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O ano só começa depois do Carnaval? Esteja preparado para as principais datas de 2023

O dia 1° de janeiro pode ser o primeiro dia do ano para a maior parte do ano, mas aqui no Brasil, o ano só começa mesmo depois do Carnaval. Apesar dos efeitos da incerteza econômica, que devem persistir este ano, os brasileiros continuam esperançosos. Em uma pesquisa, 85% dos entrevistados previram que 2023 deve […]

Giovanna Torreão

11/03/2023

data

O dia 1° de janeiro pode ser o primeiro dia do ano para a maior parte do ano, mas aqui no Brasil, o ano só começa mesmo depois do Carnaval. Apesar dos efeitos da incerteza econômica, que devem persistir este ano, os brasileiros continuam esperançosos. Em uma pesquisa, 85% dos entrevistados previram que 2023 deve ser melhor do que o ano passado, de acordo com dados do Ipsos, do Global Advisor Predictions 2023, de dezembro de 2022. Além disso, o planejamento centrado em padrões significativos de comportamento do cliente é a maneira mais eficaz de aproveitar esse otimismo nas principais datas de 2023.

A Ipsos entrevistou mais de 24.000 indivíduos em 36 países, incluindo o Brasil, para avaliar o sentimento do consumidor e deduzir suas implicações para a publicidade. O fato de 80% dos brasileiros quererem fazer algo positivo para si ou para os outros este ano se destaca entre outros dados fascinantes.

Isso demonstra que os seres humanos mantêm seu desejo por itens mesmo em um cenário socioeconômico difícil. Mesmo que estejam mais preocupados com os custos e em busca de melhores opções, eles ainda querem fazer compras para si e para os outros.

Assim, é mais crucial do que nunca que as marcas apareçam no momento certo e com a mensagem certa. Pensando nisso, o Google fez um levantamento, usando sua plataforma Google Trends, para obter insights e identificar datas cruciais ao longo do ano que podem ser usadas para desenvolver táticas mais precisas. Você confere tudo aqui:

Páscoa

Grandes picos de busca ocorrem na Pesquisa e no YouTube durante feriados e datas especiais como a Páscoa. Além de procurar saber em que dia cai o evento e onde comprar ovos de chocolate, as pessoas costumam utilizar essas plataformas para pesquisar o significado de outros símbolos da Páscoa.

Por exemplo, no ano passado , a expectativa para o evento começou a crescer cerca de um mês antes. Perguntas como “qual é o melhor chocolate para fazer ovos de Páscoa” tiveram um aumento de 300% no interesse de pesquisa em 2022, refletindo o aumento da consciência frugal que acompanha a recessão.

Dia das Mães

Uma pergunta para a internet: qual o presente de Dia das Mães mais indicado? A grande maioria das crianças hoje em dia procura online. As pesquisas por “ideias de presentes para o Dia das Mães” aumentaram mais de 300% em 2022. Já a busca por “lembrancinha dia das mães” cresceu 110% em 2022 quando comparado com 2021 no período da data.

 A procura do cliente sobre uma compra pode ser uma oportunidade de ouro para sua empresa. Um conselho é posicionar-se como um recurso para os consumidores em todas as etapas do processo de compra, desde o primeiro conhecimento até a tomada de decisão final, fornecendo não apenas informações factuais sobre itens, disponibilidade e negócios, mas também material envolvente e instigante para mantê-los pensando em você.

Maio é o mês do Orgulho LGBTQIAPN+

Quando analisados os últimos 12 meses, o Brasil é o 5º país do mundo que mais pesquisou por “LGBTQIAPN+”, conforme dados do Google. É importante destacar que o interesse das pessoas no tópico vem crescendo nos últimos 18 anos.

As pesquisas também revelam que frases inflamatórias e discriminatórias foram eliminadas em favor de frases mais apropriadas. As pessoas estão aceitando mais a diversidade e a individualidade e, como resultado, os problemas relacionados a gênero e sexualidade estão se tornando cada vez mais integrados à vida cotidiana, segundo o gigante da tecnologia. Portanto, se você tratar essas questões como um tabu, corre o risco de perder negócios de um grupo demográfico considerável.

O Google ressalta também que o compromisso da sua marca com a diversidade e inclusão nunca deve se limitar a uma data ou período específico — essa responsabilidade precisa ser constante e precisa estar integrada com iniciativas internas e externas, para que sua comunicação seja realmente eficaz e não pareça oportunista.

Dia dos Namorados

A popularidade de “Dia dos Namorados” como termo de pesquisa caiu drasticamente desde 2021, conforme dados do Google. Por outro lado, o termo “não monogâmico” cresceu mais de 250% nos últimos cinco anos.

Lembre-se de que a comédia é uma ótima maneira de se conectar com casais e solteiros, especialmente nesta data, à medida que novas formas de relacionamento ganham popularidade. Por exemplo, em 2022, as pessoas pesquisavam “eu segurando o presente que ganhei no Dia dos Namorados” a uma taxa de mais de 4.400% após bombar na internet um meme que usava essa frase junto a uma imagem de mãos vazias.

Férias da escola

O número de consultas online sobre “férias escolares” no último mês de junho foi o maior desde 2005. E no Brasil, 46% dos motoristas do Waze acham que viajar é parte integrante de qualquer férias “reais”, conforme dados do Target Group Index Brasil.

Neste ponto, o Google destaca que os clientes brasileiros frequentemente planejam suas viagens com um a seis meses de antecedência da data, priorizando preços, conveniência, facilidade de troca de itens (passagens, acomodação etc.) e programas de recompensa. De acordo com dados internos do gigante da tecnologia, 72% das pessoas globalmente concordam que fariam qualquer plano de férias se ele se encaixasse no seu orçamento.

Como resultado, há uma janela de oportunidade para chamar a atenção. Use esta oportunidade para atualizá-los estrategicamente sobre a disponibilidade de produtos, diferenças de preços e promoções.

Dia das Crianças

O Dia das Crianças acontece em outubro, juntamente com o Dia dos Professores e o Dia de Nossa Senhora Aparecida, provocando aumento de gastos e viagens das famílias. Segundo dados do Waze, essa data está entre os 10 dias mais movimentados do ano no Brasil.

Em 2022, houve o maior número de pesquisas no Google por “presentes de dia das crianças” desde 2004. Também no ano passado, foi registrado um aumento de mais de 300% nas buscas por “bebê reborn”. O interesse por “brinquedos”, por exemplo, começou a crescer em setembro e atingiu o pico na semana de 12 de outubro, assim como no Dia das Mães.

Dia das Bruxas

O termo Halloween passou a despertar um interesse maior dos brasileiros a partir de 2021. Dado que “haloween” gera muito mais resultados do que Dia das Bruxas, é seguro supor que esta data ainda esteja associada à celebração americana.

Segundo as análises do Google sobre a data, foi identificado um aumento de 180% nas buscas por “como fazer sangue falso” no período. Já o clássico de terror “O massacre da serra elétrica” teve um crescimento de mais de 200% e o nome “Freddy Krueger” aumentou mais de 100% no ano passado.

As pessoas também usam o Google para pesquisar a história de um feriado, obter ideias para uma fantasia ou aprender mais sobre o significado de um feriado.

Temporada de ofertas

Houve um “antes” e um “depois” no comportamento do consumidor por conta da situação de instabilidade econômica e da intensa digitalização ocorrida durante a pandemia. Anteriormente as pesquisas por itens “baratos” eram 53% maiores do que as pesquisas por “melhores”. A situação, no entanto, mudou no ano passado, com pesquisas “melhores” superando as pesquisas “baratas” em 27%.

Além disso, em 2022, três quartos dos brasileiros planejaram começar suas compras um mês antes da Black Friday. Disso, pode-se entender que os consumidores fazem compras mais ponderadas depois de fazer uma extensa pesquisa. Para se destacar da multidão durante a temporada de vendas, seu plano deve se concentrar em tornar suas ofertas mais fáceis, atraentes e envolventes.

Google Trends

Conhecer e prever as necessidades dos clientes será crucial no ano de 2023, avalia o Google. Para ganhar vantagem sobre a concorrência nas principais datas e saber o que as pessoas estão procurando, você pode utilizar o Google Trends, um serviço gratuito e aberto a todos.

Defina datas de referência para sua empresa e, em seguida, utilize os dados adquiridos para desenvolver estratégias de marketing eficazes. Aqui, estatística e imaginação trabalham juntas para desenvolver planos vitoriosos.

ChatGuru

Se sua empresa deseja construir relacionamentos com sua clientela e obter informações valiosas deles, o ChatGuru é o caminho certo. A integração do WhatsApp com o ChatGuru oferece à sua empresa uma vantagem sobre a concorrência, permitindo que você se conecte e colete feedback dos clientes de uma maneira nova e empolgante.

Incorporar um mix de agentes humanos e virtuais nos canais de comunicação do seu negócio agora é possível com a ajuda de nossa tecnologia de ponta para construir e operar chatbots. Em todos os setores, a satisfação do cliente pode ser aumentada por meio do uso da automação para agilizar os procedimentos internos e liberar a equipe para se concentrar em fornecer um serviço mais personalizado e interessante aos clientes.

Com isso, sua equipe terá tempo para realizar atividades mais valiosas estrategicamente, como análise de problemas, brainstorming em grupo e criação de projetos de longo prazo.

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