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Maturidade Digital: Entenda o Significado em Empresas B2B!

Introdução A maneira cada vez mais rápida de como a tecnologia está evoluindo, vem forçando empresas a acelerarem sua jornada rumo à maturidade digital.  Apesar de esta ser uma tendência, ainda há escassez de informações sobre o setor business-to-business (B2B). Ainda que esse setor tenha semelhanças com o mercado B2C em alguns aspectos, ambos possuem […]

Giovanna Torreão

13/02/2023

maturidade digital

Introdução

A maneira cada vez mais rápida de como a tecnologia está evoluindo, vem forçando empresas a acelerarem sua jornada rumo à maturidade digital. 

Apesar de esta ser uma tendência, ainda há escassez de informações sobre o setor business-to-business (B2B). Ainda que esse setor tenha semelhanças com o mercado B2C em alguns aspectos, ambos possuem atuações diferentes. 

Se a sua dúvida é entender os desafios que esse cenário possui, assim como os resultados que este processo pode proporcionar, continue a leitura. Neste artigo, vamos explorar detalhes de uma pesquisa realizada pela Opinion Box com a Ploomes que aborda a maturidade digital das empresas B2B. Confira!

Maturidade Digital: O Que Isso Significa Para Empresas?

Quando falamos em empresas, o termo “maturidade digital” é usado para se referir ao grau em que a organização faz uso e conhece as tecnologias digitais. Dito de outra forma, podemos dizer que uma empresa atingiu um alto nível de maturidade digital se estiver bem avançada no processo de transformação digital.

A grande maioria das empresas ainda não atingiu a maturidade digital por vários motivos, e essa é uma das razões pelas quais os resultados de seus esforços nem sempre são satisfatórios. Esse processo, no entanto, pode ser agilizado se as empresas definirem suas estratégias digitais de forma clara.

Indicadores de Maturidade Digital em Empresas B2B

maturidade digital empresas

Segundo a pesquisa Opinion Box e Ploomes: Pesquisa Maturidade Digital – Set/2022, é possível notar em qual ponto da maturidade digital as empresas estão após todas as mudanças provocadas pela pandemia.

Os números mostram que 68% das empresas que vendem para outras empresas no Brasil são mais digitais atualmente do que no início da pandemia. Além disso, 73% dos entrevistados relataram um aumento na quantidade de tecnologia digital usada desde o início do ano de 2020.

A conclusão é que o setor B2B tornou-se muito mais digitalizado, com 61% dos entrevistados indicando que a maturidade digital de sua empresa é alta ou muito alta. Os respondentes também disseram que seus departamentos dedicados à tecnologia eram os mais sofisticados tecnologicamente em suas empresas.

A Importância Fundamental do Marketing e Vendas neste Processo

maturidade digital marketing

A pesquisa também trouxe dados relevantes no que diz respeito à maneira de contactar seus consumidores e clientes, além das ferramentas utilizadas para isso.

  • O marketing de rede social tem a maior taxa de adoção entre as organizações B2B (45%).
  • O marketing por e-mail é a segunda abordagem mais popular entre as empresas B2B (41%).
  • Eventos presenciais (32%)
  • Eventos virtuais (29%).

Por sua vez, 41% dos negócios usam o WhatsApp Business como uma de suas ferramentas. Além dele, outros aplicativos são utilizados, como o gerenciador de redes sociais, as ferramentas de e-mail marketing e outros programas com funções semelhantes.

Comparando Empresas Com Mais e Menos Maturidade Digital

Para ter uma visão mais precisa da situação, a pesquisa também comparou as informações que receberam de empresas que acreditavam ser mais maduras digitalmente com as informações de empresas que se acreditavam serem menos.

A partir disso, tornou-se bastante evidente que empresas tecnologicamente mais proficientes e maduras estavam mais inclinadas a praticar todas as abordagens ou coleção de ferramentas analisadas.

Embora existam inúmeras opções de gerenciamento de dados que fornecem automação, praticidade e painéis automatizados, a pesquisa revelou que, em empresas com menos maturidade digital, as planilhas ainda são o método mais usado.

A Administração dos Negócios

maturidade digital administração

Uma estatística que demonstra e comprova quão digitalizada a sociedade se tornou, é o fato de que, apenas 7% das empresas ainda dependem exclusivamente de vendas de campo, ou seja, aquelas onde os vendedores viajam para encontrar seus clientes pessoalmente.

Isso mostra que a maturidade digital já é uma realidade para as empresas B2B. Com a chegada do inside sales (também conhecido como sistema de vendas à distância), os negócios de hoje conseguem atender a mais clientes de forma abrangente e sem perder tempo em viagens que não são essenciais.

Ainda de acordo com a pesquisa do Opinion Box, 59% das empresas B2B obtêm a maior parte ou a totalidade de sua receita por meio do uso de uma força de vendas interna.

Novos Recursos

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São muitos os desafios enfrentados pelas empresas B2B e analisados no estudo sobre maturidade digital. Entre eles, estão:

  • Posicionamento. 
  • Branding. 
  • Precificação. 
  • Comunicação. 
  • Atendimento. 
  • Diferenciais competitivos. 
  • Análise da concorrência.

Quando questionados sobre os desafios mais significativos associados ao uso da tecnologia digital, 58% dos entrevistados citaram a dificuldade de prever como a ferramenta afetaria a produtividade.

Outro ponto destacado na pesquisa sobre maturidade digital é que 56% das empresas lutam para adquirir o apoio da gerência com relação ao preço de uma ferramenta ou para demonstrar a necessidade da ferramenta, e 55% das empresas lutam para se concentrar na alternativa mais eficaz disponível.

A pesquisa revelou ainda que 63% dos entrevistados consideram como um diferencial a facilidade de integração com outras ferramentas. O mesmo percentual de pessoas disse valorizar a capacidade de interagir de maneira rápida e fácil com a equipe de suporte da empresa a ser contratada.

ChatGuru

O atendimento ao cliente tem um papel importante em uma empresa B2B e para a maturidade digital do seu negócio. Então, se você quer simplificar o processo para os seus clientes e funcionários, é hora de conhecer as vantagens do ChatGuru.

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Nossa tecnologia permite que empresas mantenham contato com seus consumidores de maneira mais assertiva e eficiente. Isso porque, nosso software conta com uma série de ferramentas de otimização que vão desde a automação dos chatbots até o rodízio de atendimento dos agentes humanos.

Como resultado da natureza adaptável da tecnologia que impulsiona nossa plataforma, sua organização pode adaptar as funcionalidades às necessidades exclusivas de cada um de seus clientes, aumentando assim a satisfação do cliente e reduzindo os custos operacionais.

Na prática, os seus clientes são capazes de interagir com chatbots para tirar dúvidas, marcar consultas e até fazer compras. Enquanto isso, os agentes podem lidar com as conversas mais complexas ou estratégicas com facilidade devido a recursos como o agendamento de mensagens, busca facilitada e funil inteligente.

A capacidade do ChatGuru de acompanhar todas as interações de um usuário com o serviço, sejam elas iniciadas através de um bot ou por um agente, é outra forma de diferenciá-lo das alternativas concorrentes. 

Dito isto, ao examinar os dados em nossa plataforma, sua empresa pode aprender muito sobre as necessidades e dores dos seus clientes. Além disso, a nossa plataforma é de fácil integração com o sistema de CRM já utilizado dentro da sua empresa. 

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