Conheça a melhor ferramenta de automação para WhatsApp e chatbots

5 benefícios de usar um chatbot na sua empresa em 2023

Um novo ano está começando e, com ele, chegam diversas oportunidades de negócio. O mercado, no entanto, só se torna cada vez mais concorrido e a sua empresa precisa se esforçar para conquistar e cativar clientes. Para isso, é necessário criar uma estratégia que possa aumentar seu nível de engajamento, construir relacionamentos melhores e estabelecer […]

Giovanna Torreão

01/01/2023

chatbot

Um novo ano está começando e, com ele, chegam diversas oportunidades de negócio. O mercado, no entanto, só se torna cada vez mais concorrido e a sua empresa precisa se esforçar para conquistar e cativar clientes. Para isso, é necessário criar uma estratégia que possa aumentar seu nível de engajamento, construir relacionamentos melhores e estabelecer fortes conexões. Neste desafio, a tecnologia pode ser uma poderosa aliada. 

Mais e mais empresas estão recorrendo aos assistentes virtuais – chatbots – para se conectar com os clientes por meio de aplicativos de mensagens de texto. Os resultados de um estudo conduzido pela Accenture sugerem que, até o ano de 2023, consumidores e empresas terão economizado um total combinado de 5 bilhões de horas como resultado direto do uso dos chatbots.

A recente pandemia da covid-19 e a digitalização de processos que antes eram em sua maioria analógicos foram as forças motrizes por trás do movimento mais forte dos chatbots, que temos presenciado nos últimos anos. A solução apresenta uma série de vantagens, entre as quais se destacam o uso do aplicativo de mensagens, a redução do tempo de espera (tanto para as empresas quanto para seus clientes) e o custo, que é bem menor do que o gasto com uma central regular.

Os chatbots oferecidos pelo ChatGuru têm vários benefícios em relação aos meios mais tradicionais de atendimento ao cliente. Você entenderá algumas das vantagens que acompanham o uso de nossa solução no suporte ao cliente lendo esta publicação. Confira!

Como os chatbots do ChatGuru funcionam?

Se sua empresa ainda não está empregando um chatbot ChatGuru para auxiliar no suporte ao cliente, você está perdendo um potencial significativo para ganhar mais dinheiro. Quando as empresas automatizam processos e solicitações rotineiras dos clientes usando a plataforma ChatGuru, isso pode ajudá-las a economizar dinheiro e, ao mesmo tempo, a manter uma vantagem competitiva, aprimorar a nutrição de leads, retenção de clientes, marketing e vendas.

Os chatbots fornecidos pelo ChatGuru permitem que empresas forneçam seus serviços de maneira mais oportuna. O fato de que a tecnologia de nossa plataforma pode ser modificada para atender aos requisitos de seu público-alvo específico é uma de suas vantagens mais significativas.

Os clientes da sua empresa podem, entre muitas outras coisas, utilizar a nossa plataforma para receber a segunda via de uma fatura, alterar a data de pagamento ou marcar uma consulta de assistência técnica. Tudo vai depender das necessidades e da realidade do dia a dia da sua marca e dos seus consumidores.

Como exatamente o ChatGuru pode ajudar minha empresa?

A grande maioria das empresas não têm o recurso financeiro necessário para pagar funcionários suficientes para responder às perguntas de todos os clientes de forma rápida 24 horas por dia. É muito pouco viável para grande parte das marcas. 

No entanto, os chatbots, ao contrário dos humanos, não precisam de pausas para refeições ou para dormir. Os bots do ChatGuru podem ser utilizados a qualquer hora do dia ou da noite para atender os clientes, respondendo suas dúvidas, rastreando suas encomendas, fazendo sugestões de produtos e até mesmo fechando negócios.

Você está prestes a ver mais de perto alguns dos benefícios mais significativos que o chabot ChatGuru tem a oferecer!

1. Serviço prestado via aplicativo

Os clientes estão demonstrando uma preferência crescente pelo uso de aplicativos. Esta tendência deverá continuar por um longo período. Presente em 99,2% dos smartphones no Brasil, o WhatsApp é tido por 68% dos seus usuários como a melhor maneira de entrar em contato com uma empresa devido à facilidade de acessibilidade, comunicação assíncrona e respostas instantâneas. Ao mesmo tempo, 61% dos consumidores disseram que não baixariam um novo aplicativo para se conectar a uma empresa.

Segundo pesquisa realizada pela Meta (anteriormente conhecida como Facebook), 55% das pessoas que falaram com uma empresa por meio de mensagens tiveram um forte senso de conexão pessoal com a marca como consequência direta de suas interações. Já 76% dos brasileiros concordam com a afirmação de que entrar em contato com uma empresa por mensagem aumenta sua confiança no produto ou serviço.

Todos esses números colocam o WhatsApp como uma importante plataforma para conversas de negócios no Brasil. As mensagens de texto no app fazem mais do que apenas mover os clientes pelo funil de vendas, estabelecem vínculo ao estimular a discussão entre as partes envolvidas.

Portanto, usar o ChatGuru é uma estratégia para melhorar sua visibilidade na rede social sem ter que fazer muito trabalho extra. É possível incorporar uma série de ferramentas da nossa plataforma, desde chatbots a recursos de otimização, que tornarão mais eficaz o contacto com os seus clientes, melhorando também o nível de comodidade proporcionado.

2. Escalabilidade

A expectativa de maior demanda é natural e inevitável quando as grandes datas comemorativas do ano vão chegando. Se você usar o ChatGuru, será muito mais simples lidar com os diferentes níveis de demanda que serão registrados ao longo de 2023.

Através da automatização de uma grande quantidade de atividades rotineiras, sua empresa será capaz de lidar com todos os leads sem que você precise aumentar o tamanho de sua equipe mesmo nos dias mais movimentados do ano.

O chatbot que o ChatGuru oferece pode responder instantaneamente às perguntas de todos os clientes ao mesmo tempo. Na prática, quando um lead entra na conta da sua empresa no aplicativo e faz uma consulta, os chatbots vão reagir imediatamente utilizando sua base de conhecimento para garantir sempre o mais alto nível possível de qualidade de serviço.

3. Disponibilidade 24 horas do serviço

Com a ajuda do chatbot ChatGuru, as empresas podem ter um contato bidirecional contínuo com seus clientes. Mesmo em situações em que não há vendedores humanos acessíveis, sua empresa ainda pode gerar vendas. Afinal, os bots estão prontos para conversar com os clientes 24 horas por dia durante todo o ano.

As taxas de conversão estão diretamente relacionadas à facilidade com que os consumidores podem interagir no horário e local de sua preferência. O chatbot pode fornecer respostas para perguntas frequentes e conduzir os visitantes de forma independente através do processo de vendas mesmo quando sua equipe estiver muito ocupada ou indisponível. Uma situação que funciona perfeitamente bem em momentos de forte demanda, como as datas comemorativas de Dia da Mães, Namorados, Natal e Black Friday.

4. Otimização do tempo dos agentes humanos

Para atingir todos os objetivos da sua empresa neste ano, os agentes humanos também têm um papel fundamental. Por isso, o ChatGuru disponibiliza aos seus atendentes diversos recursos que vão auxiliar na eficiência do trabalho.

Funil inteligente, anotações internas e rotação automatizada de atendimento são apenas algumas das ferramentas disponíveis na plataforma ChatGuru que tornarão o fluxo de trabalho da sua equipe mais eficiente. Saiba mais sobre os recursos do ChatGuru que podem fazer a diferença para sua organização.

5. Coleta de dados

Não é novidade que informação é algo extremamente valioso. Neste sentido, o ChatGuru ajuda a sua empresa a monitorar, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados, todas as interações dentro da sua conta do WhatsApp.

Os dados adquiridos ao longo das suas conversas com seus clientes são coletados e transferidos para nossa plataforma, a partir da qual você poderá gerar relatórios personalizados.

Quando se tem todas essas informações à sua disposição, pode-se obter uma compreensão mais profunda de seus clientes e fornecer à sua equipe os dados necessários para atender às necessidades específicas do público.

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