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O que é UX design? Tudo que você precisa saber sobre experiência do usuário

Giovanna Torreão

Com o avanço da tecnologia, empresas de todos os tamanhos se tornaram capazes de oferecer produtos e serviços online através de aplicativos móveis e sites. Nessa proliferação digital, no entanto, a concorrência é grande e deixa ainda mais desafiadora a tarefa de captar e reter a atenção do cliente. Assim, a meta é causar uma excelente primeira impressão ou fornecer ao público a melhor experiência possível. Tudo isso levou o UX design para o epicentro das estratégias.

Habituados com a praticidade e facilidade do mundo virtual, os clientes passaram a cobrar que as empresas  ofereçam experiências digitais envolventes e de acordo com sua conveniência. E os projetos de UX bem pensados ​​podem aumentar a usabilidade, acessibilidade e prazer na interatividade do cliente com o seu site ou aplicativo. Se já faz algum tempo desde a última vez que você analisou cuidadosamente a jornada na sua plataforma, é importante fazer uma revisão e certificar-se de que não está perdendo clientes por conta de uma experiência confusa.

Hoje, nós vamos te explicar o que significa "Design de Experiência do Usuário", a razão do UX Design ser tão importante atualmente, além de indicar o que torna uma experiência do usuário ótima e métodos do processo UX. Acompanhe!

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O que é um UX Design?

UX é uma abreviação para User Experience. Sendo assim, UX Design quer dizer, em tradução livre, Design de Experiência do Usuário. Isso diz respeito aos aspectos que envolvem a interação do usuário final com a empresa, seus produtos e serviços. A ideia é apoiar o comportamento do usuário através da usabilidade, utilidade e conveniência, alinhando os objetivos dos negócios e as necessidades e desejos do público-alvo. Ou seja, UX é como uma pessoa se sente ao interagir com um aplicativo, site ou algum outro dispositivo digital. 

Por que a UX design é tão importante?

Oferecer uma experiência do usuário direta e clara não apenas impressiona os usuários à primeira vista, mas os mantém para um relacionamento duradouro. Uma vez que o UX design trabalha para garantir experiências positivas, ele pode aumentar suas conversões e incentivar a lealdade dos clientes à sua marca. Sendo assim, um design de UX centrado no usuário, que defina as jornadas do cliente mais propícias ao sucesso do negócio, é a chave para a retenção do usuário e a manutenção da fidelidade à marca.

Um estudo publicado pela Forrester Research identificou que, enquanto uma ótima UI (User interface ou Interface de Usuário, em tradução) pode aumentar a taxa de conversão de um site em 200%, uma ótima UX design pode aumentar o mesmo em quase 400%. Além disso, de acordo com uma pesquisa da Forrester, a usabilidade tem um grande efeito na satisfação do cliente, uma vez que aumenta a disposição a pagar em 14,4%; reduz sua relutância em trocar de marca em 15,8%; e aumenta a probabilidade de recomendar um produto em 16,6%.

O que torna uma experiência de usuário ótima?

Em um primeiro momento pode parecer complicado estabelecer o que é uma experiência de usuário boa e o que é uma experiência ruim. Mas é importante dizer que esses parâmetros variam, levando em conta o público-alvo, a empresa e o contexto no qual estão inseridos. Por isso, é fundamental conhecer exatamente quem é seu cliente na hora de começar a pensar o projeto de UX Design. Os sites mais eficazes são aqueles que priorizam a experiência do usuário, mas algumas diretrizes e princípios podem guiar a definição de uma experiência positiva. 

Confira abaixo algumas etapas a serem seguidas para desenvolver a experiência do usuário. 

1. Crie perfis de usuários

Como falado anteriormente, o seu projeto de UX design precisa levar em conta quem é o seu público-alvo. Isso fará com que você consiga criar experiências relacionadas à voz, dores, necessidade e emoções de seus usuários.

Para isso, é necessário desenvolver uma persona do usuário, que nada mais é do que uma representação semi-fictícia do seu cliente ideal. Esse perfil deve ter como base pesquisas de mercado, entrevistas e dados sobre seu público já existente.

Durante a construção desse perfil, você deve levar em conta algumas características sobre dados demográficos, como idade, localização, status familiar, carreira; comportamento e personalidade, são introvertida, criativa, como se comunicam na internet; motivações, dores, necessidades, medos, incentivos; além de qualquer outro dado que considere interessante.

Ao fim desta etapa do seu projeto de UX design, você terá desenvolvido o perfil da pessoa - ou pessoas - com quem seu site está falando. 

2. Faça pesquisas com usuários

Ninguém melhor para dizer como uma plataforma deve ser do que o próprio usuário. Assim, entrevistar clientes existentes e potenciais vai ajudar na visão de qual seria o design mais eficaz, dando forma ao conceito de “boa experiência do usuário” personalizado para seu público e empresa.

Durante esta primeira interação dos usuários com o site, ainda na fase de pesquisa do projeto de UX design, informações valiosas sobre a percepção podem ser trazidas à tona. É comum descobrir-se, por exemplo, que um elemento muito importante não está tão visível e que sua localização deve ser alterada. 

Nesta etapa do projeto de UX design, é interessante fazer perguntas sobre como o cliente se sente com o site, se algum aspecto ou informação o deixou confuso, como ele faria uma compra, se os termos utilizados se comunicam com ele. Quando bem conduzida, essas entrevistas podem trazer vários insights úteis, aumentando a eficácia da sua página.

3. Desenvolva o mapa do site e um diagrama de fluxo do usuário

Essa fase do UX design precisa da ajuda das suas personas para funcionar, pois ficará mais fácil planejar a melhor a experiência para alguém que você já conhece. Organize um mapa do site e estabeleça as páginas que você gostaria de criar, isso facilita na hora de pensar como um usuário irá interagir com o site, quantos cliques serão necessários para fazer uma determinada ação. 

Essa é uma ferramenta eficaz para agregar eficiência ao processo de construção de sites, pois vai te ajudar a visualizar melhor suas criações, com isso, é possível eliminar ideias ruins e solucionar problemas de usabilidade antes mesmo de colocar qualquer página no ar.

Em seguida, um diagrama de fluxo deve ser criado para indicar de que forma os consumidores devem navegar dentro da sua plataforma. Primeiro, anote como você acredita que eles vão se mover e, depois, compare com a maneira como eles realmente agem na plataforma. É importante estar aberto para aprender com seus usuários e realizar os ajustes necessários.

4. Aposte em padrões de design e guias de estilo

A consistência, unidade e uniformidade são fundamentais para projetar uma experiência de usuário memorável por meio de uma marca, e isso vale tanto para o visual quanto para a usabilidade e acessibilidade. A ideia desta etapa do UX design é garantir que o usuário tenha uma experiência tranquila em toda sua interação com o site, trazendo familiaridade, para que eles possam reconhecer facilmente como agir diante os elementos do site.

Para acabar com possíveis inconsistências na experiência de compra do cliente, defina cor, tipografia, ícones e outros detalhes importantes da característica da plataforma que façam sentido para o produto, mantendo a padronização de forma consistente por toda a jornada que o cliente percorre. O guia de estilo representa no UX design uma estrutura com a qual se deve trabalhar para desenvolver o design, e ela assegura que a marca e os elementos de design estejam de acordo com os objetivos da empresa.

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ChatGuru

Os chatbots podem ser uma poderosa ferramenta dentro da sua estratégia de UX design e experiência de usuário, pois são capazes de oferecer um atendimento de acordo com a conveniência do cliente e da empresa. Disponíveis a qualquer hora do dia ou da noite, os bots para WhatsApp da ChatGuru são sistemas de conversação automatizados movidos por inteligência artificial, que garantem a melhor resposta disponível em seu banco de dados para o usuário e no menor tempo. 

Esses softwares de mensagens podem ser utilizados para automatizar diferentes etapas da comunicação de uma empresa. Eles são capazes de atuar na captação e qualificação de leads, nutrição de contatos, gerenciamento de etapas do funil de vendas e interação com os clientes de forma rápida, para esclarecer dúvidas, enviar informações, entre outras tantas possibilidades. Assim, a sua implantação traz eficiência para empresas que atendem a um grande volume de solicitações de chamadas de clientes. 

A tecnologia da ChatGuru te ajuda a desenvolver e gerir um chatbot personalizado, gerando satisfação e fidelização do seu público, enquanto aumenta a produtividade da sua equipe de atendimento. A nossa plataforma também pode ser integrada com um sistema CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, na tradução), o que traz ainda mais eficiência para os processos da sua empresa. Ficou interessado? Para conhecer mais sobre as vantagens e possibilidades do chatbot da ChatGuru, entre em contato com o time ChatGuru!

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