No Brasil, o WhatsApp decolou como um método confiável para as empresas alcançarem seus clientes. Qualquer negócio pode agora ter uma melhor interação e promover fortes laços com o cliente devido aos métodos simplificados de comunicação. Aliás, é sobre isso que vamos discutir agora!
O perfil de uma empresa no aplicativo de mensagens pode ser feito sem custo. Confira nossos conselhos antes de mergulhar e começar a trabalhar na construção de conexões com os clientes por lá.
Por que sua empresa precisa do WhatsApp
Após seu lançamento no Brasil, o WhatsApp imediatamente se tornou o aplicativo mais baixado por aqui. A plataforma de mensagens encabeçou a lista dos aplicativos mais usados pelos brasileiros em várias pesquisas de uso de aplicativos no país.
Milhões de pessoas em todo o mundo usam o WhatsApp e, neste momento, no Brasil, 63% dos proprietários de smartphones têm o aplicativo instalado em sua tela principal. O aplicativo ocupa o primeiro lugar no mais recente estudo Panorama Mobile Time/Opinion Box, com 51% dos entrevistados selecionando-o como seu favorito.
De acordo com pesquisa com usuários brasileiros do WhatsApp, 92% dos usuários regulares relatam usar o aplicativo diariamente. Além disso, setenta e cinco por cento dos usuários de aplicativos querem poder interagir com empresas diretamente dentro do aplicativo.
Considerando esses fatos, é impossível descartar o WhatsApp como um meio valioso de alcançar os compradores.
Vantagens organizacionais do WhatsApp
Existem inúmeras vantagens potenciais da aplicação. Em primeiro lugar, o WhatsApp Business se apresenta como uma ótima opção para se comunicar com os consumidores de forma cristalina, rápida e eficaz. E tudo é feito através de um meio que as pessoas já gostam bastante.
Neste sentido, o aplicativo pode ser usado como um meio de facilitar as vendas, responder às dúvidas e reclamações dos clientes e melhorar a satisfação geral do cliente. Assim, pode ser um canal de comunicação, um método de atendimento ao cliente ou um meio de fazer negócios e avaliar a aprovação do cliente.
Os benefícios do WhatsApp Business são evidentes para seus usuários, que o utilizam para as mais diversas finalidades. De acordo com um estudo de 2021 sobre o WhatsApp realizado pela Opinion Box, 76% dos entrevistados disseram ter falado com empresas pelo WhatsApp e 52% fizeram compras pelo WhatsApp. Isso significa que apenas 6% das pessoas acham que a plataforma facilita adequadamente a comunicação bidirecional entre a empresa e o cliente.
Em resumo, o WhatsApp Business pode ser usado de várias maneiras e cada organização pode adaptar sua implementação às suas próprias necessidades.
Existem várias maneiras pelas quais os lucros de uma empresa podem ser melhorados por meio do cultivo de relacionamentos positivos com sua clientela. Alguns desses benefícios incluem maior reconhecimento da marca, retenção de clientes e vendas. Com algum conhecimento do WhatsApp Business, você pode fazer ainda melhor.
Instruções de configuração para um perfil de empresa
Incrivelmente simples de configurar, você pode criar uma conta no WhatsApp Business em minutos. O processo de instalação e configuração da conta é quase idêntico ao do WhatsApp original, depois de baixar o aplicativo exclusivo para empresas no Google Play ou na App Store.
É possível, inclusive, deixar um número de celular comercial separado configurando o número de telefone fixo da sua empresa em seu perfil do WhatsApp Business. Descubra como é simples configurar um número fixo na sua conta do WhatsApp Business.
Além disso, ao contrário do WhatsApp padrão, as empresas no Business podem e devem fornecer mais informações sobre si mesmas. Você tem a opção de definir o horário comercial, criar respostas automáticas personalizadas e fornecer informações úteis sobre sua organização, a exemplo de outros dados de contato.
Como usar o WhatsApp for Business para aprimorar o contato com a clientela
Com uma ferramenta tão poderosa, é necessário algum grau de cautela ao usar o Whatsapp Business.
Como primeiro passo, aproveite a autonomia do aplicativo em relação ao WhatsApp original. Por isso, é interessante evitar misturar as informações pessoais das profissionais.
Os usuários do WhatsApp Business devem ainda buscar utilizar linguagem apropriada para comunicações comerciais pelo mesmo motivo. Converse com seu público da maneira adequada a um negócio respeitável usando o aplicativo fornecido. Mesmo que o canal seja menos tradicional e profissional, a linguagem das mensagens deve corresponder à da marca. Aqui, o importante é sempre lembrar para quem você está escrevendo.
A preocupação com a própria instituição é outra consideração. As tags podem ser usadas no WhatsApp Business para organizar e categorizar as mensagens. O uso desses recursos pode tornar menos provável que você misture seus contatos e seja mais fácil localizar sua clientela.
Por último, mas não menos importante, lembre-se de que o Whatsapp é principalmente um serviço de mensagens instantâneas. Isso indica que os clientes, em média, se sentirão impacientes enquanto aguardam respostas.
Aproveite o recurso de resposta automática integrado do WhatsApp Business para lidar com essas situações. Para reiterar, o software oferece uma resposta direta para saudação e para ausência.
Se você deseja saber mais sobre como configurar mensagens automáticas de saudação e ausência no WhatsApp Business, nós te explicamos!
Para garantir o sucesso do seu negócio, construir uma relação de confiança com a clientela é crucial. Por isso, se você deseja ter uma conversa significativa com o consumidor, precisa se preparar com antecedência.
Estabelecer um canal de comunicação empresarial de sucesso exige tempo e esforço, além de um gerenciamento cuidadoso.
API do WhatsApp Business
Uma conexão sólida com o cliente começa com uma comunicação eficaz. Neste sentido, o WhatsApp Business API possibilita a implementação de uma série de outros recursos na sua conta comercial no aplicativo. E o ChatGuru é a plataforma ideal para você escalar a comunicação da sua empresa no WhatsApp.
A plataforma ChatGuru conta com uma série de recursos que podem ser personalizados para as necessidades individuais do seu negócio a fim de otimizar e dar eficiência para os seus agentes ao mesmo tempo em que supre as necessidades dos clientes com rapidez e qualidade.
Entre as funcionalidades do ChatGuru, podemos destacar:
Chatbot
O ChatGuru ajuda a sua empresa a criar e gerenciar um chatbot orientado para o cliente e para os seus negócios. Assim, você poderá automatizar muitos aspectos dos processos de comunicação da sua empresa, como os que envolvem suporte ao cliente, marketing e até vendas.
Leia também: 6 benefícios de usar chatbots para melhorar a experiência de atendimento ao cliente
Múltiplos atendentes em um WhatsApp
Graças à API do WhatsApp Business da ChatGuru, é possível expandir a equipe de atendimento ao cliente dentro de um único número. Dessa forma, sua empresa pode fornecer uma atmosfera produtiva onde um grande grupo de funcionários pode fazer login para atender chamadas de um único número de WhatsApp usando o sistema de atendimento profissional do ChatGuru.
No entanto, se você planeja usar vários números de telefone, o ChatGuru também pode acomodar isso. A plataforma ChatGuru permite que um número ilimitado de números de WhatsApp sejam armazenados em uma única conta, possibilitando a configuração de linhas de comunicação exclusivas para cada equipe ou departamento.
Funil inteligente automático
O ChatGuru garante que sua empresa possa fazer uso de fases de fluxo de serviço sob medida. O funil de vendas inteligente e automatizado permite um acompanhamento abrangente da jornada do cliente desde o primeiro contato até a compra final.
Campanhas personalizadas
Outra função útil do ChatGuru é sua integração dos filtros inteligentes e chatbots para a criação de campanhas de marketing direcionadas. Basta um envio para acionar uma cascata de tarefas automáticas. A mensagem da sua empresa será mais específica e ainda mais pessoal com esse recurso.
Respostas rápidas
Outra maneira de maximizar a eficácia do tempo do suporte ao cliente é fazer com que seus agentes utilizem a opção de respostas rápidas do ChatGuru. A equipe de sua empresa poderá oferecer respostas regulares aos clientes de maneira fácil e rápida, gravando-as como atalhos e reproduzindo-as posteriormente.
Envio de pesquisas de satisfação
Se você não tem certeza sobre algum aspecto da sua comunicação, faça uma pesquisa! Nunca se pode ter muitos dados sobre o que o cliente acredita. Neste ponto, a plataforma do ChatGuru para WhatsApp também é uma excelente ferramenta para estes casos!
ChatGuru
A tecnologia é a ferramenta que o ChatGuru emprega para ajudar as empresas a aprimorar a experiência oferecida a seu público, criando mais conexões conversacionais com consumidores atuais e novos, expandindo sua base de clientes e, finalmente, ganhando uma vantagem competitiva.
Como vimos, o ChatGuru fornece uma plataforma que combina instrumentos robustos com automação e chatbots dentro de sua conta do WhatsApp para auxiliá-lo na jornada de crescimento do seu negócio.
Além disso, ao integrar-se a um sistema de CRM (Customer Relationship Management), nossa tecnologia pode ajudar sua empresa a economizar ainda mais tempo e dinheiro.
Entre em contato com a equipe de especialistas do ChatGuru e saiba como a nossa plataforma pode beneficiar sua empresa!
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