Muitos empreendedores usam suas próprias redes sociais para entrar em contato com os clientes. De fato, esse é um passo especialmente comum quando se discute o WhatsApp. No entanto, é crucial entender o que fazer a seguir para desenvolver a estratégia de comunicação da sua marca. Se você deseja que suas conversas pareçam mais profissionais, é fundamental mudar para o WhatsApp Business.
Se você é proprietário de uma empresa, mas ainda usa a versão tradicional do WhatsApp para contato com os seus consumidores, continue lendo para conhecer as vantagens de trocar seu número para o WhatsApp Business e como isso pode agilizar suas interações com os clientes.
Mesmo se você estiver com um orçamento limitado, mostraremos como adquirir um número de telefone comercial separado para que você possa manter seu trabalho e sua vida pessoal separados.
Por que ter o WhatsApp?
A facilidade e o alcance do WhatsApp são duas grandes vantagens na hora de se comunicar com os clientes. Depois de ser adquirido pelo Facebook em 2014 por US$ 22 bilhões, o aplicativo de troca de mensagens rapidamente se tornou uma das plataformas de mensagens mais populares em todo o mundo.
Desde 2017, quando a empresa declarou seu primeiro bilhão de usuários, seu tamanho dobrou. Até o ano de 2020, o aplicativo acumulou uma base global de usuários mensais ativos de dois bilhões. Seu desenvolvimento foi realmente notável.
Aqui no Brasil, o WhatsApp é de longe o aplicativo mais usado. No início de 2022, foi feita uma pesquisa e os resultados mostraram que 54% dos brasileiros abriram o app em algum momento do dia, e que seu uso diário aumentou quase 5% em apenas seis meses, com um total de 33% dos entrevistados.
O aplicativo também é o mais popular no Brasil nas telas iniciais dos celulares, estando em 54% das primeiras telas dos smartphones. Ou seja, a grande maioria dos brasileiros consegue usar facilmente e se sente confortável com o sistema. Sendo assim, permitir que os clientes se comuniquem com sua empresa por meio desse aplicativo pode aumentar as taxas de conversão e a satisfação do usuário.
Quais as vantagens de migrar para o WhatsApp Business?
Se você ainda está em dúvida se deve ou não migrar do WhatsApp regular para o WhatsApp Business, considere que o último fornece acesso a vários recursos indisponíveis no primeiro. Vamos falar sobre como essa tecnologia pode melhorar sua comunicação e atendimento aos clientes.
Há uma série de recursos úteis disponíveis no WhatsApp para empresas, incluindo:
Perfil da Marca
Ao criar uma conta no WhatsApp Business, as contas comerciais serão sinalizadas como tal. O software de mensagens reconhecerá sua empresa como uma entidade legítima, elevando o tom de suas conversas com os clientes.
Você também pode construir um perfil para sua empresa que destaque as características mais importantes de sua marca. Isso gera confiança, além de ajudar os consumidores a se lembrarem de sua empresa e tornar mais simples para eles conhecerem seu site, a localização física da loja, o logotipo e o horário de funcionamento da loja.
Catálogo
Uma vez que você tenha a atenção dos consumidores, você deve deixá-los saber o que mais sua empresa pode fazer por eles. Para isso, a função “Catálogo” também está disponível no WhatsApp para fins comerciais.
Com a versão Business do aplicativo, sua empresa pode exibir seus produtos e facilitar a navegação dos clientes por entre as opções disponíveis. Informações como custo, descrição e código do produto podem ser incluídas em cada item do catálogo. Use seu catálogo como se fosse uma vitrine para mostrar seus produtos e serviços.
Esta solução economiza seu tempo eliminando a necessidade de enviar individualmente para cada cliente os dados sobre a disponibilidade, preço e especificações do produto. Sua página do WhatsApp ficará mais bem estruturada para facilitar a leitura por clientes atuais e potenciais.
Um catálogo pode ser feito usando o aplicativo WhatsApp Business em questão de minutos com apenas alguns passos básicos. Para saber como, clique aqui.
Cesta de compras
O carrinho de compras do WhatsApp Business vai facilitar as compras dos seus clientes no app. Usando o catálogo, os clientes podem ver o que está em estoque, fazer compras e acompanhar seus pedidos. Isso elimina a necessidade de responder a cada item do catálogo com sua própria mensagem.
Muito pouco esforço é necessário para usá-lo. Os clientes verão um botão de compra ao lado do nome da sua empresa quando iniciarem um chat. Eles podem começar a comprar instantaneamente depois de clicar neste botão e navegar no catálogo.
O usuário pode ajustar a quantidade de itens na cesta e enviar a lista para a loja por meio de uma mensagem no aplicativo após finalizar a compra.
Estatísticas da comunicação
O WhatsApp Business também oferece estatísticas úteis. O aplicativo inclui dados sobre o alcance e a eficácia da comunicação. Em resumo, você pode ver não apenas quantas mensagens enviou, mas também quantas foram recebidas, lidas e entregues.
Monitorar efetivamente o volume das conversas e avaliar a eficácia de diferentes modos de comunicação são apenas dois dos muitos usos desse instrumento no mundo do marketing.
Automatização de mensagens
Os clientes reconhecem a importância de uma resposta imediata na manutenção de relacionamentos positivos. Entendemos, no entanto, que às vezes pode ser difícil ser tão ágil.
Nesses cenários, um sistema de resposta automática pode ser configurado usando o WhatsApp Business. Saudações e mensagens de ausência podem ser programadas automaticamente na edição empresarial.
Para o primeiro, é possível personalizar uma mensagem de boas-vindas que será entregue aos clientes quando eles iniciarem uma conversa com sua empresa ou após 14 dias de inatividade no WhatsApp Business. Mensagens instantâneas automatizadas são uma maneira rápida e fácil de compartilhar algumas informações básicas e promover sua empresa para um possível novo cliente.
Já as mensagens de ausência permitem que sua marca personalize a resposta dada aos consumidores que tentam entrar em contato com você fora do horário comercial normal.
Esta função pode ser usada para avisar quando você estará disponível novamente para fornecer uma resposta. Tudo isso definido para disparar em determinados horários que você especificar.
Respostas rápidas
A programação de respostas rápidas também é possível no WhatsApp para negócios. Com esse recurso, as empresas podem lidar facilmente com as consultas dos clientes.
Você pode salvar e reenviar mensagens com respostas prontas para consultas comuns. Para enviar uma resposta rápida, basta pressionar a barra (/) no teclado e escolher uma das mensagens criadas previamente.
Organização dos contatos
Gerenciar um grande número de leads pode ser um desafio para as organizações, mas com o WhatsApp Business você pode categorizar seus contatos e dividi-los em grupos.
Isso facilita a organização de seus chamados, o que, por sua vez, facilita a pesquisa necessária para desenvolver estratégias eficazes de marketing e comunicação.
Saiba mais sobre os recursos e funcionalidades do WhatsApp Business clicando AQUI.
Como Transformar WhatsApp em Conta Comercial (Business)
A conversão de uma conta pessoal do WhatsApp para uma conta do WhatsApp Business é um procedimento simples que pode ser concluído em cerca de 10 minutos se você já tiver um número do WhatsApp.
Lembre-se de que, depois de converter para o WhatsApp Business, não será possível voltar para o WhatsApp Messenger. Ou seja, antes de fazer a mudança, tenha certeza de que realmente quer fazer. Além disso, seu número de telefone atual pode ser usado com sua conta do WhatsApp Business, o que é uma boa vantagem.
Aqui estão os passos que você precisa seguir para atualizar do WhatsApp normal para o WhatsApp Business:
1. Obtenha a versão mais recente do WhatsApp
Como primeiro passo, verifique se você está usando a versão mais recente do WhatsApp Messenger.
2. Faça uma cópia de segurança
Em seguida, você pode salvar um backup de suas mensagens e contatos para ter certeza de que não perderá nenhum dado.
3. Obtenha o aplicativo WhatsApp Business
Obtenha o WhatsApp Business na App Store ou no Google Play em seu iPhone, iPad ou dispositivo Android.
Inicie o procedimento de configuração. Se você olhar de perto, verá um novo ícone de aplicativo depois de terminar.
4. Ative o WhatsApp Business
O aplicativo WhatsApp Business pode ser aberto agora. Durante todo o procedimento de transferência da conta, é necessário manter o app aberto e online.
5. “Eu concordo com as condições”
Para seguir, será necessário concordar com os Termos de Serviço do WhatsApp Business. Basta lê-los e clicar no botão “CONCORDAR E CONTINUAR”.
6. Escolha um número de telefone
A próxima etapa a ser feita é escolher um número de telefone. Na hora de migrar do WhatsApp Messenger para o WhatsApp Business, seu número será reconhecido. Se você deseja utilizar este mesmo número, basta clicar na opção.
7. Novo número de telefone
Selecione “USE OUTRO NÚMERO” se o número exibido não for o que você deseja usar e prossiga com o processo de confirmação normalmente. Vale lembrar que é possível utilizar um número de telefone fixo para criar uma conta no WhatsApp Business.
Para isso, digite o seu número de telefone com o código de área (DDD) e clique em “AVANÇAR”. Por fim, toque em “OK” para continuar.
8. Importe seu histórico
Escolha “CONTINUAR” > “PERMITIR” para permitir que o WhatsApp Business acesse seus chats e materiais.
9. Código usado para verificação
Em seguida, você será solicitado a inserir um código de verificação de 6 dígitos que foi enviado para o seu telefone. Caso tenha optado por utilizar um número fixo, o WhatsApp Business vai dizer que não foi possível enviar o SMS. Sendo assim, clique em “OK” e, depois, em “ME LIGUE”.
Você receberá uma ligação no número de telefone fixo, na qual o código será informado. Insira a sequência informada e finalize o seu cadastro. É importante lembrar que, por motivos de segurança, o WhatsApp não envia códigos de verificação por e-mail ou por qualquer outro método.
Em outras palavras, só é possível verificar um número que realmente pertença a você e que esteja apto a receber ligações telefônicas ou mensagens de texto.
10. Crie seu perfil
Crie um perfil para sua empresa com detalhes como nome, categoria, foto do perfil, URL e endereço físico. Depois de terminar de criar seu perfil profissional, prossiga clicando em “PRÓXIMO”. Enquanto sua conta do WhatsApp Business estiver ativa, você poderá atualizar seu perfil profissional.
Veja tudo sobre como criar um perfil profissional no WhatsApp, AQUI.
ChatGuru
Você pode conectar um chatbot à conta do WhatsApp da sua empresa usando a API (Application Programming Interface) do WhatsApp Business. A inovação oferece uma solução para empresas em crescimento em busca de técnicas de operação mais eficientes.
A plataforma ChatGuru simplifica os processos e aumenta a capacidade de resposta de uma empresa aos clientes em tempo real. Os chatbots automatizam o atendimento ao consumidor, as vendas e o engajamento para que as empresas possam ser contatadas a qualquer hora, em qualquer lugar e pelo maior número de pessoas possível. Dessa forma, suas equipes terão mais tempo para se dedicar a tarefas que precisam de planejamento e estratégia cuidadosos.
Além disso, os nossos chatbots coletam dados e simulam a fala humana para ter conversas naturais com os consumidores, fazer perguntas, responder dúvidas e oferecer soluções para questões. Tudo isso no WhatsApp, um canal que seu público já conhece e aprecia.
Para automatizar as conversas do WhatsApp Business e vincular a nossa tecnologia ao seu sistema de CRM, utilize o ChatGuru, a plataforma ideal para criação de chatbots sob medida com foco no atendimento humanizado.
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