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Entre os brasileiros, o WhatsApp é o aplicativo mais aberto ao longo do dia, liderando com folga (54%) o estudo "Panorama", do site Mobile Time em parceria com a empresa de soluções em pesquisas Opinion Box. Assim, em um mercado competitivo, envolver seus clientes de forma rápida neste aplicativo de mensagens pode melhorar os níveis de satisfação e fidelidade da sua empresa. É aí que entra a mensagem automática.
Veja mais sobre como as empresas podem usar a mensagem automática e de que forma se engajar com os clientes no aplicativo do WhatsApp!
Como enviar mensagem automática no WhatsApp?
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O tempo de resposta pode ser crucial para garantir a venda e conquistar um consumidor. Confira como enviar mensagem automática no WhatsApp para os seus clientes:
Ferramentas do WhatsApp Business
Se você deseja responder e engajar-se com o seu público de forma automática, existe uma maneira gratuita oferecida pelo próprio mensageiro. O WhatsApp Business, a versão para negócios do aplicativo, conta com uma série de recursos gratuitos pensados para facilitar a vida das empresas. Entre as ferramentas, está a mensagem automática de saudação e ausência. Veja como elas funcionam:
Mensagem automática de saudação
No WhatsApp Business, é possível criar uma mensagem automática de saudação. Por meio dessa configuração, os clientes que iniciarem uma conversa com sua empresa receberão uma comunicação. Com essa mensagem instantânea automatizada, é possível dar as boas-vindas e introduzir a empresa a um cliente ou cliente potencial.
Mensagem automática de ausência
Outra alternativa gratuita de mensagem automática que pode ser configurada no WhatsApp Business é a mensagem de ausência. Da mesma forma que a saudação automática, pode-se fazer o envio de uma mensagem personalizada para os clientes que estão tentando se conectar com a sua empresa após o horário de trabalho. Com esse recurso, você consegue elaborar uma mensagem personalizada explicando seu horário de atendimento e dando uma previsão de retorno. Esse recurso pode ser configurado para que sejam ativados nos intervalos escolhidos.
Mensagem automática e automatização da comunicação com os chatbots
Se sua empresa deseja ir além da mensagem automática, proporcionando interações realmente proativas e personalizadas, os chatbots são a solução. Esse “robô de bate-papo” é um software capaz de automatizar diversas etapas da comunicação com os clientes, aprimorando o atendimento e controlando os custos.
Simulando conversas humanas e emulando a forma como uma pessoa se envolve e se comporta em um diálogo, os chatbots conseguem atuar em várias etapas do processo de comunicação, marketing da empresa e funil de vendas. Eles são programados para compreender as consultas ou solicitações dos clientes e gerar a resposta mais precisa. Ou seja, ela envia uma mensagem automática a cada mensagem do cliente, com a melhor resposta possível.
Assim, pode-se, por exemplo, nutrir contatos, gerenciar etapas do funil de vendas, captar e qualificar leads, interagir com os clientes de forma rápida, para esclarecer dúvidas, enviar informações, entre tantas outras possibilidades de mensagem automática.
“Os chatbots de atendimento ao cliente podem reduzir custos, mas as melhorias que eles fazem na experiência do cliente são muito mais impactantes”, considera a Harvard Business Review (HBR).
Hoje, vamos trazer algumas das vantagens de integrar um chatbot na sua conta comercial para enviar mensagem automática e envolver seu cliente com ajuda da tecnologia. Confira!
Ao automatizar a comunicação e o envio de mensagens através dos chatbots, sua empresa estará disponível para os clientes sempre que eles precisarem, aumentando ainda mais os níveis de satisfação e fidelidade. Diferentemente do time humano de atendimento, os chatbots estão sempre prontos para engajar e envolver os clientes 24 horas por dia, nos 7 dias da semana, mesmo fora do horário de atendimento comercial, enviando mensagem automática.
A sua empresa consegue garantir a melhor resposta disponível em seu banco de dados para o usuário a qualquer momento do dia ou da noite, no momento de melhor comodidade para o seu público, construindo relacionamentos e garantindo vendas. Por falar nisso, mais precisamente 64% dos clientes afirmam que a melhor característica dos chatbots é o serviço a qualquer hora do dia ou da noite, conforme estudo da Tidio, o que é possibilitado através da habilidade de mensagem automática dos chatbots.
Em outras palavras, com os bots, manter sua presença na internet de forma atualizada e ativa, promovendo uma experiência agradável para os clientes, economizando recursos ao mesmo tempo que aumenta a capacidade do atendimento.
A questão da mensagem automática tem muita relação com a experiência do cliente. O público não quer esperar e reduzir o tempo de resposta pode fazer com que você consiga garantir mais vendas, melhorando os níveis de satisfação e fidelidade.
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Um levantamento da empresa norte-americana Forrester revelou que 73% dos consumidores afirmam que ter o seu próprio tempo valorizado é um dos maiores diferenciais que uma empresa pode oferecer para realmente entregar um atendimento de qualidade. Mais que isso, 53% dos consumidores tendem a desistir de uma compra quando não conseguem encontrar respostas rápidas para suas dúvidas.
Neste aspecto, também precisamos estar atentos ao tempo considerado aceitável pelos consumidores. O relatório CX Trends 2021 aponta que o número de consumidores que desejam ser atendidos dentro de 10 minutos subiu de 35% em 2020 para 53% em 2021, quando entram em contato por meio de aplicativos de mensagens. Aqueles que esperam até uma hora saíram de 33% em 2020 para 25%. No ano anterior, apenas 4% dos consumidores estavam dispostos a esperar até 24%.
Com os chatbots, é possível aumentar exponencialmente sua capacidade de resposta. Enquanto um atendente humano é capaz de responder uma pergunta por vez, o chatbot tira as dúvidas de todos os clientes de forma simultânea e instantânea. Atendendo às expectativas - cada vez mais altas - dos clientes por instantaneidade.
Com os chatbos, fica muito mais fácil passar a mensagem certa na hora certa. A tecnologia possibilita o desenvolvimento de estratégias para o envio de chamadas de ação em horários específicos através da antecipação das necessidades dos clientes, agilizando o atendimento.
Assim, o software de mensagens pode ser configurado para mandar lembretes e interagir com clientes que estão há muito tempo na página de finalização de compra ou que já abandonaram o carrinho alguma outra vez. As possibilidades são muitas, mas os bots podem, por exemplo, oferecer ajuda com a forma de pagamento, enviar informações sobre custos de envio ou até mesmo presentear o cliente com um cupom de desconto para incentivar a conversão.
Os chatbots também podem ser programados para ajudar seu time no trabalho de captação e qualificação de leads. É possível configurar esse software para fazer a coleta de dados e o opt-in dos potenciais clientes. Opt-in é nada mais que a autorização dada por um cliente ou potencial para receber conteúdo da sua empresa no futuro.
Dessa forma, além facilitar a captação, os chatbots conseguem também envolver seus clientes em potencial por meio de uma comunicação personalizada e assertiva que visa aumentar o reconhecimento da marca, promover seus produtos/serviços e guiar essas pessoas pelo funil de vendas.
A segmentação é outra etapa da comunicação que é facilitada pelo chatbot. Eles levam em conta as informações colhidas durante a interação e categorizam seu público em grupos que compartilhem das mesmas propriedades ou características comportamentais. Assim, é possível direcionar seu conteúdo e táticas de personalização para comunicações de marketing de forma mais oportuna, relevante e eficaz.
Se ficou interessado em enviar mensagem automática e automatizar a sua comunicação, a ChatGuru pode lhe ajudar. Nossa plataforma possibilita a implementação de uma comunicação inovadora, eficiente e personalizada para o seu público e sua marca, levando em conta os princípios da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Os chatbots da ChatGuru podem ser integrados com a conta comercial da sua empresa no WhatsApp para fornecer suporte automatizado a qualquer hora do dia ou da noite, a centenas de bate-papos ao mesmo tempo. Tudo isso na comodidade de um aplicativo com o qual seus clientes já estão habituados e no horário de preferência e conveniência deles, oferecendo uma experiência do cliente otimizada e incentivando a satisfação e a lealdade com a marca.
Além de todas as vantagens citadas no post de hoje, as interações dos seus clientes e potenciais clientes com o chatbot vai resultar em uma grande quantidade de informações valiosas. Na ChatGuru, esses dados sobre consumo, comportamento e avaliações são coletados e encaminhados para um sistema que possibilita a extração de relatórios.
Além dos dados coletados a partir das interações, os nossos chatbots também suportam o envio de pesquisas de satisfação e solicitações de feedbacks a fim de saber diretamente dos clientes a opinião deles sobre a experiência que tiveram com a sua empresa em diferentes pontos de contato.
Leia também - Pesquisa de satisfação do cliente por WhatsApp: por que é o canal perfeito?
Quando analisadas, essas informações vão ajudar a sua empresa a compreender os caminhos de navegação mais frequentes e aquilo que faz com que seus consumidores convertam mais. Bem como o reconhecimento dos momentos de maior evasão. Com todos esses dados em mãos, é possível aprimorar a experiência do usuário e trabalhar para incentivar certos comportamentos do cliente, além de guiar os próximos passos da sua estratégia de marketing e vendas.
Com a ChatGuru, sua empresa irá construir relacionamentos proativos e sólidos com o cliente, ao mesmo tempo que se beneficia com as vantagens da automação. Saiba mais sobre a ChatGuru e ofereça uma experiência de excelência!
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