Conheça a melhor ferramenta de automação para WhatsApp e chatbots

Como funciona o WhatsApp Business e como usar no seu negócio?

Entenda por que usar chatbots e veja também 5 recursos disponíveis no Whatsapp Business

Giovanna Torreão

Uma pesquisa realizada pela Panorama Mobile Time/Opinion Box em 2020 aponta que o WhatsApp está instalado em 99% dos smartphones do Brasil. Importante destacar ainda que a maioria absoluta dos usuários faz uso do aplicativo de mensagem todos os dias. Dos entrevistados, 95% disseram abrir o aplicativo diariamente e 4%, “quase todos os dias”.

A grande popularidade do app fez com que muitas empresas recorressem a ele na hora de interagir com os clientes. Quando a versão do WhatsApp Business surgiu, em 2018, um estudo realizado pela consultoria Morning Consult a pedido do Facebook — que é o responsável pelo WhatsApp — identificou que quatro entre cinco empresas já usavam o APP na comunicação com seu público.

Mas o WhatsApp Business veio cheio de ferramentas que ajudam os empresários e empreendedores na divulgação, prospecção, comunicação e acompanhamento de clientes, produtos e serviços. Confira!

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Exibição de catálogo de produtos utilizando o WhatsApp Business

O que é o WhatsApp Business? Como a ferramenta funciona?

Disponível para Android e iPhone, o WhatsApp Business é um aplicativo gratuito que foi desenvolvido para atender às necessidades das empresas. Ele simplifica a interação com os clientes e oferece recursos para automatizar, classificar e responder rapidamente a mensagens. Além, claro, das ferramentas já conhecidas da versão original do app, de enviar e receber mensagens de texto, vídeos, imagens e arquivos.

Entre as diferenças do WhatsApp tradicional está a possibilidade de inserir informações específicas sobre o negócio. No lugar da configuração do perfil, pode-se colocar logotipo ou imagem da sua marca; endereço de atendimento da sua empresa; tipo de negócio; descrição detalhada da sua atividade-fim; horário de atendimento; catálogo de produtos; endereço eletrônico da empresa, entre outros.

Veja detalhes de alguns dos recursos disponíveis no WhatsApp Business atualmente:

  • Perfil comercial: A versão comercial do WhatsApp deixa claro para quem está conversando com você que se trata de um perfil comercial, passando profissionalismos. Além disso, ele te dá, como falado anteriormente, a possibilidade de exibir informações importantes da empresa;
  • Link curto: com essa ferramenta você ajuda novos clientes a entrar em contato com você de forma fácil. Assim, pode-se compartilhe um link curto, que é gerado automaticamente, com novos clientes para que eles possam iniciar uma conversa com você no WhatsApp Business.
  • Estatísticas: O Business fornece ainda estatísticas e análises a respeito do alcance e engajamento na comunicação entre empreendedor e cliente. Com ele, você consegue, por exemplo, saber quantas de suas mensagens foram entregues e lidas de fato;
  • Automação de mensagens: Com esse recurso, é possível ao usuário criar mensagens automáticas, reduzindo o tempo de resposta ao cliente. A empresa tem a possibilidade de elaborar uma mensagem de saudação que será enviada automaticamente aos novos clientes. Já com a mensagem de ausência, você consegue manter seus clientes informados sobre sua disponibilidade para atender e tirar dúvidas.
  • Etiquetas: Essa ferramenta te deixa categorizar conversas e grupos, deixando o APP mais organizado e facilitando a colocação de estratégias em prática. Você pode, por exemplo, criar categorias como "Novos clientes", "Pagamento pendente" ou "Pedido finalizado";
  • Respostas rápidas: Por meio das respostas rápidas, você pode salvar e reusar as mensagens que envia com frequência para responder a perguntas comuns em instantes.
Aplicação de marcadores às conversas com os clientes para identificar o status.

Saiba como baixar e configurar o app do WhatsApp Business

1. Primeiro, para baixar o WhatsApp Business, basta procurar pelo aplicativo, que tem uma logo parecida com do WhatsApp original, mas conta com a letra ‘’B’ no meio, na sua loja de aplicativo - no Google Play Store (Android) ou na App Store (IOS) - e clicar em baixar.
2. Leia os Termos de Serviço do WhatsApp Business e, em seguida, clique em CONCORDAR E CONTINUAR para aceitá-los.

3. Registre seu número: Faça a seleção do seu país no menu suspenso para adicionar o código do país correspondente e insira seu número de telefone em formato internacional. Aperte em AVANÇAR ou OK e, logo depois,  em OK para receber o código de confirmação de seis dígitos por SMS ou ligação. Para finalizar, digite o código de seis dígitos.

4. Neste momento, permita que o app acesse seus contatos. Os contatos podem ser adicionados ao WhatsApp Business através da lista de contatos do seu celular. Você também pode permitir que o WhatsApp acesse fotos, vídeos e arquivos no seu aparelho.

5. Para criar uma conta comercial, é preciso inserir seu nome comercial, selecionar uma categoria para sua empresa e adicionar uma foto de perfil para sua empresa.

6. Agora, toque em CONHECER > Perfil comercial. Aqui, você pode adicionar informações importantes sobre sua empresa, como seu endereço comercial, horário de atendimento e muito mais.

7. Por fim, seu perfil comercial está pronto, clique no ícone de mensagem e, depois, pesquise ou selecione um contato para começar uma conversa. Escreva uma mensagem no campo de texto e, em seguida, toque no ícone com uma seta para enviar.

Como utilizar o telefone fixo no WhatsApp Business?

Se sua empresa não tem ou não quer ter um número de celular, o WhatsApp Business permite que o cadastro da conta comercial seja feito com um telefone fixo. A diferença está no momento da verificação do número. Depois de baixar o aplicativo e fazer a instalação normalmente, ao invés de enviar o código de ativação através de um SMS, o Business ligará para o telefone fixo informado e ditará os números a serem digitados no aplicativo.

Como transferir sua conta do WhatsApp Messenger para o WhatsApp Business?

Se você já faz uso do WhatsApp Messenger e deseja migrar para WhatsApp Business, o processo é bem simples. Você só precisa fazer o download do aplicativo para negócios no celular e cadastrar o seu número. Você poderá, inclusive, transferir suas conversas e mídias para o Business.

Confira abaixo o passo a passo detalhado para fazer a migração para o WhatsApp Business:

1. Primeiramente, é importante criar um backup da sua conta do WhatsApp Messenger para não perder as informações do seu histórico de conversas. Para isso, abra o WhatsApp Messenger e, no Android, toque no ícone com três pontinhos e, em seguida, em Configurações. No caso do iPhone, vá em Ajustes, em seguida, toque em Conversas > Backup de conversas > Fazer backup ou Fazer backup agora. Quando o backup estiver concluído, siga para os próximos passos.

2. Depois, baixe o WhatsApp Business e abra o aplicativo no seu celular.

3. Agora, leia os Termos de Serviço do WhatsApp Business e, para aceitá-los, clique em Concordar e Continuar.

4. Este é o momento de fazer o registro do seu número. O WhatsApp Business vai identificar automaticamente o número de telefone que você está usando no WhatsApp Messenger. Para prosseguir, aperte na opção com seu número comercial.

5. Em seguida, transfira sua conta. Para isso, é necessário manter o WhatsApp Business aberto e seu aparelho ligado até que o processo de transferência da conta seja concluído. Enquanto o processo de transferência da conta é feito, pode ser que você seja solicitado a restaurar seu backup. Então, clique em Continuar ou em Restaurar. Se solicitado, toque em Avançar.

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6. A partir deste momento, os dados são iguais aos de um cadastro normal do WhatsApp Business. Você vai permitir o acesso a contatos. Insira seu nome comercial, selecione uma categoria e escolha uma foto de perfil.

8. Para criar seu perfil comercial, toque em CONHECER > Perfil comercial para adicionar informações importantes sobre sua empresa.

9. Seu perfil comercial está pronto e você pode começar a conversar com seus contatos.

Por que usar chatbots?

Se sua empresa está crescendo, é importante sempre pensar em novas formas de otimizar processos. Nesse cenário, estão ganhando espaço os chatbots, softwares de mensagens baseado em Inteligência Artificial ou em conjunto de diretrizes que automatizam etapas e aumentam a capacidade da empresa de oferecer respostas imediatas e de qualidade aos clientes.

Através do processamento de dados, os chatbots simulam a fala humana e são capazes de conversar com o cliente, tirando dúvidas, respondendo perguntas e trazendo soluções para problemas. Além do WhatsApp, eles podem atuar em por diversos canais, como uma página da internet, aplicativos próprios e plataformas de troca de mensagens, como por exemplo, Facebook Messenger e o Telegram.

Possível graças ao WhatsApp Business API (Interface de Programação de Aplicações), o chatbot permite que as empresas estejam disponíveis 24 horas por dia, nos sete dias da semana, com automatização de fases de atendimento, vendas e engajamento com os clientes. Assim, você consegue que os seus colaboradores foquem em tarefas que demandam planejamento e estratégia.

Para te ajudar na automatização de mensagens no WhatsApp Business e integração com diversos canais, o ChatGuru conta com uma plataforma para o desenvolvimento de chatbots personalizados, mantendo a ênfase no serviço humanizado. Entre em contato com nossa equipe e saiba mais sobre o ChatGuru!

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