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Conteúdo Interativo: dicas e ferramentas para você começar a criar

As maiores corporações do mundo estão se voltando cada vez mais para o conteúdo interativo como principal tática de marketing. Mais da metade (53%) dos profissionais de marketing está atualmente usando conteúdo interativo, e esse número só deve crescer, de acordo com um estudo realizado pelo Content Marketing Institute. Em vez de fazer com que […]

Giovanna Torreão

19/07/2022

conteúdo interativo

As maiores corporações do mundo estão se voltando cada vez mais para o conteúdo interativo como principal tática de marketing. Mais da metade (53%) dos profissionais de marketing está atualmente usando conteúdo interativo, e esse número só deve crescer, de acordo com um estudo realizado pelo Content Marketing Institute.

Em vez de fazer com que seus clientes consumam seu conteúdo passivamente, você pode convidá-lo para engajar com a sua marca através da tecnologia dos conteúdos interativos

Na publicação de hoje, nós falaremos mais sobre o que é um conteúdo interativo, os benefícios de integrá-lo na comunicação da sua marca e daremos algumas dicas de ferramentas que facilitam a criação de conteúdo interativo.

Não perca!

O que significa conteúdo interativo?

O marketing interativo é uma ferramenta para atrair a atenção dos clientes, apresentando o produto ou serviço de forma criativa e encantadora.

Através de recursos visuais ou vídeos interativos, a ideia é envolver o público através de recursos que dependem do engajamento para comunicar sua mensagem. Como resultado, o consumo da informação passa de uma experiência puramente passiva para uma experiência interativa.

Calculadoras, questionários, enquetes, avaliações e infográficos animados são apenas alguns exemplos de mídia interativa. Apesar das infinitas oportunidades possibilitadas pelo digital, o conteúdo interativo também pode ser analógico se for mais conveniente.

Mas precisamos destacar que o conteúdo interativo vai além do marketing de conteúdo. Este segundo muitas vezes se restringe a materiais em blogs ou redes sociais que não geram nenhum tipo de resposta dos consumidores, se resumindo a um consumo passivo.

Apesar de, em alguns casos, os leitores contribuírem para o material da empresa com curtidas ou comentários, ainda há bastante espaço para melhorias.

O conteúdo interativo fornece uma alternativa nova e envolvente para o público. A ideia é fazer com que os clientes em potencial se envolvam com o conteúdo interativo para obter os insights desejados, de uma forma mais envolvente do que apenas um simples texto.

Quais os benefícios de usar conteúdos interativos?

A utilização de uma tecnologia que gera material interativo pode ter vários impactos vantajosos. Listamos aqui alguns deles:

Conexões aprimoradas

Com a ajuda de tecnologias de conteúdo interativo, os clientes em potencial podem participar de diálogos com a sua empresa. A comunicação deixa de ser um monólogo, para se tornar um diálogo, onde as duas partes participam e evoluem

E isso acontece mesmo que esses encontros não ocorram em tempo real, como usuários respondendo a uma pesquisa ou questionário. O que fica nos clientes é o sentimento de que a opinião deles é valorizada, criando a base para relacionamentos mais fortes a longo prazo.

Mais engajamento

Através do conteúdo interativo, sua marca estará convidando os clientes para participarem, aumentando diretamente a sua taxa de engajamento com o público. Com uma estratégia consistente de interatividade, seus clientes vão perceber que eles têm espaço para participar da sua marca, o que pode aumentar sua taxa de satisfação e fidelidade.

Aumento na taxa de conversão

Os clientes tendem a se lembrar das marcas que proporcionaram uma experiência única. E é exatamente isso que ocorre ao utilizar um conteúdo interativo na sua comunicação.

Então, melhorando a conexão entre marca e clientes e aumentando o engajamento, você logo verá uma melhora na sua taxa de conversão.

Redução na taxa de rejeição

Se não houver nada que possa despertar a curiosidade de um cliente, ele não gastará muito tempo em seu site, aplicativo móvel ou página na rede social.

Dar aos clientes um motivo para permanecer dentro do seu canal, é um empurrãozinho para que continuem caminhando pelo funil de vendas.

O que é uma ferramenta de conteúdo interativo?

Ao invés de apenas receber um material passivamente, os consumidores podem se envolver ativamente com seu material por meio do uso de uma ferramenta de conteúdo interativa.

Entregando um conteúdo interativo que faça sentido para a narrativa do seu negócio, você estará aumentando o engajamento do cliente e desenvolvendo conexões duradouras. As ferramentas necessárias para desenvolver esse conteúdo interativo, que vão desde enquetes até bate-papos, podem ser encontradas online.

Por que usar uma ferramenta de conteúdo interativo?

As ferramentas de conteúdo interativo fornecem uma variedade de caminhos pelos quais seus clientes podem interagir com o material que está sendo apresentado a ela pela sua empresa.

Se você envolver seu público em conversas bidirecionais em vez de apenas transmitir informações para eles, poderá entender onde sua marca pode se expandir e que tipo de conteúdo se conectará mais fortemente a eles, entregando o conteúdo personalizado certo, na hora certa.

8 ferramentas que facilitam a criação de conteúdo interativo

1. Apester

Com o Apester, você pode criar de forma rápida e simples enquetes, pesquisas, testes de personalidade, questionários em vídeo e uma ampla variedade de outros conteúdos interativos para manter seu público interessado. Incorpore seus trabalhos nas postagens regulares do blog para uma experiência envolvente e interativa.

O Apester pode ajudá-lo também a fazer anúncios nativos aos quais as pessoas realmente prestarão atenção. É um instrumento útil para aprimorar a narrativa e proteger o material do bloqueio de anúncios.

Aqui está um exemplo de como a Fox Sports usou a ferramenta:

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2. ThingLink

Os usuários da plataforma ThingLink podem dar às suas fotografias e filmes uma apresentação mais dinâmica e envolvente.

Adicionando vários pontos de interação, é possível criar uma experiência única que manterá os clientes envolvidos com uma imagem ou vídeo por mais tempo.

Essa estratégia não é apenas nova, mas também eficaz na redução das taxas de abandono de página, oferecendo aos leitores várias oportunidades para explorar ainda mais o tópico em questão.

Um dos muitos pontos fortes do ThingLink é que ele fornece vários caminhos para o envolvimento do consumidor, diminuindo, portanto, a probabilidade de que os visitantes verifiquem rapidamente seu site e saiam dele. Ao usar o ThingLink, as empresas podem projetar experiências ricas ao longo das jornadas dos clientes, em vez de forçá-los a seguir uma rota predeterminada.

3. Mapme

Mapme é uma plataforma inovadora para criar mapas interativos 3D com players de mídia incorporados e galerias de imagens. Para aumentar a participação, você pode distribuí-los através das redes sociais e incorporá-los em seu site.

Você faz o mapa de acordo com suas preferências e outras pessoas contribuem com ele compartilhando suas próprias descobertas e informações.

Conteúdo interativo sobre viagem do ex-presidente norte-americano Barack Obama a Cuba:

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4. SnapApp

O SnapApp pode ser usado para gerar uma grande variedade de materiais interativos, como testes, quizzes e concursos, além de infográficos com calculadoras, enquetes e outros elementos.

Além de facilitar a distribuição de conteúdo em vários dispositivos (web, e-mail, celular, blog, páginas de destino ou mídia social), o programa monitora o nível de engajamento que seu público tem com o conteúdo interativo, acompanhando mais de 30 métricas diferentes e fornecendo relatórios sobre elas.

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5. Zembula

A Zembula está comprometida em melhorar seus e-mails através do uso de conteúdos interativos. A plataforma conta com os recursos que possibilitam que a empresa venda mais produtos.

O Smart Banner e Smart Block, respectivamente, atualizam automaticamente e-mails com informações de carrinho e itens quando os e-mails são visualizados e fornecem dados individualizados do consumidor, como ofertas de desconto ou saldos de pontos para estimular compras adicionais.

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6. Calculoid

Com a ajuda do Calculoid, você pode integrar calculadoras em seu site ou aplicativo móvel para tornar mais rápidos cálculos sobre preços, pagamentos e outras considerações.

Calculoid lhe dá a capacidade de personalizar e marcar suas calculadoras para que sejam consistentes com a aparência do seu site. Além disso, ele vem pré-carregado com modelos para calculadoras de lojas online, calculadoras de preços, calculadoras de ROI, calculadoras de empréstimos, calculadoras de despesas e calculadoras de economia.

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Um dos pontos fortes do Calculoid é que ele é gratuito. Ele também é compatível com telas sensíveis ao toque e dispositivos móveis, o que facilita muito a implantação e a integração.

7. Playbuzz

Com o Playbuzz, você será capaz de criar seus próprios questionários, que podem ser adaptados aos objetivos de marketing e estratégia de sua empresa. A ideia é utilizá-los para aumentar o envolvimento do cliente em todo o site.

A plataforma também conta com uma seleção de pesquisas pré-criadas que podem ser usadas para coletar feedback dos seus clientes. Ambos os aspectos contribuem para uma experiência geral positiva.

8. ChatGuru

O ChatGuru é uma plataforma que permite a integração de um chatbot na sua conta empresarial do WhatsApp, o aplicativo mais usado pelos brasileiros.

Usando o serviço fornecido pelo ChatGuru, sua empresa poderá engajar os clientes com facilidade e flexibilidade 24 horas por dia, nos 7 dias da semana, e ajudá-los a avançar no funil de vendas.

A solução permite a construção e gerenciamento de chatbots personalizados para as necessidades da empresa e de seus clientes. Através da plataforma, é possível expandir sua base de usuários e aumentar sua receita através da interação e da construção de conversas bilaterais.

Para saber mais sobre a tecnologia ChatGuru e como ela pode ser usada na sua empresa, entre em contato com o nosso time de especialistas!

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