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Microsoft cancela venda de tecnologia que reconhece emoções

A Microsoft divulgou nesta semana que vai suspender a venda da sua tecnologia de reconhecimento emocional. O sistema funcionava por meio do software que utiliza sua inteligência artificial para analisar rostos em imagens. O cancelamento ocorreu após a empresa fazer uma revisão nas suas políticas. A conclusão da Microsoft foi de que inferir emoções e […]

Bruna Oliveira

23/06/2022

Microsoft cancela venda de tecnologia que reconhece emoções

A Microsoft divulgou nesta semana que vai suspender a venda da sua tecnologia de reconhecimento emocional.

O sistema funcionava por meio do software que utiliza sua inteligência artificial para analisar rostos em imagens.

O cancelamento ocorreu após a empresa fazer uma revisão nas suas políticas. A conclusão da Microsoft foi de que inferir emoções e atributos de identidade padronizados como a deste software pode abrir margem para erros e “mau uso” da plataforma.

A decisão da companhia de tecnologia alinha-se com o novo documento “Responsible Al Standard” (Padrão de Responsabilidade em Inteligência Artificial, em tradução), público pela empresa anualmente.

O relatório contém regras para um uso consciente da tecnologia de inteligência artificial pelos produtos da companhia.

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O que o programa da Microsoft faz?

O Azure Face permite adicionar um sistema de reconhecimento facial avançado em aplicativos de terceiros.

“O acesso da API a recursos que preveem atributos confidenciais também abre uma ampla gama de maneiras de uso indevido — incluindo submeter pessoas a estereótipos, discriminação ou negação injusta de serviços”, declarou Sarah Bird, gerente de produtos do Grupo Principal de IA do Azure, em comunicado.

Além das emoções, atribuir identificação de identidade, como gênero e idade, por meio da inteligência artificial também está fora de cogitação pela Microsoft.

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A nova medida fará com que a ferramenta agora se torne limitada pela empresa desenvolvedora, já que até o momento os assinantes podiam usá-la livremente.

Com isso, novos clientes não terão mais acesso ao sistema a partir de 23 de junho de 2022, enquanto os consumidores atuais têm até 2023 para descontinuar o uso do software.

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