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Descubra como funciona o algoritmo do Instagram

As coisas não são as mesmas desde que o Instagram mudou de um feed cronológico para um algoritmo. Muitas pessoas notaram um declínio no envolvimento, enquanto outras experimentaram aumentos dramáticos. Isso torna difícil determinar o que é realmente eficaz e o tipo de conteúdo que é perda de tempo. O algoritmo emprega conceitos de aprendizado […]

Giovanna Torreão

29/11/2022

instagram

As coisas não são as mesmas desde que o Instagram mudou de um feed cronológico para um algoritmo. Muitas pessoas notaram um declínio no envolvimento, enquanto outras experimentaram aumentos dramáticos. Isso torna difícil determinar o que é realmente eficaz e o tipo de conteúdo que é perda de tempo.

O algoritmo emprega conceitos de aprendizado de máquina para deduzir novos padrões que podem tornar seu feed ainda mais viciante e, quando combinado com a enorme quantidade de dados dos bilhões de usuários, o resultado são mudanças constantes.

Existem aspectos que impactam o algoritmo do Instagram e não são revelados exatamente, mas há métodos que podem garantir o sucesso. É por isso que estamos aqui: para esclarecer e orientar sua estratégia sobre como esses elementos podem dar uma vantagem à sua empresa no Instagram.

Vamos aos fatores determinantes do algoritmo do Instagram

1. Como funciona o algoritmo do Instagram

Com quem o usuário se envolve

O algoritmo do Instagram é fortemente influenciado pelo nível de interesse demonstrado pelo seu público. O Instagram seleciona o que você vê no seu feed de acordo com suas preferências e hábitos. A plataforma busca priorizar certos tipos de postagens a partir das suas interações anteriores, que são as que têm maior probabilidade de obter uma resposta sua, seja uma curtida ou um compartilhamento.

Em resumo, as sugestões do Instagram para você, incluindo aquelas em seu feed, stories e Reels, são baseadas nas suas ações anteriores. É mais provável que você encontre conteúdo relacionado a futebol, gatos e o movimento Black Lives Matter em seu feed do que um vídeo de aula de culinária se, nos últimos meses, você se envolveu mais com artigos relacionados a esses tópicos.

Para o algoritmo do Instagram, a interação também inclui ações como salvamentos, compartilhamentos e comentários. A rede social acompanha ainda as fotos e vídeos que você adiciona aos favoritos, bem como aqueles enviados a amigos por mensagem direta.

O Instagram também rastreia quando você faz uma pausa durante a navegação e por quanto tempo você olha para uma postagem. É por isso que as postagens em carrossel são tão eficazes; à medida que os usuários deslizam pelas fotos, eles não apenas passam mais tempo na postagem, mas também mostram ao Instagram que acham o material interessante usando o botão curtir.

Há quanto tempo sua foto ou vídeo foi publicado

O Instagram pode não exibir mais as postagens em ordem cronológica, mas o tempo de suas postagens ainda é importante. O algoritmo do Instagram favorece postagens mais recentes em detrimento daquelas que foram publicadas muitas semanas antes. O algoritmo do Instagram começou a levar em consideração o tempo de postagem para mostrar aos usuários as postagens mais recentes e relevantes.

Saber quando seu seguidor está online e mais engajado é um dos métodos mais simples para classificar a melhor janela de oportunidade para fazer uma publicação. Afinal, o melhor momento para publicar no Instagram é quando seu público-alvo está realmente usando a plataforma.

Conexão com os seguidores

A fórmula do Instagram é ajustada para priorizar o conteúdo de indivíduos com quem você tem algum tipo de conexão, sejam amigos, familiares, empresas e modelos. Para descobrir com quem os usuários têm uma conexão, o algoritmo do Instagram controla a frequência com que eles se envolvem com várias contas e usa esses dados para determinar com qual das contas seguidas ele pode ter uma maior conexão.

Por exemplo, o Instagram considera você como amigo de alguém quando você faz um comentário em uma postagem ou é marcado em uma foto em seu perfil. Ele também acompanha para quem o usuário está enviando mensagens diretas, procurando e lendo as publicações, stories e feed. Quanto mais engajamento, mais conteúdo aparecerá no feed.

2. Como o algoritmo dos Stories do Instagram funciona

Os Stories do Instagram que persistem no feed são gerados pelas contas com as quais se interage com mais frequência. Ao fazer login no Instagram, os usuários verão apenas os Stories mais atuais e recém-publicados das contas que seguem, enfatizando a importância do tempo de publicação.

Não existe uma regra rígida e rápida para quantas vezes ou quantas publicações do Storie deve-se publicar, mas uma dica importante é espalhá-las ao longo do dia para aumentar a probabilidade de que seu público as veja.

O algoritmo dos Stories também rastreia se um espectador parou ou não sua história antes de retornar a ela. O Instagram está sempre adicionando novos recursos relacionados a esse recurso para manter seus espectadores envolvidos. Links, geotags, hashtags, GIFs e enquetes são algumas das maneiras divertidas de interagir com seu público.

Você quer se favorecer com o algoritmo do Instagram? Entre no jogo. Os recursos de interatividade são ótimos para incentivar os usuários a interagirem com a sua página. Inicie conversas com a caixinha de perguntas, que convida os membros do público a responder com texto.

Ir ao vivo no Instagram também é outro método interessante para fazer com que seu conteúdo seja visto e iniciar conversas com seus seguidores. Quando você transmite ao vivo no Instagram, seu feed será priorizado e seu público engajado poderá até receber um aviso de que você está transmitindo e eles devem sintonizar.

Todas essas interações com seu público mostram ao Instagram que você conquistou seguidores que gostam e que eles apreciam suas postagens. Examinar as análises de suas histórias em busca de tendências e insights pode ajudá-lo a melhorar a qualidade e a utilidade do material que você fornece ao seu público.

3. Como o algoritmo do Instagram afeta os Reels

Um dos mais novos formatos de conteúdo do Instagram, o Reels foi desenvolvido em resposta a rivais como o Tik Tok. Você pode produzir vídeos curtos envolventes com a ajuda das ferramentas de edição, efeitos, áudio e timer integrados do aplicativo.

O sistema sempre favorece contas que aproveitem e utilizem recursos recém-anunciados, mas é muito cedo para dizer como o algoritmo interpreta a interação nos Reels. Certifique-se de estar se promovendo no Instagram incluindo esse tipo de conteúdo.

Promover vendas, apresentar novos produtos, fornecer instruções rápidas e entreter seu público são ótimos usos para seus Reels.

Como é impossível prever o tipo de conteúdo que o algoritmo da plataforma priorizará no futuro, é essencial fornecer uma base sólida. O Instagram tem potencial para ser uma plataforma de marketing muito eficaz para qualquer empresa se o conteúdo de alta qualidade for combinado com um plano de distribuição eficaz.

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