um texto explicando, por exemplo, seu horário de atendimento ou uma outra mensagem personalizada útil. Tudo é configurado para ser disparado em horários específicos.

Mensagem automática de saudação

Além disso, o WhatsApp Business permite que você configure uma mensagem de boas-vindas que será enviada aos usuários quando eles iniciarem uma discussão com sua empresa ou após 14 dias de inatividade. Dessa forma, sua organização pode se apresentar rápida e facilmente a um consumidor em potencial por meio de mensagens instantâneas, sem fazer com que eles precisem esperar.

Respostas rápidas

Para lidar melhor com a grande quantidade de consultas rotineiras, a empresa criou uma ferramenta de respostas rápidas. Assim, as mensagens mais usadas podem ser salvas e utilizadas através de atalhos sempre que precisar. 

Isso vai economizar bastante tempo na hora responder as perguntas e garantir um atendimento mais rápido para os usuários.

Catálogos

Entre os recursos oferecidos pelo WhatsApp Business está uma ferramenta chamada “Catálogos”. Com este recurso, você pode exibir os produtos da sua empresa para os clientes conferirem de forma simplificada.

Informações como preço, descrição e código do produto podem ser inseridas para cada item do catálogo de forma individual. Ao usar esta função, você pode evitar o envio de arquivos individuais aos clientes.

Agora, você pode ter tudo o que um cliente ou cliente em potencial precisa em um só lugar na sua página do WhatsApp, tornando o processo de vendas mais eficiente e profissional.

Para aprender o passo a passo para fazer um catálogo, acesse AQUI.

Rotulação de contatos

Com tantas conexões, pode ser difícil para as empresas se manterem organizadas, mas o WhatsApp Business tem um recurso de rotulagem para ajudar nesta questão. Os contatos podem ser organizados e marcados para recuperação rápida e simples. Ao categorizar e organizar suas conexões dessa maneira, você vai economizar tempo e energia ao realizar atividades de desenvolvimento de negócios e marketing.

Click to Chat

O “Click to Chat” do WhatsApp é uma ferramenta simples que permite que qualquer pessoa inicie um bate-papo com o número de telefone da sua empresa sem precisar adicioná-lo nos contatos.

Com o Click to Chat do WhatsApp, o usuário pode criar um link que vai direto para o seu número e personalizar uma sugestão de mensagem para ser enviada pelo cliente, usando estratégias de marketing e uma chamada para ação (CTA), por exemplo.

Essa funcionalidade agiliza o processo de comunicação para o usuário, tornando o aplicativo e a versão online do WhatsApp mais convenientes e responsivos.

Outro ponto importante é que é possível criar anúncios no Facebook, Instagram ou Google com um link Click to Chat para a página de contato da sua empresa.

Descubra como criar anúncios Click to Chat WhatsApp!

Qual é uma boa estratégia para usar o WhatsApp nas empresas?

O ChatGuru permite a incorporação de uma série de outras ferramentas na sua conta do WhatsApp Business, tornando-a uma ferramenta útil para empresas que desejam otimizar suas operações neste popular aplicativo. 

Graças a uma API, a tecnologia do ChatGuru permite a integração de um chatbot para atender às necessidades de seus clientes com segurança e rapidez, mantendo padrões de serviço de alta qualidade. O nosso software interativo automatiza procedimentos de comunicação, atraindo novos consumidores e incentivando conversões. Isso significa um trabalho mais assertivo e otimizado para a sua equipe.

https://youtu.be/Z2GAnD2WorUInteressado? Peça um orçamento do ChatGuru agora!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Venda mais e atenda melhor. Comece hoje.

Faça o que mais de 5.000 clientes já fizeram. Clique no botão abaixo e receba uma proposta sob medida de acordo com a necessidade da sua empresa.

Quero uma proposta do ChatGuru