O WhatsApp, onde se concentram mais de 2 bilhões de usuários ativos no mundo, pode ser um grande aliado na captação de leads. Através deste canal, é possível construir uma lista de contatos sólida e próspera. No entanto, para aproveitar todo o potencial da plataforma, é preciso ter uma boa estratégia.
No post do dia de hoje, nós mostraremos como captar leads, coletar seus e-mails de contato e o opt-in de forma simples no WhatsApp usando o ChatGuru.
Confira!
Por que o WhatsApp?
De acordo com o estudo “Panorama”, realizado pelo site Mobile Time em parceria com a empresa de soluções em pesquisas Opinion Box, o WhatsApp é a plataforma na qual a maioria das pessoas no WhatsApp está conectada e onde elas passam mais tempo.
Dificilmente seu público não estará no APP. Por isso, ele se tornou uma ferramenta indispensável para os negócios.
Além de ser um canal direto e simples de comunicação com clientes e potenciais clientes, a sensação de familiaridade gerada pela plataforma faz com que os usuários se sintam seguros e que possam usá-la sem dificuldades.
Para facilitar ainda mais os negócios neste canal, a Meta (antiga Facebook), empresa que controla o WhatsApp, desenvolveu as versões WhatsApp Business e WhatsApp Business API.
Como conectar clientes ao WhatsApp
Com o ChatGuru, usar o WhatsApp para gerar leads é uma forma simples de convidar as pessoas interessadas em suas ofertas a entrarem em contato com a sua empresa, a fim de incluí-la em suas estratégias de marketing.
Essa ferramenta permite, inclusive, que você envolva o seu potencial cliente em uma conversa a fim de coletar mais informações sobre ele, como nome, e-mail, localização e interesses.
Neste ponto, podemos dar destaque para a coleta do o opt-in, que consiste em um tipo de permissão expressa dada pelos consumidores, permitindo que as empresas entre em contato com mais informações.
De acordo com as políticas do WhatsApp Business, o opt-in precisa ser visível e explícito em relação ao material que o usuário está autorizado. Ele deve ter pleno conhecimento da finalidade das notificações consentidas.
A API do WhatsApp Business, usado pelo ChatGuru, visa proporcionar a melhor experiência do usuário, através de uma comunicação assertiva que agregue valor às empresas e seus consumidores.
Todas essas informações vão facilitar o contato futuro, possibilitar a personalização da comunicação e até fazer com que você seja capaz de posicioná-lo no funil de vendas.
Neste sentido, o primeiro ponto a se pensar para iniciar a captação de leads pelo WhatsApp com o ChatGuru é de que forma levar seus potenciais clientes até o seu chat.
Existem várias formas de promover seu contato. Entre elas, podemos citar três principais:
Click to Chat WhatsApp
Você pode divulgar seu número de telefone ou até mesmo um link “Click to Chat” em suas plataformas de redes sociais, sites, e-mail e anúncios no Facebook, Instagram e Google Ads.
Com ele, qualquer usuário da plataforma pode iniciar uma conversa com a sua empresa apenas com um clique, sem precisar adicionar o seu número na agenda.
Botão do WhatsApp no seu site
Um botão com o ícone do WhatsApp dentro do seu site também é uma forma bastante eficaz de chamar o seu público para uma conversa na plataforma.
Dessa forma, o visitante verá que pode entrar em contato com a sua empresa através do aplicativo apenas clicando no símbolo do mensageiro.
Na prática, quando um cliente clica no ícone do WhatsApp em seu site, ele é direcionado para a conta do WhatsApp da sua empresa, onde uma conversa será iniciada.
Banner do WhatsApp no seu site
Também é possível configurar em seu site um banner pop-up para anunciar seu canal de comunicação no app. Assim, você irá capturar a atenção de prospects casuais para entrar em contato com você pelo WhatsApp mais rapidamente.
Captação de leads com o ChatGuru
A captação de leads pelo WhatsApp com o ChatGuru é possível graças ao WhatsApp Business API.
Esta versão do app permite o desenvolvimento de soluções personalizadas a partir das necessidades de cada empresa e de seus clientes.
Com a nossa solução, é possível automatizar a geração de leads e captação de e-mails de contato, bem como opt-ins.
Cada vez mais usados para melhorar a experiência do cliente e otimizar o trabalho das empresas, os chatbots da ChatGuru trabalham em várias frentes na geração de leads.
Eles facilitam a conexão com mais clientes em potencial, coletam informações valiosas dos contatos e nutrem clientes em potencial por meio do funil de vendas.
É possível, por exemplo, programar o bot para qualificar leads antes de encaminhá-los para a equipe de vendas.
De acordo com dados coletados pela startup Leadoo, os chatbots são uma técnica eficiente para aumentar as taxas de conversão de sites. A pesquisa aponta que esses softwares podem aumentar as taxas de conversão do site em uma média de 10 a 100%, dependendo do setor da empresa.
Quais as vantagens de automatizar a captação de leads com o ChatGuru?
1. Esteja sempre acessível
Os clientes são mais propensos a ficar satisfeitos com suas compras e leais a uma marca quando podem interagir com uma empresa em um momento que lhes seja conveniente.
Sendo assim, os bots são a resposta para o problema de como continuar captando leads mesmo fora do horário comercial.
Com ajuda deles, a sua empresa pode convidar os clientes a fornecerem seus dados de contato e opt-in ao mesmo tempo em que respondem dúvidas e nutrem os contatos até quando sua equipe de agentes humanos não está disponível.
Ou seja, o uso de chatbots é uma estratégia brilhante para captar leads e fornecer suporte rápido a um grande número de indivíduos de uma só vez.
A tecnologia da ChatGuru se envolve em conversas proativas com os visitantes do site, fornecendo respostas instantâneas e preservando o interesse e a satisfação de seus clientes.
2. Entenda melhor seu público-alvo
Para aumentar a sua capacidade de se comunicar de forma assertiva, é fundamental ter uma compreensão mais profunda do público que você deseja abordar.
Em outras palavras, a eficiência da sua estratégia de marketing está diretamente ligada com a profundidade do seu conhecimento sobre o público-alvo.
Afinal, assim, você conseguirá desenvolver experiências relevantes para a voz, dor, necessidades e emoções de seus consumidores em específico, o que é vital para a captação de leads.
Ao incorporar o chatbot do ChatGuru em seu plano de geração de leads, você pode obter uma compreensão mais profunda dos fatores que impulsionam e decepcionam clientes em potencial.
Eles ajudam a descobrir interesses, gostos e desejos, além de aumentar as taxas de engajamento, o que acaba resultando em maior discussão e, consequentemente, mais leads. Ou seja, fornecerá dados para apoiar as táticas que atuarão continuamente em favor do seu público e que ajudarão a sua empresa a entregar o serviço que os clientes procuram.
Além disso, o chatbot tem a capacidade de realizar pesquisas de satisfação , questionar usuários e buscar comentários.
Ao utilizar o ChatGuru, as informações coletadas são enviadas para um sistema que possibilita a extração de relatórios periódicos que podem ser totalmente customizados. Dependendo dos critérios que você escolher, você tem a opção de decidir se deseja obter os dados por e-mail ou por WhatsApp.
Como resultado disso, o ChatGuru torna mais fácil o rastreamento de sua performance e o estabelecimento de caminhos que precisam ser tomados em seu plano de marketing e vendas.
3. Divida sua clientela em grupos
A segmentação do público-alvo em vários subgrupos é parte importante de uma comunicação bem-sucedida e que produzirá resultados mais satisfatórios.
O ChatGuru conta com uma ferramenta que possibilita a construção de estágios individualizados para seu fluxo de serviço.
O funil automatizado e inteligente ajuda suas equipes no monitoramento eficiente de todas as ações do cliente dentro de sua organização. Desde o primeiro ponto de contato até o pós-venda.
Dessa forma, além de fazer um acompanhamento eficiente do comportamento dos clientes e da performance da sua empresa, é possível também criar estratégias mais assertivas.
Ao trabalhar na geração de leads, o chatbot do ChatGuru pode segmentar seu público em vários grupos, dependendo das respostas que recebe de cada cliente, alimentando o funil inteligente de forma automática.
A partir daí, pode-se fazer uso de uma outra ferramenta do ChatGuru: as campanhas personalizadas.
Este recurso poderoso permite o desenvolvimento de campanhas que se utilizam das informações dos filtros inteligentes e dos chatbots.
Assim, em apenas um envio, sua empresa conseguirá realizar diversas ações automatizadas, como enviar mensagens, aplicar tags, avançar no funil de vendas e muito mais.
Dessa forma, você poderá enviar comunicações de marketing personalizadas especificamente para as necessidades de cada grupo de usuários, cultivando esses relacionamentos e fornecendo um serviço preciso. Ao mesmo tempo em que otimiza o trabalho das equipes de vendas no gerenciamento desses leads.
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